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Projeto Net Escola de Saúde Coletiva Uma experiência de gestão do conhecimento em saúde do ISC/UFBA Prof. Dra. Maria Ligia Rangel Santos Lisboa, janeiro.

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1 Projeto Net Escola de Saúde Coletiva Uma experiência de gestão do conhecimento em saúde do ISC/UFBA Prof. Dra. Maria Ligia Rangel Santos Lisboa, janeiro de 2016

2 Sumário  O Instituto de Saúde Coletiva  O campo da Saúde Coletiva  Elementos contextuais em que surge a Net- escola: Saúde Coletiva e Educação em Saúde no Brasil.  Gestão do Conhecimento e da Informação  A experiência da Net-escola  Os componentes da net-escola  A experiência de EAD na Net-escola  Pesquisa na Net-escola

3 Instituto de Saúde Coletiva – UFBA

4 O que é a Saúde Coletiva?  Campo interdisciplinar de teoria e prática em saúde, constituído por: Epidemiologia, Políticas de Saúde (Gestão e Planejamento) e Ciências Sociais em Saúde (Sociologia, Antropologia, Economia), Comunicação, Educação.  Ênfase no conceito ampliado de saúde e nos determinantes sociais do processo saúde –doença.  Saúde como construção social e coletiva.  Participa e impulsiona Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, o qual que contribuiu decisivamente no capítulo da saúde da Constituição democrática de 1988.  Fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS - pautado nos princípios da universalidade, equidade, integralidade da atenção. e da participação social.

5 Contexto da Saúde Coletiva no Brasil  Luta permanente para sua implantação e implementação do sistema conforme esses princípios.  O processo de construção do SUS desafia as Universidades à mobilização de recursos teórico-conceituais, metodológicos e tecnológicos.  A necessidade de ampliar a agenda sanitária para além das tecnologias biomédicas.  A necessidade de se agregar, sistematizar e disponibilizar conteúdos e informações comprometidas com um novo modelo de atenção à saúde, com o direito à saúde e à informação.

6 Contexto da Educação em Saúde  A formação e a qualificação dos trabalhadores da saúde, em todos os níveis, é reconhecida como um nó crítico do sistema de saúde.  Necessidade de um novo perfil profissional (trabalho em equipe, integrar conhecimentos, atuar sobre os determinantes sociais dos problemas de saúde, nos níveis locais e regionais e enfrentar os desafios da construção de um novo modelo de atenção).  Importância da formação de profissionais de saúde comprometidos com o fortalecimento do SUS.  Implantação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (2004 - Portaria No 198/GM/MS).  A existência de uma crise dos modelos pedagógicos da educação na Universidade como um todo.

7 Net-escola de Saúde Coletiva  Projeto Especial do ISC/UFBA com objetivo de desenvolver tecnologias para a gestão do conhecimento e da informação em saúde coletiva na Internet.  Reconhece as TIC como úteis à na construção de um espaço de formação e qualificação profissional afinado com os princípios do SUS de largo alcance.  Construída com a participação de parceiros institucionais (SESAB;MS; UNASUS), estudantes de graduação em saúde coletiva e bolsistas de extensão e iniciação científica.  Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão.  Apoiado financeiramente pela da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Ministério da Saúde em projetos específicos.

8 Gestão do Conhecimento e da informação Reconhece a gestão do conhecimento e da informação como uma necessidade e a EAD como possibilidade de experimentação de novos modelos pedagógicos. A gestão do conhecimento e da informação é entendida como forma de selecionar, sistematizar, organizar e disseminar democraticamente o conhecimento e a informação, com vistas a:  Atender às necessidades múltiplas e diversificadas de informação e de conhecimento em saúde para públicos variados.  Enfrentar o contexto de excesso de informação circulante com qualidades diversas “boas e ruins” e dispersas no universo virtual  Contribuir para reduzir assimetria no acesso à informação e à produção de conhecimento.

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10 2004- 2006 Projeto Piloto para Implantação da Net-Escola de Saúde Coletiva: Cooperação técnica ISC/UFBA e SGTES/MS. Composição do site. 2006-2008 a 2015 Pequisa: Componente Navegar é Preciso e Ciberescola. 2009- 2016 Ensino-aprendizagem: Cooperação técnica ISC/UFBA com SGTES/MS; SVS/MS; UNASUS/MS e SESAB: oferta de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão em Saúde Coletiva na modalidade EAD. Componente Ciberescola. Breve Histórico

11 Missão da Net-Escola Facilitar o acesso ao conhecimento e à informação em Saúde Coletiva a gestores, profissionais, conselheiros, estudantes e cidadãos.

12 Gestão do conhecimento e da informação na Net-escola de Saúde Coletiva

13 Componente que organiza a informação sobre saúde coletiva disponível na internet - e, mediante a elaboração de mapas conceituais, constrói mapas da navegação do internauta. Recursos metodológicos potencializados por softwares livres:  Mapas conceituais – Cartografia cognitiva (Cmap Tools)  Elaboração do mapa conceitual  Validação  Mapas de navegação – Webmaps (Nestor Web Cartographer)  mapeamento e seleção de sites  padronização da busca: palavras chave; definição de critérios de seleção; registro sistemático da busca. Navegar é Preciso: Saúde Coletiva na Rede

14 Mapas conceituais classificam, representam e comunicam relações entre diversos elementos conceituais, favorecendo o processo de aprendizagem (Okada, 2008). Cmap Tools ( Dr. Alberto J. Cañas do IHMC- University of West Florida ).

15 Nestor Web Cartographer (Romain Zeiliger, no Centro de Pesquisa Nacional Científica. Lyon-França).

16 Navegar é Preciso: Saúde Coletiva na Rede

17 Mapa de navegação

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23 Janelas Abertas: Saúde, Arte e Vida Diversificação de Cenários de Ensino- Aprendizagem

24 Janelas Abertas: Saúde, Arte e Vida

25 Videoteca

26 Cinemateca

27 Cinemateca

28 Memória

29 Biblioteca

30 Educação a Distância (EAD) na Net- Escola de Saúde Coletiva Ciberescola

31 Ciberescola

32 Pós graduação Lato Sensu Cursos de Especialização em Saúde Coletiva (+ 360 h): 2009-2010: Concentração em Gestão Pública Municipal (200 gestores-Bahia) 2013-2014 - I Com concentração em Gestão da Atenção Básica (400 coordenadores - Bahia). - II com Concentração em Gestão da Atenção Básica (ênfase em Saúde da Família- Provab) (500 médicos do Provab-Bahia). 2015-2016 – Concentração em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde – Serviços de Hemoredes (400 profissionais de saúde Brasil) Cursos de Aperfeiçoamento em Saúde Coletiva (360h) 2011- 2012: Instrutores/Multiplicadores de Treinamento de Sala de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (TSV/PNI) do Ministério da Saúde (300 enfermeiros – Brasil). 2013 -2014: II Curso de Aperfeiçoamento de Instrutores/Multiplicadores de TSV (PNI) (400 enfermeiros - Brasil). Cursos de Extensão em Saúde Coletiva (>17 <180h) 2015-2016 (2 cursos) Atenção Integral à Saúde de Pessoas com Doenças Falciforme - EAD - Região Nordeste (680 profissionais de saúde - Brasil). 2009-2015 Cursos de Extensão - Formação de Tutores (40 a 50h)

33 Número crescente de estudantes nos Cursos EAD

34 Estudantes da Net-escola

35 Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle Ufba

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38 Ambiente Virtual de Aprendizagem – Novomoodle Ufba

39 Modelo de educação online: características e princípios Educação em Rede Interatividade Comunicação todos-todos Aprendizagem Colaborativa Autonomia do aprender Trabalho em saúde: princípio educativo

40 Características Gerais dos Cursos da Net-escola  Modalidade semipresencial ou totalmente a distância.  Metodologias interativas  Formação de tutores (cursos de extensão)  Participação dos parceiros:  Identificação de necessidades e demandas  Inclusão em atividades de tutoria  Definição dos conteúdos  Transferência de tecnologia aos parceiros

41 Desafios da Ciberescola  Aperfeiçoar as formas de participação dos parceiros na gestão os cursos  Ampliar a formação de tutores em Saúde Coletiva  Promover a participação interativa  Capacitar docente para uso das TIC, manejo do AVA e pedagogias da Educação online  Superar os modelos tradicionais de Educação  Promover a comunicação todos-todos  Agregar orientadores de TCC com critérios de qualidade e quantidade.

42  Propiciar condições para a criação e fortalecimento de redes de múltiplas representações e interpretações, substituindo a lógica das representações singulares. –Valorizar o desempenho colaborativo, mediante o permanente questionamento e reflexão sobre as mensagens postadas por tutores e cursistas/autores encorajando o processo interativo e “provocativo” na construção do conhecimento. –Estimular a autoria por parte dos cursistas, mediante o estímulo à escrita de narrativas sobre a realidade, com a valorização das iniciativas textuais. Desafios da Ciberescola

43 Pesquisa na Net-escola  2006-2008 - Desenvolvimento de tecnologia de educação permanente a distância para promoção da alimentação saudável. Edital CNPq/MCT/CNPq/MS-SCTIE-DECIT/SAS-DAB 51/2005,  2011-2012 - Avaliação do Curso de Aperfeiçoamento de Instrutores/Multiplicadores do Treinamento em Sala de Vacinação.  2014-2015: Avaliação do Curso de Especialização em Saúde Coletiva com concentração em Gestão da Atenção Básica (Ênfase em Saúde da família) para médicos inscritos no Programa de Valorização dos Trabalhadores da Atenção Básica – PROVAB/BAHIA.

44 Equipe da Net-escola Coordenação Maria Ligia Rangel Santos Equipe Ana Oliveira Barbosa (Componente Navegar é Preciso) Andrea Lizabeth Costa Gomes (Componente Navegar é Preciso) Jaqueline da Silva Tavares Coelho (Jornalismo) Jane Mary Guimarães (Coordenação Pedagógica EAD) Joseilda Sampaio de Souza (Coordenação Pedagógica EAD) Nicia Cristina Rocha Riccio (Coordenadora de EAD) Bolsistas Diego Correa da Silva Nilcea de Jesus (bolsista Permanecer) Yuri Rocha Corrêa

45 Obrigada! Visite www.net-escola.ufba.br


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