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Penetração e Uso da Internet no Brasil Comitê Gestor da Internet no Brasil Seminário Ibero-Americano: Construindo uma referência de indicadores e métricas.

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1 Penetração e Uso da Internet no Brasil Comitê Gestor da Internet no Brasil Seminário Ibero-Americano: Construindo uma referência de indicadores e métricas de governo eletrônico ENAP Brasília, Brasil 13/14 de Dezembro

2 2 Resumo Duas pesquisas: população em geral e empresas Foco dessa apresentação: População em geral Uso de pesquisas assim:  Monitoramento  Comparação  Alocação de Recursos  Teste de Políticas Públicas

3 3 Resumo Coisas a fazer / que a pesquisa permite:  Definição de “Acesso”: ONU versus CGI -Subscribers versus Owners versus Users  Definir número de brasileiras: acesso e posse  Entender a diferença entre posse e uso  Definir e testar políticas públicas de acesso / posse  Definir políticas públicas para aumentar uso de governo eletrônico

4 4 Conteúdo Módulo A: Acesso às Tecnologias de Comunicação e Informação  Posse de equipamentos  Acesso a equipamentos Módulo B: Uso de computadores, local e freqüência de uso. Módulo C: Uso da Internet, local e freqüência de uso. Módulo D: Propósitos e Atividades na Internet Módulo F: Segurança na Rede  Problemas e medidas de segurança na rede Módulo S: Spam  Problemas com e-mail e freqüência de spam Módulo G: Comércio Eletrônico  Penetração, freqüência e volume de compra Módulo E – Governo Eletrônico  Uso de serviços do governo Módulo H – Acesso sem fio  Uso de celulares Módulo I – Habilidades com o computador  Instrução ligada ao computador e Internet  Habilidades ligadas ao computador e à Internet Mini - POF Leilão  Preço ótimo para computadores  Preço ótimo para Internet Escolaridade dos Filhos  Instrução ligada ao computador e à Internet aos filhos

5 5 Metodologia Geral Dados Secundários do CENSO Pesquisa de Campo CENSO 2000: Pesquisa realizada pelo IBGE a cada 10 anos que visa estudar o crescimento e evolução da população ao longo do tempo, identificar áreas de investimentos prioritários, selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico, entre outros. PNAD 2003 A PNAD, pesquisa realizada pelo IBGE anualmente, é um levantamento estatístico que integra o Programa Nacional de Pesquisas Contínuas por Amostra de Domicílios da Fundação IBGE. A PNAD vem sendo realizada desde 1967 com um duplo objetivo: suprir a falta de informações sobre a população brasileira durante o período inter-censitário; estudar temas insuficientemente investigados ou não contemplados nos censos demográficos decenais realizados por aquela instituição. Pesquisa Quantitativa: uma pesquisa de campo com questionário de 40 minutos (face-a-face) junto à parcela representativa da população Para isso, elaborou-se um questionário a partir do modelo de mensuração europeu (Eurostat) adaptado à realidade brasileira e com a inserção de alguns módulos pelo CGI em conjunto com a Ipsos

6 6 Esquema Analítico da Amostra Comparação inter-regiões de acordo com a PNAD  15 regiões Comparação intra-regiões de acordo com: segmentação de renda Porte IDH Nível de urbanização -Essa estratificação nos permitirá analisar – através do perfil dos setores censitários – bolsões de pobreza entre áreas urbanas vs rurais

7 7 Amostra – Domicílio Estratos Regiões  PNAD Over Cota A ‘overcota’ é uma extensão à amostra que visa complementar a representatividade dos usuários de Internet na amostra total da pesquisa. Com esta extensão, procura-se aumentar a significância das informações relativas ao uso da Internet nas localidades onde este uso é menos difundido A “overcota” foi estimada a partir de dados da PNAD

8 8 Amostra - Domicílio

9 Grandes Números Internet no Brasil – População Geral

10 10 Os grandes números da Internet no Brasil: Estimativas da ONU Estimativa da ONU 2005 Número de Pessoas (*) 22.000.000 (*) Nota Metodológica da ONU: These data are based on estimates of all Internet users in a country, including those that use the Internet in public places, offices, Internet cafes, and so forth. In countries where no surveys on Internet users are carried out, estimates are typically made on the basis of the number of subscribers. The indicator does not provide information on the intensity of Internet use, which would be better estimated by looking at the number of subscribers. In a developing country context, however, subscriber figures could be understated since many users share subscriptions or use public localities to access the Internet.

11 11 Os grandes números da Internet no Brasil: TIC x. ONU ?????

12 12 Os grandes números da Internet no Brasil TIC (2005) IBGE - PNAD (2004) População equivalente Domicílios* Tem computador de mesa em casa16.68,167,200 Tem computador de mesa + portátil + de bolso/ mão16.916.38,314,800 Domicílios com acesso a Internet no computador de mesa12.812.46,297,600 Domicílios com acesso à Internet no celular4.52,214,000 População** Acesso a Internet nos últimos 3 meses24.434,892,000 Acesso a Internet pelo menos uma vez na vida32.246,046,000 Usou computador alguma vez na vida45.264,636,000 Usou computador nos últimos 3 meses29.742,471,000 *O número de domicílios no Brasil com base na PNAD 2003 é aproximadamente 49.2 milhões **O número de pessoas no Brasil com base na PNAD 2003 é aproximadamente 143 milhões

13 Penetração Acesso às Tecnologias de Comunicação e Informação Internet no Brasil – População Geral

14 Penetração de Posse de Computador Internet no Brasil – População Geral

15 15 Posse de Computador 16,6% dos domicílios tem computador de mesa 16,9% tem computador de mesa + portátil + de mão

16 16 Tem computador em casa por regiões do país 16,6%

17 17 Tem computador em casa por faixa etária

18 18 Tem computador em casa por classe social 45% 33% 22% 89,48 (A) – 2,00 (B) = 87,48

19 19 Tem computador em casa por sexo

20 Uso de Computadores, local e freqüência de uso Internet no Brasil – População Geral

21 21 Uso de Computador 54,79% nunca utilizou um computador 29,72% utilizou um computador nos últimos 3 meses 13,78% usa um computador quase diariamente

22 22 Freqüência de Uso: Computador B2. Em média, com que freqüência o(a) senhor(a) usou um computador nos últimos 3 meses?' Base B1: (8540) TotalBase B2: (2538) Usou um computador nos últimos 3 meses B1. Quando o(a) senhor(a) utilizou um computador pela última vez?',2972 *,4637 =,1378

23 23 Usou computador nos últimos 3 meses por regiões do país

24 24 Usou computador nos últimos 3 meses por faixa etária

25 25 Usou computador nos últimos 3 meses por classe social 86,77 (A) – 11,11 (B) = 75,66

26 26 Usou computador nos últimos 3 meses por sexo

27 27 B3. Pensando nos últimos 3 meses, onde foi que o(a) senhor(a) geralmente usou o computador? - TODAS AS MENÇÕES – GRAFICO RESUMO Filtro: quem não usou nos últimos 30 dias

28 Uso da Internet Internet no Brasil – População Geral

29 29 Uso da Internet 67,76% nunca utilizou a internet 24,41% utilizou nos últimos 3 meses 9,68% usa a internet quase diariamente

30 30 C1. Quando o(a) senhor(a) utilizou a Internet pela última vez?' C2. Em média, com que freqüência o(a) senhor(a) usou a Internet nos últimos 3 meses?',2441 *,3964 =,0968

31 31 Usou internet nos últimos 3 meses por região do país

32 32 Usou internet nos últimos 3 meses por faixa etária

33 33 Usou internet nos últimos 3 meses por classe social 85,57 (A) – 7,65 (B) = 77,92

34 34 Usou internet nos últimos 3 meses por sexo

35 35 C3. De onde o(a) senhor(a) acessou a Internet nos últimos 3 meses? (usando um computador ou quaisquer outros meios) - TODAS AS MENÇÕES Quem não acessou nos últimos 3 meses

36 Governo Eletrônico Internet no Brasil – População Geral

37 37 Usa do Governo Eletrônico 87,32% das pessoas nunca utilizou Governo Eletrônico 12,68% das pessoas utilizou Governo Eletrônico (12 meses) 18.132.400 usaram Governo Eletrônico (12 meses)

38 38 Usa do Governo Eletrônico Número de pessoas:  34.892.000 (acesso a internet - 18.132.400 (uso do governo eletrônico) -16.759.600 de pessoas que usam a internet MAS não usam Governo Eletrônico

39 39 Incidência do Uso de Serviços de Governo Eletrônico  GRÁFICO RESUMO Fonte: E1 Base: (8540) TotalResp. estimulada – RM E1. Quais serviços do governo o(a) sr(a) já utilizou via internet nos últimos 12 meses? Filtro=não usou internet nos últimos 12 meses

40 40 Incidência do Uso de Serviços de Governo Eletrônico segundo Classe Social Fonte: E1 Base: (8540) TotalResp. estimulada - RM Filtro=não usou internet nos últimos 12 meses A + B = 22% da população

41 41 Incidência do Uso de Serviços de Governo Eletrônico  TABELA RESUMO  TODAS AS MENÇÕES Fonte: E1 Base: (8540) TotalResp. estimulada - RM

42 42 Fonte: E1 Base: (8540) TotalResp. estimulada – RMFiltro=não usou internet nos últimos 12 meses Incidência do Uso de Serviços de Governo Eletrônico segundo Classe Social

43 43 E1. Quais serviços do governo o(a) sr(a) já utilizou via internet nos últimos 12 meses? - TODAS AS MENÇÕES Fonte: E1 Base: (8540) TotalResp. estimulada – RMFiltro=não usou internet nos últimos 12 meses

44 44 DE ONDE ACESSA A INTERNET Base: (8540) TotalResp. estimulada – RM Das pessoas que usaram governo eletrônico nos últimos 12 meses, 54% acessa a Internet geralmente de casa, 34% do trabalho. Na população, 13% costuma acessar a Internet de casa. Filtro=não usou internet nos últimos 3 meses

45 Fatores de Determinantes de Acesso e Uso Internet no Brasil – População Geral

46 46 Fatores Determinantes de Posse x. Uso  Posse mais fortemente associado com Renda / Classe Social do que Acesso  Acesso depende em características associadas com Renda / Classe Social: Idade, Sexo, Escolaridade  Políticas Públicas, portanto, podem tratar tanto acesso quanto posse

47 47 Fatores Determinantes de Acesso: Regressão Logistica Odds Ratios

48 48 Fatores Determinantes de Acesso: Regressão Logistica Odds Ratios

49 Políticas Públicas de Inclusão Digital Internet no Brasil – População Geral

50 50 Políticas Públicas  Uma parcela da população responderia a políticas de preços (40%)  Outra parcela da população apenas responderia a políticas de acesso (31%) -Escola, Centros Comunitários

51 51 RD4/5/6 - GASTO / INVESTIMENTO / RENDA DISPONÍVEL 31% da população não responderá a políticas de preços / subsídios (renda disponível negativo) R$ 500 ou mais  poderá responder a políticas de preço Até R$ 500  políticas alternativas de acesso

52 Preço Internet no Brasil – População Geral

53 53 A5. Quais são os motivos para que os membros deste domicílio não tenham acesso à Internet em casa? - TODAS AS MENÇÕES – GRAFICO RESUMO

54 54 LL1 - % de SIM - Quanto pagaria por um computador Computador a R$1400: 43% da população disposta a comprar

55 55 LL1 - % de SIM - Quanto pagaria por um computador 49,6% da classe C estaria disposta a comprar um computador a R$1400,00

56 56 LL2 - % de SIM - Quanto pagaria pelo acesso a internet

57 57 LL2 - % de SIM - Quanto pagaria pelo acesso a internet

58 Conclusão Internet no Brasil – População Geral

59 59 Resumo Resultados Gerais Principais Implicações dos Resultados:  De forma geral, os resultados mostram uma tendência importante: -Tendência: Famílias e pessoas mais pobres têm muito menos probabilidade de possuir um computador em casa; acessar a Internet em casa; usar um computador; e usar a Internet do que famílias e pessoas mais ricas. -Tal resultado mostra que “fatores estruturais de não acesso” (ex: renda, região, escolaridade entre outros) são o grande responsável pela EXCLUSÂO DIGITAL no Brasil. -De forma objetiva, o acesso e uso da Internet é uma função quase puramente do nível socioeconômico da pessoa, sua família, e seu região.

60 60 Governo Eletrônico – Resumo Perfil de Uso: Há diferenças significativas de uso de Governo Eletrônico segundo classe social, poder aquisitivo, região do país, e idade  Pessoas de famílias mais ricas usam Governo Eletrônico mais do que pessoas de famílias mais pobres -88,14% das pessoas de famílias da Classe A já utilizou Governo Eletrônico, enquanto apenas 12,54% das pessoas de famílias das Classes D/E fazem o mesmo— uma diferença de 75,60%!

61 61 Governo Eletrônico – Resumo Perfil de Uso: Há diferenças significativas de uso de Governo Eletrônico segundo classe social, poder aquisitivo, região do país, e idade (Cont.)  Pessoas que moram em regiões mais ricas usam Governo Eletrônico mais do que pessoas de regiões mais pobres -46,83% das pessoas que moram na Região Metropolitana de São Paulo já utilizou Governo Eletrônico, enquanto apenas 19,34 % que moram no interior do Nordeste fizeram o mesmo  Pessoas mais jovens usam Governo Eletrônico mais do que pessoas mais velhas -61,44% das pessoas entre as idades de 16 a 24 já utilizou Governo Eletrônico versus apenas 2,74% das pessoas com 60 anos ou mais.

62 62 Governo Eletrônico – Resumo Principais Implicações dos Resultados:  De forma geral, os resultados de Governo Eletrônico mostram duas tendências importantes: -Tendência 1: Famílias e pessoas mais pobres têm muito menos probabilidade de usar Governo Eletrônico do que famílias e pessoas mais ricas. Tal resultado mostra que “fatores estruturais de não acesso” (renda, região, escolaridade) são o grande responsável de tornar o Governo Eletrônico um serviço que não tem um apelo universal / popular. -Tendência 2: Apenas 40% das pessoas que utiliza a internet de forma regular (pelo menos uma vez no último ano) também já utilizou algum serviço de Governo Eletrônico (18.132.400 de pessoas  subutilização de 16.759.600).

63 63 Governo Eletrônico – Resumo Principais Implicações dos Resultados (Cont.):  O que tudo isso sugere? -Implicação 1: Políticas Públicas para aumentar o uso de Governo Eletrônico no curto a médio prazo deveriam focar no público que já tem acesso a Internet MAS não utiliza Governo Eletrônico. Tais iniciativas poderiam se concentrar em campanhas de conscientização parecidas às de AIDS e outros iniciativas de interesse público -Implicação 2: Políticas Públicas para aumentar o uso de Governo Eletrônico no médio a longo prazo deveriam concentrar em minimizar e/ou superar “os fatores estruturais de não acesso”, tais como políticas de preços pra baratear o custo de computadores e acesso à internet e políticas de acesso comunitário (ex: escolas, postos de saúde, etc.)

64 64 Políticas Públicas Principais Implicações dos Resultados para Políticas Públicas:  De forma geral, os resultados mostram duas tendências importantes: -Tendência 1: Famílias e lugares mais pobres têm muito menos probabilidade de possuir, usar e ter acesso a Tecnologias da Informação e Comunicação que famílias e lugares mais ricos. -Tendência 2: Existe uma separação entre a posse e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação. -Pessoas mais jovens, por exemplo, tendem a usar Tecnologias da Informação e Comunicação mais que ter Tecnologias da Informação e Comunicação. -A renda familiar, por exemplo, está mais relacionada à posse do computador que o uso do computador.

65 65 Barreiras de Uso e Acesso – Resumo Principais Implicações dos Resultados (Cont.):  O que tudo isso sugere? -Implicação 1: Políticas Públicas de subsídio de preços para o computador visando a inclusão digital devem levar em conta que este tipo de iniciativa irá atingir apenas aqueles que dispõe de alguma renda disponível que motive a compra do equipamento. -31% da população não responderá a políticas de preços / subsídios por dispor de renda disponível negativa. -Ou seja, para esta parcela da população, programas inclusão digital deverão considerar políticas alternativas de acesso – por exemplo acesso nas escolas, postos de saúde e centros comunitários.

66 66 Barreiras de Uso e Acesso – Resumo Principais Implicações dos Resultados (Cont.):  O que tudo isso sugere? -Implicação 2: Políticas Públicas de subsídio de preços poderão ter efeito do aumento da penetração da posse do computador sobre parcela da população cuja renda familiar é de R$500,00 ou mais, já que a renda disponível destas famílias é positiva, possibilitando a compra do equipamento. -Porém, políticas tais como o PC Conectado, que ofereceria o computador a R$1400,00 atenderia 43% da população e 50% da classe C, o público alvo do programa.

67 67 Barreiras de Uso e Acesso – Resumo Principais Implicações dos Resultados (Cont.):  O que tudo isso sugere? -Implicação 3: Políticas Públicas de inclusão digital deverão considerar a divisão entre posse e uso do computador. Os resultados mostram que alguns grupos (como os de jovens, dos homens e dos de escolaridade mais alta), o uso da internet não depende da posse do equipamento. -Isto reforça a idéia de oferecer locais de acesso alternativos aos públicos excluídos independentemente das políticas de posse.

68 Governo Eletrônica: Empresas Internet no Brasil – Empresas

69 69 Desse modo, o desenho de amostra aplicado pela Ipsos Opinion Brasil para o setor de empresas, baseado na RAIS, é o que segue: Amostra - Empresarial

70 70 TIC Empresas: RAIS vs Amostra Empresarial Universo RAIS Segmentos Eurostat [definidos para a pesquisa] Amostra TIC Empresas

71 71 Resumo RAIS TIC Empresas: RAIS vs Amostra Empresarial

72 72 E-Gov  interação com órgãos governamentais  últimos 12 meses Fonte: B6 B6. A sua empresa usou a Internet para interagir com órgãos públicos, durante os últimos 12 meses? SIM 65% NÃO 35% Base: (1943) Empresa com acesso à Internet nos últimos 12 meses Resp. espontânea - RU

73 73 B6. A sua empresa usou a Internet para interagir com órgãos públicos, durante os últimos 12 meses?  por porte Fonte: B6 Base: (1943) Empresa com acesso à Internet nos últimos 12 meses Resp. espontânea - RU

74 74 B6. A sua empresa usou a Internet para interagir com órgãos públicos, durante os últimos 12 meses?  por tipo de empresa Fonte: B6 Base: (1943) Empresa com acesso à Internet nos últimos 12 meses Resp. espontânea - RU

75 75 B7 – E-Gov: Serviços Utilizados  últimos 12 meses -> gráfico resumo Fonte: B7 Base: (1943) Empresa com acesso à Internet nos últimos 12 meses Resp. estimulada - RM Consulta ao Cadastro de Inscrições Estaduais Declaração e Consulta de Imposto de Renda Obter Licenças e Permissões B7 - A sua empresa usou a Internet ou outra rede de computadores para tratar com organizações governamentais durante os últimos 12 meses das seguintes maneiras? Consulta à Situação Fiscal e Dívida Ativa Consulta ao FGTS Empresa Consulta ao PIS/PASEP Consulta ao Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS Informações sobre contribuição para Financiamento da Seguridade Social - COFINS Consulta à Relação Anual de Informações Sociais - RAIS Informações sobre o Imposto sobre Produto Industrializado - IPI

76 Av. 9 de Julho, 4865 – 11º andar/conj 111a CEP : 01407-200 São Paulo – SP BRAZIL Tel.: +55 (11) 3071-2860 Fax : +55 (11) 3167-2452 www.ipsos.com.br


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