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PublicouLorena Teves Esteves Alterado mais de 8 anos atrás
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Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi Giatti, Lígia Kaori Matsumoto Marcia Maria Saralegui Lhamas Maria Clara Kiyo Ogushi Mariana Maia Munhoz Rodrigo Otávio Gomes Nicz Tássia Reis Theodoro
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Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais: *Este espaço é reservado para colocar cada tópico que será falado no seminário, estou aguardando para colocar os próximos Aspectos históricos Psicólogo hospitalar x psicólogo em hospitais Ensino e pesquisa
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Aspectos históricos Medicina e psicologia Século XVIII – visão dualista Psicologia identificada com doença/debilidade mental Primeiros contatos entre medicina e psicologia – Psicólogos clínicos e psiquiatras Funções diagnósticas
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Aspectos históricos Século XX: Século XX: Ampliação dos contatos. Psicologia passa a ser desenvolvida dentro dos hospitais Inserção: Inserção: Hospitais psiquiátricos (fins do séc. XVIII em diante) Hospitais gerais (avanço da psicologia após a segunda guerra mundial) Primeira referência de uma equipe multiprofissional: Hospital psiquiátrico Mc Lean - Waverly, Massachussets, EUA August Hoch – psicólogo e patologista Primeiro psicólogo clínico em hospital público: Willian O. Krohn (Eastem, Illinois, EUA) de 1897 a 1899
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Aspectos históricos Psicologia no Brasil: Psicologia no Brasil: Regulamentação em 1962 Primeiras atuações – Clínica, escola, industrial e magistério Ampliações das áreas de atuação devido às pressões do mercado Década de 50 – Início do desenvolvimento de experiências de psicólogas em hospitais Década de 50 – Início do desenvolvimento de experiências de psicólogas em hospitais Porto Alegre e Rio de Janeiro (hospitais psiquiátricos) São Paulo (hospital geral, clínicas de pediatria e reabilitação)
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Aspectos históricos Condições sócio-históricas Condições sócio-históricas Contexto das práticas políticas e públicas de saúde – final dos anos 70 e década de 80; Crise econômica e social na década de 80, diminuição da procura por clínicas particulares; Movimentos da categoria para a redefinição da função da psicologia na sociedade; Difusão da psicologia e desmistificação da profissão.
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Aspectos históricos Mudanças institucionais Mudanças institucionais Evolução do reconhecimento dos aspectos psíquicos atrelados à doença orgânica. Exigência de humanização – Cuidados que atendam às circunstâncias e necessidades individuais: Cuidados ao doente: Processo de humanização com pacientes. Condições de trabalho: processo de humanização com funcionários.
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Psicólogo Hospitalar x Psicólogo em Hospitais
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Psicólogo em Hospitais Psicólogo especializado em Psicologia Organizacional: Psicólogo especializado em Psicologia Organizacional: Recrutamento; Seleção; Treinamento; Reciclagem; Desenvolvimento de Pessoal; Avaliação de Desempenho.
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Psicólogo em Hospitais Psicólogo Institucional Psicólogo Institucional Trabalho conjunto com a administração do hospital; Atende situações que comprometem a execução das tarefas. Exemplo: Exemplo: Intervenção psicológica que promovesse um melhor clima para o desenvolvimento do trabalho e pudesse “tratar os conflitos interpessoais ali presentes”.
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Psicólogo em Hospitais Pode atuar indiretamente com o paciente, através de: Pode atuar indiretamente com o paciente, através de: Atuação por Interconsulta; Atuação como Consultor de Ligação; Atuação em Grupos Balint.
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Psicólogo Hospitalar Pode atuar em três áreas: Pode atuar em três áreas: Assistência; Ensino; Pesquisa.
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Ensino e pesquisa
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Ensino Objetivo: Objetivo: formação, capacitação, aperfeiçoamento de profissionais; Atividades: Atividades: docência, orientação, supervisão, treinamento.
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Ensino Através de: Através de: Estágios; Cursos de extensão; Cursos lato sensu (ex.: especialização, aprimoramento); Cursos stricto sensu (mestrado, doutorado); Palestras e congressos.
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Pesquisa Relevância: Relevância: Sistematização do trabalho científico; Apresentação para a comunidade científica e instituição.
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Pesquisa Objetivos: Objetivos: Documentar os fenômenos institucionais; Identificar as necessidades da instituição e da população; Desenvolver formas de atuação e novas formas de intervenção; Produzir conhecimentos teóricos e práticos.
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