PROJETO. PROJETO Escola: Colégio Oswaldo Tognini - FUNLEC Cidade: Campo Grande (MS) Categoria: Sustentabilidade Professor responsável: Sueli Levandoski.

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2 PROJETO

3 Escola: Colégio Oswaldo Tognini - FUNLEC
Cidade: Campo Grande (MS) Categoria: Sustentabilidade Professor responsável: Sueli Levandoski Furtado Paroni Público Alvo: 1º ANO ENS. FUNDAMENTAL Período: Início : 03/ Término: 10/2017

4 Natureza do projeto Segundo o Instituto Alana, no Brasil mais de 80% da população vive em cidades e quase a metade não se sente segura na cidade em que vive. Nos centros urbanos, as crianças passam 90% do tempo em lugares fechados e 40% das crianças brasileiras passam 1 hora ou menos ao ar livre. Pesquisas demonstram, afirma Louv (2016), que os adolescentes passam, em média, metade do seu tempo de vigília em frente a uma tela. O autor apresenta um conjunto de características entre elas diminuição da acuidade dos sentidos, dificuldades de atenção, obesidade, aumento do número de doenças físicas e emocionais relacionadas ao distanciamento das crianças com a natureza.

5 Natureza do projeto Estudos atestam que há escolas nos EUA em que 30% dos alunos tomam Ritalina. O Brasil é o segundo maior consumidor do medicamento no mundo, com cerca de 2 milhões de caixas vendidas em um aumento de 775% na última década, segundo a Anvisa. Pesquisas realizadas na Universidade de Illinois sugerem que brincar entre árvores e gramíneas está associado a uma redução acentuada nas indicações de TDAH.

6 Natureza do projeto Richard Louv cunhou pela primeira vez o termo “Transtorno do Déficit de Natureza” e despertou, assim, o interesse da comunidade internacional para um tema bastante atual- o impacto negativo da falta da natureza na vida das crianças, especialmente as que vivem em contextos urbanos. Esta teoria catalisou um grande movimento nos Estados Unidos, que rapidamente alcançou outros países com duas ideias fundamentais- A criança na natureza é uma espécie em extinção; A saúde da criança e a saúde do planeta são inseparáveis.

7 Natureza do projeto A partir desta reflexão, o projeto “TEKOHA: De Volta Para Casa” se dispõe a incentivar a aproximação da infância com a natureza e demonstrar aos familiares e comunidade escolar em geral, o quanto vivências espaços naturais são essenciais e trazem benefícios para os pequenos, tanto no âmbito da saúde, como das relações interpessoais e dos processos de desenvolvimento cognitivo, motor e psíquico. Pretende, portanto, que os conceitos sejam internalizados e transformados em comportamentos inovadores e criadores de novos modos de viver, de novas culturas.

8 Natureza do projeto Com isso promover uma educação ambiental a partir de uma relação amorosa com a natureza (Mãe Terra), concebida por Leonardo Boff como a “Ética do Cuidado”: “Tudo aquilo que cuidamos, amamos; tudo o que amamos, cuidamos. É o momento de nós cuidarmos da nossa saúde, do nosso corpo, da saúde da Terra, da saúde das plantas, da saúde do ar. Essa relação de cuidado, que é uma relação amorosa, que não é uma relação agressiva, ela tem que penetrar em todos os níveis, e quando fazemos tudo com cuidado, tudo é bem feito.” (Leonardo Boff, 1995)

9 Objetivo do projeto •Investigar como as vivências na natureza potencializam a construção de novos sentidos ambientais. •Incentivar o contato direto e livre das crianças com o mundo natural. •Compreender- se como ser integrante do ecossistema; •Conhecer e frequentar os espaços naturais da cidade; •Perceber a diversidade natural •Favorecer vivências com a natureza para promoção da saúde e do bem estar; •Valorizar a Natureza;

10 Fases de Implementação
Divulgação: Apresentação do projeto a comunidade escolar(alunos, pais, professores e gestores). Execução: Visitas aos parques e reservas biológicas da cidade de Campo Grande; Exploração, observação, vivências e brincadeiras em espaços naturais, dentro e fora da escola. Parque Imbirussu

11 Fases de Implementação
4. Participação no projeto “CAIXAS DA NATUREZA” *( Instituto Romã); 5. Composição e envio da CAIXA DA NATUREZA* para 05 grupos em outras localidades do país. * Caixas da Natureza é uma brincadeira de trocas entre GRUPOS (famílias, ONGS, escolas, etc...) do Brasil todo. Cada GRUPO irá escolher itens que revelem a natureza ao seu redor, colocá-los em uma caixa e enviar para outro GRUPO no Brasil. Quem enviou uma caixa, recebe outra preparada por outro GRUPO de outra localidade do território nacional. (INSTITUTO ROMÃ / SER CRIANÇA É NATURAL)

12 Fases de Implementação
6. Recebimento da CAIXA DA NATUREZA enviada por 05 grupos de outras localidades do Brasil; 7.Exploração da caixa recebida e pesquisa sobre os itens enviados e descobertas sobre a biodiversidade local do grupo remetente.

13 Fases de Implementação
8. Planejar aulas mensais em espaços naturais (parques e praças) como rotina para as turmas do 1º ano durante todo o ano letivo. 9. Organizar “Grupo Família e Natureza” com os familiares dos alunos para um picnic no parque, como ponto de partida para propor que esses encontros ao ar livre, entre famílias, sejam rotineiros. Aula no jardim da escola

14 Checagem dos resultados:
10. Organizar uma reunião de pais para o compartilhamento das vivências com a natureza entre as famílias, de maneira a motivar a participação de outras famílias nos encontros do “Grupo Família e Natureza”. 11. Planejamento de atividades artísticas, de escrita e oral que enfoquem o tema do projeto, como forma de registros da aprendizagem e como ferramenta de avaliação do processo.

15 Ação e Entrega dos Resultados:
12. Avaliação: Participação e interação dos alunos nas vivências propostas; Confecção de um painel representando um comparativo da biodiversidade dos locais estudados e os registros das vivências com a natureza dos grupos participantes. 13. Apresentação dos resultados e vivências, por meio de painéis, apresentação oral e vídeos durante a Feira do Conhecimento do colégio.

16 ATIVIDADES Cronograma Elaboração do Projeto
PERÍODO / 2017 ATIVIDADES MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO Elaboração do Projeto x Visitas aos parques da cidade  x Participação Projeto Caixas da Natureza Elaboração da Caixa da Natureza Envio da Caixa Recebimento, exploração e pesquisa da Caixa remetida de outra localidade do Brasil Aulas mensais em parques Organização do grupo “Família e Natureza” 1º Picnic “Família e Natureza” Reunião de Pais (Compartilhar vivências) Feira do Conhecimento Apresentação dos resultados Cronograma

17 Especificação do Investimento
CUSTOS Especificação do Investimento Valor Inscrição Projeto “ CAIXAS DA NATUREZA” R$ 50,00 CORREIO R$ 230,00 PAPELARIA PICNIC R$ 150,00 TOTAL DE INVESTIMENTO DO PROJETO R$ 480,00

18 Referências CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. Traduzido por Carmem Fisher. São Paulo: Cultrix, Tradução de Ecological Literacy: Educating our children for a sustainable world. COBB, E. (1977). The ecology of imagination in childhood. New York: Columbia University Press. BOFF, L. Eco-espiritualidade: sentir, pensar e amar como Terra. In: Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres. São Paulo: Ática, 1995 LOUV, Richard. A Última Criança na Natureza: Resgatando Nossas Crianças do Transtorno do Déficit de Natureza. São Paulo: Aquariana, 2016 MENDONÇA, Rita, À sombra das árvores-transdisciplinaridade e educação ambiental em atividades extra-classe, São Paulo, Editora Chronos, 2003 TIRIBA, Lea. Crianças da natureza. Disponível em: Acesso em 22/04/2017 Links:

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