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Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 25 de fevereiro de 2016.

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1 Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 25 de fevereiro de 2016

2 2 Equipe multidisciplinar insuficiente Comprometimento da aprendizagem Alunos com deficiência sem atendimetno na rede Angústia da família Demora no diagnóstico de crianças com deficiência Processo de diagnóstico leva muito tempo naturalmente Desarticulação entre secretaria de saúde e OGEM Baixa disponibilidade de médicos na região e indisponibilidade de tempo por parte dos existentes Impedimento da lei para contratação Desinteresse político em contratar com recursos fora da educação Recursos próprios da educação são insuficientes para contratação Peculiaridade das deficiências que leva à dificuldade de se chegar ao diagnóstico Demanda muito grande Não priorização das crianças da rede escolar nos atendimentos da saúde Lei não permite contratação de alguns prof com recursos da educação Baixa arrecadação Em alguns casos educação não é prioridade para o governante Médicos não tem interesse em trabalhar na área pública por baixa remuneração Falta de envolvimento das famílias* Não aceitação de possível diagnóstico* Diferentes fases do atendmento escolar* Falta de profissionais especializad o* Falta de integração da equipe gestora da saúde e da educação Insuficiência dos recursos para ação em rede Árvore de Problemas – Formação da Câmara Técnica 11/15

3 3 Equipe multidisciplinar suficiente Não comprometimento da aprendizagem Alunos com deficiência com atendimento na rede Famílias satisfeiras Diagnóstico de crianças com deficiência no tempo adequado Processo de diagnóstico no tempo adequado Articulação entre secretaria de saúde e OGEM disponibilidade de médicos na região e indisponibilidade de tempo por parte dos existentes Impedimento da lei para contratação interesse político em contratar com recursos fora da educação Recursos próprios da educação são suficientes para contratação Peculiaridade das deficiências que não leva à dificuldade de se chegar ao diagnóstico Demanda adequada priorização das crianças da rede escolar nos atendimentos da saúde Lei não permite contratação de alguns prof com recursos da educação Arrecadação adequada Em alguns casos educação é prioridade para o governante Médicos tem interesse em trabalhar na área pública por baixa remuneração Envolvimento das famílias* aceitação de possível diagnóstico* Respeito a Diferentes fases do atendmento escolar leva a demora no diagnóstico Existência de profissionais especializad o* integração da equipe gestora da saúde e da educação suficiência dos recursos para ação em rede Árvore de Objetivos – Encontro do Grupo Estratégico 11/15

4 Árvore de Problemas reformulada encontro de DEZEMBRO / 2015 Alunos com deficiência sem atendimento na rede Comprometimento da aprendizagem Famílias insatisfeitas Demora no diagnóstico de crianças com deficiência Legislação inadequada para AEE Gestores e legisladores desconhecem a necessidade de legislação Famílias não colaboram com o diagnóstico Falta de fichas e instrumentos adequados Famílias não aceitam diagnóstico Equipe multidisciplinar insuficiente e inadequada Indisponibilidade de médicos na região e com tempo suficiente Recursos são insuficientes para contratação de especialistas Desinteresse político em contratar c/ recursos fora da educação Médicos não têm interesse em trabalhar na área pública Educação não é prioridade para o governante Falta de priorização das crianças da rede nos atendimentos da Sec. de Saúde Desarticulação entre secretaria de Saúde e o órgão gestor Falta de diálogo entre o OGEM e a secretaria de Saúde LegislaçãoIntersetorialidadeFamíliasEquipe

5 Alunos com deficiência sendo atendidos na rede Aprendizagem garantida no tempo e no ritmo das crianças Famílias satisfeitas Diagnóstico de crianças com deficiência no tempo certo Legislação adequada para AEE Gestores e legisladores conhecem a necessidade de legislação Famílias colaboram com o diagnóstico Secretaria fornece fichas e instrumentos adequados Famílias aceitam diagnóstico Equipe multidisciplinar suficiente e adequada Disponibilidade de médicos na região e com tempo suficiente Recursos são suficientes para contratação de especialistas Interesse político em contratar c/ recursos fora da educação Médicos têm interesse em trabalhar na área pública Os municípios se unem para contratar especialista AEE Educação é prioridade para o governante Priorização das crianças da rede nos atendimentos da Sec. de Saúde Articulação entre secretaria de Saúde e o órgão gestor O órgão gestor conversa e articula com a secretaria de Saúde Árvore de Objetivos reformulada encontro DEZEMBRO / 2015 LegislaçãoIntersetorialidadeFamíliasEquipe

6 Marco Lógico O marco lógico permite visualizar a lógica geral de uma intervenção, a partir dos objetivos mais gerais até as ações concretas necessárias para alcançá-los; Cadeia de causa e efeito; É uma metodologia que facilita a visualização das diversas dimensões necessárias para o sucesso de um projeto

7 Marco Lógico O marco lógico responde às seguintes perguntas: 1.Por que o programa/projeto deve ser realizado? 2.Qual é o seu propósito e quais as mudanças a serem alcançadas? 3.Como se pretende produzir melhorias? 4.Como é possível identificar o alcance das melhorias e mudanças? 5.Quais as condições externas que influenciam o alcance dos resultados e dos seus efeitos?

8 Árvore de Problemas reformulada encontro de DEZEMBRO / 2015 Alunos com deficiência sem atendimento na rede Comprometimento da aprendizagem Famílias insatisfeitas Demora no diagnóstico de crianças com deficiência Legislação inadequada para AEE Gestores e legisladores desconhecem a necessidade de legislação Famílias não colaboram com o diagnóstico Falta de fichas e instrumentos adequados Famílias não aceitam diagnóstico Equipe multidisciplinar insuficiente e inadequada Indisponibilidade de médicos na região e com tempo suficiente Recursos são insuficientes para contratação de especialistas Desinteresse político em contratar c/ recursos fora da educação Médicos não têm interesse em trabalhar na área pública Educação não é prioridade para o governante Falta de priorização das crianças da rede nos atendimentos da Sec. de Saúde Desarticulação entre secretaria de Saúde e o órgão gestor Falta de diálogo entre o OGEM e a secretaria de Saúde LegislaçãoIntersetorialidadeFamíliasEquipe Falta de instrumento para contratar médicos em conjunto

9 Alunos com deficiência sendo atendidos na rede Aprendizagem garantida no tempo e no ritmo das crianças Famílias satisfeitas Diagnóstico de crianças com deficiência no tempo certo Legislação adequada para AEE Gestores e legisladores conhecem a necessidade de legislação Famílias colaboram com o diagnóstico Secretaria fornece fichas e instrumentos adequados Famílias aceitam diagnóstico Equipe multidisciplinar suficiente e adequada Disponibilidade de médicos na região e com tempo suficiente Recursos são suficientes para contratação de especialistas Lei para contratação por outros setores da pref. Interesse político em contratar c/ recursos fora da educação Médicos têm interesse em trabalhar na área pública pela remuneração adequada Os municípios se unem para contratar especialista AEE Educação é prioridade para o governante Priorização das crianças da rede nos atendimentos da Sec. de Saúde Articulação entre secretaria de Saúde e o órgão gestor O órgão gestor conversa e articula com a secretaria de Saúde Árvore de Objetivos para o Marco Lógico

10 RESUMO DESCRITIVO DO PROGRAMA/PROJETO REFERENCIAL TEÓRICO - MATRIZ DO QUADRO LÓGICO Estratégia ou lógica da intervenção Indicadores Meios de verificação Suposições importantes/ hipóteses Objetivo Superior ou Finalidade Expressa o objetivo de desenvolvimento para o qual o programa ou projeto contribui. Indicadores de impacto Fontes que comprovem o desempenho Objetivo do Programa Expressa a mudança que o programa ou projeto provoca. Indicadores de efeito Fontes que comprovem o desempenho São fatores externos à gerência, necessários para se alcançar o objetivo superior. Resultados Expressam os meios para se alcançar o objetivo do programa. São objetivos específicos setoriais, produtos, bens ou serviços obtidos ou prestados pelo programa ou projeto ao público-alvo. Indicadores de resultado Fontes que comprovem o desempenho São fatores externos à gerência, necessários para se alcançar o objetivo do programa. Atividades principais Esforço a ser desenvolvido por meio de ações que levem à obtenção dos Resultados especificados. Podem ser expressas por resultado ou para o conjunto de resultados. Indicadores de acompanhamento Fontes que comprovem o desempenho O que mais é necessário, além das atividades previstas, para se alcançar os resultados. PORQUEPORQUE PORQUEPORQUE COMOCOMO COMOCOMO

11 Alunos com deficiência sendo atendidos na rede Aprendizagem garantida no tempo e no ritmo das crianças Famílias satisfeitas Diagnóstico de crianças com deficiência no tempo certo Legislação adequada para AEE Gestores e legisladores conhecem a necessidade de legislação Famílias colaboram com o diagnóstico Secretaria fornece fichas e instrumentos adequados Equipe multidisciplinar suficiente e adequada Recursos são suficientes para contratação de especialistas Os municípios se unem para contratar especialista AEE

12 PORQUEPORQUE PORQUEPORQUE COMOCOMO COMOCOMO

13 Justificativa : Produtos Entregues: Objetivos: Atividades a serem realizadas: Resultados Esperados: Público: Indicadores de Avaliação e Monitoramento: Construção do Pré-projeto

14 Justificativa 1)Apresentação da situação atual e dos problemas (Extraído da base da árvore de problemas) Demora no Diagnóstico de crianças com deficiência Legislação inadequada para AEE Famílias não colaboram com o diagnóstico Equipe multidisciplinar insuficiente e inadequada Árvore de Problemas

15 Justificativa 2) Apresentação dos impactos decorrentes do problema (Extraído da parte superior da árvore de problemas) Alunos com deficiência sem atendimento na rede Comprometimento da aprendizagem Famílias insatisfeitas Demora no Diagnóstico de crianças com deficiência Árvore de Problemas

16 Justificativa 3) Apresentação das possíveis soluções genéricas decorrentes da solução do problema (Extraído da parte superior da árvore de soluções) Alunos com deficiência sendo atendidos na rede Aprendizagem garantida no tempo e no ritmo das crianças Famílias satisfeitas Diagnóstico de crianças com deficiência no tempo certo Árvore de Soluções

17 Objetivos

18 1)Apresentação do que se pretende com a ação (Extraídos do Marco Lógico: objetivo superior do programa)

19 Objetivos 2) Objetivos específicos para complementar (Extraídos do Marco Lógico: Resultados Esperados)

20 Resultados Esperados 1)Resultados diretos: extraído do marco lógico: resultados esperados

21 Resultados Esperados 2) Resultados indiretos: extraído do marco lógico: objetivo superior

22 Resultados Esperados 1)Resultados diretos: extraído do marco lógico: resultados esperados 2)Resultados indiretos: extraído do marco lógico: objetivo superior

23 Atividades a serem realizadas 1)Extraído do marco lógico: atividades

24 Indicadores de avaliação e monitoramento: 1)Indicadores de impacto, efeito, resultado e de acompanhamento extraídos do marco lógico

25 Produtos Entregues 1)Especificação dos produtos a serem entregues vinculados a cada uma das atividades apresentadas no Marco Lógico (produtos precisam ser elaborados)

26 Público 1)Público direto: público que receberá as atividades apresentadas no marco lógico (precisa ser desenvolvido)

27 Público 2) Público indireto: público que receberá os benefícios do Objetivo Superior

28 Justificativa : 1) Apresentação da situação atual e dos problemas (Extraído da base da árvore de problemas) 2) Apresentação dos impactos decorrentes do problema (Extraído da parte superior da árvore de problemas) 3) Apresentação das possíveis soluções genéricas decorrentes da solução do problema (Extraído da parte superior da árvore de soluções) Produtos Entregues: 1) Especificação dos produtos a serem entregues vinculados a cada uma das atividades apresentadas no Marco Lógico (produtos precisam ser elaborados) Objetivos: 1) Apresentação do que se pretende com a ação (Extraídos do Marco Lógico: objetivo superior do programa) 2) Objetivos específicos para complementar (Extraídos do Marco Lógico: Resultados Esperados) Atividades a serem realizadas: 1) Extraído do marco lógico: atividades Resultados Esperados: 1) Resultados diretos: extraído do marco lógico: resultados esperados 2) Resultados indiretos: extraído do marco lógico: objetivo superior Público: 1) Público direto: público que receberá as atividades apresentadas no marco lógico (precisa ser desenvolvido) 2) Público indireto: público que receberá os benefícios do Objetivo Superior Indicadores de Avaliação e Monitoramento: 1) Indicadores de impacto, efeito, resultado e de acompanhamento extraídos do marco lógico

29 Justificativa : Produtos Entregues: Objetivos: Atividades a serem realizadas: Resultados Esperados: Público: Indicadores de Avaliação e Monitoramento: Construção do Pré-projeto Legislação inadequada para AEE Famílias não colaboram com o diagnóstico Equipe multidisciplinar insuficiente e inadequada Alunos com deficiência sem atendimento na rede Comprometimento da aprendizagem Famílias insatisfeitas Alunos com deficiência sendo atendimento na rede Aprendizagem garantida no tempo certo Famílias satisfeitas

30 Instrumentos de Planejamento Projeto EAP Cronograma Orçamento

31 Instrumentos de Planejamento Estrutura Analítica do Projeto (EAP) É uma ferramenta para identificar o que deve ser feito no projeto. O EAP tem por finalidade entender o projeto como um todo, pela análise de suas partes. O EAP ajuda ainda a:  Fornecer uma ilustração detalhada do escopo do projeto;  Servir de base para a realização do cronograma físico e financeiro;  Montar equipes de projeto;  Monitorar o progresso (cada tarefa é uma unidade mensurável do trabalho).

32 32 Estrutura Analítica do Projeto – EAP Projeto: Construir nova Unidade Escolar Infra-estrutura e ProcessosEquipeSuporte à Educação EstruturaçãoLevantar equipe necessáriaMerenda Encontrar espaço físicoContratar equipe Escolher local adequado para a cozinha Verificar compatibilidade do espaço Capacitar equipeContratar equipe da cozinha Licitar obra para construção Definir responsabilidadesImplantar cozinha Controlar a construção Definir divisão de tarefasTransporte Prover materiais e equipamentos necessários Direção Mapear demanda Rotinas Definir papéis do diretor, vice diretor, coordenador pedagógico Planejar oferta Definir atividades da escolaEscolher diretorContratar serviço Desenhar processos da escolaCapacitar diretor Gerenciar serviço de transporte Criar manual de normas e rotinas Exemplo de EAP

33 Exemplo de Cronograma (parcial) Construção de Equipamento 33

34 1. Atividade de formação/revisão sobre legislação municipal do AEE para gestores e legisladores Respons ável pela atividad e 010203040506070809101112 Equipe Constituir uma equipe Sec. Capacitar Equipe CIVAP Distribuir tarefas Coord. Equipe Diagnóstico Levantar diagnóstico Equipe Socializar diagnóstico Equipe Legislação Formação / Revisão da legislação Equipe Apresentar legislação ao CME Sec, Encaminhar ao executivo Sec. Encaminhar à Câmara Executivo Aprovar Legislação Câmara Sancionar Legislação Executivo

35 2. Desenvolvimento de instrumento adequado de coleta de informação das famílias Responsável pela Atividade 010203040506070809101112 Definir equipeSME Reunir equipeSME Levantamento dos dados necessários Diretor Elaboração de instrumento Equipe Multidisciplinar (psicólogo, diretor, supervisor, professor de AEE) Aplicação de Instrumento piloto Aplicação Organização Consolidação dos dados

36 3. Estudo sobre a composição da equipe multidisciplinar Respons ável pela atividad e 010203040506070809101112 Observação em sala de aulaProf. Elaboração de instrumento de avaliação diagnóstica pedagógica Coord, Aplicação de Questionário/Anamnese Coord. Análise da Anamnese Dep. de Educ. Encaminhar p/ profissionais da saúde (análise + aprofundada) Dep. de Educ. Reuniões intersetoriais (CT Educação e CT Saúde) Demanda constatada Dep. de Educ. Montagem da Equipe Dep. de Educ.


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