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PublicouAgustina Fartaria Figueiredo Alterado mais de 8 anos atrás
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ENEM – desafios 180 Itens e Redação; Extensão dos itens – ritmo de leitura; Características do Item; Marcação do gabarito – cor da prova; TRI – modelo de medida. - “ Quem sabe o mais, sabe o menos.”(Yakawa)
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I. Dominar linguagens (DL); II. Compreender fenômenos (CF); III. Enfrentar situações-problema (SP); IV. Construir argumentação (CA); V. Elaborar propostas (EP).
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I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico- geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
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- Ciências Humanas e suas tecnologias? - Ciências Naturais e suas tecnologias? - Linguagens, Códigos e suas tecnologias? - Matemática e suas tecnologias? Tecnologia: aquilo que se produz a partir de um conhecimento.
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Prova de Matemática e Suas Tecnologias; 45 Questões; 15 Questões – Álgebra: Números e Funções 15 Questões – Geometria e Medidas 15 Questões – Análise de Dados Fato Relevante: Prova 2010 13 Questões – Análise de Gráficos e Tabelas. Mais de 28% da Prova !!!!!!!!!!!
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Prova 2011: 15 Questões – Análise de Gráficos e Tabelas; Percentual de 33,33% da Prova Estratégia de Ação 1: Estudar a interpretação de gráficos de funções e tabelas de frequências de dados estatísticos.
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Acompanhando o crescimento do filho, um casal constatou que, de 0 a 10 anos, a variação da sua altura se dava de forma mais rápida do que dos 10 aos 17 anos, essa variação passava a ser cada vez menor, até se tornar imperceptível. Pala ilustrar essa situação, esse casal fez um gráfico relacionando as alturas do filho nas idades consideradas. Que gráfico melhor representa a altura do filho desse casal em função da idade?
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e)
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d)
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c)
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b)
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a)
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Ítem a
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Brasil e França têm relações comerciais há mais de 200 anos. Enquanto a França é a 5ª nação mais rica do planeta o Brasil é a 10ª, e ambas se destacam na economia mundial. No entanto, devido a uma série de restrições, o comércio entre esses dois países ainda não é adequadamente explorado, como mostra a tabela seguinte, referente ao período 2003- 2007.
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Os dados da tabela mostram que, no período considerado, os valores médios dos investimentos da França no Brasil foram maiores que os investimentos do Brasil na França em um valor,
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“os valores médios dos investimentos da França no Brasil foram maiores que os investimentos do Brasil na França em um valor”, Devemos determinar a média das diferenças dos valores entre os investimentos da França no Brasil e do Brasil na França. Dessa forma,
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Analisando a sub-área, Álgebra: Números e Funções; Prova 2010: 8 Questões – Raciocínio Lógico-dedutivo e Relações entre grandezas. Ou Seja, 17,77%. Estratégia de Ação 2: Treinar o raciocínio lógico-dedutivo.
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Um professor dividiu a lousa da sala de aula em quatro partes iguais. Em seguida, preencheu 75% dela com conceitos e explicações, conforme a figura seguinte:
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Algum tempo depois, o professor apagou a lousa e, adotando um procedimento semelhante ao anterior, voltou a preenhê-la, mas dessa vez, utilizando 40% do espaço dela. Uma representação possível para essa segunda situação é:
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Ítem A Figura subdivida em 4 partes iguais, das quais, apenas uma está escrita. 25% da lousa usada.
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Ítem B Lousa Subdividida em 4 partes iguais. Duas partes escritas. 50% da Lousa utilizada
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Ítem D Lousa subdividida em 5 partes, das quais, 3 utilizadas. 60% da lousa utilizada
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Ítem C Lousa subdividida em 5 partes com 2 utilizadas. Dessa forma, tem-se 40% da área da lousa é utilizada.
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Análise de dados: 28% Raciocínio Lógico-Dedutiva: 17,77% Somados os percentuais respectivos: 45,77% É muita coisa pra grande maioria dos alunos !!!
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15 Problemas: 5 Baixa Complexidade 5 Média Complexidade 5 Alta Complexidade Problemas de Baixa Complexidade: Áreas e Perímetros de figuras planas, Congruência de Triângulos e Trigonometria Básica.
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Ao contemplar 5 problemas de baixa complexidade e 2 problemas de média complexidade, temos um total de 7 Questões. Gerando portanto, um percentual de 15,55% da prova de matemática. Estratégia de Ação 3: Sanar as dificuldades básicas em geometria e trigonometria.
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A rampa de um hospital tem na sua parte mais elevada uma altura de 2,2 metros. Um paciente ao caminhar sobre a rampa percebe que se deslocou 3,2 metros e alcançou uma altura de 0,8 metro. A distância em metros que o paciente ainda deve caminhar para atingir o ponto mais alto da rampa é:
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Situações problema; A lei de formação da função é dada no problema ou é o ítem requisitado no problema. Prova de 2011 – 7 Problemas Prova de 2010 – 7 Problemas 15,55% Nas duas últimas edições Estratégia de Ação 4: Fortalecer o conceito de função e a lei de formação de uma função.
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Uma professora realizou uma atividade com seus alunos utilizando canudos de refrigerante para montar figuras, onde cada lado foi representado por um canudo. A quantidade de canudos (C) de cada figura depende da quantidade de quadrados (Q) que formam a cada figura. A estrutura de formação das figuras está montada a seguir.
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Que expressão fornece a quantidade de canudos em função da quantidade de quadrados de cada figura ?
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Observe que para constuir o primeiro quadrado precisamos de 4 canudos. A partir do segundo quadrado são necessários 3 canudos para formar um quadrado pois, existe um dos canudos que é interseção entre dois quadrados adjacentes. Dessa forma, a quantidade de canudos(C) necessários para formar Q quadrados é igual a 3xQ+1 pois o primeiro quadrado possui 4 canudos.
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Estratégia 1: 28% da Prova Estratégia 2: 17,77% da Prova Estratégia 3: 15,55% da Prova Estratégia 4: 15,55% da Prova ___________________________ TOTAL:. 76,55% da Prova de Matemática e suas tecnologias
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“Pedras no caminho? Junto todas, um dia vou construir um castelo.” Carlos Drummond de Andrade
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Fontes mais citadas nas questões do ENEM Fontes mais citadas nas questões do ENEM : 1. IBGE 2. Ciência Hoje 3. USP (EDUSP, FAPESP, FIPE) 4. Folha de São Paulo 5. Estado de São Paulo 6. Ministério de minas e Energia 7. Época
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8.Jornal do Brasil 9.Scientific American Brasil 10.Veja 11.Gazeta Mercantil 12.Isto é 13.Ministério do Meio Ambiente 14.Ministério da Saúde 15.Exame
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Ainda foram citadas: Carta Capital; Superinteressante; Enciclopédia Britânica; Greenpeace; Almanaque Abril; UOL notícias; Ministério da Agricultura; Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil.
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IBGE http://www.ibge.gov.br http://www.ibge.gov.br
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CIÊNCIA HOJE http://chc.cienciahoje.uol.com.br http://chc.cienciahoje.uol.com.br Terras pretas e férteis de índios
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Biocarvão
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FOLHA DE SÃO PAULO http://www.folha.uol.com.br http://www.folha.uol.com.br
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EUA têm 3º caso de bactéria; Espanha exige indenização da Alemanha
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REVISTA ÉPOCA http://revistaepoca.globo.com http://revistaepoca.globo.com Chineses são os mais felizes do mundo?
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SUPERINTERESSANTE http://revistaepoca.globo.com http://revistaepoca.globo.com A Polêmica do Livro Didático
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Depois da Copa, o mundo se volta para a Cultura Hispânica
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... E para a Cultura Venezuelana também.
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E para a prova de
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Bullying: o que saber? O que é? Causas? Consequências? Soluções?
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Jean Cocteau
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