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Tecnologia Empresarial Sócio Educacional: uma Filosofia de Gestão

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Apresentação em tema: "Tecnologia Empresarial Sócio Educacional: uma Filosofia de Gestão"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia Empresarial Sócio Educacional: uma Filosofia de Gestão

2 Introdução TECNOLOGIA EMPRESARIAL SÓCIO-EDUCACIONAL:
Filosofia de gestão na área da educação, desenvolvida em Pernambuco, em escolas públicas de ensino médio, denominadas Centros de Ensino Experimental. A TESE tem suas bases na TEO, Tecnologia Empresarial Odebrecht, filosofia de gestão humanística aplicada nas empresas Odebrecht. A TEO é norteada pelos pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, permite a adaptação e elaboração dessa forma de gerenciamento escolar denominada TESE.

3 Pontos Importantes para a consolidação da TESE.
Base sólida – Pessoas com os seguintes atributos: Espírito de servir para gerar resultados, leva as pessoas a se organizarem; Humildade para trabalhar em equipe, leva as pessoas a se complementarem; Capacidade de comunicação e confiança, condição para conquista da credibilidade e da parceria, pois isto leva as pessoas a formarem vínculos e ajudarem-se mutuamente.

4 Pontos Importantes para a consolidação da TESE.
Particularidade – A realidade de cada escola deve ser respeitada, portanto cada unidade de ensino deve construir seu PLANO DE AÇÃO, documento que norteia a equipe na busca de resultados. Valoração da prática sobre a teoria – é a vivência dos princípios e a prática dos conceitos que fundamentam a TESE, a educação fundada pelo exemplo e pelo trabalho na convivência diária. Compromisso com o futuro – É a construção de um patrimônio moral e material, tem como foco o desenvolvimento integral do estudante e a formação de novos líderes.

5 A LIDERANÇA Qual a visão de líder que a TESE apresenta?
Compreende que uma instituição escolar ou qualquer organização tem uma “base sólida” quando formada por pessoas – líderes e liderados, que estabelecem vínculos umas com as outras, consolidando o respeito mútuo, a disciplina e a confiança. Compreende, também, que o ambiente escolar oportuniza a formação de novos líderes.

6 CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER
Espirito de servir para gerar resultados - Humildade Consciência das suas limitações para trabalhar em equipe. Consciência da importância da comunicação para estabelecer parceria com confiança. “ O líder é a base da organização”

7 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
A Tecnologia Empresarial Sócio-Educacional traz a visão de escola como um negócio. Segundo essa concepção, um negócio objetiva gerar resultados positivos e proporcionar satisfação a seus investidores e sua comunidade. Assim, a educação de qualidade deve ser o negócio da escola.

8 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Para que se alcance os resultados esperados, cada participante da equipe deve assumir a postura de empresário – aquele que faz acontecer ( postura de líder), o que mobiliza recursos, concentras esforços e busca soluções para satisfazer a expectativa de seu cliente. De acordo com a TESE, uma empresa educacional de sucesso será formada por pessoas que tenham: negócio e não apenas objetivo; espírito de servir; confiança e comunicação entre os membros da equipe.

9 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Dois princípios fundamentais devem nortear uma escola que se proponha a trabalhar tendo a TESE por filosofia. Quanto às pessoas – Ciclo Virtuoso Quanto aos negócios – Comunicação, Parceria e Confiança.

10 O Ciclo Virtuoso inicia-se a partir da necessidade da comunidade (cliente); investidor que aplica o capital; líderes e liderados, que estabelecem parceria com base na confiança mútua (parceiros internos); líderes e liderados transformam o investimento em serviço de qualidade – Eficiência; os resultados apresentados pela equipe deixam a comunidade satisfeita, que retribui com a parceria e a confiança – parceiros externos – Eficácia; toda a equipe sente-se gratificada pelo desempenho dos educandos e pela satisfação da comunidade; o investidor, satisfeito com os resultados apresentados, reinveste – Efetividade.

11 A COMUNICAÇÃO Grande parte das dificuldades e conflitos vivenciados pelas instituições é motivada pela falta de consciência da comunicação. Comunicar: tornar comum, compartilhar conhecimentos, informações, atitudes, resultados, influenciar e se permitir ser influenciado. O exemplo é uma comunicação tácita, comportamental, portanto, através dele, compartilham-se valores, conceitos, formam-se atitudes, criam-se uma sociedade de confiança. O gestor deve ter a comunicação como foco. Se ele perder esse ponto de referência, põe em risco a sinergia da equipe.

12 Aspectos importantes para uma boa comunicação:
Comunicar-se efetivamente, requer que você entenda primeiro o ponto de vista da outra parte, para só então expor o seu. Há muitas formas de ouvir, mas saber ouvir bem é ouvir com empatia; ouve-se com os olhos, ouvidos e coração. Dá-se a sinergia, que é consequência do compartilhamento de ideias, é a busca da terceira alternativa. Não é a minha maneira nem a sua, mas uma terceira melhor do que qualquer uma das nossas proposições individuais.

13 A COMUNICAÇÃO A comunicação traz sinergia que libera a criatividade, pois em um ambiente onde predomine a confiança, as ideias criativas vão sendo expostas naturalmente e a inovação aumenta a produtividade. Produtividade gera: Riquezas morais e Riquezas materiais

14 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS
Pedagogia da presença – o gestor ou líder é um educador que dedica tempo, presença, experiência e exemplo ao seu educando; Educação pelo trabalho – é a formação contínua dos integrantes da equipe em suas áreas de conhecimento; é consciência da unidade entre teoria x prática; Delegação planejada (descentralização) - busca a formação de novos líderes e educandos para situações de liderança, monitorias etc.

15 A DESCENTRALIZAÇÃO Literalmente, descentralização significa afastar do centro, isto é, as decisões e suas respectivas consequências estão sob a responsabilidade de várias pessoas. Para que isso possa ocorrer, é importante que a instituição utilize a mesma linguagem em torno dos objetivos, estratégias formuladas e resultados esperados, o que implica em co-responsabilidade. A descentralização está assentada sobre a Disciplina, o Respeito e a Confiança.

16 A DESCENTRALIZAÇÃO Disciplina não significa militarismo, inflexibilidade nem intransigência. É, sobretudo, o envolvimento de todos na consecução dos objetivos comuns. Independe de normas impostas ao indivíduo. Respeito ao outro e à equipe é bilateral e abrange líder e liderados. Significa um clima de abertura que favorece iniciativas e eclosão de novas ideias, independentemente de ter partido do gestor ou do educando. Palavra chave: VÍNCULO Confiança é uma conquista que envolve quatro dimensões: probidade moral, laços afetivos, alinhamento conceitual e competência profissional, que poderão se manifestar isoladamente ou em conjunto. ACORDO - CONFIANÇA Para ingressar na equipe é pré-requisito a confiança moral e conceitual, pois as mesmas estão diretamente ligadas à personalidade, à formação do caráter e às experiências de vida. A afetiva e a profissional são resultantes de processo de interação.

17 É oportunidade de traçar e definir rumos.
O PLANEJAMENTO É momento de reflexão. É oportunidade de traçar e definir rumos. É oportunidade de corrigir falhas, aprimorar métodos e processos visando a melhores resultados. Ciclo PDCA (Plan/Do/Check/Act) Planejar, Executar, Verificar, Agir.

18 PLANEJAMENTO Planejamento – Esta fase é um momento de reflexão de líderes e liderados. É a oportunidade de traçar e definir rumos, corrigir falhas, aprimorar métodos e processos. Execução – Fazer acontecer. É pôr em prática o que foi definido nos vários instrumentos de planejamento. Envolve a parceria entre educadores e educandos. Acompanhamento e Avaliação – Ocorrem simultaneamente e possibilitam verificar se as estratégias estão conduzindo aos resultados pretendidos. Os instrumentos mais eficazes são: a Educação pelo Trabalho e a Pedagogia da Presença. Ajuste – Ao final de um período, geralmente anual, é imprescindível proceder à correção do Plano de Ação, ajustando estratégias, metas, indicadores e outras variáveis em função da vivência de cada um e dos resultados alcançados. Daí recomeça todo o processo retratado pelo ciclo PDCA.

19 PREMISSAS: Protagonismo Juvenil: Participação ativa e construtiva na vida da escola, comunidade e sociedade. Formação Continuada Educador em processo de aperfeiçoamento profissional e comprometido com seu autodesenvolvimento. Atitude Empresarial Centro voltado para o alcance dos objetivos e resultados pactuados, utilizando de forma competente as ferramentas de gestão, sobretudo a Pedagogia da Presença e a Educação pelo Trabalho. Co-Responsabilidade Parceiros públicos e privados comprometidos com a melhoria da qualidade do Ensino Médio. Replicabilidade Viabilidade da proposta possibilitando a sua reprodução na rede pública estadual.

20 A EEEP PAULO PETROLA AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.


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