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 O que é um plano de ação?  Como selecionar problemas para o plano?  Quais as principais causas geradoras do problema?  Qual a situação futura que.

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1  O que é um plano de ação?  Como selecionar problemas para o plano?  Quais as principais causas geradoras do problema?  Qual a situação futura que se pretende construir em relação ao problema?  O que se deve fazer para modificar as causas que determinam o problema?  Que atores e de que maneira influenciam o desenvolvimento do plano? Como avaliar a viabilidade do seu plano?  Como implementar e acompanhar o plano?  O que é um plano de ação?  Como selecionar problemas para o plano?  Quais as principais causas geradoras do problema?  Qual a situação futura que se pretende construir em relação ao problema?  O que se deve fazer para modificar as causas que determinam o problema?  Que atores e de que maneira influenciam o desenvolvimento do plano? Como avaliar a viabilidade do seu plano?  Como implementar e acompanhar o plano? TÓPICOS / PERGUNTAS PARA ORIENTAR A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO

2  Os problemas de saúde-doença da população ou de um grupo populacional (problemas finais);  Problemas relacionados à organização das práticas de atenção, no caso, o modelo de atenção à saúde;  Problemas gerenciais (problemas intermediários) da organização.  Os problemas de saúde-doença da população ou de um grupo populacional (problemas finais);  Problemas relacionados à organização das práticas de atenção, no caso, o modelo de atenção à saúde;  Problemas gerenciais (problemas intermediários) da organização. SELEÇÃO DE PROBLEMAS NA ÁREA DE SAÚDE: TRÊS NÍVEIS

3  Valor político do problema.  Tempo demandado para o alcance dos resultados.  Recursos exigidos para enfrentamento do problema, em relação aos recursos que o gestor dispõe.  Governabilidade do gestor sobre o problema.  Custo de adiamento de decisões sobre o problema.  Valor político do problema.  Tempo demandado para o alcance dos resultados.  Recursos exigidos para enfrentamento do problema, em relação aos recursos que o gestor dispõe.  Governabilidade do gestor sobre o problema.  Custo de adiamento de decisões sobre o problema. CRITÉRIOS PARA UMA VALORAÇÃO PRÉVIA DE PROBLEMAS E DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES* * Extraídos apenas alguns dos critérios propostos por Carlos Matus. Feitas pequenas adequações para compatibilizar com o tipo de curso

4 CRITÉRIOS x PROBLEMAS Alto coeficiente de mortalidade infantil Baixa cobertura pré-natal Grande número de pessoas hipertensas Baixa cobertura vacinal na rotina Ausência de referência e contra-referência Lentidão dos processos administrativos Oferta precária de apoio laboratorial CRITÉRIOS x PROBLEMAS Alto coeficiente de mortalidade infantil Baixa cobertura pré-natal Grande número de pessoas hipertensas Baixa cobertura vacinal na rotina Ausência de referência e contra-referência Lentidão dos processos administrativos Oferta precária de apoio laboratorial EXEMPLO DA APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS AOS PROBLEMAS VALOR POL. TEMP. RES. REC. GOV. CUSTO ADIAM. PRIOR. Alto Dentro temp.hum. Pol.; eco. conh.org. Méd. Imed. alto

5 Precárias condições de vida Saneamento básico inadequado Alto nível desnutrição materna Baixa cobertura pré-natal Baixa qualificação profissional Insuficiência de equipamentos e insumos Pouca informação da população sobre os cuidados de saúde Alto nível de desnutrição infantil Insuficiente oferta de ações para a criança no 1º ano de vida Baixo peso ao nascer Prematuridade elevada Precária assistência ao parto e puerpério Desmame precoce Elevado número de casos de diarréia Incidência elevada de IRA NC1 NC2 NC3 NC4 NC5 NOME DO PROBLEMA: ALTA MORTALIDADE INFANTIL ATOR QUE EXPLICA: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE NOME DO PROBLEMA: ALTA MORTALIDADE INFANTIL ATOR QUE EXPLICA: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE SITUAÇÃO FUTURA: REDUÇÃO DO COEFICIENTE DE MORTALIDADE INFANTIL PARA 40/1.000 NV DESCRITORES 80/1.000 NV DESCRITORES 80/1.000 NV CAUSAS

6 O QUE SE DEVE FAZER PARA MODIFICAR AS CAUSAS QUE DETERMINAM O PROBLEMA ? OPERAÇÕES OP1 - Estimular o aleitamento materno. OP2 - Acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das crianças < 1 ano. OP3 - Atualizar 100% da vacinação das crianças < 1 ano. OP4 - Desenvolver ações para o controle das doenças diarréicas. OP5 - Desenvolver ações para infecções respiratórias agudas. OP1 - Estimular o aleitamento materno. OP2 - Acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das crianças < 1 ano. OP3 - Atualizar 100% da vacinação das crianças < 1 ano. OP4 - Desenvolver ações para o controle das doenças diarréicas. OP5 - Desenvolver ações para infecções respiratórias agudas. 1º IMPLANTAR / IMPLEMENTAR PROGRAMA DE ATENÇÃO À CRIANÇA, NO 1º ANO DE VIDA PROJETO DE AÇÃO

7 O QUE SE DEVE FAZER PARA MODIFICAR AS CAUSAS QUE DETERMINAM O PROBLEMA ? OP3 ATUALIZAR 100% DA VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS < 1 ANO. OP3 ATUALIZAR 100% DA VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS < 1 ANO. A1 - Treinar e capacitar as auxiliares de enfermagem em vacinação. A2 - Treinar os Agentes Comunitários de Saúde - ACS. A3 - Implantar a sala de vacina em todas as unidades. A4 - Implantar BCG nas maternidades. A5 - Confeccionar Cartão da Criança masculino e feminino. A6 - Fazer varredura de 100% das crianças menores de 1 ano A1 - Treinar e capacitar as auxiliares de enfermagem em vacinação. A2 - Treinar os Agentes Comunitários de Saúde - ACS. A3 - Implantar a sala de vacina em todas as unidades. A4 - Implantar BCG nas maternidades. A5 - Confeccionar Cartão da Criança masculino e feminino. A6 - Fazer varredura de 100% das crianças menores de 1 ano AÇÕES

8 CONHECIMENTOS  Analisar cartão de vacinas  Orientações na aplicação  Técnica de vacinação ORGANIZATIVOS  Sala de vacinas (geladeira, term., isopor)  Transporte ECONÔMICOS  Insumos  Material permanente  Impressos CONHECIMENTOS  Analisar cartão de vacinas  Orientações na aplicação  Técnica de vacinação ORGANIZATIVOS  Sala de vacinas (geladeira, term., isopor)  Transporte ECONÔMICOS  Insumos  Material permanente  Impressos MATRIZ PARA DEFINIÇÃO DE RECURSOS, PRODUTOS E RESULTADOS, POR OPERAÇÃO RECURSOS PRODUTOS RESULTADOS  Ter 100% das crianças vacinadas.  Ausência de doenças imunopreveníveis em crianças < 1 ano.  Ausência, em 100% das crianças < 1 ano, de óbitos por formas graves de Tb.  Ausência de doenças imunopreveníveis em crianças < 1 ano.  Ausência, em 100% das crianças < 1 ano, de óbitos por formas graves de Tb. Analisar também qual desses recursos é crítico

9 Que atores e de que maneira influenciam o desenvolvimento do plano? Que operações do plano são viáveis hoje? Como avaliar a viabilidade do seu plano? Posso construir viabilidade às operações durante meu período de governo?

10 PREFEITO SMS ACS CMS AUX. ENFERMAGEM PREFEITO SMS ACS CMS AUX. ENFERMAGEM MATRIZ DE MOTIVAÇÃO DOS ATORES FRENTE ÀS OPERAÇÕES OPERAÇÕES x ATORES OP1 OP2 OP3 A + A 0 A + A 0 INTERESSE:  apoio  rejeição  indiferença  indiferença tática INTERESSE:  apoio  rejeição  indiferença  indiferença tática VALOR: (A)alto (M)médio (B)baixo (F*)fora de foco da atenção do ator VALOR: (A)alto (M)médio (B)baixo (F*)fora de foco da atenção do ator OBSERVAÇÃO: Analisar, a partir de atores não consensuais, que tipo de influência / controle exercem sobre os recursos críticos, para desenvolver um estudo estratégico, caso necessário: definição de ações estratégicas OBSERVAÇÃO: Analisar, a partir de atores não consensuais, que tipo de influência / controle exercem sobre os recursos críticos, para desenvolver um estudo estratégico, caso necessário: definição de ações estratégicas


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