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ENEM – desafios  180 Itens e Redação;  Extensão dos itens – ritmo de leitura;  Características do Item;  Marcação do gabarito – cor da prova;  TRI.

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2 ENEM – desafios  180 Itens e Redação;  Extensão dos itens – ritmo de leitura;  Características do Item;  Marcação do gabarito – cor da prova;  TRI – modelo de medida. - “ Quem sabe o mais, sabe o menos.”(Yakawa)

3 I. Dominar linguagens (DL); II. Compreender fenômenos (CF); III. Enfrentar situações-problema (SP); IV. Construir argumentação (CA); V. Elaborar propostas (EP).

4 I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico- geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

5 - Ciências Humanas e suas tecnologias? - Ciências Naturais e suas tecnologias? - Linguagens, Códigos e suas tecnologias? - Matemática e suas tecnologias? Tecnologia: aquilo que se produz a partir de um conhecimento.

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7 Prova de Matemática e Suas Tecnologias; 45 Questões;  15 Questões – Álgebra: Números e Funções  15 Questões – Geometria e Medidas  15 Questões – Análise de Dados  Fato Relevante: Prova 2010 13 Questões – Análise de Gráficos e Tabelas. Mais de 28% da Prova !!!!!!!!!!!

8  Prova 2011: 15 Questões – Análise de Gráficos e Tabelas; Percentual de 33,33% da Prova  Estratégia de Ação 1: Estudar a interpretação de gráficos de funções e tabelas de frequências de dados estatísticos.

9  Acompanhando o crescimento do filho, um casal constatou que, de 0 a 10 anos, a variação da sua altura se dava de forma mais rápida do que dos 10 aos 17 anos, essa variação passava a ser cada vez menor, até se tornar imperceptível. Pala ilustrar essa situação, esse casal fez um gráfico relacionando as alturas do filho nas idades consideradas.  Que gráfico melhor representa a altura do filho desse casal em função da idade?

10 e)

11 d)

12 c)

13 b)

14 a)

15 Ítem a

16  Brasil e França têm relações comerciais há mais de 200 anos. Enquanto a França é a 5ª nação mais rica do planeta o Brasil é a 10ª, e ambas se destacam na economia mundial. No entanto, devido a uma série de restrições, o comércio entre esses dois países ainda não é adequadamente explorado, como mostra a tabela seguinte, referente ao período 2003- 2007.

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18  Os dados da tabela mostram que, no período considerado, os valores médios dos investimentos da França no Brasil foram maiores que os investimentos do Brasil na França em um valor,

19  “os valores médios dos investimentos da França no Brasil foram maiores que os investimentos do Brasil na França em um valor”,  Devemos determinar a média das diferenças dos valores entre os investimentos da França no Brasil e do Brasil na França. Dessa forma,

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22  Analisando a sub-área, Álgebra: Números e Funções;  Prova 2010: 8 Questões – Raciocínio Lógico-dedutivo e Relações entre grandezas. Ou Seja, 17,77%.  Estratégia de Ação 2:  Treinar o raciocínio lógico-dedutivo.

23  Um professor dividiu a lousa da sala de aula em quatro partes iguais. Em seguida, preencheu 75% dela com conceitos e explicações, conforme a figura seguinte:

24  Algum tempo depois, o professor apagou a lousa e, adotando um procedimento semelhante ao anterior, voltou a preenhê-la, mas dessa vez, utilizando 40% do espaço dela. Uma representação possível para essa segunda situação é:

25  Ítem A  Figura subdivida em 4 partes iguais, das quais, apenas uma está escrita.  25% da lousa usada.

26  Ítem B  Lousa Subdividida em 4 partes iguais. Duas partes escritas.  50% da Lousa utilizada

27  Ítem D  Lousa subdividida em 5 partes, das quais, 3 utilizadas.  60% da lousa utilizada

28  Ítem C  Lousa subdividida em 5 partes com 2 utilizadas. Dessa forma, tem-se 40% da área da lousa é utilizada.

29  Análise de dados: 28%  Raciocínio Lógico-Dedutiva: 17,77%  Somados os percentuais respectivos: 45,77% É muita coisa pra grande maioria dos alunos !!!

30  15 Problemas:  5 Baixa Complexidade  5 Média Complexidade  5 Alta Complexidade  Problemas de Baixa Complexidade: Áreas e Perímetros de figuras planas, Congruência de Triângulos e Trigonometria Básica.

31  Ao contemplar 5 problemas de baixa complexidade e 2 problemas de média complexidade, temos um total de 7 Questões. Gerando portanto, um percentual de 15,55% da prova de matemática.  Estratégia de Ação 3:  Sanar as dificuldades básicas em geometria e trigonometria.

32  A rampa de um hospital tem na sua parte mais elevada uma altura de 2,2 metros. Um paciente ao caminhar sobre a rampa percebe que se deslocou 3,2 metros e alcançou uma altura de 0,8 metro. A distância em metros que o paciente ainda deve caminhar para atingir o ponto mais alto da rampa é:

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40  Situações problema;  A lei de formação da função é dada no problema ou é o ítem requisitado no problema.  Prova de 2011 – 7 Problemas  Prova de 2010 – 7 Problemas  15,55% Nas duas últimas edições  Estratégia de Ação 4:  Fortalecer o conceito de função e a lei de formação de uma função.

41  Uma professora realizou uma atividade com seus alunos utilizando canudos de refrigerante para montar figuras, onde cada lado foi representado por um canudo. A quantidade de canudos (C) de cada figura depende da quantidade de quadrados (Q) que formam a cada figura. A estrutura de formação das figuras está montada a seguir.

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43  Que expressão fornece a quantidade de canudos em função da quantidade de quadrados de cada figura ?

44  Observe que para constuir o primeiro quadrado precisamos de 4 canudos.  A partir do segundo quadrado são necessários 3 canudos para formar um quadrado pois, existe um dos canudos que é interseção entre dois quadrados adjacentes. Dessa forma, a quantidade de canudos(C) necessários para formar Q quadrados é igual a 3xQ+1 pois o primeiro quadrado possui 4 canudos.

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47  Estratégia 1: 28% da Prova  Estratégia 2: 17,77% da Prova  Estratégia 3: 15,55% da Prova  Estratégia 4: 15,55% da Prova  ___________________________  TOTAL:. 76,55% da Prova de Matemática e suas tecnologias

48 “Pedras no caminho? Junto todas, um dia vou construir um castelo.” Carlos Drummond de Andrade

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50 Fontes mais citadas nas questões do ENEM Fontes mais citadas nas questões do ENEM : 1. IBGE 2. Ciência Hoje 3. USP (EDUSP, FAPESP, FIPE) 4. Folha de São Paulo 5. Estado de São Paulo 6. Ministério de minas e Energia 7. Época

51 8.Jornal do Brasil 9.Scientific American Brasil 10.Veja 11.Gazeta Mercantil 12.Isto é 13.Ministério do Meio Ambiente 14.Ministério da Saúde 15.Exame

52 Ainda foram citadas: Carta Capital; Superinteressante; Enciclopédia Britânica; Greenpeace; Almanaque Abril; UOL notícias; Ministério da Agricultura; Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil.

53 IBGE http://www.ibge.gov.br http://www.ibge.gov.br

54 CIÊNCIA HOJE http://chc.cienciahoje.uol.com.br http://chc.cienciahoje.uol.com.br Terras pretas e férteis de índios

55 Biocarvão

56 FOLHA DE SÃO PAULO http://www.folha.uol.com.br http://www.folha.uol.com.br

57 EUA têm 3º caso de bactéria; Espanha exige indenização da Alemanha

58 REVISTA ÉPOCA http://revistaepoca.globo.com http://revistaepoca.globo.com Chineses são os mais felizes do mundo?

59 SUPERINTERESSANTE http://revistaepoca.globo.com http://revistaepoca.globo.com A Polêmica do Livro Didático

60 Depois da Copa, o mundo se volta para a Cultura Hispânica

61 ... E para a Cultura Venezuelana também.

62 E para a prova de

63 Bullying: o que saber?  O que é?  Causas?  Consequências?  Soluções?

64 Jean Cocteau


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