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E STUDO DAS P RIORIDADES C OMPETITIVAS Custo, Qualidade, Flexibilidade, Velocidade (Entrega), Confiabilidade; Aquilo que o mercado quer; Diferentes organizações,

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1 E STUDO DAS P RIORIDADES C OMPETITIVAS Custo, Qualidade, Flexibilidade, Velocidade (Entrega), Confiabilidade; Aquilo que o mercado quer; Diferentes organizações, diferentes mercados, diferentes prioridades;

2 E STUDO DAS P RIORIDADES C OMPETITIVAS Levantamento das oportunidades e necessidades do mercado; - Curso de datilografia ou desenvolvimento de softwares; - Em quem devo investir dentro da organização; - Qual processo deve ser priorizado;

3 P RIORIDADES C OMPETITIVAS

4 Q UALIDADE É a conformidade com as expectativas do consumidor, maior influência na satisfação ou insatisfação do consumidor ; Qualidade no processo significa ausência de falhas: dentro de uma linha de produção, a ausência de falhas entre as operações permite maior velocidade, maior confiança e redução de desperdício

5 V ELOCIDADE É o tempo transcorrido entre a requisição e o recebimento de produtos ou serviços pelos consumidores; Velocidade no processo reduz estoques e riscos de previsão.

6 C ONFIABILIDADE É a capacidade de atender às demandas do cliente rapidamente ou no momento prometido; A confiabilidade dentro dos processos aumenta a eficiência da operação.

7 F LEXIBILIDADE É a capacidade de alterar a operação de alguma forma, temos quatro formas principais: - Flexibilidade de produto e serviço; - Flexibilidade de composto (mix); - Flexibilidade de volume; - Flexibilidade de entrega.

8 F LEXIBILIDADE DE P RODUTO /S ERVIÇO Habilidade da operação em introduzir ou modificar produtos e serviços; Exemplo: Celulares, minicelulares, smartphones.

9 F LEXIBILIDADE DE C OMPOSTO Habilidade da operação em produzir uma ampla variedade ou composto de produtos e serviços; Exemplo: Mc Donald´s, Los Paleteros, C&A, Salões de beleza dentro de shoppings

10 F LEXIBILIDADE DE V OLUME É a habilidade da operação de alterar seus níveis de saída (outputs) para produzir diferentes quantidades ou volumes de produtos e serviços ao longo do tempo; Exemplo: Atendimento de uma emergência hospitalar; Montadora de veículos

11 F LEXIBILIDADE DE E NTREGA Capacidade da operação em alterar os tempos de entrega de seus serviços ou produtos; Exemplo: Reprogramação de empresas de linhas aéreas diante de atrasos; Reposição de estoques em supermercados diante de promoções

12 C USTO Custo baixo é um objetivo universalmente atraente; Empresas que concorrem diretamente no preço; A empresa gasta em funcionários, instalações, equipamentos, tecnologia, etc

13 C USTO O levantamento de custos pode ser feito de três maneiras: - Por produtividade: relação entre as entradas e as saídas da operação; - Por produtividade de uma fator parcial: é a relação entre as saídas e apenas uma das entradas; - Por produtividade multifatorial: é a relação entre as saídas e todos os fatores de entrada.

14 E XERCÍCIO Uma clínica de Dermatologia possui cinco funcionários e atende 200 clientes por semana. Cada funcionário trabalha 35 horas por semana. O total da folha de pagamento semanal da clínica é R$ 3.900,00 e o custo fixo total é de R$ 2.000,00 por semana. Qual a produtividade de fator parcial (para mão-de-obra) e sua produtividade multifatorial?

15 E XERCÍCIO 1. Produtividade por mão-de-obra 2. Produtividade por tempo de mão-de-obra 3. Produtividade multifatorial

16 R ELEVÂNCIA Ao entender a relação entre o custo e a quantidade produzida ou a quantidade necessária a ser produzida, é possível o remanejamento de pessoal, reestruturação de jornadas de trabalho, redução de estoque de matéria prima ou pedidos com intervalos mais significativos. Identificando dentro dos processos as operações e fatores a serem “atacados” por processos de melhorias.

17 Trade-Off: - Significa um conflito de escolha; - Abre-se mão de um determinado requisito em função da escolha de outro; T RADE - OFF

18 As operações possuem diversas variáveis quantitativas e qualitativas, como pudemos ver nas Prioridades Competitivas; Escolhas que deverão ser feitas em função de: - Estratégia da organização; - Forças e fraquezas da organização; e - Atendimento às necessidades do cliente. T RADE - OFF NAS P RIORIDADES C OMPETITIVAS

19 É impossível a operação aumentar seu desempenho substancialmente em todos os aspectos simultaneamente; Isso implica em Renúncias Estratégicas; T RADE - OFF NAS O PERAÇÕES

20 Tempo de atendimento x Custo Qualidade de produto x Custo Qualidade de processo x Tempo de processo Flexibilidade x Capacidade Produtiva T RADE - OFF NAS O PERAÇÕES


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