A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação."— Transcrição da apresentação:

1 2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação

2 DICAS PARA A PROVA DO ENEM Na data da prova: Os portões de acesso abrem as 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que chegue com antecedência (horário de Brasília).

3 ENEM Como são as provas O ENEM é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada uma e uma redação.

4 Confira os dias da prova: 3 de novembro de 2012 (1º dia) Ciências Humanas e suas tecnologias e; Ciências da Natureza e suas tecnologias. Tempo para a prova: 4h30 Aproximadamente 3 minutos por questão.

5 4 de novembro de 2012 (2º dia): Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Redação e; Matemática e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 5h30

6 E.E.M. Mons. Catão

7 Sensação ao Estudar Matemática

8 Termo: Matemática e Suas Tecnologias O novo PCNEM estabeleceu três grandes competências para a área de Matemática e Suas Tecnologias:  Representação e Comunicação;  Investigação e Compreensão;  Contextualização das Ciências no âmbito Sociocultural.

9 Representação e Comunicação Envolvem a leitura, a interpretação e a produção de textos nas diversas linguagens e formas textuais características dessa área do conhecimento;

10 Investigação e Compreensão Competência marcada pela capacidade de enfrentamento e resolução de situações- problema, utilização dos conceitos e procedimentos peculiares do fazer e pensar das ciências;

11 Contextualização das Ciências no âmbito Sociocultural Na forma de análise crítica das ideias e dos recursos da área e das questões do mundo que podem ser respondidas ou transformadas por meio do pensar e do conhecimento científico.

12 Uma Estatística Relevante Prova de Matemática e Suas Tecnologias: 45 Questões;  15 Questões – Álgebra: Números e Funções  15 Questões – Geometria e Medidas  15 Questões – Análise de Dados Fato Relevante: Prova 2010 13 Questões – Análise de Gráficos e Tabelas. Mais de 28% da Prova !!!!!

13 Uma Estatística Relevante Prova 2011: 15 Questões – Análise de Gráficos e Tabelas; Percentual de 33,33% da Prova Estratégia de Ação 1: Estimular a aprendizagem de interpretação e gráficos de funções e tabelas de frequências de dados estatísticos.

14 Questão 142 – 2010 Acompanhando o crescimento do filho, um casal constatou que, de 0 a 10 anos, a variação da sua altura se dava de forma mais rápida do que dos 10 aos 17 anos, essa variação passava a ser cada vez menor, até se tornar imperceptível. Pala ilustrar essa situação, esse casal fez um gráfico relacionando as alturas do filho nas idades consideradas. Que gráfico melhor representa a altura do filho desse casal em função da idade?

15 Analisemos os itens a)

16 Analisemos os itens b)

17 Analisemos os itens c)

18 Analisemos os itens d)

19 Analisemos os itens e)

20 Resposta Ítem e

21 Estatísticas Relevantes Matemática e suas Tecnologias Analisando a sub-área, Álgebra: Números e Funções; Prova 2010: 8 Questões – Raciocínio Lógico-dedutivo e Relações entre grandezas. Ou Seja, 17,77%. Estratégia de Ação 2: Trabalhar o desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo dos alunos.

22 Questão 136 - 2010 Um professor dividiu a lousa da sala de aula em quatro partes iguais. Em seguida, preencheu 75% dela com conceitos e explicações, conforme a figura seguinte:

23 Questão 136 - 2010 Algum tempo depois, o professor apagou a lousa e, adotando um procedimento semelhante ao anterior, voltou a preenchê-la, mas dessa vez, utilizando 40% do espaço dela. Uma representação possível para essa segunda situação é:

24 Analisando os itens Ítem A Figura subdivida em 4 partes iguais, das quais, apenas uma está escrita. 25% da lousa usada.

25 Analisando os itens Ítem B Lousa Subdividida em 4 partes iguais. Duas partes escritas. 50% da Lousa utilizada

26 Analisando os itens Ítem D Lousa subdividida em 5 partes, das quais, 3 utilizadas. 60% da lousa utilizada

27 Analisando os itens Ítem E Lousa subdividida em 5 partes com 4 utilizadas, totalizando 80% do total

28 Ítem Correto Ítem C Lousa subdividida em 5 partes com 2 utilizadas. Dessa forma, tem-se 40% da área da lousa é utilizada.

29 Breve Comentário Análise de dados: 28% Raciocínio Lógico-Dedutiva: 17,77% Somados os percentuais respectivos: 45,77% !!!!!!! É muita coisa pra grande maioria dos alunos !!!

30 Geometria e Medidas 15 Problemas: 5 Baixa Complexidade 5 Média Complexidade 5 Alta Complexidade Problemas de Baixa Complexidade: Áreas e Perímetros de figuras planas, Congruência de Triângulos e Trigonometria Básica.

31 Matemática como Religião

32 Funções e Equações Situações problema; A lei de formação da função é dada no problema ou é o item requisitado no problema. Prova de 2011 – 7 Problemas Prova de 2010 – 7 Problemas 15,55% Nas duas últimas edições Estratégia de Ação 4: Fortalecer o conceito de função e a lei de formação de uma função.

33 Por que: Uma curiosidade. Por que: - Ciências Humanas e suas tecnologias? - Ciências Naturais e suas tecnologias? - Linguagens, Códigos e suas tecnologias? - Matemática e suas tecnologias? Tecnologia: aquilo que se produz a partir de um conhecimento.

34 Acesso: mudança de paradigma ENEM – desafios - 180 Itens e Redação; - Extensão dos itens – ritmo de leitura; - Características do Item; - Marcação do gabarito – cor da prova; - TRI – modelo de medida. “ Quem sabe o mais, sabe o menos.”(Yakawa)

35 Acesso: mudança de paradigma Na UFC 2007 a 2009 Avaliação do vestibular: - Papel indutor dos conteúdos curriculares; - Prevalência do modelo tradicional de avaliação centrada na memorização de conteúdos; - Seleção isolada para as IES; - Ênfase na teoria clássica de avaliação.

36 Acesso: mudança de paradigma No Brasil em 2009 Novo Enem: - Permanece a avaliação focada na averiguação das habilidades e competências adquiridas ao longo da escolaridade básica; - Cai a abordagem interdisciplinar; - MEC explicita objetos do conhecimento; - Adota a TRI como fórmula de medida. Surge SISU - Democratização das oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior; - Indução à reestruturação dos currículos do Ensino Médio; - Possibilidade de mobilidade acadêmica.

37 4. Matemática e suas tecnologias:  Raciocínio lógico  Raciocínio lógico;  Diálogo com a Física;  Muitas imagens (gráficos, esquema e tabelas);  Apropriação de elementos do cotidiano como ilustração;  com a História: egípcios e a construção de pirâmides;  Diálogo com a História: egípcios e a construção de pirâmides;  Destaque: fontes retiradas da revista Veja.

38 Compreendendo a nota do ENEM

39

40

41

42 o que é o Prouni É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. Podem participar os estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

43 Para se inscrever no Prouni é preciso ter feito a prova do Enem, ter obtido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). É preciso, ainda, ter obtido nota superior a zero na redação.

44 o que é o Sisu O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).


Carregar ppt "2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google