Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRodrigo Farias Rodrigues Alterado mais de 9 anos atrás
1
Projeto Unesco: História e repercussões
Good afternoon, I would like to thank the invitation from the Department of Applied Anthropology at University of South Florida (USF) and I would like thank the opportunity to be today with you to talk about some “sociocientific” practices that were in in the basis of the process of institutionalization of Brazilian Anthropology. As you can see, I wrote down all my talk, in order to make myself clear, because I’m not fluent in English. With the purpose of to help us, I elaborated a PowerPoint, with the help of Barbara Cruz, professor of Department of Education, with information, pictures, maps and cover books about the principals questions we will discuss, as well as I brought with me some of the books I’m going to mention in this afternoon.
2
Projeto Unesco no Brasil
Em 1950, em sua quinta sessão, a Conferência Geral da UNESCO decidiu levar a frente uma série de estudos sobre relações raciais no Brasil. ] O principal objetivo era determinar os fatores econômicos, políticos, culturais e psicológicos que teriam influenciado a dinâmica das relações raciais no Brasil, que, naquela altura, era visto como um contraponto bem -sucedido, de uma perspectiva comparada, em relação as experiências raciais nos EUA, na África do Sul e em outros lugares. Como consequência dessa premissa – a suposta democracia racial brasileira – uma rede transatlântica de cientistas sociais (Charles Wagley, Roger Bastide, Luiz de Aguiar Costa Pinto, Oracy Nogueira, Florestan Fernandes, Thales de Azevedo, Renê Ribeiro, Marvin Harris, e outros) foram contratados para conduzir no Rio de Janeiro, em São Paulo, Pernambuco, e Bahia, em áreas modernas e tradicionais, um conjunto de pesquisas sobre as relações raciais no Brasil. Modern techniques and methods in social science Instead of religious, folkloric and linguistic aspects, mobility and racial segregation in an urban area
3
Projeto Unesco no Brasil
A bibliografia sobre a “situação racial brasileira”. A primeira, vinculada aos estudos afro-brasileiros (Nina Rodrigues, Arthur Ramos, Melville Herskovits, René Ribeiro, Édison Carneiro e Roger Bastide), estava voltada à investigação da dinâmica aculturativa e preocupada com o mapeamento da distribuição em intensidade das sobrevivências de práticas e instituições africanas no Novo Mundo. A segunda corrente, denominada de histórica, é representada por Gilberto Freyre, que procura revelar a influência da cultura africana na constituição da sociedade brasileira: na linguagem, na culinária, na religião, na constituição física. Menos preocupada com as sobrevivências do que com os padrões de sociabilidade instituídos pela presença civilizatória dos negros africanos trazidos como cativos para o Brasil. Por último, uma terceira corrente, a sociológica (Donald Pierson e, principalmente, os cientistas sociais envolvidos no Projeto Unesco), que, não obstante o reconhecimento da produção intelectual anterior, valoriza em particular as variadas formas de interação racial entre brancos e negros e se preocupa com a agenda de pesquisas acima mencionada: a integração e mobilidade social, a chamada linha de cor e os casamentos inter-raciais, a composição étnica das classes sociais, a ideologia racial, etc. Modern techniques and methods in social science Instead of religious, folkloric and linguistic aspects, mobility and racial segregation in an urban area
4
Projeto Unesco no Brasil - história
Nos anos de 1951 e 1952, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) patrocinou uma série de pesquisas sobre as relações raciais no Brasil. As investigações foram desenvolvidas em regiões economicamente tradicionais, como o Nordeste, e em áreas modernas localizadas no Sudeste, tendo em vista apresentar ao mundo os detalhes de uma experiência no campo das interações raciais julgada, na época, singular e bem-sucedida, tanto interna quanto externamente; Importância de Arthur Ramos (Chefe do Departamento de Ciências Sociais da UNESCO); Modern techniques and methods in social science Instead of religious, folkloric and linguistic aspects, mobility and racial segregation in an urban area
5
Projeto Unesco no Brasil - história
Criada em novembro de 1945, a Unesco postulava a superação da ignorância, do preconceito e do nacionalismo xenófobo por meio da educação, da cultura e da ciência; Promoveu série de projetos de cooperação técnica internacional; Movida por um espírito liberal-democrático, no qual a ciência era investida de um papel salvacionista, a agência começou a fomentar pesquisas e inquéritos, a organizar reuniões de especialistas em determinados temas, a publicar livros e revistas, a estimular a formação de associações internacionais nos diversos campos da ciência e a dirigir campanhas, como as que foram desenvolvidas contra o analfabetismo e o racismo Modern techniques and methods in social science Instead of religious, folkloric and linguistic aspects, mobility and racial segregation in an urban area
6
Projeto Unesco no Brasil - história
Arthur Ramos assume a chefia do Departamento de Ciências Sociais da Unesco, criado em 1948; Até então, dois diretores interinos: Arvid Brodersen e Otto Klineberg. Em agosto de 1948, foi aventada a hipótese de Gilberto Freyre assumir o cargo em caráter permanente, mas ele não aceitou o convite. Em abril e maio de 1949 foram realizadas negociações tendo em vista a indicação de outro brasileiro para a direção do Departamento de Ciências Sociais da Unesco, o médico e antropólogo Arthur Ramos. Em seus poucos meses de chefia, Artur Ramos deixou indicações de projetos que seriam recuperadas e desaguariam no “Projeto Unesco no Brasil” Modern techniques and methods in social science Instead of religious, folkloric and linguistic aspects, mobility and racial segregation in an urban area
7
Projeto Unesco no Brasil - história
A “opção Brasil” se relaciona com o contexto internacional da época. Após os resultados catastróficos da Segunda Guerra Mundial. A Unesco foi criada tendo como um de seus principais objetivos tornar inteligível o conflito internacional e sua consequência mais perversa, o Holocausto. A persistência do racismo, especialmente nos EUA e África do Sul, o surgimento da Guerra Fria e o processo de descolonização africana e asiática mantiveram a atualidade da questão racial. Desde o século XIX, relatos de viajantes, cientistas, jornalistas e políticos europeus e norteamericanos registraram uma certa surpresa com a convivência pacífica entre as raças e etnias (brancos, negros e índios) no Brasil. Mito da democracia racial e das relações raciais bem-sucedidas. Modern techniques and methods in social science Instead of religious, folkloric and linguistic aspects, mobility and racial segregation in an urban area
8
Projeto Unesco no Brasil – Primeiras providências
Em abril 1950, Alfred Métraux assume a direção do recém-criado Setor de Relações Raciais do Departamento de Ciências Sociais da Unesco; Em junho de 1950, Ruy Coelho é contratado como pesquisador assistente no Setor de Relações Raciais do Departamento de Ciências Sociais da Unesco; Entre junho e setembro, redação do documento “Sugestões para pesquisa sobre relações raciais" (Suggestions for a research on race relations“); Modern techniques and methods in social science Instead of religious, folkloric and linguistic aspects, mobility and racial segregation in an urban area
9
Projeto Unesco no Brasil
Projeto original: pesquisa restrita à Bahia; Conhecimento acumulado sobre a situação racial da região (em especial, Salvador) – Raimundo Nina Rodrigues; Ruth Landes; Franklin Frazier; Donald Pierson; Melville Herskovits Presença de Charles Wagley na Bahia – Projeto Universidade de Columbia/Estado da Bahia (localidades do interior do estado); Sugestão de estudos na cidade de Salvador – Thales de Azevedo; Modern techniques and methods in social science Instead of religious, folkloric and linguistic aspects, mobility and racial segregation in an urban area
10
Projeto Unesco no Brasil
Ampliação do projeto para outras áreas do Brasil Opinião de Otto Klineberg, Charles Wagley, Luis Costa Pinto, Roger Bastide; Viagens de Alfred Métraux ao Brasil e a costura institucional para definição do projeto; Gilberto Freyre, o Instituto Joaquim Nabuco e Renê Ribeiro; Modern techniques and methods in social science Instead of religious, folkloric and linguistic aspects, mobility and racial segregation in an urban area
11
Projeto Unesco - Repercussões
Processo de institucionalização das ciências sociais brasileira: definição de fronteiras disciplinares e no processo de profissionalização, bem como ofereceu um panorama abrangente sobre a questão racial no Brasil, que até então não existia. Estudos sobre o negro no Brasil – estudos sobre o negro para estudo das relações raciais; Trajetórias intelectuais e carreiras profissionais; Modern techniques and methods in social science Instead of religious, folkloric and linguistic aspects, mobility and racial segregation in an urban area
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.