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Gestão e organização de escritórios de advocacia

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Apresentação em tema: "Gestão e organização de escritórios de advocacia"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão e organização de escritórios de advocacia

2 OBJETIVOS DA SOCIEDADE GESTÃO ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS
INÍCIO ESCRITÓRIO DEFINIÇÃO DOS SÓCIOS OBJETIVOS DA SOCIEDADE GESTÃO ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS CRESCIMENTO E CONTRATAÇÃO DEFINIÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES DIFERENCIAL

3 ESCRITÓRIO JURÍDICO

4 COMERCIAL OPERACIONAL

5 OPERACIONAL COMERCIAL

6 OPERACIONAL COMERCIAL

7 MOTIVOS DE TER SÓCIOS SOCIEDADE – AFFECTIO SOCIETATIS
CONHECIMENTO EM GESTÃO CONHECIMENTO COMERCIAL CONHECIMENTO TÉCNICO COMPLEMENTAR

8 TIPOS DE SÓCIOS SÓCIO FUNDADOR SÓCIO PLENO SÓCIO DE ÁREA
GRUPO DE PESSOAS QUE INICIARAM A SOCIEDADE. PARTICIPAÇÃO TOTAL DA ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE SÓCIO FUNDADOR ATINGIU CONDIÇÕES DECIDIDAS PELOS SÓCIOS FUNDADORES SÓCIO PLENO UM DEGRAU ABAIXO DO SÓCIO PLENO PARTICIPAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA ÁREA SÓCIO DE ÁREA “EMPRESTA” O NOME AO ESCRITÓRIO NÃO PARTICIPA DA ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE. PODE OPINAR SÓCIO CONSULTOR IRÁ DESENVOLVER UMA ÁREA NOVA NA SOCIEDADE. NÃO PARTICIPA DA ADMINISTRAÇÃO, A NÃO SER DE SUA ÁREA SÓCIO DESENVOLVEDOR

9 OBJETIVO VONTADE SONHOS DESEJOS OBJETIVOS

10 O início de um objetivo OBJETIVO DESEJO

11 DESEJO DEFINIÇÃO: TER VONTADE DE ..... QUERER ALGO

12 DESEJO OBJETIVO SONHO

13 SONHO X OBJETIVO

14 DEFINIÇÃO - SONHO DESEJOS E VONTADES DE REALIZAR ALGO NÃO ESTRUTURADO
VONTADE DE MUDANÇA POR UMA INSATISFAÇÃO PESSOAL

15 DEFINIÇÃO: OBJETIVO SÃO OS ELEMENTOS RACIONAIS DOS DESEJOS APÓS A DEFINIÇÃO CLARA DA VISÃO PROPOSTA

16 OBJETIVO OBJETIVO SONHO OBJETIVO

17 por que é difícil de estabelecer objetivos claros ?
DIFICULDADE RESPONSABILIDADE OBJETIVO

18 DESEJO OBJETIVO 1 OBJETIVO 2 OBJETIVO 3

19 GESTÃO ORGANIZACIONAL
OBJETIVOS – DESEJO ESTRUTURADO METAS INDICADORES PROCEDIMENTOS GESTÃO ORGANIZACIONAL

20 DEFINIÇÃO OBJETIVOS ONDE SE QUER CHEGAR: QUALITATIVAMENTE META
ONDE SE QUER CHEGAR: QUANTITATIVAMENTE – DEVE SER COMPOSTA POR OBJETIVO, VALOR E PRAZO

21 DEFINIÇÃO INDICADORES PROCEDIMENTOS
VALOR QUANTITATIVO DEFINIDO PARA ACOMPANHAR A META E O OBJETIVO PROPOSTO PROCEDIMENTOS FORMA DEFINIDA DE EXECUTAR UM TRABALHO PARA ALCANÇAR METAS E OBJETIVOS DEFINIDOS

22 OBJETIVO INDIVÍDUOS OBJETIVO

23 Gestão da sociedade

24 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
PROCESSOS Responsabilidade - SÓCIOS x gestão CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO OPERACIONAIS (GESTÃO INFORMAÇÃO) PRODUÇÃO ARMAZENAMENTO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS (GESTÃO) FINANCEIROS COMERCIAL RH TI MANUTENÇÃO ESTRATÉGICOS IDENTIDADE ORGANIZACIONAL MISSÃO VISÃO VALORES METAS E INDICADORES

25 ADMINISTRAÇÃO: SÓCIOS X POLÍTICAS
VALORES UTILIZADOS PARA ATRAIR MEMBROS PARA O ESCRITÓRIO POLÍTICA DE BENEFÍCIOS VALOR UTILIZADO PARA INCENTIVAR MAIOR PRODUTIVIDADE DOS MEMBROS DO ESCRITÓRIO POLÍTICA DE BÔNUS VALOR UTILIZADO PARA PROMOVER AUMENTO DE CLIENTES NO ESCRITÓRIO POLÍTICA DE INDICAÇÃO VALOR UTILIZADO PARA INCENTIVAR O CRESCIMENTO TÉCNICO DO ESCRITÓRIO POLÍTICA DE PAGAMENTO DE CURSOS

26 ADMINISTRAÇÃO: SÓCIOS X POLÍTICAS
FORMA DE RETER TALENTOS DANDO O CAMINHO PARA DESENVOLVIMENTO DENTRO DO ESCRITÓRIO POLÍTICA DE CARGOS; REMUNERAÇÃO E RH FORMA DE CRIAR RESERVAS PARA GARANTIRA CONTINUIDADE NO PAGAMENTO DAS POLÍTICAS POLÍTICA DE RESERVAS FORMA QUE O ESCRITÓRIO DEVE PRESTAR CONTAS AO CLIENTE DOS TRABALHOS REALIZADOS, PRINCIPALMENTE NAS QUESTÕES CONSULTIVAS POLÍTICA DE ATENDIMENTO DO CLIENTE FORMA DO ESCRITÓRIO MOSTRAR AOS SEUS MEMBROS O SEU DIFERENCIAL PARA A SOCIEDADE; ONDE ELE QUER CHEGAR E QUAIS SUA FORMAS DE ATUAÇÃO POLÍTICA DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

27 ESCRITÓRIO CONSULTORIA FINANCEIRO ADMINISTRATIVO JURÍDICO

28 Momento de Contratar ERROS MAIS COMUNS

29 CONTRATAR ALGUEM PARA AJUDAR

30 CONTRATAR ALGUÉM SEM ANALISAR ONDE ESTÁ O VERDADEIRO GARGALO
Contratação

31 NÃO DESCREVER AS FUNÇÕES DO PROFISSIONAL QUE SERÁ CONTRATADO
Contratação NÃO DESCREVER AS FUNÇÕES DO PROFISSIONAL QUE SERÁ CONTRATADO

32 Contratação DEFINIR AS FUNÇÕES E CONTRATAR UM PROFISSIONAL QUE NÃO TENHA A CAPACIDADE DE REALIZÁ-LAS

33 Contratação NÃO OBSERVAR SE O PROFISSIONAL TEM AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS QUE A FUNÇÃO EXIGE

34 Organograma Básico SÓCIOS CONSULTORIA ÁREA JURÍDICA ADMINISTRAÇÃO
SENIORES PLENOS JUNIORES ESTAGIÁRIOS ADMINISTRAÇÃO CONSULTORIA

35 FUNÇÕES BÁSICAS DE CADA NÍVEL
ADMINISTRAÇÃO REALIZAR TAREFAS DE APOIO AO ESCRITÓRIO INTERNAMENTE RECEPÇÃO CONTROLE DE DOCUMENTAÇÃO CONTROLE DO CONTAS À PAGAR E RECEBER CONTROLE DE DESPESAS PAGAMENTO DE DESPESAS E FORNECEDORES TREINAMENTOS CONTROLE DE ESTOQUES COMPRAS CONTROLE E ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE APOIO EXTERNOS DO ESCRITÓRIO ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO DOS CLIENTES COM O ESCRITÓRIO APOIO AOS SERVIÇOS DO JURÍDICO DO ESCRITÓRIO

36 FUNÇÕES BÁSICAS DE CADA NÍVEL
CONSULTOR – CONTABILIDADE – SERVIÇOS DE TERCEIRO REALIZAR TAREFAS DE APOIO AO ESCRITÓRIO EXTERNAMENTE ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS E MANUAIS TREINAMENTOS CONTRATOS DE TRABALHO CÁLCULO E CONFECÇÃO DE GUIAS DE PAGAMENTOS DE IMPOSTOS CONSULTAS E PARECERES FORA DA ÁREA DE CONHECIMENTO DO ESCRITÓRIO MANUTENÇÃO EM EQUIPAMENTOS

37 FUNÇÕES BÁSICAS DE CADA NÍVEL
ÁREA JURÍDICA REALIZAR TAREFAS OPERACIONAIS DO ESCRITÓRIO

38 SÓCIOS ÁREA JURÍDICA SENIORES PLENOS JUNIORES ESTAGIÁRIOS
Organograma Básico SÓCIOS ÁREA JURÍDICA SENIORES PLENOS JUNIORES ESTAGIÁRIOS

39 Plano de carreira TEMPO DE OAB/FORMADO – EXPERIÊNCIA HABILIDADES
TEMPO DE FORMADO OU EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ATUAÇÃO, OU AINDA TEMPO DE ESCRITÓRIO HABILIDADES CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA ASCENSÃO NA CARREIRA FORMAÇÃO CURSOS OU ESPECIALIZAÇÕES CONSIDERADAS NECESSÁRIAS PELOS SÓCIOS DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES FUNÇÕES BÁSICAS QUE OS MEMBROS DA ÁREA JURÍDICA DEVEM EXERCER EM CADA DEGRAU DO ORGANOGRAMA

40 FUNÇÕES BÁSICAS DE CADA NÍVEL
ESTAGIÁRIOS DILIGÊNCIAS EXTERNAS OBTER E ORGANIZAR DOCUMENTOS AUXILIAR NA ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO PESQUISA JURÍDICA ELABORAÇÃO DE PEÇAS JURÍDICAS DE BAIXA COMPLEXIDADE REALIZAR TAREFAS ADMINISTRATIVAS GERAIS ATENDIMENTO AO CLIENTE

41 REMUNERAÇÃO: estagiários
BOLSA BENEFÍCIOS LEGAIS

42 FUNÇÕES BÁSICAS DE CADA NÍVEL
JUNIORES FUNÇÕES BÁSICAS DE CADA NÍVEL DILIGÊNCIAS EXTERNAS PARA OBTENÇÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES OBTER E ORGANIZAR DOCUMENTOS AUXILIAR NA ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO PESQUISA JURÍDICA ELABORAÇÃO DE PEÇAS JURÍDICAS BÁSICAS E DE MÉDIA COMPLEXIDADE REALIZAR TAREFAS ADMINISTRATIVAS GERAIS ATENDIMENTO AO CLIENTE  REVISÃO DE TRABALHOS DOS ESTAGIÁRIOS REALIZAR AUDIÊNCIAS RESPONDER ÀS CONSULTAS DE CLIENTES

43 REMUNERAÇÃO: Advogado junior
BENEFÍCIOS OAB OAB PREV OUTROS VARIÁVEL PEQUENO SUCUMBÊNCIAS PARTICIPAÇÃO DA ÁREA

44 FUNÇÕES BÁSICAS DE CADA NÍVEL
DILIGÊNCIAS EXTERNAS PARA QUESTÕES DE MAIOR RELEVÂNCIA REALIZAR ANÁLISE CONCLUSIVA DE DOCUMENTAÇÃO PESQUISA JURÍDICA ELABORAÇÃO DE PEÇAS/INSTRUMENTOS JURÍDICOS DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE REVISAR OS TRABALHOS DE ADVOGADOS: PLENOS E JUNIORES COLABORAR NA SUPERVISÃO DO TRABALHO DA EQUIPE REALIZAR REUNIÕES COM CLIENTES RESPONDER ÀS CONSULTAS, PARECERES E OPINIÕES LEGAIS DE CLIENTES REALIZAR AUDIÊNCIAS E SUSTENTAÇÃO ORAL MINISTRAR TREINAMENTOS INTERNOS PLENOS FUNÇÕES BÁSICAS DE CADA NÍVEL

45 REMUNERAÇÃO: advogado pleno
BENEFÍCIOS VARIÁVEL OUTROS COORDENAÇÃO INGLÊS

46 FUNÇÕES BÁSICAS DE CADA NÍVEL
SENIORES FUNÇÕES BÁSICAS DE CADA NÍVEL DILIGÊNCIAS EXTERNAS PARA QUESTÕES DE MAIOR RELEVÂNCIA. REALIZAR ANÁLISE CONCLUSIVA DE DOCUMENTAÇÃO. PESQUISA JURÍDICA. ELABORAÇÃO DE PEÇAS/INSTRUMENTOS JURÍDICOS DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE. REVISAR OS TRABALHOS DOS DEMAIS ADVOGADOS. COLABORAR NA SUPERVISÃO DO TRABALHO DA EQUIPE. REALIZAR REUNIÕES COM CLIENTES. RESPONDER ÀS CONSULTAS, PARECERES E OPINIÕES LEGAIS DE CLIENTES REALIZAR AUDIÊNCIAS E SUSTENTAÇÃO ORAL MINISTRAR TREINAMENTOS INTERNOS COLABORAR NO GERENCIAMENTO E FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE. ESCREVER ARTIGOS JURÍDICOS

47 REMUNERAÇÃO: advogado sênior
BENEFÍCIOS VARIÁVEL PARTICIPAÇÃO DO FATURAMENTO DA ÁREA OU CLIENTE

48 FUNÇÕES BÁSICAS DE CADA NÍVEL
SÓCIOS FUNÇÕES BÁSICAS DE CADA NÍVEL RESPONSÁVEL PELO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO ESCRITÓRIO REPRESENTAÇÃO INTERNA E EXTERNA DO ESCRITÓRIO. FORMAÇÃO DE EQUIPE SUPERVISIONAR E RESPONDER PELO TRABALHO DA EQUIPE, ELABORAÇÃO DE PEÇAS JURÍDICAS DE MAIOR COMPLEXIDADE ELABORAR PROPOSTAS E NEGOCIAR HONORÁRIOS. GERENCIAMENTO E FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE. PROSPECTAR CLIENTES PARTICIPAR DAS DECISÕES GERENCIAIS DO ESCRITÓRIO. PARTICIPAR DO RISCO DO ESCRITÓRIO CONTRIBUIR COM APORTE DE CAPITAL, QUANDO APLICÁVEL. MINISTRAR TREINAMENTOS INTERNOS

49 REMUNERAÇÃO: sócios PRÓ-LABORE VARIÁVEL

50 DIFERENCIAL COMPETITIVO

51 DIFERENCIAL DEFINIÇÃO:
CONJUNTO DE IDEIAS OU AÇÕES QUE FAZEM COM QUE PESSOAS OU ORGANIZAÇÕES SEJAM DIFERENTES DAS DEMAIS

52 CLIENTE

53 DEFINIÇÃO CLIENTE PESSOA QUE TEM ACESSO A UM PRODUTO OU SERVIÇO
PODE SER: COMPRADOR UTILIZADOR CONSUMIDOR

54 DEFINIÇÃO CLIENTE É TODO AQUELE DEPOSITA EM NÓS SUAS EXPECTATIVAS.
UMA RELAÇÃO IRÁ DURAR PELA CONFIANÇA E PELO ENCANTAMENTO.

55 DEFINIÇÃO CLIENTE CLIENTES TÊM NECESSIDADES QUE A EMPRESA OU O VENDEDOR TEM TODO O INTERESSE EM SATISFAZER O CLIENTE TEM EXPECTATIVAS QUANTO ÀQUILO QUE ADQUIRIU.

56 DEFINIÇÃO CLIENTE – NECESSIDADES NÃO SATISFEITAS
SE AS NECESSIDADES NÃO FOREM SATISFEITAS OU AS EXPECTATIVAS NÃO FOREM CUMPRIDAS, É MUITO PROVÁVEL QUE ELE DEIXE DE SER NOSSO CLIENTE.

57 TIPOS DE CLIENTES

58 DEFINIÇÃO CLIENTE EXTERNOS
TAMBÉM CONHECIDOS COMO CLIENTES FINAIS; SÃO OS QUE MANTÉM FINANCEIRAMENTE A ORGANIZAÇÃO, ADQUIRINDO PRODUTOS OU SERVIÇOS;

59 DEFINIÇÃO CLIENTE INTERNO
É O NOSSO DIRETOR, GERENTE, CHEFE OU COLEGA DE TRABALHO. SÃO AS PESSOAS A QUÊM DIRECIONAMOS OS NOSSOS SERVIÇOS OU QUE RECEBE ALGUM TIPO DE PRODUTO, NECESSÁRIO A REALIZAÇÃO DO NOSSO TRABALHO.

60 DIFERENCIAL COMPETITIVO

61 DIFERENCIAL COMPETITIVO
DEFINIÇÃO: ENTREGAR AOS OLHOS DO CLIENTE ALGO DE MAIOR VALOR QUE OS DEMAIS CONCORRENTES.

62 DIFERENCIAL COMPETITIVO
IMPORTÂNCIA: É POR ELE QUE O MERCADO ESTARÁ DISPOSTO A FAZER O TRABALHO COM VOCÊ E SERÁ POR ELE QUE ESCOLHERÁ VOCÊ DENTRO DE TODAS AS POSSIBILIDADES EXISTENTES.

63 DIFERENCIAL COMPETITIVO
ALGUNS TIPOS: PREÇO ATENDIMENTO O CONHECIMENTO A CRIATIVIDADE INOVAÇÃO

64 DIFERENCIAL COMPETITIVO
IMPORTANTE: ELE SOMENTE SERÁ VANTAGEM CASO OS SEUS CONCORRENTES NÃO UTILIZEM OS TIPOS ELENCADOS ANTERIORMENTE. SENÃO, TRATA-SE DE UMA OBRIGAÇÃO.

65 DIFERENCIAL COMPETITIVO
ELE PRECISA TER VALOR PARA OS CLIENTES. SER DIFÍCIL PARA SEUS CONCORRENTES ENCONTRAREM UM SUBSTITUTO. A EMPRESA PRECISA TER OS RECURSOS E A CAPACIDADE PARA FORNECER O DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA OS CLIENTES DE FORMA CONSTANTE E CONSISTENTE.

66 DIFERENCIAL COMPETITIVO
ADMINISTRAÇÃO DE RELACIONAMENTO: PARA ESTABELECER O DIFERENCIAL NO SEU MERCADO, VOCÊ DEVE: CONHECER AS REAIS NECESSIDADE DELE

67 DIFERENCIAL COMPETITIVO
ADMINISTRAÇÃO DE RELACIONAMENTO: PARA ISSO,VOCÊ PRECISA OUVIR O SEU CLIENTE: ENTENDENDO QUE EXISTEM VONTADES IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS

68 DIFERENCIAL COMPETITIVO
OUVIR O SEU CLIENTE: NECESSIDADE QUALIDADE =

69 DIFERENCIAL COMPETITIVO
DIVULGAÇÃO DO DIFERENCIAL: RECONHECIDO O DIFERENCIAL, VOCÊ DEVE CRIAR UMA FORMA DE DIVULGA-LO.

70 DIFERENCIAL COMPETITIVO
IMPORTANTE: SEM UM DIFERENCIAL A SUA ORGANIZAÇÃO NÃO COMPETE NO MERCADO, APENAS SOBREVIVE

71 PRIMO CONSULTORIA Pablo Mangiaterra


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