A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientador: César França Cleuton de Menezes Almeida Uma abordagem vivencial no ensino de Engenharia de Software utilizando o método PBL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientador: César França Cleuton de Menezes Almeida Uma abordagem vivencial no ensino de Engenharia de Software utilizando o método PBL."— Transcrição da apresentação:

1 Orientador: César França Cleuton de Menezes Almeida Uma abordagem vivencial no ensino de Engenharia de Software utilizando o método PBL

2 joão Dentro do contexto do processo de ensino- aprendizagem nos cursos de computação grande parte dos alunos apresenta dificuldades em assimilar as abstrações em várias disciplinas que envolvem a Engenharia de Software. Introdução e Justificativa

3 De modo geral, as dificuldades atribuídas ao ensino de tais disciplinas não é uma tarefa fácil de resolver, porém podem ser amenizadas com metodologias ensino adequadas. Segundo Peterson (1997) e KOLB(1984) a PBL(Problem-based Learning) e aprendizagem vivencial facilita esta este processo uma vez que a experiência prática contribui para o aspecto cognitivo do individuo Introdução e Justificativa

4 Este trabalho tem como objetivo geral investigar a aprendizagem em engenharia de software com a aplicação de uma abordagem do ciclo vivencial de Kolb no método PBL Objetivo Geral

5 Investigar sobre as características, princípios e aspectos educacionais do Método PBL; Investigar sobre as características, princípios e aspectos educacionais da Teoria de Aprendizagem Vivencial; Realizar uma analise do método PBL utilizando a teoria de aprendizagem vivencial como referência; Realizar um estudo de caso da aplicação de uma abordagem vivencial no método PBL Objetivos Específicos

6 PBL(Problem-Based Learning) Desenvolvido na educação médica na década de 70, o método PBL tem sido adaptado em um número crescente de áreas de atuação e em diferentes níveis educacionais (GÜZELIS, 2006). Sob uma ótica bem simples, PBL pode ser definido como um método instrucional que usa um problema para iniciar, direcionar e motivar o aprendizado. Como tal, PBL é consistente com os princípios da abordagem construtivista, que defende que o que as pessoas entendem é uma função do conteúdo, contexto, atividades e objetivos do aprendiz (SAVERY, 2006). Peterson (1997) ressalta três importantes princípios que promovem um aprendizado mais eficaz com o uso de PBL: 1)O aprendizado acontece em um ambiente onde os estudantes estão imersos na prática, em atividades em que recebem feedback de seus colegas estudantes e professores; 2) Os estudantes recebem guias e suporte de seus pares, de maneira a promover um ensino multidirecional envolvendo outros estudantes, professores e monitores, diferentemente do ensino convencional, normalmente unidirecional (professor para estudante); 3)3) O aprendizado é funcional, a partir de problemas reais.

7 Teoria de Aprendizagem Vivencial “ A teoria de Aprendizagem Vivencial ou Experiencial é o processo pelo qual o conhecimento o conhecimento é criado através da transformação da experiência. O conhecimento resulta da combinação de compreender e transformar a experiência” (kolb,1984) 1. “Sentir”: é a maneira como o aluno percebe uma nova informação, incluindo um bom relacionamento entre o professor e o aluno e ênfase em seus valores pessoais, caracterizando a experiência concreta; 2. “Observar”: é a forma como o aluno processa a informação, o momento em que ele separa a experiência e observa o evento novo a partir de diversos pontos de vista, constituindo a observação reflexiva; 3. “Pensar”: é a organização das informações pelo aluno por meio de conceitos, teorias e princípios transmitidos pelo professor, representando a conceituação abstrata; 4. “Fazer”: é a fase na qual o aluno efetua os testes para a obtenção de respostas, trabalhando com o real para obter resultados práticos, evidenciando a experimentação ativa.

8 Ciclo de Kolb Figura 01. Ciclo de Aprendizagem Vivencial

9 Relação PBL x AV Segundo Tavares et al(2014), uma vez que explicações e/ou sugestões constituem o resultado final da metodologia PBL, três estágios do ciclo de aprendizagem de Kolb (experiência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata), conforme apresentado na Figura xx Figura 02: Mapeamento dos Estágios alcançados pelo PBL

10 Hipótese da pesquisa Haverá aprendizado ao realizarmos o estágio de experimentação do ciclo de aprendizagem vivencial de kolb ativa aplicado ao PBL?

11 ESTUDO DE CASO Está sendo realizado um estudo de caso na Faculdade Meta – Fameta em Rio Branco-AC nas disciplinas de Engenharia de Software, Gerência de projetos e Programação para Dispostivos Móveis abordando as teorias PBL(Problem Based Learning) e a Teoria de Apredizagem Vivencial

12 Metodologia O estudo de caso está sendo realizado da seguinte forma: Os alunos estão organizados em grupos. A quantidade de grupos está em número par. Até a primeira avaliação todos participam do Método PBL abrangendo os estágios de Experiência Concreta, Observação Reflexiva e Conceituação Abstrata. Após a primeira avaliação apenas metade dos grupos irá continuar participando do método PBL e a outra metade participará da Experimentação ativa do Ciclo de aprendizagem Vivencial

13 The Kolb Model for Classroom Activities Figura xx:

14 Problemas Propostos Engenharia de SoftwareGerência de ProjetosProgramação para dispositivos móveis Experiência Concreta produzir artefatos para uma demanda de sistema de controle de eventos aqui da faculdade Elaborar um projeto para a implantação de ambiente virtual de educação a distancia para a faculdade Elaboração criação de artefatos para elaboração de um site responsivo Observação Reflexiva Discussão em grupo Conceituação Abstrata Docente realiza aulas expositivas sobre os artefatos produzidos em processo de desenvolvimento e os relaciona com os produzidos pelos alunos Docente realiza aulas expositivas sobre os artefatos produzidos em processo gerência de projetos e os relaciona com os produzidos pelos alunos Docente realiza aulas expositivas sobre os artefatos produzidos em processo de desenvolvimento e os relaciona com os produzidos pelos alunos

15 Problemas Propostos Engenharia de SoftwareGerência de ProjetosProgramação para dispositivos móveis Experimentação Ativa Proposta de desenvolvimento de artefatos de um estudo de caso proposto pelo professor

16 As notas dos discentes; Questionário aos discentes; Questionário aos professores; Observação das turmas. Instrumentos de Coleta

17  A1( AVALIAÇÃO ESCRITA)  A2(AVALIAÇÃO ESCRITA)  A3(AVALIAÇÃO ATHENAS)  A4(TRABALHOS) – 50% durante a A1 e 50% na A2 Notas dos alunos

18 Questionário aos discentes Figura 03: Questionário sobre Motivação Motivação

19 Questionário aos discentes Experiência do usuário Figura 04: Experiência do usuário

20 Questionário aos discentes Aprendizagem Figura 05: Questionário de Aprendizagem

21 Questionário aos docentes 1-Qual a sua idade? 2-Quantos anos atua como professor da instituição? 3-O professor Já conhecia o PBL? 4- O que motivou a experimentar o PBL como método de ensino e aprendizagem 5- Qual o desenvolvimento da aprendizagem dos grupos e dos integrantes durante o processo? (Dividir por grupo) 6-Quais grupos entregaram todos os artefatos no prazo durante o estudo de caso?Por que? (Dividir por grupo) 7- Quantos integrantes dos grupos se mantiveram motivados até o final da atividade?(dividir por grupo) 8-Quais o limites e possibilidades dessa abordagem sobre o ensino da disciplina?

22 1-Qual a sua idade? 2-Quantos anos atua como professor da instituição? 3-O professor Já conhecia O Ciclo de Aprendizagem Vivencial? 4-O que levou o levou a experimentar o Ciclo de Aprendizagem Vivencial como método de ensino? 5-Segundo Tavares et al(2014) o PBL atinge os 3 estágios do Ciclo de Aprendizagem Vivencial de Kolb. O senhor acredita que houve aprendizagem ao realizar o estágio de experimentação ativa agregado ao PBL? 6-Quais grupos entregaram todos os artefatos no prazo durante o estudo de caso durante a experimentação ativa? 7- Quais grupos conseguiram ou integrantes do grupo se mantiveram motivados até o final da atividade na experimentação ativa? Questionário aos docentes


Carregar ppt "Orientador: César França Cleuton de Menezes Almeida Uma abordagem vivencial no ensino de Engenharia de Software utilizando o método PBL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google