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SISTEMA FUNCIONAL COMPLEXO

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Apresentação em tema: "SISTEMA FUNCIONAL COMPLEXO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA FUNCIONAL COMPLEXO
construção histórica e coletiva de uma teoria Ivan P. PAVLOV Pioter K. ANOKHIN Alexander R. LURIA Lev S. VIGOTSKI

2 Ivan Petrovich Pavlov 1849-1936
A descoberta de I. Pavlov do Reflexo Condicionado foi, essencialmente, a descoberta do Reflexo Antecipado da Realidade do mundo externo, num substrato altamente especializado, o Sistema Nervoso” (Burza, 1986, p. 72). Ivan Petrovich Pavlov

3 Desdobramentos e implicações
Na Medicina Na Educação Na Psicologia ......

4 SENSIBILIZAÇÃO HABITUAÇÃO CONDICIONAMENTO MEMÓRIA Eric Kandel Seriam as sinapses repetidas ou intensificadas aquelas que mais contribuiriam para o estabelecimento de circuitos que corresponderiam às estruturas neurais da memória implícita e explicita e do aprendizado.

5 Neurônios espelho GIÁCOMO RIZZOLATTI

6 PIOTR KUZMICH ANOKHIN (1898-1974)
- Biólogo e fisiologista russo Discípulo de Pavlov Diretor de Cátedra de Fisiologia do 1º Instituto de Medicina de Moscou - Honorary Doctor of Leipzig and Budapest Universities - Trabalhou na Guerra com Luria PIOTR KUZMICH ANOKHIN ( )

7 V. V. Parin P. Anokhin H. Gantt J. Burza

8 Coeficiente respiratório CO2 / O2
sistemaS funcionaiS Princípio universal de auto-regulação Cibernética: integração de diferentes níveis de informações fisiológicas - (de)codificação, retro-ação, feedback. Equilíbrio de pH Metabolismo celular Coeficiente respiratório CO2 / O2 Termoregulação

9 Respiração, Sede, Fome, Defesa, Sexo
Sistemogênese O desenvolvimento das funções se manifesta muito tempo antes do nascimento, tendo como fundamento o amadurecimento seletivo especialmente daquelas estruturas que são indispensáveis para a existência destas funções (Burza-Anokin) Respiração, Sede, Fome, Defesa, Sexo

10 O funcionamento normal de qualquer sistema complexo depende da atividade integral de um determinado sistema de centros, sistema composto não apenas por centros diretamente conectados a algum aspecto do sistema psicológico em questão. (Vigotski, texto de 1934)

11 Convergência aferente
Todos os componentes da síntese aferente convergem para um só e mesmo neurônio. A convergência de excitações de diferentes modalidades biológicas e sensoriais, num só e mesmo neurônios, é um dos fenômenos mais importantes da atividade integrativa do neurônio e da fisiologia cerebral. (Burza, Anokhin)

12 Aparato Aceptor do Resultado da Ação
A particularidade deste aparato está em que ele se organiza no Sistema Nervoso Central, tão logo da tomada de decisão para a ação e, após determinado tempo, dá-se a avaliação e a correção dos resultados da ação, correspondentes à motivação excitativa inicial. Na verdade, no ato da conduta, este aparato, na base dos processos nervosos, programa todos os parâmetros de excitante externo. (Burza - Anokhin).

13 Nos sistemas funcionais, que servem á atividade social do homem, este aparato pode funcionar durante longos anos, determinando sua vida social. Isto observa-se, por ex., quando o homem coloca diante de si o objetivo de conseguir determinada profissão, de escrever um livro, de fazer uma viagem, ou de encontrar determinado tipo de mulher amada e idealizada... (Burza)

14 Todo o cérebro participa da função do aparato de espera
Todo o cérebro participa da função do aparato de espera. Qualquer patologia não é localizada; é preciso verificar qual o ponto do Sistema Funcional que está alterado. Uma função específica nunca está ligada [só] à atividade de um determinado centro e é sempre produto da atividade integrada de diversos centros... Anokhin Vigotski

15 isto é que é importante, pois
O reflexo termina na ação, mas isto não é suficiente. É necessário o resultado, isto é que é importante, pois o resultado modifica toda a conduta. A formação do ato de conduta, em condições difíceis, foi a alavanca que moveu a evolução do cérebro do homem. Compensação Patologias e estresse emocional Psicotrópicos Dor Sono “De Descartes à Pavlov: 300 anos de história do reflexo” P. Anokhin

16 Foi demonstrado que os lobos frontais jogam com um papel decisivo nos processos da síntese aferente e distribuição no tempo das informações situacionais e detonadoras, e na distinção dos parâmetros aferentes do resultado real com o modelo formado no Aceptor do Resultado da Ação Anokhin

17 Vigotski acreditava que “a localização das funções nervosas superiores só poderia ser entendida cronogenicamente, como resultado do desenvolvimento mental”. Que as relações características das diferentes partes do cérebro, que constituem funções mentais superiores, “são formadas durante o processo de desenvolvimento”. (Luria, 2002)

18 Psicologia geral e experimental - 1925
Apenas muito recentemente, graças às investigações de Pavlov e Békhterev, surgiu a doutrina dos reflexos condicionados... Lei fundamental do comportamento: as reações adquiridas (reflexos condicionados) surgem sobre a base das hereditárias (não-condicionadas)... Também o comportamento dos animais e do homem é integrado por reações hereditárias e adquiridas através da experiência individual. (Vigotski, 2004, p. 46-7) REFLEXO CONDICIONADO DARWIN MARX

19 A consciência como problema da psicologia do comportamento - 1925
REFLEXOS CONDICIONADOS – ADQUIRIDOS – EXPERIÊNCIA (Pavlov) + REFLEXOS NÃO CONDICIONADOS – HERDADOS – BIOLÓGICOS (Darwin) Mas ... Refl. Não C. + Refl. Cond. Experiência particular Experiência histórica Experiência social Experiência duplicada X ÷ – ANIMAIS X X HOMEM X X

20 Consciência ... É a vivência das vivências. p. 71
É sempre um eco, um aparelho de resposta. p. 72 É a refração múltipla dos reflexos. p. 73 A experiência (existência) determina a consciência. p. 80 Deve ser considerada como um caso particular da experiência social. Por isso é fácil designá-la com o mesmo índice da experiência duplicada. p. 84

21 O que acontece com o conhecimento quando se estuda a gênese,
Como se pode compreender o mecanismo da atenção voluntária, da memória ativa, do ato voluntário? O que acontece com o conhecimento quando se estuda a gênese, a natureza, a essência dos fenômenos?

22 (origem sócio-cultural) indireta, mediada
Funções Psicológicas Elementares E R (origem biológica) direta, não-mediada Funções Psicológicas Superiores E R S (origem sócio-cultural) indireta, mediada

23 Origem social do desenvolvimento
INTER INTRA Lei geral do desenvolvimento cultural

24 As idéias de Vigotski mudaram radicalmente a nossa visão da natureza e da estrutura dos processos mentais. “Funções mentais” fixas e imutáveis foram transformadas em complexos e móveis sistemas funcionais que mudam durante o desenvolvimento; a psicologia emergiu a partir dos seus limites restritivos (do naturalismo) e tornou-se a ciência da formação social dos fenômenos naturais. Luria, 2002.

25 A função específica de cada sistema consiste em proporcionar uma forma totalmente nova e produtiva de atividade consciente... O principal aspecto da função específica de cada centro superior é o novo modus operandi da consciência Os melhores pesquisadores [da psicologia estruturalista] limitaram-se até agora a aplicar os conceitos funcionais sistêmicos , tanto à atividade dos centros superiores quanto à dos inferiores mas sem distinguir neles nenhuma organização hierárquica . (Vigotski,1934) É possível observar um quadro sintomático análogo na criança e no adulto quando a localização das lesões é distinta e, pelo contrário, lesões com a mesma localização na criança e no adulto podem dar lugar a quadros sintomáticos completamente diferentes . (localização cronogênica das funções) Na localização dos transtornos (afasias, agnosias, apraxias), desempenham um importante papel as alterações das conexões extracerebrais na atividade do sistema de centros que assegura o funcionamento correto das formas superiores da linguagem, do conhecimento e da atuação.

26 associação INTENÇÃO MOVIMENTO sensação percepção COORDENAÇÃO sensação

27 Proposta Substituir a análise que decompõe o complexo conjunto psicológico em elementos pela análise das unidades . Substituir a análise da estrutura e do funcionamento pela análise inter-funcional ou sistêmica. Vigotski, 1934

28 A investigação de Vigotski no início dos anos 1920, sobre o desenvolvimento das funções mentais superiores, as mudanças que ocorrem nelas sob condições anormais e sua dissolução na presença de lesões cerebrais, estabeleceu os fundamentos para uma nova área da ciência, a neuropsicologia, que apenas recentemente tem se estabelecido por si mesma. Seu último trabalho, publicado postumamente, “Psicologia e a localização das funções mentais” (notas para uma conferencia que ele estava destinado a nunca ministrar), foi o primeiro e o mais completo programa para investigação da organização funcional do cérebro humano, o órgão da consciência humana. Esta foi uma das maiores contribuições para a ciência deste notório investigador. Lev S. Vigotski. Luria, 2002

29 Alexander Romanovich Luria 1902-1977
Médico, Pedagogo, Psicólogo russo Professor em diversos institutos Guerra (lesionados) Asia (“primitivos”) Freud (psicanálise) Gêmeos (gens e cultura) Alexander Romanovich Luria

30 Arte neurologia Linguagem História Antropologia
Cultura Arte Epistemologia neurologia Linguagem História Antropologia Desenvolvimento

31 Luria foi o ponto de convergência entre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a perspectiva dos sistemas funcionais orgânicos de Anokhin.

32 Processos mentais complexos podem ser localizados em uma única área focal do cérebro e, por outro, tais atividades envolvem o cérebro inteiro de maneira indiferenciada. UNITARISMO LOCALIZACIONISMO

33 O Sistema de Unidades Funcionais implica na compreensão dos processos mentais superiores, como sendo um sistema complexo cujo resultado de funcionamento depende de grupos de áreas que atuam em conjunto.

34 O encéfalo é organizado em três unidades baseado na sua especificidade estrutural-funcional. Cada unidade participa de toda e qualquer atividade mental desempenhando sua contribuição particular e operando como em um concerto.

35 Três Unidades Funcionais
1ª Unidade: CÉREBRO DESPERTO Formação Reticular 2ª Unidade: CÉREBRO INFORMADO Córtex Sensitivo 3ª Unidade: CÉREBRO HUMANIZADO Córtex frontal

36 Primeira Unidade Funcional
CÉREBRO DESPERTO Localização: Tronco cerebral: formação reticular Hipotálamo: excitação Tálamo: atenção seletiva Sistema límbico: estados afetivos Córtex: atenção voluntária e consciência

37 Segunda Unidade Funcional
CÉREBRO INFORMADO Recebe, analisa e armazena informações; Localização: Córtex sensitivo: Lobos occipital-parietal-temporal; É dividida em três áreas: Primária: recebe e/ou envia impulsos da periferia; Secundária: processa informações, imagens; Terciária: integra as informações.

38 Terceira Unidade Funcional
CÉREBRO HUMANIZADO programar, regular e executar atividades; Localização: Lobo frontal Terciária: planeja informações para a execução das ações. Secundária: prepara programas para ação; Primária: transmite impulsos para o mecanismo neuromuscular.


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