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Tipo: RELATO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA (EI) Categoria: MÉTODOS E TECNOLOGIAS Setor Educacional: EDUCAÇÃO SUPERIOR BLENDED LEARNING NA PRÁTICA: USO DE ATIVIDADES.

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1 Tipo: RELATO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA (EI) Categoria: MÉTODOS E TECNOLOGIAS Setor Educacional: EDUCAÇÃO SUPERIOR BLENDED LEARNING NA PRÁTICA: USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COMO O BMG CANVAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO APRESENTAÇÃO 21/09/2016 Águas de Lindóia/SP Me. Elaine Cristina Hobmeir Me. Elizeu Barroso Alves Me. Elton Ivan Schneider Dra. Vanessa Estela Kotovicz Rolon

2 Criar algo novo a partir do que fazemos bem, porém diferente do que fazemos.

3 O que temos no EAD Livros Impressos Vídeo Aulas Atividades Pedagógicas Online Avaliações Rotas de Aprendizagem Aulas Interativas O que faríamos no Blended Learning Pesquisar novas abordagens de ensino e aprendizagem Valorização dos encontros presenciais Uso de novas metodologias educacionais

4 Recordar Compreender Aplicar Analisar Avaliar Criar Aquisição de Conhecimento Produção de Conhecimento Criação de Conhecimento Habilidades de pensamento de ordem inferior Habilidades de pensamento superior Sentido da Aprendizagem no ensino tradicional Maior parte do tempo destinado ao ensino está em atividades de aquisição do Conhecimento Taxonomia de Bloom (1954) Atividades de aprendizado com maior efetividade Tempo Gasto Atividades de Ensino e Aprendizagem

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7 Recordar Compreender Aplicar Analisar Avaliar Criar Aquisição de Conhecimento Produção de Conhecimento Criação de Conhecimento Habilidades de pensamento de ordem inferior Pirâmide de Aprendizagem Taxonomia de BloomCone de Dale (1946) Leitura Palavra Ouvida Desenhos Observados Ver um filme ou apresentação de slides Atividades de baixa retenção de aprendizagem Diálogos e Debates Realizar uma apresentação, simular experiências, criar, analisar, desenhar, jogar, ensinar. Atividades ativas de aprendizagem Tempo Gasto Atividades de Ensino e Aprendizagem

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9 Recordar Compreender Aplicar Analisar Avaliar Criar Aquisição de Conhecimento Produção de Conhecimento Criação de Conhecimento Leitura Palavra Ouvida Desenhos Observados Ver um filme ou apresentação de slides Diálogos e Debates Realizar uma apresentação, simular experiências, criar, analisar, desenhar, jogar, ensinar. Atividades ativas de aprendizagem Livro Impresso, Biblioteca Virtual e textos de apoio Tutoria Interativa via Rádio Web Rota de Aprendizagem Vídeo Aula Ampliação da aprendizagem em atividades disciplinares Estudos de Caso, Simulações, Jogos, PBL, Atividades de Pesquisa, Juri Simulado, entre outros. Tempo Gasto Atividades de Ensino e Aprendizagem

10 Habilidades de pensamento superior Recordar Compreender Aplicar Analisar Avaliar Criar Leitura Palavra Ouvida Desenhos Observados Ver um filme ou apresentação de slides Diálogos e Debates Realizar uma apresentação, simular experiências, criar, analisar, desenhar, jogar, ensinar. Metodologias de Aprendizagem Ativa Tempo Gasto Atividades de Ensino e Aprendizagem Foco das aulas nos cursos Blended está nas atividades de ensino e aprendizagem que valorizam as habilidades de pensamento superior A aquisição do conhecimento cabe ao aluno em atividades de auto estudo com os materiais didáticos produzidos para o EAD Aprendizagem Ativa Aprendizagem Passiva

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15 QUADRO TEÓRICO Tópicos TemáticosAutores PROPOSTAS DO BLENDED LEARNING PARA O USO EM EAD Bloom (1956); Anderson (2001); Bergman e Sams (2012); Schneider et al., PROPOSTAS DE CURSOS BASEADAS NO BLENDED LEARNING, OU SEJA, BASEADAS NO ENSINO HÍBRIDO, PODEM SER IDEALIZADAS EM CURSOS A DISTÂNCIA, DEVIDO AO USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, EXISTENTES EM TODOS AS PROPOSTAS DE CURSOS DE EAD OFERTADOS NO BRASIL, MAS NEM SEMPRE PRESENTES NO ENSINO PRESENCIAL, E A EXISTÊNCIA DE MATERIAIS DIDÁTICOS (LIVROS DIDÁTICOS, APOSTILAS, MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS, ROTAS DE APRENDIZAGEM, VÍDEO AULAS, ENTRE OUTROS) PRODUZIDOS ESPECIALMENTE PARA ESTES CURSOS QUE PERMITEM AO ALUNO DE EAD A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO, VIA ATIVIDADES DE AUTO ESTUDO.

16 Estratégia de Auto Estudo Livro didático da disciplina + Vídeo Aula Atividades Disciplinares Ampliação do conhecimento da Disciplina Chat /rádio (AVA) entre alunos e professor Estratégias de Ensino e Aprendizagem Atividades Interdisci- plinares Tecnologias/Metodologias de acesso ao conhecimento Aquisição de Conhecimento Atividades de Criação e Produção de Conhecimento Sequência Didática – Atividades de Ensino e Aprendizagem Segunda Terça Quarta Quinta Encontros Presenciais Avaliação presencial processual, formativa e somativa Tutoria Presencial, Tutoria a Distância, Professores Especialistas nos Encontros Presenciais Aprendizagem Ativa e Colaborativa Vivencial Aprendizagem Ativa e Colaborativa Vivencial Criação de Ideias de Negócios – BMG Canvas Estudos de caso Disciplinares Aprendizagem Colaborativa Formação do perfil profissional do Egresso

17 QUADRO TEÓRICO Estrutura pedagógica para o blended learning Fonte: Schneider et al. (2013, p.77)

18 Funcionamento do Curso - EAD Disciplinas, Livro, Vídeo Aula, Rotas de Aprendizagem, Avaliações 2016 ABCABC Módulo Empresarial Módulo Marketing Módulo Importação Módulo Exportação Módulo Comunicação Módulo Economia Empreendedorismo Geografia Econômica Mundial Financiamento ao Comex Economia Internacional Comunicação Empresarial Estatística Aplicada Gestão de CustosGestão de Marketing Marketing Internacional Siscomex – Exportação Ética Empresarial Legislação – Aduana e Comex Gestão EmpresarialGestão Internacional Siscomex – Importação Teoria e Prática Cambial Matemática Financeira Aplicada Logística Empresarial Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Contratos Internacionais Transporte Internacional Tributação, Incentivos e Benefícios fiscais Negociação em Comex Micro e Macro Economia 2017

19 2016 ABCABC Módulo Empresarial Módulo Marketing Módulo Importação Módulo Exportação Módulo Comunicação Módulo Economia Empreendedorismo Geografia Econômica Mundial Financiamento ao Comex Economia Internacional Comunicação Empresarial Estatística Aplicada Gestão de CustosGestão de Marketing Marketing Internacional Siscomex – Exportação Ética Empresarial Legislação – Aduana e Comex Gestão EmpresarialGestão Internacional Siscomex – Importação Teoria e Prática Cambial Matemática Financeira Aplicada Logística Empresarial Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Contratos Internacionais Transporte Internacional Tributação, Incentivos e Benefícios fiscais Negociação em Comex Micro e Macro Economia 2017 Criação de Ideias de Negócios com o BMG Canvas Plano de Marketing Simulação de Importação em Software próprio Simulação de Exportação em Software próprio Custos e Formação de Preços Previsão de Vendas e Demonstrativo Econômico Financeiro

20 PROPOSTA DE USO DO BMG PARA OPERACIONALIZAR O BLENDED LEANING 1 2 3 4 5 6 7 8 9

21 No caso de um MODELO DE NEGÓCIOS, o aluno passa a ser o “estilista” do modelo proposto, que tende a ser uma representação abstrata de um futuro negócio, passível de ser descrito, analisado, criticado e aperfeiçoado até se tornar o efetivo modelo a ser desenvolvido na prática. INOVAR Observando que só faz sentido modelar um negócio se este for um modelo diferente do que já está sendo praticado no mercado! Desenhar o modelo atual não é um exercício de modelação, mas de reprodução (cópia) e isso não faz sentido para quem quer INOVAR” Por que criar um modelo de negócios?

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23 CONSIDERAÇÕES FINAIS Que a EaD alinhada com as novas tecnologias tem revolucionado o ensino superior no Brasil não nos restam dúvidas, da mesma forma que se faz necessário propor estruturas curriculares que sejam capazes de adaptar- se ao perfil desses alunos, principalmente em práticas de ampliação de conhecimento, onde o aluno possa avançar em seus estudos e ter a oportunidade de em momentos presenciais, baseados em blended learning encontrar as conexão entre teoria e prática sendo capaz de criar novos conhecimentos.

24 CONSIDERAÇÕES FINAIS O BMG é uma dessas ferramentas que propicia esse avanço no conhecimento, onde o aluno pode vislumbrar além de um conhecimento prático, um conhecimento interdisciplinar, em uma atividade de criação coletiva com seus pares e tutores de polos que é capaz de verificar o grau de aprendizado no processo educacional, e assim, ser condizente com a organização curricular na busca por formar egressos com base nos perfis esperados. Por fim, enfatizamos que nosso intuito é contribuir com nossa proposta, essa reflexão acerca da construção de conhecimento através de atividades práticas presenciais interdisciplinares, para o progresso das discussões sobre essa temática.

25 OBRIGADO!


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