A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PIBID- ESPANHOL E CULTURA Professora: Cristiane Marques Araújo SEED Londrina Alunos: Deise Cristina Pinaffi Custódio – G-UEL Vinícius – G-UEL Orientadora:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PIBID- ESPANHOL E CULTURA Professora: Cristiane Marques Araújo SEED Londrina Alunos: Deise Cristina Pinaffi Custódio – G-UEL Vinícius – G-UEL Orientadora:"— Transcrição da apresentação:

1 PIBID- ESPANHOL E CULTURA Professora: Cristiane Marques Araújo SEED Londrina Alunos: Deise Cristina Pinaffi Custódio – G-UEL Vinícius – G-UEL Orientadora: Drª Valdirene Zorzo-Veloso kikacma@gmail.com INTRODUÇÃO Nosso trabalho teve como objetivo apresentar a Cultura hispano-americana aos alunos do primeiro ano do curso de Espanhol do CELEM (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) no Colégio Dario Vellozo. De maneira lúdica e descontraída, convidando-os a refletir sobre a diversidade cultural juntamente com a percepção de aprender uma língua estrangeira. Através desse trabalho os alunos puderam se expressar através da arte e transmitir seus conhecimentos sobre a cultura Hispano-americana. _ Todo o corpo do texto deverá utilizar fonte Arial, justificado, tamanho de fonte mínimo de 24 e máximo de 30, espaçamento simples. OBJETIVOS Despertar o interesse dos alunos para uma nova cultura e ensinar uma língua estrangeira de maneira lúdica e agradável, por meio da interdisciplinaridade, envolvendo arte e novas tecnologias. Todo o corpo do texto deverá utilizar fonte Arial, justificado, tamanho de fonte mínimo de 24 e máximo de 30, espaçamento simples. METODOLOGIA Para a execução desse trabalho fizemos uma pesquisa prévia das principais referências culturais de cada país de língua espanhola e suas respectivas particularidades. Usamos para tanto o acesso a internet em sala de aula possibilitando aos alunos um maior rapidez no resultado de suas pesquisas. Cada grupo de alunos escolheu um país o qual gostariam de pesquisar. Feitas as respectivas pesquisas, cada aluno confeccionou uma máscara representando a cultura de cada país. Todo o corpo do texto deverá utilizar fonte Arial, justificado, tamanho de fonte mínimo de 24 e máximo de 30, espaçamento simples. CONSIDERAÇÕES FINAIS Foi oportunizado, aos alunos, um ambiente de criação e de inovação a fim de provocar interação, experiências tecnológicas e um ensino intercultural. O professor verificou a importância de aulas diferenciadas e valorizou a criatividade do aluno. No coletivo, alunos e professor tiveram um momento para (auto)avaliar todo o processo de ensino e aprendizagem e toda comunidade escolar conheceu o trabalho realizado pelo CELEM e PIBID. RESULTADOS Como resultado de nosso trabalho pudemos observar que o uso da interdisciplinaridade e o acesso as TICs, tornou o aprendizado mais efetivo e prazeroso. Observamos ainda que o nível de envolvimento no trabalho por parte dos alunos foi muito positivo. Todo o corpo do texto deverá utilizar fonte Arial, justificado, tamanho de fonte mínimo de 24 e máximo de 30, espaçamento simples. BIBLIOGRAFIA PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação.Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna. Curitiba, 2008. ZORZO-VELOSO, Valdirene F. Enseñar español después de agosto de 2005:desafíos y perspectivas. In: El Español em línea de mira: enlaces linguísticos, literarios y metadológicos.Londrina: UEL, 2013. FERREIRA, Cláudia Cristina.(Inter)culturalidade em prol da competência comunicativa na aula de línguas estrangeiras ou línguas adicionais. In: Tessituras teórico-metodológicas sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras: conjugação entre saberes e fazeres. Londrina:UEL, 2012. Todo o corpo do texto deverá utilizar fonte Arial, justificado, tamanho de fonte ¨20, espaçamento simples. C Centro de Letras e Ciências Humanas Imagem 1 – Alunos do primeiro ano do CELEM preparando as máscaras de papel. Fotos: Cristiane Marque Araújo. Imagem 2: Resultado do trabalho realizado pelos alunos:


Carregar ppt "PIBID- ESPANHOL E CULTURA Professora: Cristiane Marques Araújo SEED Londrina Alunos: Deise Cristina Pinaffi Custódio – G-UEL Vinícius – G-UEL Orientadora:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google