Aventuras com Chapeuzinho Vermelho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Nazaré Marta M. C. Lazarone
Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Programa Algar Lê – Correio Educação Escola Municipal Cinderela
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
“Proposta de atividade, esboço inicial”
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
Planejamento PNAIC 2014.
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
PROJETO INTERDISCIPLINAR PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Denise de Oliveira Teixeira Graduação em Fonoaudiologia, ; Mestrado em Distúrbios da Comunicação, ; Professora do Curso.
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Desenvolvimento da Consciência Fonológica
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
Etapas de uma sequência didática
Animais em extinção Nome: Patrícia Lopes Santhusa Pacheco
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
ROTEIRO PEDAGÓGICO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Maria Janete Chaves Teixeira
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
BILHETES E CONVITES Angela e Camila UME Barão do Rio Branco
As Reformas Religiosas
FABIANA DE PAULA PEREIRA
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Leitura e Escrita Rosária Politano Lobo UME Pedro II
1ª Formação de Professores Coordenadores
Engenho São Jorge dos Erasmos
Animais conhecer para cuidar
Didática da Alfabetização
BENEDITO CALIXTO E PINACOTECA JULIANA RODRIGUES MARTINS (ARTE) UME PEDRO II CONEXÃO DO SABER MÓDULO 'ARTE E REGISTRO HISTÓRICO BENEDICTO CALIXTO'
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
ROSELI STARNINI DE PINHO SUELY BUENO DE TOLEDO PERDIGÃO
LUZ CATALINA RIVEROS RIVERA
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Abrir o Apetite Poético
TRABALHO COLABORATIVO
SUSTENTABILIDADE GERTRUDES TORQUATO MENDES UME PEDRO II.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Aventuras com Chapeuzinho Vermelho ESCOLA : PEDRO II PROFESSORA: AUGUSTA HELENA PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 3ºANO MÓDULO: AVENTURAS COM CHAPEUZINHO VERMELHO ENSINO FUNDAMENTAL I/EJA – CICLO I LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS ESCREVER COLETIVAMENTE UM NOVO CONTO DO CHAPEUZINHO VERMELHO. FAZER A REVISÃO DO CONTO. COMPOR UM LIVRO QUE FARÁ PARTE DA BIBLIOTECA.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS LER VÁRIOS CONTOS DO CHAPEUZINHO VERMELHO. COMPARTILHAR COM OS ALUNOS OS OBJETIVOS DO PROJETO. PROMOVER UMA CONVERSA SOBRE AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NAS VERSÕES DE CHAPEUZINHO VERMELHO QUE FORAM LIDAS.

PROMOVER MOMENTOS EM QUE OS ALUNOS RECONTARÃO CHAPEUZINHO VERMELHO, PARA QUE POSSAM SE APROPRIAR DO ENREDO E DAS CARACTERÍSTICAS DESSE TIPO DE NARRATIVA. ESCRITA COLETIVA DE UM TEXTO CRIADO (NÃO REESCRITO) PELOS ALUNOS. REVISÃO DO TEXTO (RELER CADA PARTE DA ESCRITA, VERIFICANDO O QUE JÁ FOI ESCRITO E PLANEJANDO O QUE FALTA ESCREVER).

FAZER UMA SEGUNDA OU TERCEIRA REVISÃO, CONFORME A NECESSIDADE APRESENTADA. CONFECCIONAR AS ILUSTRAÇÕES DO CONTO. DIGITAR E ENCADERNAR O CONTO. UTILIZAR O MÓDULO DO CONEXÃO DO SABER: AVENTURAS COM CHAPEUZINHO VERMELHO.

PRODUTO FINAL REESCRITA DE UM NOVO CONTO - AS AVENTURAS DE CHAPEUZINHO VERMELHO - PARA SER CONTADA ÀS OUTRAS TURMAS E FAZER PARTE DO ACERVO DA BIBLIOTECA.

BIBLIOGRAFIA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES – MEC www.portal.santos.sp.gov.br/seduc E-mail: augusta.helena@hotmail.com