A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Você quer, você pode. Aprender, Crescer, Empreender! Legado Empreendedor Você quer, você pode. Aprender, Crescer, Empreender! Escola: Colégio COC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Você quer, você pode. Aprender, Crescer, Empreender! Legado Empreendedor Você quer, você pode. Aprender, Crescer, Empreender! Escola: Colégio COC."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Você quer, você pode. Aprender, Crescer, Empreender!
Legado Empreendedor Você quer, você pode. Aprender, Crescer, Empreender! Escola: Colégio COC Novomundo Cidade: Praia Grande (SP) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável: Bruna dos Santos Sanches

4 Legado Empreendedor Natureza do projeto
O projeto Legado Empreendedor, teve início em fevereiro de 2017 e corresponde a criação de um aplicativo para auxiliar as crianças com dificuldades em português e matemática. Para esta construção, os alunos passaram por etapas pelas quais tiveram noções básicas de empreendedorismo, criação de logomarca, organização de custos em planilhas, realização de um formulário, análise de gráficos e tabelas, construção de planta e maquete da empresa, e elaboração de um aplicativo, com muita criatividade, inovação e colaboração, a turma obteve resultados fantásticos. Um dos fatores fundamentais deste processo, é saber que os multiplicadores do conhecimento estão aprendendo muito de uma forma inconsciente, ao estarem em busca de atividades, dicas e estratégias para auxiliar quem precisa.

5 Legado Empreendedor Introdução
Um dos aspectos mais importantes, no trabalho com Projetos, é a possibilidade do aluno desenvolver uma atitude ativa e reflexiva diante de suas aprendizagens, na medida em que percebe o sentido e o significado desse conhecimento para a sua vida e compreensão do mundo. Algumas competências empreendedoras podem ser aprendidas em cursos e vivenciando algumas experiências, outras são tipicamente formadas ainda na infância e a melhor forma de aprender a identificar oportunidades é prestando atenção às coisas ao seu redor. Vygotsky (1989) é um dos autores que vem embasando um grande número de estudos voltados para o trabalho colaborativo na escola. Ele argumenta que as atividades realizadas em grupo, de forma conjunta, oferecem enormes vantagens, que não estão disponíveis em ambientes de aprendizagem individualizada

6 O interesse em desenvolver o presente projeto, justifica-se pelo fato de contribuir para a aprendizagem e para a resolução de problemas na escola - problemas de colegas quanto à interpretação de textos e resolução de operações envolvendo divisão na escola Com relação ao interesse social, este trabalho é relevante porque aborda um tema que auxiliará os estudantes em uma das etapas mais importantes no ensino fundamental I, que é a leitura e escrita e operações por meio de um recurso digital e resolução de problemas. Público alvo: alun os do Colégio COC Novomundo e alunos de todos estados brasileiros, principalmente do sistema de ensino COC Várias pessoas trabalhando em conjunto eleva-se o nível de energia, reforçando-se a determinação em agir, reúnem-se mais recursos e competências para realizar a tarefa e criam-se sinergias que possibilitam uma reflexão e uma análise dos problemas mais profunda. O projeto contará com a construção de um aplicativo para auxiliar crianças com dificuldade em língua portuguesa e matemática podendo auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, a fim de minimizar os problemas de aprendizagem

7 Os alunos do 4° ano analisaram algumas oportunidades para poderem criar suas empresas. Dentre todas, escolheram as dificuldades que os alunos do fundamental 1 apresentam em português e matemática. Esta prática deixou os alunos mais independentes, seguros de si e proporcionou a todos o protagonismo no processo de aprendizagem. Eles montaram as empresas, criaram uma planilha com orçamento de materiais para esta construção. Fizeram uma planta e maquete com lego do espaço, trabalhando conceitos matemáticos. Elaboraram no aplicativo canvas uma logomarca com o nome da empresa. Aprenderam a fazer um formulário no Google Forms com um questionário para professores do Brasil do fundamental 1, a fim de saber as dificuldades de seus alunos em português e matemática. Analisaram os resultados e diagnosticaram a dificuldade que prevalece nos alunos dos professores entrevistados. A etapa final do projeto, corresponde a criação de um aplicativo, com jogos, dicas e atividades para auxiliarem crianças que tiverem acesso ao link, principalmente do sistema de ensino COC.

8 Legado Empreendedor Objetivo Geral Objetivos Específicos
Criar um aplicativo para auxiliar alunos com dificuldades em Português e Matemática. Objetivos Específicos Incentivar o desenvolvimento de competências empreendedoras dos alunos; Estimular o espírito de coletividade, proatividade, criatividade e autonomia; Ampliar a tomada de decisões, otimismo, liderança e ética; Buscar o uso da matemática para o mundo real utilizando recursos tecnológicos; Aprender a fazer um questionário através do Google Forms. Simular a construção de uma empresa; Ter noções básicas de orçamentos (organizar no Google Planilhas)

9 Legado Empreendedor Fases de Implementação
Divulgação: apresentação do planejamento estratégico do projeto aos pais e alunos na primeira semana de aula. Execução das ações: Janeiro: Idealização do projeto durante a semana de planejamento Fevereiro : Na sala de aula tivemos uma noção básica de empreendedorismo, despertando os alunos para o conhecimento por meio de atividades propostas. A turma foi dividida em 4 grupos, cada um representando uma empresa. (5 aulas) Março: Na aula de informática montaram uma planilha para organizar o orçamento da empresa. Na sala de aula, construíram uma planta da empresa e a transformaram em maquete utilizando lego. Aprenderam a elaborar um formulário e disparamos o mesmo por meio de redes sociais.

10 Abril : Na sala de informática, cada grupo, construiu sua logomarca de acordo com a proposta da empresa: (4 aulas) Empresa 1 (matemática) - Gênios da matemática Empresa 2 (matemática) - Pequeno aprendiz Empresa 4 (português) - Português virtual Empresa 4 (português) - Maio: Analisaram os resultados no Google Planilhas e constataram que a grande dificuldade no Brasil, dos alunos do fundamental 1 está em interpretação de texto e divisão. Neste período, eles foram em busca de atividades que pudessem auxiliar estes alunos, pesquisando também as possibilidades de aparecem tais dificuldades em períodos onde os mesmos já deveriam estar acomodados.

11 Junho : Apresentamos o aplicativo (fábrica de aplicativos) para os alunos e orientamos todos com relação a construção do mesmo. Neste mês, iniciamos as etapas para criarmos atividades que possam auxiliar as crianças com dificuldades. Agosto, Setembro e Outubro: Desenvolvimento do aplicativo Novembro e Dezembro: Divulgação do aplicativo 3. Resultados: Acontecerá de forma contínua, pois os alunos estão sendo avaliados ao decorrer do processo. Em agosto os alunos realizarão uma atividade para avaliarmos se o processo de ensinagem que eles estão em busca para construção do aplicativo, auxiliará no processo de aprendizagem dos envolvidos. 4. Ação e Entrega dos Resultados: Até o mês de Outubro a ação é interna, apenas com os envolvidos na elaboração do aplicativo. Novembro em diante a ação atingirá crianças que tiverem acesso ao aplicativo. O mesmo será disponibilizado em redes sociais, enviados por para professores e apresentado em seminários e congressos. Pretende-se posteriormente analisar o engajamento do público alvo e início de uma parceria com outras escolas e comunidade para aprimoramento.

12 Especificação do gasto
Legado Empreendedor Custo previsto Especificação do gasto Valor Materiais - papelaria 70,00 Lego 150,00 TOTAL 220,00

13 FOTOS DA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
Legado Empreendedor

14 Criação da empresa Separação da turma em 4 empresas. Construção da planta e maquete feita de lego.

15 Aula sobre empreendedorismo

16 Logomarca das empresas

17 Formulário enviado para professores de vários estados brasileiros.
Resultados

18 Aplicativo

19 Obrigado!


Carregar ppt "Você quer, você pode. Aprender, Crescer, Empreender! Legado Empreendedor Você quer, você pode. Aprender, Crescer, Empreender! Escola: Colégio COC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google