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PublicouLarissa Palha Bento Alterado mais de 8 anos atrás
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Realidade da sociedade em geral... Neoliberalismo Concentração Econômica Sociedade de Consumo Desenvolvimento Insustentável
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O Desenvolvimento Insustentável faz com que os indicadores de insustentabilidade aumentem ainda mais, se não for controlado; Escassez de recursos; O envolvimento das empresas com esse desenvolvimento é maior do que se imagina.
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Desenvolvimento Sustentável Capacidade de carga da Terra não poderá ser ultrapassada sem que ocorram grandes catástrofes sociais e ambientais. O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem
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Desenvolvimento Sustentável Características: Movimento Global Não autoritário Pensar globalmente e agir localmente Desagregação de elementos que compõe DS – Social, Econômico, Ambiental, Espacial, Cultural e Político
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Empresa Sustentável
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É a que procura incorporar os conceitos e objetivos relacionados com o desenvolvimento sustentável em suas políticas e práticas de modo consistente. Desenvolvimento Sustentável OBJETIVO Responsabilidade Social MEIO
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Responsabilidade econômica, social e ambiental “ EQUIVALEM” Dimensões da sustentabilidade econômica, social e ambiental Responsabilidade Social + Desenvolvimento sustentável = empresa sustentável Gestão Ambiental
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Agenda 21
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A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. Tem por objetivo fazer países pensar em alternativas para solucionar os problemas socio-ambientais. Cada país tem a sua agenda 21.
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Prioridades da Agenda do Brasil As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão acesso educação, saúde e distribuição de renda) sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais Ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.
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Temas da Agenda 21 do Brasil Dimensões sociais e econômicas; Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento; Fortalecimento do papel dos grupos principais; Meios de execução.
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Protocolo de Kyoto
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Se deu com a realização de vários eventos: Toronto no Canadá em outubro de 1988; Na Suécia em agosto de 1990; Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática na Eco-92 no Rio de Janeiro em junho de 1992. Também reforça seções da CQNUMC.
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Tratado internacional. Que envolve 55% dos países que juntos produzissem 55% da emissão. Negociação no ano de 1997 no Japão. Entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005.
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Obrigações Redução da emissão de gases do efeito estufa 5,2% níveis de 1990 entre 2008 e 2012. As metas não são iguais para todos os países. Níveis diferenciados para os 38 países que mais emitem gases. Países em franco desenvolvimento como Brasil, México, Argentina e Índia não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente.
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Ações Básicas Reformar os setores de energia e transportes; Promover o uso de fontes energéticas renováveis; Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção; Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos; Proteger florestas e outros sumidouros.
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CASES
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O Boticário Fundado em 1977 no centro de Curitiba como uma pequena farmácia de manipulação; O Grupo também é composto pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, reconhecida no Brasil e exterior pelos projetos de preservação ambiental; Alguns dos prêmios recebidos: Projeto Crescer e Empresa Cidadã.
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O Boticário Principais projetos: Projeto Crescer Passeio Tamanho Família Fábrica de Talentos Happy Hour Inteligente Essência da Vida Brincar é Coisa Séria
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Os gerentes: Quando a ética não está bem configurada dentro da empresa sua RS se torna superficial. O desenvolvimento sustentável não está em todos os níveis da organização. Ainda falta uma metodologia de avaliação para checar o desempenho da RS em toda a rede de relações da empresa.
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O Boticário “O Boticário é muito respeitado em sua totalidade, tanto para com os fornecedores como junto à comunidade, de forma que se tornou um símbolo empresarial do Paraná.” (BUFFARA; PEREIRA, 2003)
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Natura Considerada a empresa sustentável do ano de 2008. A Natura tem a preocupação com a sustentabilidade impregnada em sua estratégia desde a fundação, em 1969.
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Natura Prêmios e reconhecimentos: Melhores Empresas para Trabalhar da América Latina – 2005/ 2006 Troféu Transparência – 2005 As Empresas mais Sustentáveis da América Latina – 2008 As Empresas mais Admiradas no Brasil – Carta Capital – 2000 a 2008.
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Dry Wash Visão: Sermos reconhecidos mundialmente como a melhor e mais admirada empresa de tecnologias para limpeza, conservação e revitalização de superfícies e ambientes em geral Sustentabilidade: “Essa é a nossa essência. É a nossa razão de ser.”
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Considerações Finais Vantagens para as empresas nos âmbitos: -Econômico -Social -Empresarial Limitações: - Atingir o tripé ideal de uma maneira geral
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Sugestões Pequenas empresas também podem ser sustentáveis Campanha Tic Tac – melhorar a eficácia do COP-15 com metas ambiciosas e justas para o combate às mudanças climáticas; abaixo-assinado por uma plataforma mínima de ações COP-15 – responsabilidade mundial delegada a umas 200 pessoas; empresas possuem muita responsabilidade; cada um pode fazer sua parte
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Saiba mais... Campanha Tic Tac http://www.tictactictac.org.br COP-15 Copenhague – Dinamarca 07/12/09 http://www.hopenhagen.org (inglês)
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FAÇA A SUA PARTE! E OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
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