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Professora Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Dra

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Apresentação em tema: "Professora Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Dra"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Dra
Cultura Empreendedora e Criatividade Unidade 2 – Empreendedorismo Corporativo Professora Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Dra

2 Unidade 2 – Empreendedorismo Corporativo
Cultura Empreendedora nas Organizações Demanda por Empreendedores Corporativos As Dificuldades do Empreendedor Corporativo Criando um Ambiente de Suporte ao Empreendedorismo Corporativo Intraempreendedorismo Social CHA do Perfil Empreendedor: Conhecimento, Habilidades e Atitude

3 Pensa fora da caixa, vai além das regras institucionais!!!
Intraempreendedorismo (ou Empreendedorismo corporativo) Surgiu na década de 80 (Pinchot); Ator importante para garantir a sobrevivência das organizações; Agente de mudanças e inovações. Pensa fora da caixa, vai além das regras institucionais!!!

4 “[...] os intraempreendedores são aqueles profissionais que, apesar de não serem os donos do negócio, mantêm atitudes empreendedoras e empreendem por meio de seu trabalho”.

5 Para Pinchot (1980; 1985), a inovação dentro das organizações pode ocorrer na forma de:
novos produtos e serviços; novas formas de relacionamento com clientes; novas técnicas de fazer mais com menos (otimizar recursos); melhoria da qualidade (produtos/serviços/processos); redução do prazo de produção e entrega; novos métodos de redução do impacto ambiental do empreendimento; melhoria do sistema e da estrutura organizacional (modelo de gestão); novas abordagens para a coleta, organização e distribuição de informação; melhoria dos serviços internos (eficiência); novas formas de participação e envolvimento de empregados e demais partes interessadas; ou qualquer outra coisa que faça do mundo um lugar melhor.

6 Bom Angelo (2003) recomenda o desenvolvimento da cultura empreendedora não apenas para reduzir custos e aumentar a produtividade e a qualidade, mas principalmente para criar células de negócios absolutamente novas, com aproveitamento do capital intelectual existente e capacidade instalada, visando o atendimento de demandas nascentes ou futuras.

7 Ideia criativa ≠ inovação!
Inovação é a ideia transformada em um empreendimento de sucesso!

8 Demanda por Empreendedores Corporativos
Capacidade de colocar as ideias em prática Habilidade de dar vida aos próprios projetos Requeridos em todos os níveis organizacionais Ciclo de Vida das Organizações: Nascem Crescem - diferencial criado por algum tipo de inovação em relação ao mercado. Atingem a sua maturidade Desaceleração e queda do crescimento, geralmente ocasionada pelo aumento da concorrência – SOBREVIVÊNCIA DEPENDE DA CAPACIDADE DE INOVAÇÃO DO EMPREENDIMENTO (ESSA CAPACIDADE DEVE COMEÇAR A SER DESENVOLVIDA NA FASE DE AMADURECIMENTO DE FORMA A EVITAR A FASE DE DESACELERAÇÃO).

9 Competitividade crescente
Contexto dinâmico Competitividade crescente Capacidade de: identificar, conquistar e manter os intraempreendedores na sua organização. Empresas Líderes

10 Por que um empregado agiria de forma empreendedora, assumindo mais riscos e responsabilidades do que aquelas exigidas pelo cargo? Intraempreendedor remuneração variável atraente, promoção, ascensão profissional, alinhamento entre os objetivos organizacionais e pessoais, entusiasmo puro e simples para com a organização, crença de que o sucesso da organização é fundamental para o seu bem-estar, garantia de empregabilidade em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

11 As Dificuldades do Empreendedor Corporativo
Normas e procedimentos Padronização da ação dos colaboradores Cultura organizacional punitiva (não aceitação de erros) Medo de mudanças, manutenção do status quo e da zona de conforto Falta de apoio dos superiores

12 Criando um Ambiente de Suporte ao Empreendedorismo Corporativo – empresas precisam criar e gerenciar o processo de inovação. Gestão da Inovação Liderança motivadora em todos os níveis Integração da inovação à mentalidade do negócio Alinhamento da novação às estratégias Administrar a tensão entre criatividade e geração de valor Neutralizar as barreiras: comunicação Cultivar uma rede de inovação além dos limites da organização Criar indicadores de desempenho e as recompensas adequadas à inovação.

13 Esses princípios podem parecer ideais ou utópicos mas, é possível encontrar empresas que já os internalizaram e os vivenciam plenamente: 3M Google Havaianas (empresa brasileira) Chaordic (empresa catarinense)

14 Intraempreendedorismo Social nas corporações - Impacto Socioambiental Positivo
Pacto Global é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade. Adoção voluntária de dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção.

15 No Brasil O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização sem fins lucrativos, caracterizada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Sua missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

16 Com isso finalizamos esta Unidade 2, não se esqueçam de fazer as atividades propostas e ler as referências adicionais propostas ao longo de toda a Unidade. E qualquer dúvida questionem os tutores e professores, toda a equipe está disponível para auxiliá-los!!!


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