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TRABALHO E SATISFAÇÃO CARLOTA BERTOLI NASCIMENTO Advogada Professora

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Apresentação em tema: "TRABALHO E SATISFAÇÃO CARLOTA BERTOLI NASCIMENTO Advogada Professora"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO E SATISFAÇÃO CARLOTA BERTOLI NASCIMENTO Advogada Professora carlotabn@yahoo.com.br

2 TRABALHO E SATISFAÇÃO TRABALHO VICIO RECENTE DA ERA INDUSTRIAL (ÓCIO x TRABALHO) Revolução Industrial Trabalho = vida reconhecimento da dignidade Constituições Federais, Tratados internacionais, Legislação Ordinária.

3 TRABALHO E SATISFAÇÃO Industrialismo controle da força humana pela máquina divisão da força de trabalho, compartimentalização e especificação das formas e organização do trabalho gestão científica do trabalho (capital x trabalho)

4 TRABALHO E SATISFAÇÃO Derrocada: trabalhadores frustrados, indiferentes ao seu trabalho, sentimento de alienação, agressão e sabotagem à organização do trabalho. Qualidade de Vida no Trabalho: união do individuo + trabalho + organização Fase dos RECURSOS HUMANOS

5 TRABALHO E SATISFAÇÃO SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES (EMPREGADOS) LEVA A MELHOR QUALIDADE DO TRABALHO GERANDO MELHORES PRODUTOS E SERVIÇOS, LEVANDO À FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES E CRIANDO MELHORES RESULTADOS FINANCEIROS

6 TRABALHO E SATISFAÇÃO SATISFAÇÃO DOS EMPREGADOS MELHOR PRODUTIVIDADE (satisfação do jurisdicionado) RESULTADOS FINANCEIROS

7 TRABALHO E SATISFAÇÃO 1ª fase do QVT observa-se a relação entre os efeitos da atividade profissional sobre o bem estar, saúde e satisfação do trabalhador. Refreamento nos anos de 1970 crise econômica. Hoje: fase da informação – gestão de pessoas

8 TRABALHO E SATISFAÇÃO Trabalhadores: seres humanos dotados de inteligência, conhecimento, habilidades, personalidade, aspirações profissionais e pessoais. Mundo informacional: mundo o stress, mudanças repentinas, diversificação de ambientes e profissões, acirramento de metas, competição.

9 TRABALHO E SATISFAÇÃO Ócio X Trabalho na sociedade informacional (pós- industrial): Ser Humano necessário para a produção e serviço? Estado Social de Direito: - diversidade, valor social do trabalho, da livre iniciativa, da propriedade privada, desenvolvimento nacional, erradicação da pobreza, garantia de saúde, lazer, segurança, promoção do bem de todos, etc.

10 TRABALHO E SATISFAÇÃO Sociedade do trabalho continuará a existir? Diálogo das fontes social jurídica e econômica: Ambiente de trabalho como ambiente de vida (parte do meio ambiente protegido pelo sistema jurídico dos Estados). Trabalhamos para viver não vivemos para trabalhar.

11 TRABALHO E SATISFAÇÃO 1- O modelo de Nadler e Lawder, que observa quatro aspectos na relação trabalho e satisfação: -Participação dos funcionários nas decisões. -Reestruturação do trabalho através do enriquecimento de tarefas e de grupos autônomos de trabalho. -Inovação no sistema de recompensa para influenciar o clima organizacional. -Melhoria no ambiente de trabalho, tanto físico quanto psicológico.

12 TRABALHO E SATISFAÇÃO 2- O modelo de Hackman e Oldhan, que analisa as dimensões dos cargos que refletem nos aspectos psicológicos dos trabalhadores: 1. Variedade de habilidades: o cargo deve requerer vários e diferentes habilidades, conhecimentos e competências das pessoas. 2. Identidade da tarefa: o trabalho deve ser realizado do início até o fim para que as pessoas possam perceber que produzem um resultado palpável. 3. Significado da tarefa: a pessoa deve ter uma clara percepção de como o seu trabalho produz consequências e impactos sobre o trabalho das outras. 4. Autonomia: a pessoa deve ter responsabilidade pessoal para planejar e executar as tarefas, autonomia e independência para desempenhá-las.

13 TRABALHO E SATISFAÇÃO 5. Retroação do próprio trabalho: a tarefa deve proporcionar informação de retorno à pessoa para que ela própria possa auto-avaliar seu desempenho. 6. Retroação extrínseca: deve haver o retorno proporcionado pelos superiores hierárquicos ou clientes a respeito do desempenho na tarefa. 7. Inter-relacionamento: a tarefa deve possibilitar contato interpessoal do ocupante com outras pessoas ou com clientes internos e externos.

14 TRABALHO E SATISFAÇÃO 3- O Modelo de Walton, que estabelece oito fatores que afetam a qualidade de vida e a satisfação do trabalhador: 1. Compensação justa e adequada – remuneração do trabalho adequada. 2. Condições de segurança e saúde no trabalho – jornada de trabalho e ambiente físico psicológico adequados. 3. Utilização e desenvolvimento de capacidades – desenvolver a autonomia, autocontrole e obter informações sobre o processo total do trabalho. 4. Oportunidades de crescimento contínuo e segurança – desenvolvimento pessoal e segurança no emprego, de forma duradoura.

15 TRABALHO E SATISFAÇÃO 5. Integração social na organização, apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito. 6. Constitucionalismo – estabelecimento de normas e regras da organização, além de direitos e deveres do trabalhador. 7. Trabalho e espaço total de vida – o trabalho não deve absorver todo o tempo e energia do trabalhador. 8. Relevância social da vida no trabalho – o trabalho como uma atividade social, que traga orgulho para a pessoa participar da organização.

16 TRABALHO E SATISFAÇÃO Para que ambos possam alcançar seus anseios, é necessário que amadureçam e que desenvolvam sua inteligência emocional, a qual implica uma quebra de barreiras, uma aproximação e conhecimento mútuo, cada vez mais profundo, até que se criem algumas condições básicas, como consciência emocional de si e do outro, expressão emocional, diálogo autêntico e confiança, (BITENCOURT, 2004, p.403).

17 TRABALHO E SATISFAÇÃO Se a qualidade do trabalho for pobre, conduzirá à alienação do empregado e à insatisfação, à má vontade, ao declínio da produtividade, a comportamentos contraproducentes como: absenteísmo, rotatividade roubo, sabotagem, militância sindical, entre outros. Se, a qualidade do trabalho for boa, conduzirá a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar suas contribuições e elevar suas oportunidades e êxito psicológico e a administração tenderá a reduzir mecanismos rígidos de controle social. (Chiavenato, 1999, p. 392)

18 TRABALHO E SATISFAÇÃO satisfação: Conjunto de sentimentos favoráveis e desfavoráveis com que os trabalhadores vêm seu trabalho, a realização do mesmo, que pode referir-se a um único membro da equipe, ou à vários membros da equipe de trabalhadores.

19 TRABALHO E SATISFAÇÃO SATISFAÇÃO: EFETIVAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DIALOGO DAS FONTES + FATOR CULTURAL

20 TRABALHO E SATISFAÇÃO BITENCOURT, C. e Colaboradores. Qualidade de Vida no Trabalho: Gestão Contemporânea de Pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2004. CALVET, Otávio Amaral. Direito ao Lazer nas Relações de Trabalho. Rio de Janeiro: LTr, 2006. CASTRO, Maria Accioly Brelaz. Programas de Qualidade de Vida nas Empresas. Disponível em: <http://www.rh.com.br/ler.php?cod=4443&org=2. Acesso em: 03/03/2011. CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. RIFKIN, Jeremy. El Fin del Trabajo. Nuevas Tecnologías Contra Puestos de Trabajo: El Nacimiento de Una Nueva Era. España: BP, 2010. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Sociologia das Organizações. São Paulo: Thomson. 2006.


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