A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Estadual de Goiás UnUCET CMDI-Comunicação por Dispositivos Indutor. Acadêmica: Lorena Araújo Agra Anápolis 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Estadual de Goiás UnUCET CMDI-Comunicação por Dispositivos Indutor. Acadêmica: Lorena Araújo Agra Anápolis 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual de Goiás UnUCET CMDI-Comunicação por Dispositivos Indutor. Acadêmica: Lorena Araújo Agra Anápolis 2013

2 CMDI Para começar a falar de tecnologia, um resumo breve da fantástica história da evolução humana: Domínio do fogo; Confecção de ferramentas de pedra como instinto de sobrevivência; Os símbolos esculpidos iniciando o importante processo de comunicação; Materiais de bronze, cobre e ferro; Agricultura; Dialetos; Comércio (a base de trocas)/ tapeçaria, especiarias, animais e metalurgia; E as diferentes civilizações distribuídas no mundo todo, contribuíram mais ainda para o processo da evolução tecnológica( arquitetura, locomoção, ferramentas de trabalho, acadêmico e entre outros).

3 CMDI Século XVII, estudos e experimentos resultaram nas correntes elétricas que hoje são fundamentais para o processo da globalização, onde surgiram renomados nomes como: Mileto, Gray, Orsted, Hertz. Já século XX, destaca-se Thomas Edison que impulsionou o processo tecnológico desenvolvendo: fonógrafo, a primeira lâmpada incandescente a carvão, aparelhos de raio-X, e vários outros. E temos também Henry Ford que destacou-se no processo automobilístico na produção de grande escala. Surgimento do computador (Konrad Zuse em1910), seu aperfeiçoamento ao longo dos tempos e a invenção da internet feita por áreas militares o processo de interação social cresceu cada vez mais. E finalizando em 1947, desenvolvida pelo laboratório Bell a comunicação móvel (o celular).

4 CMDI: Comunicação X Informação Hoje não se vive sem comunicação, há todo tempo podemos notar as pessoas manuseando seus celulares mandando mensagens conversando e acessando outros aplicativos que o incube. Segundo Wolton, toda comunicação humana se entrelaça as duas dimensões, como uma dupla hélice que remete a: Comunicação além de falar e compreender é ter uma interação social na qual se baseia no respeito mútuo. Já a informação ela produz mensagens e as distribui.

5 CMDI: Os celulares A todo momento somos induzidos por isso o termo (indutor) aplicado na sigla CMDI, a receber mídias novas: laptops, tablets, TVs, câmeras digitais e os celulares. Especificamente o uso de celulares no Brasil avançou muito de 2005 que eram de 55,8 milhões e em 2010 com quase 200 milhões de celulares conforme as informações da ( Anatel). Além de hoje o celular ter um preço acessível e obter várias formas de pagamento, ele foi se aperfeiçoando muito unindo uma série de aplicações em um só aparelho: Tirar foto, ter GPS, Internet, Mensagem,Jogos e esses recursos atraiu muito o contingente populacional, que vai crescendo mais ainda o uso deles conforme as gerações começando logo cedo com as crianças.

6 CMDI: Nas escolas. Já no ambiente escolar crescem a cada ano, um grande número de estudantes que usam esses dispositivos eletrônicos na sala de aula sendo que na maioria das vezes é por distração e entretenimento. As questões levantas em meio a toda essa tecnologia que está presente na sala de aula são: Como tornar o ambiente escolar um espaço híbrido na qual o resultado possa ser satisfatório? Como mediar professor, aluno e os dispositivos eletrônicos afim de também sair um bom resultado esperado pela escola? O professor além de transferir seus saberes ele deve aprender a interagir com estes recursos tecnológicos criando condições de ligar seu conteúdo aos alunos por meio destes recursos criando também a dupla mediação.

7 CMDI: Nas escolas. Podemos notar que esses recursos digitais estão mudando a forma de agir, pensar e de se interagirem com as pessoas de forma que o contato próximo está se abalando, um exemplo que possa ser bem relevando. “ Quantas famílias almoçam juntas e debatem sobre o ocorrido do dia sem a presença de um dispositivo eletrônico”?, a resposta é bem contundente, são raras as exceções e isso é uma mudança radical do século XXI. Então no meio escolar, tornar-se um espaço híbrido requer muitas tentativas e junção de estudo entre professores e diretores afim de buscar metodologias que usem os recursos eletrônicos que conquistem e despertem o interesse pelos saberes, mas este trabalho requer muita paciência e perseverança para começar a ter uma mudança nos resultados.

8 FIM


Carregar ppt "Universidade Estadual de Goiás UnUCET CMDI-Comunicação por Dispositivos Indutor. Acadêmica: Lorena Araújo Agra Anápolis 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google