A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS SEE-MG/SRE UBERLÂNDIA Superintendente: Jakes Paulo Félix dos Santos Assessora Pedagógica: Mara Elisa Rosa Analistas: Ana Maria Rodrigues,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETRIZES PEDAGÓGICAS SEE-MG/SRE UBERLÂNDIA Superintendente: Jakes Paulo Félix dos Santos Assessora Pedagógica: Mara Elisa Rosa Analistas: Ana Maria Rodrigues,"— Transcrição da apresentação:

1 DIRETRIZES PEDAGÓGICAS SEE-MG/SRE UBERLÂNDIA Superintendente: Jakes Paulo Félix dos Santos Assessora Pedagógica: Mara Elisa Rosa Analistas: Ana Maria Rodrigues, Cláudia Helena Mourão Melo, Edna Cardozo Gomes Campos, Elaine F. Giacomelli, Fátima Adrienne de Macedo Soares, Juliana Gonçalves de Melo, Leide Isabel Ferreira Souto, Mariângela Tavares Ribeiro, Regina Beatriz de Melo, Sandra Aparecida Giroldo Modos. 2016

2 DIRETRIZES PEDAGÓGICAS  Fomentar a utilização dos resultados do Simave pelas unidades de ensino;  Promover o uso nos ambientes de trabalho das ferramentas pedagógicas disponibilizadas pelos Sistemas Educacionais;  Divulgar/consolidar os Coletivos de Educadores;  Divulgar a forma de acompanhamento dos Grupos de Trabalho (GT).

3 SIMAVE O sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública foi criado em 2000 e tem seguido o propósito de fomentar mudanças em busca de uma educação de qualidade.

4 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE/AVALIAÇÃO A prática de avaliação está relacionada com a concepção de educação que os docentes possuem, com o nível de comprometimento e responsabilidades do docente com a aprendizagem dos discentes.

5 REDAÇÃO DE UM JOVEM ESTUDANTE “As propagandas costumam dizer que o ensino de Minas Gerais é o melhor do país, se o daqui é o melhor, eu tenho medo do que seria[..........].É alarmante a quantidade de falhas no ensino que é considerado o melhor do país”. “Eu tenho pena das futuras gerações, porque dependendo dessa qualidade de ensino, nosso estado, não só nosso estado e sim todo o país, voltará a idade da pedra”.

6 SIMAVE As avaliações fornecem importantes indicadores de qualidade da educação brasileira, servindo de subsídio para a elaboração e redefinição das políticas públicas educacionais.

7 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE  Direito subjetivo, inalienável e fundamental do homem, instrumento essencial para a aquisição de outros bens sociais;  Premissa garantida nos documentos legais, mas apenas o reconhecimento legal não é garantia da efetivação desse direito.

8 DIREITO GARANTIDO POR LEI A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – nº9394/96) deslocou o foco do Ensino para a Aprendizagem; Tem que indicar o que o aluno vai aprender/Significa democratizar a Escola; Direito Básico (na Lei) de adquirir conjunto básico de competências; A transição da Cultura do Ensino para a Cultura do Aprendizado é Coletivo.

9 SIMAVE  É necessário que haja esforços e comprometimento dos diferentes agentes educacionais, visando à efetivação do que está previsto em lei;  Acompanhar e verificar em que medida as ações e políticas implementadas têm cumprido os objetivos estabelecidos.

10 SIMAVE  O estado e cada município têm a possibilidade de acompanhar sistematicamente, sua rede e suas escolas;  De modo articulado, cada escola pode se apropriar dos resultados,monitorar, acompanhar a qualidade da educação que oferece;  Promover as intervenções necessárias.

11 DESAFIO  Criar mecanismos para que os profissionais da educação e as escolas se apropriem do processo de avaliação, dos seus resultados;  Sejam produzidas respostas a partir das avaliações. Como se apropriar dos resultados e utilizar os dados, de forma prática, no trabalho pedagógico ?

12 AVALIAÇÃO EXTERNA Importante ferramenta para o trabalho das equipes gestoras e pedagógicas Habilidades essenciais, habilidades mínimas Desempenho dos alunos nas habilidades que se espera tenham consolidado, em determinada disciplina e etapa de escolaridade

13 AVALIAÇÃO EXTERNA Gestores escolares Atuar como mediadores entre os resultados da avaliação externa e seu impacto no cotidiano escolar Equipe gestora, coordenadores pedagógicos e professores Ler e interpretar pedagogicamente os resultados das avaliações

14 RESULTADOS AVALIAÇÃO Equipe gestora, coordenadores pedagógicos e professores Estratégias a serem adotadas Repensar suas práticas, analisando cada ângulo possível Refletir sobre o trabalho pedagógico desenvolvido Elaborar e implementar ações que tenham como foco as dificuldades de aprendizagens observadas

15 DIRETRIZES Elencar as habilidades que não foram consolidadas pelos alunos Intervenções interdisciplinares Grupos de Trabalho (GT) Livros Didáticos Conteúdo Básico Comum (CBC) Centro Virtual do Professor (CRV) Banco de itens do PAAE Preenchimento do Link

16 Vários fatores legitimam a ação do Sistema de Ensino; Novas Tecnologias de Informação produzem mudanças na produção; Escola não é a única detentora da informação e do conhecimento; Escola prepara o aluno para viver na sociedade da informação; Não se exige mais Quantidade de Ensino, mas sim, Qualidade da Aprendizagem; Conteúdos também são importantes; mas a Competência é vital – permite continuar aprendendo.

17 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE/AVALIAÇÃO  A prática da avaliação é uma intervenção que está presente nas ações de qualquer educador;  Avaliação instrumento que possa contribuir para a construção do conhecimento cumprir o seu papel fundamental, que é auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem.

18 Diferencial é a “Qualidade da Educação”  Nossa civilização reduz distâncias (acesso à informação) e acentua diferenças culturais, sociais e econômicas;  Só a educação de qualidade para todos pode evitar que essas diferenças constituam mais um fator de exclusão;  Temos que desenvolver: autonomia para gerenciar a própria aprendizagem (aprender a aprender); (aprender a fazer e a conviver).

19 As Competências Como Referência Currículo que promove Competências 1) Tem o compromisso de articular as disciplinas e as atividades escolares; 2) Significa aceitar a promoção de cada disciplina articulada as competências e habilidades do aluno; Competências são modos de Ser, Raciocinar e interagir. Desenvolver Competência é ponderar aspectos curriculares e docentes, os recursos cognitivos, afetivos e sociais de que os alunos dispõem.

20 UMA EDUCAÇÃO À ALTURA DOS CONHECIMENTOS CONTEMPORÂNEOS Sociedade do século XXI é cada vez mais caracterizada pelo uso intenso do conhecimento (sociedade produto da Revolução Tecnológica) Nova exclusão (acesso à tecnologia de comunicação hoje mediam acesso ao conhecimento e aos bens culturais); Com mais gente estudando diploma não é mais um diferencial, com valorização de características cognitivas e afetivas, capacidade de trabalho em grupo, cooperação.

21 BANCO DE ITENS  Suporte para o processo de ensino e aprendizagem;  Seus resultados viabilizam a gestão curricular orientada pelo estágio de desenvolvimento dos alunos e pelo Conteúdo Básico Comum – CBC;  Os resultados fornecem dados diagnósticos da aprendizagem escolar para subsidiar os planos de aula e intervenções pedagógicas.

22 AÇÃO DO PAAE - AVALIAÇÃO CONTÍNUA  A atual gestão decidiu tirar a obrigatoriedade de aplicação do PAAE;  Acesso ao Banco de Itens que o sistema oferta;  Sistema informatizado, com acesso online para geração de provas e emissão de relatórios e gráficos de resultado;

23 BANCO DE ITENS Provas e exercícios são montados com base na solicitação do Professor  De acordo com o(s) tópico(s) de conteúdo e habilidade(s) que o professor deseja avaliar especificamente naquele momento;  Criado, acompanhado e alimentado por especialistas de cada área do conhecimento, munidos de conhecimentos pedagógicos e estatísticos.

24 POR QUE USAR O BANCO DE ITENS  Adotar estratégias efetivas para a melhoria da qualidade de ensino;  Apropriar dos resultados das avaliações e utilizar de forma prática no trabalho pedagógico;  Expandir a compreensão dos acontecimentos do cotidiano;  Aprimorar o trabalho desempenhado em busca de resultados.

25 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS  PORTAL DA AVALIAÇÃO Para ter acesso a toda a Coleção de Revistas Pedagógicas e a outras informações sobre a avaliação e seus resultados, acesse o site www.simave.caedufjf.net www.simave.caedufjf.net  Para ter acesso ao Banco de Itens do PAAE, no google digite “Paae – Instituto Avaliar” : http://paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v3/default.aspx? id_objeto=23967&id_pai=23967&area=AREA  Para atividades de construção do conhecimento:  http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index2.aspx??id_ob jeto=23967

26 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS Acontece na escola: metodologias diferenciadas, eventos....enviar para: Sre.uberlandia.escolasemrede@educacao.mg.gov.br Blog: escolasemredeblog.wordpress.com http://www.facebook.com/escolasemrede1


Carregar ppt "DIRETRIZES PEDAGÓGICAS SEE-MG/SRE UBERLÂNDIA Superintendente: Jakes Paulo Félix dos Santos Assessora Pedagógica: Mara Elisa Rosa Analistas: Ana Maria Rodrigues,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google