A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mirta Schlindwein Lucas Leia Ines Kroth Bohnen OS DESAFIOS DE MONITORAR A QUALIDADE DA ÁGUA NOS SAC DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mirta Schlindwein Lucas Leia Ines Kroth Bohnen OS DESAFIOS DE MONITORAR A QUALIDADE DA ÁGUA NOS SAC DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON."— Transcrição da apresentação:

1 Mirta Schlindwein Lucas Leia Ines Kroth Bohnen OS DESAFIOS DE MONITORAR A QUALIDADE DA ÁGUA NOS SAC DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ. mirta@saaemcr.com.br

2 MARECHAL CÂNDIDO RONDON  População SNIS(2013): 49.773  Urbana: 41.617  Rural: 8.156

3 ABASTECIMENTO URBANO: Ligações ativas: 14.717 Água produzida (média/14): 388.653 m³ Fontes de abastecimento: 14 poços e 5 captações de mina SAAE – SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO ABASTECIMENTO NOS DISTRITOS: Ligações ativas: 1.572 Água produzida (média/2014): 28.698 m³ Fontes de abastecimento: 9 poços e 1 captações de mina

4 MOTIVAÇÃO: A maioria das residências eram abastecida por poços rasos cacimba ou minas com alto índice de contaminação, provocando diversas doenças, principalmente a diarréia. LINHAS RURAIS: ASSOCIAÇÕES MUNICIPIO ESTADO SAC

5 Modelo estrutural adotado para os SAC das áreas rurais de Marechal Cândido Rondon.

6  Instalação: 1991-2008  Sistemas: 41 SAC  Ligações ativas mais de: 1.700  Água produzida(média/2014): 57.600 m ³  Fontes de abastecimento: 43 poços e 2 captações de mina. ABASTECIMENTO LINHAS RURAIS:

7 COMO FUNCIONA?:  ASSOCIAÇÕES: Operação, manutenções, cobranças, tratamento, controle de qualidade da água e demais atividades necessárias para garantir o funcionamento dos sistemas.  SAAE: Presta assistência técnica e tem o dever de zelar pela qualidade, pontualidade e demais condições dos serviços públicos de saneamento básico.

8 LEVANTAMENTO SITUACIONAL  Controle de Qualidade: 413 km 5 manhãs. Resultados obtidos nas análises de bacteriológicas e de CRL no mês de março de 2014, antes da implementação do controle de qualidade. Ótimas condições estruturais, porém falta de manutenção em 34%

9 Parâmetros analisados.Saída do TratamentoPonto de consumo Cloro livre01 Diária -Cor -Turbidez - pH - Coliformes totais01 Mensal DESAFIO:  Custo das análises.  Melhorar a cloração.  Controle de Qualidade: 413 km e 5 manhãs. OBRIGAÇÕES DOS SAC PARA CONTROLE DE QUALIDADE:

10 REUNIÕES  De 02 a 04 de 2014 foram realizados 13 encontros.  41 associações com aproximadamente 120 participantes.

11 SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PR  Estatísticas das Análises de Cloro

12 SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PR  Estatísticas das Análises Bacteriológicas

13 SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PR  Estatísticas das Análises Bacteriológicas

14 RESULTADO DO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS SAC.

15  A maioria dos operadores são agricultores e tem que conciliar a tarefa da cloração com outras atividades.  Muitos trabalham voluntariamente.  A falsa idéia de que a água de poços profundos estão isentos de contaminação.  Resistência a cloração, reclamações de cheiro e gosto. MOTIVOS PARA FALTA DE TRATAMENTO:

16 METAS E OBJETIVOS:  Hoje se conhece a situação real de cada SAC e é possível começar a lançar ações de melhoria individual conforme a necessidade específica de cada associação, em busca da melhoria da qualidade da água para 100% da população do município.

17 Mirta Schlindwein Lucas OBRIGADA!! mirta@saaemcr.com.br (45) 3284-5919


Carregar ppt "Mirta Schlindwein Lucas Leia Ines Kroth Bohnen OS DESAFIOS DE MONITORAR A QUALIDADE DA ÁGUA NOS SAC DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google