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Terapia Cognitiva e Terapia Cognitiva Comportamental

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Apresentação em tema: "Terapia Cognitiva e Terapia Cognitiva Comportamental"— Transcrição da apresentação:

1 Terapia Cognitiva e Terapia Cognitiva Comportamental
Teorias e Técnicas Prof: Luciana Chequer Saraiva Messa Processos Cognitivos 1 3º período - FAEV

2 História da Terapia Cognitiva O início de tudo.
Aaron T. Beck, Universidade da Pensilvânia, década de 60. Conhecida como terapia breve, estruturada, orientada ao presente, para depressão, direcionada a resolver problemas atuais e a modificar os pensamentos e os comportamentos disfuncionais. Hoje, adaptações mudaram o foco, a tecnologia e a duração do tratamento.

3 História da Terapia Cognitiva
Modelo cognitivo: propõe que o pensamento distorcido ou disfuncional (que influencia o humor e o comportamento) é comum a todos os distúrbios psicológicos. Então, a modificação do pensamento e comportamento disfuncional melhora o quadro de sofrimento do paciente.

4 Outros autores e terapias
Terapia racional – emotiva: Albert Ellis (1962). Modificação cognitivo-comportamental: Donald Meichenbaum (1977). Terapia Multimodal: Arnold Lazarus (1976)

5 História da Terapia Cognitiva
Extensamente testada desde 1977. Estudos controlados demonstraram sua eficácia no tratamento de: Transtorno Depressivo maior; Transtorno de Ansiedade Generalizada; Transtorno de Pânico; Fobia Social; Abuso de substância; Transtornos alimentares; problemas de casais; Depressão de pacientes internados.

6 História da Terapia Cognitiva
É adequada a pacientes de todas as idades. Tem sido muito indicada para tratamento de: TOC, Transtorno de estresse pós-traumático, Transtornos de personalidade, depressão recorrente, dor crônica, hipocondríase, esquizofrenia. Especial para Psicopatologias.

7 História da Terapia Cognitiva
Objetivo do terapeuta e da terapia: buscar, de formas variadas, produzir a mudança cognitiva – mudanças no pensamento e no sistema de crenças do paciente – visando promover mudança emocional e comportamental duradoura.

8 Princípios Básicos da Terapia Cognitiva
1) Se baseia em uma formulação em contínuo desenvolvimento do paciente e de seus problemas em termos cognitivos. 2) Requer uma aliança terapêutica segura. 3) Enfatiza colaboração e participação ativa do paciente. 4) É orientada em meta e focalizada em problemas. 5) Inicialmente enfatiza o presente. 6) É educativa. Visa ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza prevenção e recaída.

9 Princípios Básicos da Terapia Cognitiva
7) Visa ter um tempo limitado. A maioria dos pacientes honestos com sua depressão e transtornos de ansiedade são tratados em quatro e catorze sessões. Porém, isso vai depender do paciente. 8) As sessões são estruturadas. Não importa qual o diagnóstico ou estágio do tratamento, o terapeuta cognitivo tende a aderir a uma estrutura estabelecida em cada sessão. 9) Ensina os pacientes a identificar, avaliar e a responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais. 10) Utiliza uma variedade de técnicas para mudar pensamento, humor e comportamento

10 TERAPIA COGNITIVA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Explicação Biopsicossocial dos fenômenos psicológicos. Foca fatores cognitivos da Psicopatologia. Reconhece a influência do pensamento sobre o afeto, o comportamento, a biologia e o ambiente.

11 TERAPIA COGNITIVA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
As pessoas atribuem significados às coisas e às outras pessoas. Com base nisso é que elas se comportam de determinada maneira construindo hipóteses sobre o mundo e a vida. Processamento de informação: ato de atribuir significado a algo.

12 TERAPIA COGNITIVA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
O objetivo da Teoria Cognitiva é descrever a natureza de conceitos (resultados de processos cognitivos) envolvidos em determinada psicopatologia de maneira que quando ativados dentro de contextos específicos podem caracterizar-se como mal adaptativos ou disfuncionais. O objetivo da terapia cognitiva seria, ainda, o de fornecer estratégias capazes de corrigir estes conceitos idiossincrásicos (Bahls, 1999; Biggs & Rush, 1999; Beck & Alford,2000). Idiossincrático: Peculiar e pessoal, muito íntimo e que só a própria pessoa entenderia (individualmente).

13 TERAPIA COGNITIVA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Os sistemas de crenças pessoais são testados com relação à suas consequências e funcionalidade para a vida do paciente dentro de contextos específicos (Lima & Wielenska, 1993).

14 TERAPIA COGNITIVA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Cognição para Beck e Alford (2000): “função que envolve deduções sobre nossas experiências e sobre a ocorrência e o controle de eventos futuros” ou ainda “... o processo de identificar e prever relações complexas entre eventos, de modo a facilitar a adaptação a ambientes passíveis de mudança”.

15 TERAPIA COGNITIVA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
O funcionamento psicológico e a adaptação funcionam com base nos “esquemas” ou “estruturas de cognição com significado”. Significado é: o resultado da ação de interpretar uma realidade determinada e a forma de relação desta realidade com o self.

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17 TERAPIA COGNITIVA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
A função da atribuição de significado é a adaptação a um contexto específico. Os significados mal adaptativos, dos quais resultam a psicopatologia, são construídos em relação ao que é denominado de “Tríade Cognitiva” ou seja em relação ao , ao ambiente (experiência atual) e ao futuro (objetivo).

18 TERAPIA COGNITIVA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Existem três níveis de cognição: o nível pré-consciente, o nível consciente e o nível metacognitivo. De acordo com esta abordagem, o nível consciente desempenha o papel mais importante na melhora do paciente.

19 TERAPIA COGNITIVA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
A teoria cognitiva é vista como pertencente às teorias construtivistas pois vê o homem como um ser que constrói seus significados sobre os fatos e portanto constrói sua própria realidade já que a forma como este interpreta seu mundo determinará a maneira com que ele irá comportar-se. “O homem é o centro”.

20 TERAPIA COMPORTAMENTAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
O desenvolvimento da teoria comportamental permitiu o conhecimento a respeito das leis gerais do comportamento tornando-o mais previsível. É importante atentar e dominar os conceitos!

21 Terapia Cognitiva + Terapia Comportamental = Terapia Cognitivo Comportamental (TCC

22 TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: DESENVOLVIMENTO E PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Estuda a influência dos fatores cognitivos na forma como um indivíduo reage aos fatores do meio e na constituição das psicopatologias, contribuindo assim para que muitos terapeutas comportamentais passassem a utilizar também conceitos e técnicas cognitivos na prática clínica. Exemplo: estudo com pacientes depressivos.

23 A REVOLUÇÃO COGNITIVA NA PSICOLOGIA
Bandura (1979): modelo de aprendizagem observacional. Modelação: capacidade de adquirir um determinado comportamento através da observação do outro. Ex: criança aprendendo a falar.

24 A REVOLUÇÃO COGNITIVA NA PSICOLOGIA
Skinner (1953) e o Conceito de autocontrole: constituído de três etapas auto-observação, auto-avaliação e auto-reforço. Meichembaum (1977): treinamento instrucional.

25 A partir da influência destes autores, a pesquisa e a prática da abordagem comportamental passou a apresentar algumas mudanças, ao menos em parte. Referindo-se a esse fato Rangé (1998) comenta: (...) a disseminação da chamada revolução cognitiva na pesquisa básica em psicologia, provocou também uma revolução cognitiva no behaviorismo . Aos poucos modelos cognitivos como os de Ellis (1982), Bandura (1969, 1977, 1989) e Beck e colaboradores (1977, 1985, 1990, 1993) foram sendo introduzidos e progressivamente aceitos.

26 Isso quer dizer que... As terapias designadas de terapias cognitivo-comportamentais (TCC), denominam-se assim porquê constituem uma integração de conceitos e técnicas cognitivas e comportamentais.

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28 TCC Ao longo dos anos de pesquisa foram desenvolvidas e testadas diversas formas de tratamentos na TCC. As terapias utilizadas diferem umas das outras de acordo com o enfoque predominantemente cognitivo ou comportamental. A TCC dá grande ênfase aos pensamentos do cliente e a forma como este interpreta o mundo.

29 TCC Na Terapia Cognitivo-Comportamental procura-se definir claramente objetivos, especificando-os de acordo com os problemas e questões trazidas pelo paciente . Então as crenças são testadas a partir de argumentos e propostas de exercícios que o paciente realizará durante a terapia e em demais contextos (Shinohara, 1997).

30 TCC Um dos objetivos da TCC é corrigir as distorções cognitivas que estão gerando problemas ao indivíduo e fazer com que este desenvolva meios eficazes para enfrentá-los. Os resultados até agora são satisfatórios e extremamente viáveis para a melhoria na qualidade de vida do paciente psiquiátrico.

31 Processos Cognitivos que vamos estudar!
Percepção e Atenção Memória Motivação Sentimentos Linguagem Pensamento e Criatividade

32 VOCÊ SABIA? O cérebro de Albert Einstein  foi removido sete horas após a morte do físico teórico. Estudos científicos sugeriram que as regiões envolvidas na fala e linguagem são menores e as envolvidas com processamento numérico e espacial são maiores, enquanto outras pesquisas indicaram um número elevado de células de glia no órgão.  células de glia: são células não neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrição aos neurónios

33 Referências Bibliográficas
Bahls, S. C. Navolar, A. B. (2004). Terapia cognitivo-comportamentais: conceitos e Pressupostos teóricos. Psico Utp online. 11p.


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