A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem."— Transcrição da apresentação:

1 MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos..

2 As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem pedagógica O que são os modelos pedagógicos? A questão desencadeia três problemas: Primeiro Problema “As pegadas (marcas) pedagógicas”

3 “Como ORIGANIZAR um curso?” Segundo problema “Como ORIGANIZAR um curso?” Embora existam muitas perguntas que fazemos para programar um curso, estes são agrupados em algumas das seguintes perguntas: COMO VOU AVALIAR? A QUEM VOU ENSINAR? O QUE VOU ENSINAR? COMO VO UENSINAR? COM O QUE VOU ENSINA? COMO VOU SEQEUNCIAR OS CONTEÚDOS?

4 “Como programar um curso?” Segundo problema “Como programar um curso?” Sem finalidade e propósitos claros, não é possível pensar e nem mesmo atuar pedagogicamente. Terceiro problema “Como preparar uma avaliação?” Estes três problemas anteriores nos permitem aproximarmos uma uma maneira mais didática ao currículo educativo

5 O currículo educativo (escolar) e suas perguntas? CURRÍCULO Para que ensinar? Realizou-se Realizou-se? O que ensinar? Quando ensinar? Como ensinar? Com que ensinar?

6 O CURRÍCULO EESCOLAR E SEUS ELEMENTOS RECURSOS CURRÍCULO PROPÓSITOSAVALIAÇÃO CONTEÚDOS SEQUENCIAMENTO MÉTODO

7 O CURRÍCULO ESCOLAR Cada ítem acima responde a uma questão pedagógica diferente, mas sempre inter- relacionada entre si… É a caracterização dos propósitos, dos conteúdos, a sequência, o método, os recursos, didáticos e a avaliação.

8 A FINALIDADE DA EDUCAÇÃO “PARA QUÊ ENSINAR?” Saber de que forma pretendo afetar a aprendizagem ou formação dos meus alunos Da resposta depende: Pensar um currículo, uma área ou um objeto. Ensinar conscientemente. Saber o que pretendo com o ensino. Saber para onde vou.

9 A finalidade da educação “PARA QUÊ ENSINAR?” Encontrar propósitos adequados para a escola e para o curso é condição necessária para atingir a qualidade em educação… Encontrar propósitos adequados para a escola e para o curso é condição necessária para atingir a qualidade em educação… Definir a finalidade da educação é: Comprometer-se com uma concepção de homem e de sociedade nos seus aspectos Psicológicos, Sociais, Antropológicos e Filosóficos.

10 OS CONTEÚDOS ESCOLARES O quê ensinar? 2. No proceso de definição dos conteúdos curriculares é imperativo assumir postura para enfrentar sua qualidade e sua hierarquização 1.A sinalização de propósitos define, em sentido amplo, os conteúdos escolares.

11 O CURRÍCULO E OS MODELOS PEDAGÓGICOS O problema central da educação: respodner o questionamento referente ao tipo de homem e de sociedade com a qual se quer contribuir… O trabalho educativo pressupõe necessariamente uma concepção do homem e da sociedade. Concepção que requer compreender a sua multidimensionalidade (psicológico, sociológico, antropológico e pedagógico) e sua integridade.

12 O currículo e os modelos pedagógicos A partir destas dimensões socioantropológicas sobre o ser humano elaborou-se as teorias pedagógicas.

13 O currículo e os modelos pedagógicos Dimensão individualDimensão social Dimensão cultural Modelos pedagógicos TEORIA PSICOLÓGICATEORIA SOCIOLÓGICA TEORIA ANTROPOLÓGICA TEORIA PEDAGÓGICA

14 O currículo e os modelos pedagógicos A elaboração de uma teoría pedagógica exige: Uma teoría psicológica que explique a aprendizagem… Uma teoria que explique o indivíduo como ser social e suas relações com a sociedade. Uma teoría antropológica conceba o home como um ser cultural.

15 O currículo e os modelos pedagógicos A teorias pedagógicas definem funções distintas para a educação porque partem de concepções diferentes de ser humano e do tipo de homem e de sociedade que se quer contribuir na sua constituição… As teorias asumem a condição de modelos pedagógicos ao resolverem as perguntas relacionadas com o para quê, o quando e o com quê.

16 O CURRÍCULO E OS MODELOS PEDAGÓGICOS O modelo exige tomar postura diante do currículo, delimitando em seu aspecto mais esencial: os propósitos, os conteúdos e suas sequências e los propósitos, los contenidos y sus secuencias e fornecendo as ferramentas necessárias para …. Os modelos pedagógicos privilegiam a reflexão sobre os propósitos, conteúdos e sequências; tanto que a metodología, os recursos e a avaliação decorrem deles ………………

17 O CURRÍCULO E OS MODELOS PEDAGÓGICOS Os modelos pedagógicos respondem às mesmas perguntas dos currículos, porém, em maior nível de generalização e abstração.

18 MODELOS INSTRUCIONAIS ATIVISTAS E COGNOSCITIVOS Três grandes modelos pedagógicos: 1.A pedagogia tradicional: 1.A pedagogia tradicional: a aprendizagem realiza-se mediante transmissão do conhecimento. 1.A pedagogia ativa: 1.A pedagogia ativa: a prioridade é colocada na ação, na manipulação e no contato direto com os objetos.

19 OS MODELOS INSTRUCIONAIS ATIVISTAS E COGNOSCITIVOS 3. As pedagogias cognoscitivas: parte dos pressupostos da Psicologia genética. Propõe o desenvolvimento do pensamento e a criatividade como a finalidade da educação, transformando os conteúdos, a sequência e os métoos pedagógicos vigentes…


Carregar ppt "MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google