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PublicouLeandro Cortês Carrilho Alterado mais de 7 anos atrás
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Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO CONTEXTO BRASILEIRO
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FORMAÇÃO INICIAL ALGUNS PRINCÍPIOS...
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O professor é profissional chave para o desenvolvimento do país e, por isso, a profissão docente precisa de políticas à altura dessa expectativa.
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O bom professor é aquele que tem domínio do conteúdo, conhecimento do como ensinar, entendimento sobre como os alunos aprendem e, fundamentalmente, o compromisso com a aprendizagem e o desenvolvimento integral de todos eles.
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A carreira docente precisa ser mais atrativa, com maior valorização e respeito pelas famílias e sociedade, melhores condições de formação, de trabalho e salariais.
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A tarefa docente é complexa e, por isso, a formação do professor não pode ser entendida como algo trivial. Ela exige uma prática referenciada na teoria e uma reflexão teórica que, por sua vez, ilumine a prática.
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"Novas exigências educacionais pedem às universidades e cursos de formação continuada um professor capaz de ajustar sua didática às novas realidades da sociedade, do conhecimento, do aluno, dos diversos universos culturais, dos meios de comunicação." (LIBÂNEO)
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Não tem como falar em educação de qualidade sem mencioná-la;
Assim como, a formação inicial, é uma questão fundamental nas políticas públicas para a educação. FORMAÇÃO CONTINUADA
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Tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos.
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Candau, Nascimento, Pimenta entre outros pesquisadores ressaltaram que:
Deve desenvolver a reflexão crítica da prática, oportunizando, ao/a professor/a, vivenciar novas experiências, novas pesquisas, novas formas de ver e pensar a escola;
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Deve valorizar a investigação como estratégia de ensino;
É um momento de estudo, de pesquisa, de reflexão e de constante contato com novas concepções; Precisa ser significativa para o professor.
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Neste contexto a escola
É um campo de constante mutação; É o local de circulação das diferenças e da heterogeneidade; E é principalmente o espaço de acesso ao conhecimento.
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Candau considera a escola como um dos locus privilegiado para o processo de formação continuada e a valorização do saber docente.
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partir das necessidades reais do cotidiano escolar do professor;
valorizar o saber docente, ou seja, o saber curricular e/ou disciplinar, a experiência; valorizar e resgatar o saber docente construído na prática pedagógica (teoria + prática).
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DESAFIOS...
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As metodologias e o conteúdo dos cursos de formação devem enfrentar as questões básicas ainda não atendidas e, ao mesmo tempo, inovar para responder as demandas do mundo contemporâneo.
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A formação continuada deve acontecer prioritariamente na escola, de forma colaborativa e articulada aos desafios concretos da prática docente.
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Meios de acompanhamento da atuação docente são importantes para o avanço nos resultados de aprendizagem e tornam-se mais efetivos quando alicerçados na oferta de condições adequadas de trabalho e sólida estrutura de formação e apoio.
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Toda Secretaria Estadual de Educação deve se atentar a estrutura interna de seu órgão central e regionais de modo a dar suporte à execução e à institucionalização de uma política de formação continuada que objetive assegurar a implementação da BNCC e a melhoria da prática pedagógica.
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Assegurar um bom entendimento e alinhamento entre todos os atores da Rede, a estratégia de comunicação com os profissionais dos órgãos regionais e das escolas.
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Para que as políticas de formação continuada de professores tenham os resultados esperados estabelecidos em sua formulação, é importante que haja monitoramento e avaliação da política.
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Visando o aprimoramento da articulação entre Estados e Municípios das políticas de formação continuada, julga-se essencial o estabelecimento/ fortalecimento de um efetivo regime de colaboração.
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A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca.
E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Paulo Freire
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Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
CONTATOS Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta Tel. (67)
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