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Marketing Ti Aplicado ao Marketing Aula 5

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Apresentação em tema: "Marketing Ti Aplicado ao Marketing Aula 5"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Ti Aplicado ao Marketing Aula 5
02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- – 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –

2 Agenda Introdução Marketing Digital Bibliografia Era da Busca
Era das Redes Sociais Era da Mobilidade Qr Code Internet Estratégias Metodologia Exemplos Bibliografia 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- – 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –

3 Marketing Digital | Introdução
“Marketing é a atividade humana dirigida para satisfazer necessidades e desejos por meio de troca”. Kotler, 2003. Poder do usuário, do consumidor alavancado pela tecnologia digital. A Internet democratizou a publicidade pelo seu baixo investimento, abrindo possibilidades e criando oportunidades para empresas de pequeno porte. É uma ferramenta que pode alavancar o número de vendas em curto prazo. Necessita de estratégia clara e bem definida. Além de entrada de capital, mesmo que baixo. Marketing Digital não existe. Existe o Marketing, que pode se apropriar das estratégias digitais ou não, em combinação com estratégias tradicionais, em função dos objetivos e público-alvo.

4 Marketing Digital | Introdução
Rádio Outdoor Jornal Televisão Mala-direta Marketing Digital Percepção: Impacte o consumidor. Lembrança: Marca na memória do consumidor. Informação: Crie interesse pelo produto. Resultado: Altamente mensuráveis.

5 Marketing Digital | Era da Busca
Os mecanismos de busca como Google, Yahoo!, GPS e Redes Sociais são utilizados diariamente ao redor do mundo por pessoas. A palavra google se tornou oficialmente um verbo da língua inglesa em 2006. Muitos filmes têm sugerido que se pode conseguir qualquer informação confiável sobre nosso mundo e a resposta para qualquer questão simplesmente usando o Google.

6 Marketing Digital | Era das Redes Sociais
Social significa interação de pessoas com pessoas. Significa relacionamento, conquista, engajamento, ética, respeito e transparência, fazer parte de algo, distribuir o controle. O modo como ocorre o relacionamento entre pessoas e de pessoas com empresas/instituições tem mudado sensivelmente e impactado todos os aspectos de nossas vidas, sobretudo o Marketing. O Facebook supera o Google no tráfego de acesso semanal dos Estados Unidos. Consumidores e sociedades online exercem uma influência profunda na economia e nos negócios que nela operam.

7 Marketing Digital | Era da Mobilidade
O futuro é móvel. Problema para que a tecnologia móvel decole é o barateamento e a difusão da banda larga móvel. No Brasil, a grande barreira é o preço das conexões 3G, que ainda não permite que parte da população as utilize. Tendência à explosão do Marketing Mobile. Informações transmitidas em tempo real.

8 Marketing Digital | Qr code
Qr code é um novo tipo de código de barras bidimensional. Foi criado com o propósito original de identificar carros, mas a sua capacidade de armazenamento variada permite novas ações globais, etiquetagem dinâmica de itens e até mesmo o transporte de dados. O termo Qr deriva de Quick Response, que em inglês significa resposta rápida. Algumas grandes empresas já lançaram anúncios inteiros codificados em forma de Qrs (geralmente guardando links de Internet), esperando que o público atingido pela mídia interprete com seu celular e visualize a mensagem transmitida.

9 Marketing Digital | Internet
A Internet muda tudo. Mercados começaram como conversas. A Internet transforma o marketing em conversas novamente. A Internet subverte hierarquias. Mercados online são muito diferentes dos mercados de massa. Empresas precisam adquirir senso de humor. Senso de humor envolve humildade, honestidade, valores e ponto de vista. As empresas estão com medo. O medo mantém as empresas distantes de seus consumidores. A Internet força as empresas a adquirirem intimidade com seus consumidores.

10 Marketing Digital | Estratégias
A estratégia de comunicação de vendas na Internet é fundamentada em duas ferramentas, o World Wide Web (www) e o Correio Eletrônico ( ). A eficiência no Marketing Digital depende diretamente de uma estratégia bem planejada. As melhores maneiras de vender e comprar produtos e serviços entre as empresas são otimização de site, links patrocinados (anúncio em formato de texto, oferecendo a URL do site. Ao ser clicado leva o usuário para o site do anunciante) e campanhas em redes sociais. A estratégia de marketing se baseia na busca de resultados e o objetivo vai além de se diferenciar, é preciso sobreviver.

11 Marketing Digital | Estratégias
Ações estratégicas: Mobile Marketing, Marketing de Busca, Marketing em Redes Sociais e Marketing de Relacionamento. O ambiente digital propicia uma enorme possibilidade de mensuração em relação aos ambientes materiais. O digital potencializa o alcance do marketing, tanto para o bem quanto para o mal. Estratégias digitais de marketing associadas às estratégias tradicionais tendem a produzir um plano de marketing bem sucedido.

12 Marketing Digital | Estratégias
É importante diferenciar plataformas de tecnologias de estratégias, para que estas possam se utilizar adequadamente daquelas. Plataformas Tecnologias Digitais Páginas Digitais Sites, minis sites, hotsites, portais, blogs e perfis. Texto, vídeo in . Realidades Mistas Realidade aumentada, virtualidade aumentada, realidade virtual. Tecnologias Mobile RFID, Mobile Tagging & QRCodes, SMS/MMS, Bluetooth, Aplicativos, Mobile TV, GPS. Plataformas Digitais de Redes Sociais Orkut, Facebook, Twitter, Linkedin, YouTube, MySpace, FlickR. Plataformas Digitais de Busca Google, Yahoo, Bing, Wolfram|Alpha Games e Entretenimento Digital Tecnologias Emergentes Interfaces de voz, Web Tv, Podcasting, Vídeo Imersivo

13 Marketing Digital | Estratégias
25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –

14 Marketing Digital | Metodologia
É necessário uma metodologia que ajude a planejar e alinhar as estratégias, organizar as ações, ensinar a dirigir as técnicas, praticar as dicas e controlar os processos. Metodologia dos 8P’s do Marketing Digital, desenvolvida pelo escritor Conrado Adolpho. Metodologia mais utilizada no Brasil e já tem reconhecimento internacional. Trata de forma sistêmica e cíclica todo o processo de Marketing Digital, desde a pesquisa de marketing até a mensuração dos resultados obtidos.

15 8P’s Marketing Digital | Metodologia 1 8 2 7 3 6 4 5 Pesquisa
Precisão Planeja-mento 2 7 Personali-zação Produção 8P’s 3 Propaga-ção Publica-ção 6 Promo-ção 4 5

16 Marketing Digital | Metodologia
Pesquisa: Determinar para onde direcionar os esforços com base no entendimento do comportamento online dos consumidores. Planejamento: Elaborar o planejamento de Marketing Digital para definir como o site da empresa se transformará em uma plataforma de negócios. Produção: Executar o planejamento elaborado com foco na estrutura do site e em suas funcionalidades. Publicação: Escolher os conteúdos otimizados e persuasivos a serem publicados no site, de acordo com as diretrizes de SEO (otimização de uma página, ou até do site inteiro, para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca).

17 Marketing Digital | Metodologia
Promoção: Produzir conteúdos relevantes e com viés viral para utilizar o grau de atividade do consumidor para gerar a sua propagação de forma natural. Propagação: Provocar a rede a compartilhar o conteúdo do site de consumidor a consumidor e, assim, acumular capital social. Personalização: Adotar uma comunicação personalizada por meio da segmentação do público-alvo com o objetivo de criar relacionamentos. Precisão: Mensurar os resultados das ações para saber o que deu certo e o que deu errado e, assim, alterar estratégias quando necessário.

18 Marketing Digital | Metodologia
Monitora- mento Mensuração Planejamen-to Ações

19 Marketing Digital | Exemplos
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20 Marketing Digital | Exemplos
Caso Spoleto Ficou muito famoso quando o canal de vídeos no YouTube “Porta dos Fundos”, realizou uma crítica a empresa e ao seu atendimento. O vídeo foi um sucesso e alcançou mais de 4 milhões de acessos. O Marketing do Spoleto foi obrigado a se posicionar e rapidamente realizou uma ação, contratando o canal “Porta dos Fundos” e criando uma resposta que marcou a reviravolta da empresa e a conquista de novos clientes. O Spoleto conquistou pessoas no Facebook, seguidores no Twitter e ganhou uma fatia do mercado de fastfood.

21 Marketing Digital | Exemplos
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22 Marketing Digital | Exemplos
Caso IKEA Lançamento da nova loja em Malmo, Suécia. Fazer com o que o maior número de pessoas soubesse sobre o lançamento da loja. Utilização de uma ferramenta do Facebook, marcação em fotos. Criou um perfil para o gerente da loja, Gordon Gustavsson. Durante duas semanas, fazia upload de fotos com móveis e produtos da loja em seu álbum e a primeira pessoa que fizesse a marcação de seu nome na foto, ganhava aquele produto. A notícia sobre a nova loja e a possibilidade de ganhar produtos da IKEA se espalhou rapidamente. O número de pessoas querendo se tornar amigos de Gordon cresceu e paralelo a isso, as pessoas se cadastravam no site e na comunidade da loja no Facebook espontaneamente. Por ter sido uma campanha inovadora e criativa, foi divulgada em diversos canais como sites, blogs, TVs e Twitter.

23 Marketing Digital | Exemplos
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24 Marketing Digital | Exemplos
Caso Extra Ação “Extra por uma vida mais Família”. Associação de uma mídia digital (site) com uma mídia de massa (Tv). Toda segunda-feira, no intervalo da novela das 21h, o Extra publicou um comercial novo com vídeos enviados pelos consumidores. Vídeos relacionados a um tema proposto pela empresa na semana anterior.

25 Marketing Digital | Exemplos
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26 Marketing Digital | Exemplos
Caso Volkswagen Campanha em vídeo. Qr code gigante, no México. Divulgar o espaço de um de seus novos carros, o Volkswagen Crafter. Festival de Cannes Lions 2012.

27 Marketing Digital | Referências
Livro “Marketing na Era Digital”, Martha Gabriel;

28 Bibliografia BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1 LAUDON, K.; LAUDON, J. Sistemas de informação gerenciais. 9ª ed. São Paulo: Pearson, 2010. 2 LIMEIRA, T. A. V. E-marketing: o marketing na Internet com cases brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2007 3 REEDY, J.; SCHULLO, S. Marketing eletrônico. São Paulo: Thomson Learning, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SAFKO, L.; BRAKE, D. A Bíblia da mídia social. São Paulo: Blucher, 2010. STRAUSS, J.; FROST, R. E-Marketing. 6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, TELLES, A. A Revolução das Mídias Sociais. São Paulo: M.Books, 2010 4 TORRES, C. A Bíblia do marketing digital 1ª ed. São Paulo: Novatec, 2009 5 VAZ, C. A. Google Marketing. 3ª ed. São Paulo: Novatec, 2010 Bibliografia Basica – GUEDES (1) é o principal 15/08/2013 Professor Leomir J. Borba- – 25/04/2011 Professor Leomir J. Borba- –


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