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PublicouAna Carolina Fontes Brandt Alterado mais de 8 anos atrás
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Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa
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Para sair tecle “Esc” Se os enfermeiros apresentassem maiores conhecimentos sobre auditoria, administração, e gestão de ações nos serviços de saúde, estariam melhor preparados para adquirir competências e desenvolver habilidades necessárias na formação do novo profissional de saúde, ajustado à realidade do mercado de trabalho, face às exigências da sociedade contemporânea.
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Para sair tecle “Esc” OBJETIVO GERAL Analisar as necessidades de formação do enfermeiro auditor em suas atividades profissionais, relacionando essas necessidades com elementos da educação para o exercício da enfermagem.
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Para sair tecle “Esc” OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar as práticas da auditoria em enfermagem; Analisar o entrelaçamento das práticas educacionais com as atividades executadas no processo auditorial; e Investigar e analisar as opiniões e as percepções de alunos de um curso de pós graduação “lato sensu” em auditoria de enfermagem sobre a importância do processo de auditoria como instrumento de capacitação do enfermeiro.
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Para sair tecle “Esc” METODOLOGIA Estudo de caso – pesquisa com os alunos, com uma abordagem metodológica qualitativa, desenvolvida junto a uma instituição de ensino superior localizada em São Paulo, restringindo-se a um Curso de Pós Graduação “lato sensu” - Especialização em Auditoria de Enfermagem.
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Para sair tecle “Esc” Constitui-se de alunos graduados em enfermagem, matriculados no ano de 2002 em Curso de Especialização em Auditoria de Enfermagem.
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Para sair tecle “Esc” O questionário empregado no trabalho de campo caracterizou-se por apresentar 9 questões, sendo 8 questões abertas e 1 questão do tipo fechada.
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Para sair tecle “Esc” O modelo do questionário foi aplicado em 22 alunos, sendo que 14 participaram da pesquisa; Salienta-se que a participação foi voluntária, e os alunos tiveram a liberdade de responder os questionários sem se identificarem;
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Para sair tecle “Esc” Foi realizada a pré-análise, iniciando pela leitura flutuante para permitir o primeiro contato com os dados, e para começar a organização dos documentos; e A seguir realizou-se a exploração do material, visando a classificação em temas e categorias.
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Para sair tecle “Esc” O saber dos enfermeiros auditores Conhecimento dos enfermeiros auditores; A importância de construir os saberes na área de auditoria de enfermagem; e Complexidade de conhecimentos de inúmeras áreas para atuar em auditoria.
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Para sair tecle “Esc” Resultados Os resultados apresentados refletem o perfil das discentes bem como suas opiniões e percepções relacionadas à auditoria e são específicas para o grupo de enfermeiras estudadas.
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Para sair tecle “Esc” FAIXA ETÁRIAFREQÜÊNCIA TEMPO DE FORMADAS (EM ANOS) / GRADUAÇÃO Nº%1 I— 56 I— 1011 I— 15 21 l— 253213–– 26 l— 3075061– 31 l— 3517–1– 36 l— 4017––1 41 ou mais2141–1 TOTAL141001022
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Para sair tecle “Esc” Atuação na Área 64% 36% Não Atua Atua
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Para sair tecle “Esc” Instituição de Atuação 60% 20% OperadoraCooperativaHospital
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Para sair tecle “Esc” A - Entendimento das alunas sobre auditoria em enfermagem Discentes que referiram as categorias Nº% Auditoria operacional14100 Auditoria de contas750 Auditoria de cuidados1393 Auditoria de gestão429 Planejamento, execução e controle429 Recursos humanos17 Processos322 Treinamento215
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Para sair tecle “Esc” B - Entendimento das alunas sobre a relevância da auditoria em enfermagem Discentes que referiram as categorias Nº% Avaliação dos serviços14100 Qualidade1393 Registros429 Satisfação do cliente215 Recursos humanos215 Educar profissionais17 Censo crítico, respeito e coerência17 Conhecimento17 Avaliação dos rendimentos858 Redução de custo429 Lucratividade322 Análise das contas215 Cobrança indevida17
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Para sair tecle “Esc” C - Entendimento dos alunos sobre a formação do enfermeiro auditor Discentes que referiram as categorias Percepção do enfermeiro quanto à validade do curso14100 Mudança de comportamento750 Aprimoramento do conhecimento643 Prática como enfermeiro643 Conhecer a realidade536 Amplitude da auditoria em enfermagem215 Percepção do enfermeiro sobre a importância da inserção da 14100 auditoria na graduação Importância da abordagem do tema auditoria14100 Abordagem restrita429 Percepção quanto à necessidade de atualização frente ao tema14100 Trabalhos científicos limitados1071 Restrição de eventos na área215 Falta de tempo17 Dificuldade para atualização17
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Para sair tecle “Esc” D - Percepção das alunas quanto à relevância do curso Discentes que referiram as categorias Nº% Relevância dos temas abordados no curso 14100 Manter os temas 322 Mudança de carga horária 1286 Alteração de cronograma 322 Aumentar a prática 322 Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no curso 1393 Planejamento das atividades 322 Acompanhamento das ações de enfermagem 857 Elaboração de documentos 215 Postura ética 322 Orientação à equipe 750 Curso com conteúdo relevante 14100 Conteúdo relevante 14100 Aprofundamento nos assuntos 17 Reflexão prática 215
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Para sair tecle “Esc” Conclusão No enunciado das alunas que participaram da pesquisa, o entendimento sobre a auditoria em enfermagem, está focado principalmente em auditoria operacional, sendo pouco aborda a auditoria de gestão.
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Para sair tecle “Esc” Pela pesquisa realizada constatou-se que a relevância da auditoria em enfermagem na saúde está fundamentada principalmente na qualidade, ficando em segundo plano a abordagem sobre os rendimentos.
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Para sair tecle “Esc” A formação do enfermeiro auditor foi abordada por todos os discentes, entende-se que o curso traz contribuição para os profissionais. Segundo as alunas o curso é relevante, sendo sugerido ampliar a carga horária
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Para sair tecle “Esc” O ensino de enfermagem necessita, ser discutido; o currículo do curso de especialização necessita ser implementado, numa seqüência planejada, selecionada e com articulações de experiências no contexto do processo de ensino- aprendizado.
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