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Abordagem tradicional de estudos de usuários Lívia Ferreira Coutinho Alonso Carlos Alberto Ávila Araújo 26 de agosto de 2011.

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1 Abordagem tradicional de estudos de usuários Lívia Ferreira Coutinho Alonso Carlos Alberto Ávila Araújo 26 de agosto de 2011

2 Participação do usuário no desenvolvimento de sistemas Usuário – razão da existência da informática Tecnologia digital – facilitar o trabalho Abordagem tradicional de SIs – fatores técnicos – não engloba fatores sociais e psicológicos Custo disso: risco do não uso, subuso ou sabotagem Novas abordagens: – participação dos usuários no desenvolvimento dos sistemas para evitar problemas futuros – usuário conhecedor de sua rotina de trabalho

3 Participação do usuário no desenvolvimento de sistemas

4 Características dos EU o que os indivíduos precisam em matéria de informação as necessidades de informação por parte dos usuários estão sendo satisfeitas de maneira adequada “Estudos de usuários são investigações que se fazem para saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação ou então para saber se as necessidades de informação por parte dos usuários de uma biblioteca ou um centro de informação estão sendo satisfeitas de maneira adequada.” na previsão da demandamudança da demanda recursos necessários na época adequada “São estudos necessários também para ajudar a biblioteca na previsão da demanda ou da mudança da demanda de seus produtos ou serviços, permitindo que sejam alocados os recursos necessários na época adequada.” (FIGUEIREDO, 1994, p. 7)

5 Identificando personagens Usuário “ a pessoa, ou grupo de pessoas que interagem com o sistema durante o funcionamento do seu negocio” Tipos de usuários – Tom DeMarco – operador do sistema – responsável pelo sistema – dono do sistema Tipos de usuários – Yourdon – Por tipo de função: operativo, supervisor, executivo – Por tipo de experiência: amador, novato, perito

6 Identificando personagens Analistas voltados para o negócio: responsáveis pela definição e controle da missão e dos objetivos da organização Analistas voltados para a área técnica: responsáveis pela utilização da informática, definindo os sistemas de informação, plataformas para métodos de desenvolvimento, etc; Lacuna Analista Inicialmente necessidade apenas de automatização – analista de sistemas e programadores Retorno financeiro a tecnologia pode trazer – analistas da área de negócios Eficiência das tecnologia – analistas da área técnica

7 Usuários x analistas Ponto de vista do usuário: 1.Não crê na tecnologia 2.Não entende o analista, pois o acha muito técnico 3.Vê o sistema sob o seu ponto de vista 4.Imagina que o analista saiba de tudo Ponto de vista do analista: 1.O usuário nunca sabe o que quer 2.O usuário sonega informações 3.O usuário é indisponível ao analista

8 Fases dos E.U. Primeira fase (1948-1965) – Estudo do uso da informação pelos cientistas (ciências puras) e engenheiros – Planejar serviços adequados de informação – Levantamento de dados quantitativos através de questionários e entrevistas. – Resultado contraditórios – Meta remota a ser atingida

9 Fases dos E.U. Na década de 40 mudança nos estudos de usuários Atitude passiva X atitude ativa Característica – Estudos orientados ao uso de um centro de informação (um serviço ou instrumento ou todo o processo) – Estudos orientados aos usuários (características dos grupos)

10 Fases dos E.U. Segunda fase (1965-meados déc 70) Técnicas de observação indireta Maior conhecimento sobre como a informação é obtida e usada Pouco impactos planejamento dos sistemas Terceira fase (década de 1970) Cientistas sociais e administradores governamentais Maior estudo sociológico

11 Descobertas dos E.U. Resultados dos E.U. não são generalizáveis Métodos preferidos para busca de informação – Biblioteca pessoal – Procurar o material no edifício onde se acha – Visitar uma pessoa próxima Motivos pelos quais não se usa um SI – Não sabe a existencia – Não sabem utilizar (pontos de acesso) Os SI são escolhidos para uso por acessibilidade e facilidade - princípio do menor esforço

12 Descobertas dos E.U. Fatores que levam a buscar informação – Atualização periódica – Solução de um problema de momento Variáveis que interferem no uso de Sis – Função do individuo na organização – Tamanho da organização – A qualificação do individuo – Local do emprego Canais mais utilizados (formais e informais) – Periódicos – Serviços de índices e resumos – Artigo de revisão – Citações – Livros A utilidade dos canais é determinada pelas variáveis

13 Descobertas dos E.U. Descoberta dos colégios invisíveis Atividades que os SIs deveriam fazer: – facilitar comunicação informal – Ensinar métodos e técnicas de organização – Revisões criticas

14 Limitações dos E.U. E.U. são difíceis porque precisam de respostas lógicas que possam ser interpretadas quantitativamente e resultar em aplicações práticas Problema metodológico: afirmações do usuário x resultado da observação Amostragens ruins Mais importante que melhorar metodologia é melhorar os modelos teóricos Necessidade de justificar os gastos com os SIs

15 Exemplos de E. U.

16 Avaliação do uso do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira RAMOS, CARVALHO, CUNHA Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 3, p. 255-269, set./dez. 2006

17 Elaboração e aplicação de instrumentos para avaliação da base de dados Scopus Mesquita, Brambilla, Laipelt, Maia, Vanz, Caregnato Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v.11 n.2, p. 187 -205, mai./ago. 2006

18 Comportamento de busca na Internet: um estudo exploratório em salas comunitárias Furnival, Abe Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. 25, 1º sem.2008


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