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Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta

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Apresentação em tema: "Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO CONTEXTO BRASILEIRO

2 FORMAÇÃO INICIAL ALGUNS PRINCÍPIOS...

3 O professor é profissional chave para o desenvolvimento do país e, por isso, a profissão docente precisa de políticas à altura dessa expectativa.

4 O bom professor é aquele que tem domínio do conteúdo, conhecimento do como ensinar, entendimento sobre como os alunos aprendem e, fundamentalmente, o compromisso com a aprendizagem e o desenvolvimento integral de todos eles.

5 A carreira docente precisa ser mais atrativa, com maior valorização e respeito pelas famílias e sociedade, melhores condições de formação, de trabalho e salariais.

6 A tarefa docente é complexa e, por isso, a formação do professor não pode ser entendida como algo trivial. Ela exige uma prática referenciada na teoria e uma reflexão teórica que, por sua vez, ilumine a prática.

7 "Novas exigências educacionais pedem às universidades e cursos de formação continuada um professor capaz de ajustar sua didática às novas realidades da sociedade, do conhecimento, do aluno, dos diversos universos culturais, dos meios de comunicação." (LIBÂNEO)

8 Não tem como falar em educação de qualidade sem mencioná-la;
Assim como, a formação inicial, é uma questão fundamental nas políticas públicas para a educação. FORMAÇÃO CONTINUADA

9 Tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos.

10 Candau, Nascimento, Pimenta entre outros pesquisadores ressaltaram que:
Deve desenvolver a reflexão crítica da prática, oportunizando, ao/a professor/a, vivenciar novas experiências, novas pesquisas, novas formas de ver e pensar a escola;

11 Deve valorizar a investigação como estratégia de ensino;
É um momento de estudo, de pesquisa, de reflexão e de constante contato com novas concepções; Precisa ser significativa para o professor.

12 Neste contexto a escola
É um campo de constante mutação; É o local de circulação das diferenças e da heterogeneidade; E é principalmente o espaço de acesso ao conhecimento.

13 Candau considera a escola como um dos locus privilegiado para o processo de formação continuada e a valorização do saber docente.

14 partir das necessidades reais do cotidiano escolar do professor;
valorizar o saber docente, ou seja, o saber curricular e/ou disciplinar, a experiência; valorizar e resgatar o saber docente construído na prática pedagógica (teoria + prática).

15 DESAFIOS...

16 As metodologias e o conteúdo dos cursos de formação devem enfrentar as questões básicas ainda não atendidas e, ao mesmo tempo, inovar para responder as demandas do mundo contemporâneo.

17 A formação continuada deve acontecer prioritariamente na escola, de forma colaborativa e articulada aos desafios concretos da prática docente.

18 Meios de acompanhamento da atuação docente são importantes para o avanço nos resultados de aprendizagem e tornam-se mais efetivos quando alicerçados na oferta de condições adequadas de trabalho e sólida estrutura de formação e apoio.

19 Toda Secretaria Estadual de Educação deve se atentar a estrutura interna de seu órgão central e regionais de modo a dar suporte à execução e à institucionalização de uma política de formação continuada que objetive assegurar a implementação da BNCC e a melhoria da prática pedagógica.

20 Assegurar um bom entendimento e alinhamento entre todos os atores da Rede, a estratégia de comunicação com os profissionais dos órgãos regionais e das escolas.

21 Para que as políticas de formação continuada de professores tenham os resultados esperados estabelecidos em sua formulação, é importante que haja monitoramento e avaliação da política.

22 Visando o aprimoramento da articulação entre Estados e Municípios das políticas de formação continuada, julga-se essencial o estabelecimento/ fortalecimento de um efetivo regime de colaboração.

23 A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca.
E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Paulo Freire

24 Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
CONTATOS Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta Tel. (67)


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