A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo do Eu Profa. Rosangela Cardoso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo do Eu Profa. Rosangela Cardoso"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo do Eu Profa. Rosangela Cardoso
Psicodrama Núcleo do Eu Profa. Rosangela Cardoso

2 Núcleo do Eu ORIGEM : ROJAS BERMUDEZ (Teoria de papéis) de Moreno

3 Desenvolvimento Ao nascer a criança ainda não tem desenvolvido totalmente o SNC (sistema nervoso central); Predominando então o sistema nervoso interoceptivo e exteroceptivo; Durante os 2 primeiros anos, predomina o sistema nervoso interoceptivo, que são as sensações vicerais,fisiológicos e psicológico, estão vinculados, tendo identidades diferentes, sempre vai existir uma ligação que é psicossomático.

4 Cont. Desenvolvimento Recém nascido vive as sensações cinestésicas de existir = psiquismo caótico e indiferenciado. É neste PCI que as vivências vão sendo registradas através das atividades somáticas da alimentação, defecação e micção. O maior contato com o mundo é através da alimentação, sendo que a defecação e a micção ainda estão reflexas.

5 Ingeridor Binômio: Satisfação/ insatisfação;
Antes da mamada o recém nascido vive a inquietude e insatisfação e após, a quietude e satisfação; A repetição das mamadas ficam registradas através da incorporação de conteúdos externos para o meio interno Alimento e clima afetivo(díade, mãe/filho),dando início a organização do PCI =Papel Psicossomático de Ingeridor.

6 Cont. Ingeridor Clima afetivo + papel psicossomático de ingeridor = modelo psicológico do ingeridor, responsável pelas vivências de satisfação/insatisfação em relação a incorporação dos conteúdos externos para o meio interno. Clima afetivo hostil associado as repetições das mamadas vai incorporando, satisfação parcial = marca mnemica porosa, impedindo uma boa estruturação do papel e do modelo de ingeridor, ficando zonas PCI. Aos 3 meses = primeiro organizador de SPITZ (Gestalt –Sinal), formação do modelo de ingeridor, integrando cinestesicamente (percepção difusa do corpo), o trajeto: boca, esôfago e estomago.

7 Defecador Com o amadurecimento do SNC , o foco cinestésico é intestino e ânus, a defecação sai da forma reflexa para uma fisiologia mais organizada. São 4 as vivências desta fase: 01) Vivência cenestésica de surgimento: as alças intestinais absorvem mais água e as fezes passam de semi-líquidas para pastosa e após sólida. CRIAÇÃO. 02) Vivência cenestésica de oposição: pressão a parede das alças sobre o bolo fecal, empurrando para o ânus = movimento peristáltico. ELABORAÇÃO.

8 03) Vivência cenestésica de descarga motora: mobilização muscular para a eliminação das fezes. EXPRESSÃO. 04) Vivência cenestésica de perda: depositação do bolo fecal no externo, ligada ao alívio e ao vazio da ampola retal, delimita um novo limite, o fora anal com o fora oral do ingeridor, delimita a meio interno visceral da criança. COMUNICAÇÃO.

9 Correspondentes psicológicos das vivências cinestésicas da defecação
CRIAÇÃO: É o surgimento de pensamentos, idéias, sensações, emoções, percepções na estrutura psíquica- conteúdos internos na esfera consciente. ELABORAÇÃO: Após a criação promover oposição de idéias, sensações etc. – reformula a primeira idéia: processo de elaboração. EXPRESSÃO: Transpor para o meio externo os conteúdos internos criados e elaborados, colorido emocional (analógico) da mensagem. COMUNICAÇÃO: É o resultado da produção e expressão de conteúdos internos para o meio externo.

10 Repetição do mecanismo fisiológico da defecação vai organizando o PCI = papel psicossomático de defecador + o clima = modelo de defecador, clima da matriz de identidade. Clima desfavorável + vivências cinestésicas organiza o PCI de forma incompleta resultando porosidade no modelo de defecador. Dos 3 aos 8 meses, segundo organizador de SPITZ, angústia do 8º mês

11 Fenômeno da dentição: entre 9 meses e 1 ano , o foco cinestésico volta para a boca, ligação entre o seu interior e o ambiente externo, leva tudo à boca,com intimidade, posse de identificação, mas, não são incorporados para o interior, pois,são do ambiente externo.Perda da onipotência infantil, percebe sua dependência do mundo. O não desenvolvimento desta fase resulta da soberba (“ Eu me basto!!!”). A atenção para fora, descobre um mundo novo, fica curiosa, experimenta tudo.

12 Urinador Com o SNC mais maduro, o foco cinestésico está no aparelho urinário, bexiga mais cheia e a sensação global de tensão lenta e progressiva, seguida por uma descarga motora rápida e prazerosa. A criança nesta fase está com sua atenção para fora, movimenta-se, mexe em tudo, o processo da fala já iniciou. A bexiga vai enchendo e ela precisa tirar sua atenção de fora e voltar-se para si, para desencadear o reflexo de micção. CORRESPONDENTES PSICOLÓGICOS:-

13 TENSÃO LENTA E PROGRESSIVA:-mecanismo do pensamento, ativação mental = processos de fantasias, devaneios e planejamento. CONTROLE DO ESFÍNCTER: ligados ao controle da vontade. DECISÃO E DESCARGA MOTORA:- decidir o momento que deve acontecer, deve estar centrada em si, feita a decisão, inicia a micção, pratica a ação planejada. DESCARGA MOTORA E PRAZEROSA: prazer corporal, descarga das tensões internas, execução das ações no ambiente externo que contribuem para satisfazer desejos internos.

14 As marcas mnêmicas do urinador são as vivências de planejamento, controle, decisão e execução de ações no ambiente externo que gratifiquem desejos internos. As marcas mnêmicas vão organizar o PCI = papel psicossomáticos de urinador + clima afetivo= modelos de urinador. Com o papel de urinador são fixados 2 tipos de vicências não cenestésicas: clima + matriz de identidade + o social, clima resultante da interação da criança e seu meio.

15 APRENDIZADO: Aprende a língua materna e seus significados, tradições, comportamentos, gestos que vão fazer parte da estrutura de personalidade. O modelo de urinador recebe ainda influência do tamanho da uretra que no homem é maior que na mulher, à nível cinestésico a vivência de penetração no meio ambiente é maior e mais duradoura no homem do que na mulher.

16 A penetração no meio ambiente é diferente.
HOMEM : O jato urinário é acompanhado pela visão, ele dirige, age sobre os objetos à distância aliado ao poder de penetração no ambiente, favorecem o comportamento do tipo conquista. MULHER: O jato urinário age sobre os objetos próximos, entra em contato íntimo com a urina, ação de intimidade e intuição, favorecem os comportamentos de sedução.

17 Estas vivências produzem diferenças no comportamento e na forma estrutural de pensamento entre homem e a mulher Aos três anos e meio estruturação básica da personalidade, estrutura egóica, o núcleo do eu está formado com os modelos de ingeridor, defecador e urinador, áreas corpo, ambiente e mente. O PCI foi desenvolvido e passando a ser POD, como as marcas mnêmicas alteradas,resultam na má formação do PCI, as dificuldades estruturais produzem zonas do PCI convivendo com POD.

18 Fim!!!


Carregar ppt "Núcleo do Eu Profa. Rosangela Cardoso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google