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Segmentação e Posicionamento no Mercado de Agências de Turismo Profa. Dra. Debora C. Braga 2014.

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1 Segmentação e Posicionamento no Mercado de Agências de Turismo Profa. Dra. Debora C. Braga 2014

2 Agências de Turismo Agências de Viagens Papel de intermediação Não possui produtos próprios Presta serviço Operadoras de Turismo Função produtora Planeja, organiza e opera produtos próprios Mercado baseado na Reintermediação

3 Principais Segmentos Lazer Público diversificado Lojas de fácil acesso Fornecedores parceiros Roteiros padronizados ABAV, BRAZTOA, BITO - associações reguladoras Negócios Público corporativo Postos de atendimento Acordos internacionais Atendimento personalizado LAGEV e ABRACORP - como ó rgãos mediadores

4 Produtos de Agência de Turismo Convencional de Lazer Pacotes turísticos – Combinação de diversos serviços turísticos, de forma a organizar uma viagem para um grupo de pessoas, visando a diminuição de custos e consequentemente, oferecendo um preço final menor que a soma dos valores dos serviços individualizados. A elaboração do pacote turístico constitui-se no principal serviço das operadoras turísticas. Forfait ou FIT (Foreing Independent Tours) – Roteiro organizado individualmente, de acordo com as necessidades do passageiro, tendo duração, destinos e serviços conforme solicitação do passageiro. Principal serviço das agências.

5 Segmentação de Agência de Turismo Convencional de Lazer Segmentação do público/demanda Jovens desacompanhados LGBT 3a idade Solteiros Casais / Lua de mel Luxo Etc. Segmentação dos serviços/oferta Aventura Ecoturismo Golfe Pesca Cruzeiros Intercâmbio cultural Parques temáticos Etc.

6 Competitividade e Posicionamento de Mercado Qualidade; Baixo Custo; Customização; Fidelização; Terceirização.

7 Há 3 tipos de empresas: As que levam seus clientes onde eles não querem ir; As que ouvem seus clientes e respondem às suas necessidades; As que levam seus clientes aonde eles ainda não sabem que desejam ir. Gary Hamel apud Candioto 2012, p. 37.

8 Forma de Divulgação Fam Tour (Familiarization tour) – Viagens para agentes de viagens conhecerem o produto Press Trip – Viagens para jornalistas e profissionais de mídia para promoverem reportagens sobre o destino e o produto.

9 Distribuição por Classe Econômica no Brasil (ABEP – CCEB 2012/08) ClasseRenda Familiar2012 Pop.Br.2012 Pop. Br.2008 A1R$ 12.926 0,5% 0,9% A2R$ 8.418 3,6% 4,1% B1R$ 4.418 9,6% 8,9% B2R$ 2.565 20,8% 15,7% C1R$ 1.541 26,3% 20,7% C2R$ 1.024 23,2% 21,8% D1R$ 714 15,2% 25,4% E1R$ 477 0,8% 2,6%

10 DATAPOPULAR Divisão da população brasileira em classes ClasseTotal Pop. 2010 Total Pop. 2014 A 6% 6% B 8%11,6% C37%58,4% D38,2%20,3% E10,8% 3,7% Dados apresentados no Fórum Panrotas 2011

11 Pesquisa DATAPOPULAR 2010 5 milhões de Brasileiros voaram pela 1ª vez entre 2010 e 2011  Viajantes aéreos superam os rodoviários. Classe C tem renda entre 3 e 6 S.M. Aumento do gasto de turismo por classe entre 2002 e 2010 AB – 41% C – 242% DE – 85%

12 DATAPOPULAR 2010 Consumo de Cruzeiros por classe AB – 44% C – 43% DE – 13% Consumo de Hotel por classe AB – 51% C – 35% DE – 14%

13 Adaptações para um Mercado Globalizado Fusão: União de competências; Experiências compartilhadas; Mercados diferenciados. Redes de agências: Horizontais ( pequenas e médias E); Verticais (globais e de grande porte); Cadeias de distribuição de operadoras.

14 Adaptações para um Mercado Globalizado Agências Virtuais: Vendas de turismo pela internet; Portais com tecnologias baseadas nos GDS; Rapidez e eficiência no processo de informação; Depende da ética profissional para dar credibilidade ao serviço.

15 Estratégias para as Agências Agentes capacitados se aperfeiçoando Solução ágil dos problemas e atendimento das expectativas Cultivar o “freguês”/cliente Investir em: capacitação de RH, Tecnologia, conhecimento, Planejamento.

16 Estratégias para as Agências Valorizar produtos que não podem ser comercializados por grandes empresas Produtos únicos - exclusividade Atendimento diferenciado Estar plugado, conectado em tudo que acontece no setor

17 Vídeos Amadeus http://www.youtube.com/watch?v=apOBRqmy6_ 0 - Segmentação http://www.youtube.com/watch?v=apOBRqmy6_ 0 http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature= endscreen&v=5qH8P9G-mP4 – Lucratividade http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature= endscreen&v=5qH8P9G-mP4

18 Mudanças com a internet - curto prazo Web sites de operadoras terão informação sobre produtos e conteúdos mesclados. Sites especializados venderão tudo, difícil identificar produto original.  Jornais eletrônicos não aguentarão concorrência com conteúdos das operadoras.  Clientes voltarão a procurar agências porque sites não informam nada de novo.  Web sites oficiais dos destinos com venda de produtos locais. Necessário contato com o cliente e retorno imediato.  Necessidade de mão de obra especializada para dinamização dos sites. 

19 Mudanças com a internet - longo prazo Alteração tecnológicas exigirão grandes investimentos.  Os hardwares não aceitarão novas ferramentas.  Falta de investimento gera perda de competitividade e de clientes. Viajar significará experiência exigindo criatividade e mão de obra especializada. Receptivos e operadores locais descobrirão novos atrativos. Só grandes sites sobreviverão.  Cias. Aéreas terão maior fonte de receita nos extras.

20 Consumidor atual Deseja consumir mais e mais rápido, Preza pela personalização, Consumir experiência (expectativas diferentes).

21 Consumidor de Turismo Imediatista – programa-se cada vez mais rápido; Inclusivista – admite novas possibilidades para seu lazer; Possui mais informações – mais exigente; Requer satisfação personalizada – quer ser reconhecido por suas diferenças e peculiaridades; Utiliza novas maneiras de consumo – shopping, crédito de viagens, lista de lua de mel;

22 Consumidor de Turismo Fragmenta suas viagens – profissional liberal; Consciente sobre preservação ambiental – ecoturismo cresceu na última década; Poder de decisão da mulher – conciliar disponibilidade para viajar; Influencia da criança e adolescente na decisão de consumo – marcas voltadas para esse público; Aumento do público de 3ª idade – produtos específicos.

23 Hábitos do consumidor turístico brasileiro (Pesquisa do MTur 2009) Hospedagem 67,3% hotéis e pousadas 22,7% Casas de parentes e amigos 10% outros (casa de temporada, camping, etc.) Meio de Transporte 41,8% automóvel 33,5% avião 23,8% ônibus ou van 0,9% outros

24 Hábitos do consumidor turístico brasileiro (Pesquisa do MTur 2009) Modo que viajou 79,5% por conta própria 20,5% por pacote turístico Negociaram a última viagem 47,7% diretamente por telefone 20,6% agência pessoalmente 20,5% diretamente pela internet 6,9% diretamente pessoalmente 3,9% agência por telefone 0,5% outros

25 Ações do Ministério de Turismo 2010-2014 Incentivo à formatação de novos produtos; Foco na segmentação e novos nichos de mercado; Estímulo à produção de pacotes que utilizam aviação regional e transporte rodoviário; Abaixar tarifas de hotéis no Brasil – desoneração tributária

26 Tendências para o mercado de luxo Retorno de valores tradicionais e tempo com a família; Status pelo conhecimento e não por ostentação; Valor e não preço (apelo racional e emocional); Buscam o apelo dos sentidos; Grande número de nichos e micronichos; Consumidor consciente buscam ajudar comunidades e beneficiar o planeta; Busca produtos únicos, individualizados e criativos.


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