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EXPERIÊNCIA SANASA - CAMPINAS

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Apresentação em tema: "EXPERIÊNCIA SANASA - CAMPINAS"— Transcrição da apresentação:

1 EXPERIÊNCIA SANASA - CAMPINAS
MOVIMENTO PELA REDUÇÃO DAS PERDAS DE ÁGUA NA DISTRIBUIÇÃO EXPERIÊNCIA SANASA - CAMPINAS Engº Ivan de Carlos

2 SANASA - Campinas Município de Campinas
Localização: 100 km da capital São Paulo População: (estimativa IBGE 2015) SANASA – empresa de economia mista, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário público do município Cobertura dos Serviços (ano 2015) Abastecimento de Água: 99,5% Número Ligações de Água: Coleto de Esgoto: 92,5% Número Ligações de Esgoto : Capacidade Instalada de Tratamento de Esgoto: 95%

3 Programa de Controle e Redução de Perdas de Água
Programa iniciado em 1994 Principal Motivo Exigência do Banco Mundial para melhoria da eficiência operacional, em contra partida ao financiamento para execução de macro obras de infraestrutura de água, que visavam resolver problemas no abastecimento devido ao crescimento da demanda e o nível de perdas na distribuição 37% Agente Técnico Caixa Econômica Federal Estrutura Inicial 2 engenheiros e 10 estagiários Conhecimento Técnico Assunto pouco tratado nas empresas de saneamento, carência de empresas especializadas e pouca tecnologia disponível

4 Programa de Controle e Redução de Perdas de Água
Estrutura em 2015 PRESIDÊNCIA DIRETORIA TÉCNICA DIRETORIA ADMINISTRATIVA DIRETORIA FINANCEIRA E RELAÇÕES COM INVESTIDORES DIRETORIA COMERCIAL GERÊNCIA DE CONTROLE DE PERDAS E SISTEMAS DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 158 FUNCIONÁRIOS 4 COORDENADORIAS COORDENADORIA DE ANÁLISE DE DESEMPENHO DOS SISTEMA E CADASTRO TÉCNICO COORDENADORIA DE ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA DE REDES E LIGAÇÕES COORDENADORIA DE MACROMEDIÇÃO, ESTRUTURA DE CONTROLE, ESTANQUEIDADE E PESQUISA DE VAZAMENTOS COORDENADORIA DE MICROMEDIÇÃO E USO RACIONAL

5 Programa de Controle e Redução de Perdas de Água
Ações implantadas de forma permanente – melhoria contínua Principais ações: CADASTRO TÉCNICO Processo: conhecimento de campo/desenho em papel/digitalização do desenho em AutoCad/implantação ferramenta SIG Sistema de Informação Geográfica - MapInfo Professional com armazenamento das informações técnicas em banco de dados Geográfico/Espacial – geoprocessamento/indexação de projetos executados e cadastros pontuais Estágio atual: verificação da consistência do cadastro técnico de água através de simulador hidráulico – EPANET SETORIZAÇÃO Processo: conhecimento de campo/desenho em papel/ digitalização dos limites de abastecimento na plataforma SIG - MapInfo Professional Estágio atual: 25 setores (91% isolados)/55 subsetores (94% isolados)/231 setores de medição (DMC – representam 51%) – indicadores de desempenho – avaliar eficiência e eficácia das ações

6 Programa de Controle e Redução de Perdas de Água
Principais ações: MACROMEDIÇÃO Processo: medição manual calha Parshall e estimativa por bomba/medição remota por telemetria eletromagnético/ultrassônico/woltman – verificação da condição de funcionamento do equipamento Estágio atual: 100% medição permanente dos volumes captado, tratado e distribuído (entrada e/ou saída de reservatórios ) MICROMEDIÇÃO Processo: desativação da oficina de hidrômetro/renovação do parque de hidrômetros (velocimétricos) com adoção do 0,75 m³/h de vazão nominal classe B/instalação de bancada de teste credenciada pelo INMETRO/desenvolvimento de aplicativo para monitoramento do consumo/telemetria de consumo de grandes consumidores Estágio atual: 100% hidrometração /80% de ligações com caixa padrão lacrada/ 10% volumétricos classe C /início do processo de telemetria do consumo de consumidores

7 Programa de Controle e Redução de Perdas de Água
Principais ações: CONTROLE DE PRESSÃO Processo: 02 ERP’s – Estruturas Redutoras de Pressão (mercado externo fechado)/contratos para instalação de VRP + MACRO compreendendo o estudo de setorização, com pressão de saída fixa/aquisição de controladores para regulagem da pressão por tempo e vazão/implantação do sistema automático de controle – monitoramento ponto crítico Estágio Atual: 296 ERP’s/13 com controle automatizado com alarmes/110 com monitoramento do ponto critico de pressão/acesso tela de controle via internet READEQUAÇÃO DAS REDES E LIGAÇÕES DE ÁGUA Processo: substituição de pequenos trechos pela área de manutenção/substituição redes em cimento amianto e ferro galvanizado por PVC – Método Destrutivo/substituição redes e PEAD Polietileno de Alta Densidade soldado – MND Método Não Destrutivo Estágio Atual: meta de substituir 70km de rede ao ano (1,5% da infraestrutura de distribuição)

8 Programa de Controle e Redução de Perdas de Água
Principais ações: ENSAIO HISDROSTÁTICO Processo: realização de teste em infraestrutura de água, executadas equipes próprias ou terceiro/desenvolvimento de norma interna QUALIDADE DE MATERIAIS EQUIPAMENTOS E OBRAS Processo: especificação técnica – atividades normatizadas MANUTENÇÃO Processo: equipes própria/viatura leve/9 distrito de manutenção/indicador de tempo de atendimento COMBATE ÀS IRREGULARIDADES NAS LIGAÇÕES DE ÁGUA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TELEMETRIA E TELECOMANDO QUALIDADE DOS PROCESSOS NORMAS PROCEDIMENTOS TREINAMENTO INDICADORES CERTICAÇÃO DA ISO 9001 DESDE 2004

9 Comportamento das Perdas de Água SANASA

10 Comportamento das Perdas de Água SANASA

11 Custo x Benefício da Redução das Perdas SANASA
RESULTADOS 1994 – 2015 Eficiência do Sistema de Distribuição 60% - 80% Índice de Perdas de Distribuição – IPD 40% - 20% Índice de Perdas de Faturamento – IPF 35% - 11% Volume de Água Economizado 428 milhões m³ Recurso Economizado R$ 868 milhões Recurso Investido R$ 189 milhões Recurso Economizado – Recurso Investido R$ 679 milhões Considerando custo médio de cada ano Investimento sem correção monetária

12 Resultado com redução de perdas
COMPORTAMENTO DOS VOLUMES ANO 2006 VAZÃO CAPTADA SERIA > AUTORIZADA, CASO IPD = 40% RENOVAÇÃO DE OUTORGA: 1997 – 2008 – 2018

13 Resultado com redução de perdas
COMPORTAMENTO DOS VOLUMES IPD = 37,7% IPD = 20,8%

14 Gestão Operacional do Sistema de Água
INDICADORES DE DESEMPENHO Conceitos IWA –International Water Association EFICIÊNCIA “Mede até que ponto os recursos disponíveis são utilizados de modo otimizado para a produção do serviço.” EFICÁCIA “Mede até que ponto os objetivos de gestão, foram cumpridos.” INDICADORES DE PERDA DE ÁGUA Mede a ineficiência do sistema de abastecimento PERDA DE PRODUTO QUIMICO PERDA ENERGIA ELÉTRICA PERDA DE FATURAMENTO AUMENTO DO CUSTO OPERACIONAL AUMENTO DA CAPTAÇÃO DO RECURSO HÍDRICO NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA PARA COMPORTAR AS PERDAS INSATISFAÇÃO DO USUÁRIO COM O SERVIÇO PRESTADO

15 Gestão Operacional do Sistema de Água
INDICADORES UTILIZADOS PELA SANASA IPP – Índice de Perdas na Produção (%) IPD – Índice de Perdas na Distribuição (%) IPF – Índice de Perdas de Faturamento (%) IPL – Índice de Perdas por Ligação (l/lig.dia) NMCA – Número de Manutenções Corretivas IMCA – Índice de Manutenções Corretivas por km TARA – Tempo de Atendimento de Reparo de Água FP – Fator de Pesquisa

16 Gestão Operacional do Sistema de Água

17 Gestão Operacional do Sistema de Água
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG ABASTECIMENTO POR ETA SETORES DE ABASTECIMENTO GEOREFERENCIAMENTO CONSUMIDOR

18 Reabilitação das Redes e Ligações de Água

19 Reabilitação das Redes e Ligações de Água 1994 - 2015
Foram substituídos 312 km redes e ligações ÁREAS JÁ CONTEMPLADAS COM READEQUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE ÁGUA: 312 km redes ligações INFRAESTRUTURA EXISTENTE EM CIMENTO AMIANTO: 1.129 km redes ligações

20 Caso: Redução de Perdas - Subsetor Zona Sul
ROMPIMENTO DE REDES E RAMAIS – 2008 a 2011 ROMPIMENTO NA REDE ROMPIMENTO NO RAMAL CARACTERÍSTICAS SUBSETOR ZB ZONA SUL INFRAESTRUTURA DA DÉCADA DE 70 REDES EM CIMENTO AMIANTO RAMAIS EM FERRO GALVANIZADO HIDRÔMETROS VELOCIMÉTRICOS

21 Caso: Redução de Perdas - Subsetor Zona Sul
RESULTADO COMPROVADO OBRAS E SERVIÇOS SUBSTITUIÇÃO DE REDES E RAMAIS POR PEAD – POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE PADRONIZAÇÃO DA LIGAÇÃO COM CAIXA DE PROTEÇÃO LACRADA READEQUAÇÃO DOS HIDRÔMETROS PARA VOLUMÉTRICO CLASSE C

22 Obra de Substituição da Infraestrutura de Água
REDE PROVISÓRIA – “by pass” MND – MÉTODO NÃO DESTRUTIVO REDE MESMO CAMINHAMENTO SOLDA POR ELETROFUSÃO

23 Metas do Programa de Perdas – Estágio Atual
Manter de forma permanente as ações já implantadas buscando melhoria contínua Substituição dos hidrômetros velocimétricos por equipamentos volumétricos Reabilitação de redes e ligações de água deterioradas, incluindo a padronização da ligação

24 Marco Regulatório do Saneamento
CENÁRIO 2016 Lei /2007 estabelece as diretrizes nacionais para saneamento básico, com base em 12 princípios fundamentais, sendo o VII princípio corresponde à “eficiência e sustentabilidade econômica” Lei /2007 no artigo 11 que trata das condições validas dos contratos de prestação de serviços públicos de saneamento básico, na parágrafo I cita “a existência de Plano Municipal de Saneamento Básico”, com metas estabelecidas para garantia da eficiência e sustentabilidade econômica dos serviços Lei /2007 determina a regulação do serviço saneamento básico, com independência decisória, incluindo autonomia administrativa, orçamentária e financeira da entidade reguladora, e no artigo 22 estabelece os objetivos da regulação onde no parágrafo II cita “garantir o cumprimento das condições e metas estabelecidas”. No artigo 23 parágrafo VII cita “avaliação da eficiência e eficácia do serviços prestados”

25 CONCLUSÃO Ação de controle e combate as perdas de água, busca melhorar a eficiência do sistema de água, com redução do custo operacional e recuperação de faturamento Para melhorar a eficiência é necessário alterar processos 1º DESAFIO Processos envolvem pessoas, que precisam estar comprometidas e aceitar mudanças 2º DESAFIO Para controlar e combater perdas de água é necessário investimentos 3º DESAFIO

26 Ivan de Carlos Coordenador de Análise de Desempenho dos Sistemas e Cadastro Técnico (19) – ____________________________________________________________ DIRETORIA EXECUTIVA DA SANASA Diretor Presidente – Arly de Lara Romêo Chefe de Gabinete – Fernando Ribeiro Rossilho Diretor Administrativo – Paulo Jorge Zeraik Diretor Comercial – Luiz Carlos de Souza Diretor Financeiro e de Relações com Investidores – Pedro Cláudio da Silva Diretor Técnico – Marco Antônio dos Santos


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