A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Camila Alves Soares - graduanda em Psicologia e bolsista da PREX Hilzanir Barbosa de Medeiros - psicóloga, coordenadora do CAPSi e supervisora do projeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Camila Alves Soares - graduanda em Psicologia e bolsista da PREX Hilzanir Barbosa de Medeiros - psicóloga, coordenadora do CAPSi e supervisora do projeto."— Transcrição da apresentação:

1 Camila Alves Soares - graduanda em Psicologia e bolsista da PREX Hilzanir Barbosa de Medeiros - psicóloga, coordenadora do CAPSi e supervisora do projeto de extensão. Está correto? Dra. Verônica Morais Ximenes – professora do Departamento de Psicologia e supervisora do estágio em Psicologia Social e Comunitária A atuação do psicólogo no CAPSi: uma experiência de extensão

2 Introdução Trabalho surgido a partir das atividades desenvolvidas no projeto “CAPSi- Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência” da SER III; Período de abril a setembro de 2008, com carga horária de 12 horas/semanais. VC NÃO ESTAVA LÁ DESDE 2007?; Experiência como extensionista e estagiária de Psicologia; Atuação em uma Política Pública de Saúde Mental recente e inovadora, que possibilita um espaço de atuação profissional.

3 Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) CAPS – geral: CAPSad: CAPSi:

4 Caracterização dos participantes, parcerias e financiamento Atendimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 4 a 18 anos incompletos e que estejam na área de abrangência da Regional I, III e V; Portadores de transtornos do desenvolvimento, emocionais, de comportamento, neuroses graves e psicoses, e todos aqueles que por sua condição psíquica estão impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais; Equipe técnica- 1 neuropediatra, 2 psiquiatras, 4 psicólogos, 2 assistentes sociais, 2 enfermeiras, 2 terapeutas ocupacionais, 6 estagiários de psicologia, 6 estagiárias de enfermagem e 1 artista; Convênio entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Hospital Universitário Walter Cantídio; O financiamento da bolsa de extensão é oriundo da PREX - UFC.

5 Objetivos Mostrar a proposta do Sistema Único de Saúde (SUS) para a saúde mental e suas implicações; Realizar uma análise crítica da atuação da Psicologia nos espaços de políticas públicas, principalmente em saúde mental; Perceber como se dá, na prática, a proposta e os desafios de um trabalho interdisciplinar; Contribuir com novos conhecimentos e atividades de pesquisas a partir do que foi vivenciado nas atividades.

6 Referencial Teórico Reforma Psiquiátrica (década de 70), tendo Franco Basaglia como principal articulador; Proposta de desinstituicionalização dos pacientes e o fechamento de hospitais, mas, principalmente, o questionamento acerca da loucura, possibilitando a desconstrução de saberes e práticas sociais que envolviam e ainda envolvem esses sujeitos; Alternativas para os equipamentos de assistência em saúde mental e a reorganização dos serviços prestados a partir da criação dos NAPS- Núcleo de Atenção Psicossocial, e dos CAPS- Centros de Atenção Psicossocial; Regulamentados pela Portaria nº 336/2002 da Lei federal nº 10.216, de 06/04/2001, que dispõe sobre a Reforma Psiquiátrica brasileira e sobre política substitutiva do CAPS.

7 Referencial Teórico Atendimento especializado em saúde mental de forma diária à população de sua área de abrangência, inclusive com atendimentos intensivos noturnos para possíveis crises (CAPS tipo III); Propostas no âmbito institucional: criação e/ou manutenção dos vínculos familiares, a articulação com outros esquipamentos, realização de acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços comunitários. (VIEIRA FILHO; NOBREGA, 2004); Os CAPS são responsáveis por articular uma rede em favor de uma organização de cuidados que envolvem agentes comunitários de saúde, equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) a fim de concretizar os direcionamentos da política de saúde mental local: dispensando medicamentos, realizando encaminhamentos para demais instituições ou residências terapêuticas, etc. (Saúde Mental no SUS, 2004)

8 Referencial Teórico Essa perspectiva de atuação em rede e a concepção de saúde ampliada têm importantes contribuições trazidas por Góis (2008) a partir da visão de Saúde Comunitária, que pensa a superação da dicotomia saúde/doença, a ênfase no entrelaçamento das ações promotoras de saúde, o conhecimento da realidade local dos moradores, bem como a formulação de estratégias metodológicas que visam à participação destes na construção das políticas públicas em saúde; Torna-se evidente, então, que o foco não é mais a instituição - CAPS e outros equipamentos de saúde mental, nem os processos de “cura” dos transtornos mentais, mas as relações sociais nas quais o usuário se encontra e que dificultam sua autonomia e independência.

9 Atividades desenvolvidas Rodas de gestão, reunião que visa a operacionalização dos problemas pontuais da instituição e a promoção da discussão de casos clínicos específicos; Supervisões da equipe com técnico responsável da SER III, que visa garantir a eficiência do serviço aliando-o à política de saúde mental da cidade de Fortaleza; Matriciamentos, encontro de profissionais do CAPSi com profissionais do CAPS ad da SER III, que visam à troca de informações pertinentes aos dois equipamentos; Participação em equipe de pesquisa (em andamento) Que pesquisa é essa? Explique melhor

10 Atividades desenvolvidas Triagens semanais, entrevista inicial semi- estruturada por questionário que traça a história de vida usuário, onde é analisado se a demanda é concernente à instituição ou é caso de encaminhamento institucional. Visitas domiciliares e institucionais; Acompanhamento de avaliações psicológicas e psiquiátricas; Participação em grupo de psicoterapia com arte destinada a usuários com comprometimentos graves e persistentes no CAPS Geral da SER III. O grupo foi acompanhado por um período de dois meses. E a questão das interdisciplinaridade?

11 Considerações finais Limitações ainda existentes: A proposta ainda é muito encantadora, mas o conhecimento da realidade e o interesse político são determinantes para o sucesso desse tipo política pública; Enorme aprendizado da dinâmica da instituição; Desafio de atuação em Psicologia (grupos, transtornos mentais, perspectiva social, etc); Experiência em CAPS antecipa uma série de desafios ainda na graduação, uma vez que conviver em ambientes como esse difere totalmente das teorias prontas e perfeitamente aplicáveis dos livros.

12 Fale um pouco deste objetivo Realizar uma análise crítica da atuação da Psicologia nos espaços de políticas públicas, principalmente em saúde mental; Vc não apresentou. Considerações finais

13 Referências FIGUEIREDO, V. V. de; RODRIGUES, M. M. P. Atuação do psicólogo nos CAPS do Estado do Espírito Santo. Psicol. estud., Maringá, v. 9, n. 2, 2004. Disponível em:. Acesso em: 01 Abr 2008. doi: 10.1590/S1413-73722004000200004 VIEIRA FILHO, Nilson Gomes; NOBREGA, Sheva Maia da. A atenção psicossocial em saúde mental: contribuição teórica para o trabalho terapêutico em rede social. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 9, n. 2, 2004. Disponível em:. Acesso em: 01 Abr 2008. doi: 10.1590/S1413-294X2004000200020 GÓIS, C. W. de L. Saúde Comunitária: Pensar e Fazer. Fortaleza, 2008. Saúde Mental no SUS: Centro de Atenção Psicossocial/ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ação Programáticas. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Governo do Estado do Pará. Situação de Saúde. Disponível em http://www.sespa.pa.gov.br/Situa%C3%A7%C3%A3o/situacao_me ntal.htm. Acesso em 6 de março de 2008. http://www.sespa.pa.gov.br/Situa%C3%A7%C3%A3o/situacao_me ntal.htm

14 Email: seu email


Carregar ppt "Camila Alves Soares - graduanda em Psicologia e bolsista da PREX Hilzanir Barbosa de Medeiros - psicóloga, coordenadora do CAPSi e supervisora do projeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google