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PublicouAdriana Sampaio Salazar Alterado mais de 6 anos atrás
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A aplicação das inteligências múltiplas para otimização dos processos
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Bioinovar: unidade de biocatálise, bioprodutos e bioenergia
O BIOINOVAR é coordenado pela professora Alane Beatriz Vermelho, cujo objetivo de suas linhas de pesquisas está voltado ao fortalecimento do conceito da “química verde”. PARCERIA COM O SETOR INDUSTRIAL PARA MELHORES PRÁTICAS Frango RICA – Matéria prima para o processo de extração de queratina L’ÓREAL Fornecimento e testagem de concentrado de queratina Beleza Natural
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A Proposta Aplicação do método de Mapeamento de Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner como auxílio na organização/execução dos processos do laboratório e contribuição para reflexão de sua equipe quanto à importância da diversidade de inteligências e de seu potencial de troca, colaboração e aprendizagem mútua. Nosso Público Equipe Técnica Estudantes de Iniciação Científica – graduação Estudantes externos de Centros de Formação como SENAI - graduação Estudantes de Mestrado – Pós-Graduação Estudantes de Doutorado – Pós- Graduação
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Público do BIONOVAR
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Primeiro Passo: Apresentação do método e aplicação de instrumento para levantamento das Inteligências que compõem a equipe do laboratório. Foi levantado estudo das Inteligências do grupo de alunos de Iniciação Científica, Graduação, Pós-Graduação e da Equipe Técnica do laboratório.
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Equipe Técnica: Mapeamento das Inteligências no Bioinovar CORPO FIXO DO LABORATÓRIO – DOCENTES E TÉCNICOS Nomes 1ª. Inteligência 2ª. Inteligência 3ª. Inteligência Análise Eq. 1 ESPACIAL INTRAPESSOAL INTERPESSOAL O perfil da equipe fixa do laboratório se caracteriza pela percepção do mundo em seus formatos espaciais e o trabalho de criação e composição do mesmo de modo a responder os anseios coletivos. A Inteligência Interpessoal dá ao grupo destaque na liderança. Eq.2 LÓGICO-MATEMÁTICO Eq. 3 MUSICAL LINGUÍSTICA Eq.4 CORPO-CINESTÉSICA Eq.5 LÓGICO-MATEMÁTICA
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O corpo técnico do laboratório apresenta pelo menos uma inteligência semelhante, que está dentre as três de maior pontuação, o que indica grande potencial de trabalho coletivo, sobre as questões que perpassam os campos da liderança e da ambiência de ordenação que impactam na otimização dos processos. Desse modo, estão contempladas as atividades de planejamento, estratégias, acompanhamento e controle dos processos.
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Estudantes de graduação
Mapeamento das Inteligências no Bioinovar CORPO DISCENTE – GRADUAÇÃO Nomes 1ª. Inteligência 2ª. Inteligência 3ª. Inteligência Análise Eq. 1 LINGUÍSTICA MUSICAL INTERPESSOAL Nos alunos de graduação que atuam no BIOINOVAR, as Inteligências definem um perfil de liderança, consciência coletiva e habilidade para a transmissão de ideias por meio de uma boa elaboração linguística Eq.2 INTRAPESSOAL Eq. 3 CORPO-CINISTÉSICA Eq.4 Eq.5 LÓGICO-MATEMÁTICA CORPO-CINESTÉSICA
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O Grupo dos estudantes de graduação, do laboratório apresenta dentre as três inteligências mais pontadas, duas semelhantes, tais inteligências potencializam o trabalho coletivo, a produção artigos e apresentação de trabalhos em eventos da área.
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Estudantes de mestrado
Mapeamento das Inteligências no Bioinovar CORPO DISCENTE – PÓS-GRADUAÇÃO -MESTRADO Nomes 1ª. Inteligência 2ª. Inteligência 3ª. Inteligência Análise Eq.1 INTRAPESSOAL LINGUÍSTICA INTERPESSOAL O perfil desse grupo requer métodos claros e avaliações periódicas , contemplando ainda estipulação de prazos para finalização das atividades. Importante também que sejam incentivadas ações coletivas Eq.2 LÓGICO-MATEMÁTICA Eq.3 MUSICAL Eq.4 ESPACIAL Eq.5 CORPO-CINESTÉSICA
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Estudantes de doutorado
Mapeamento das Inteligências no Bioinovar CORPO DISCENTE – PÓS-GRADUAÇÃO -DOUTORADO Nomes 1ª. Inteligência 2ª. Inteligência 3ª. Inteligência Análise Eq.1 LÓGICO-MATEMÁTICA INTRAPESSOAL INTERPESSOAL Mesma análise do grupo do mestrado. Eq.2 LINGUÍSTICA Eq.3 ESPACIAL MUSICAL
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Diferentemente do grupo da graduação, os estudantes de mestrado e doutorado, apesar de apresentar duas das três inteligências mais pontuadas semelhantes, seu grupo de inteligências não traz ao laboratório o olhar coletivo das atividades que regem a sua rotina, o que demanda um trabalho de elaboração e divulgação de regras claras, discussões pontuais sobre a condução dos processos e seus resultados e distribuição das ações de forma individual, num processo contínuo de apresentação e negociação.
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Após a análise do mapeamento das inteligências, e discussão com toda a equipe, a reflexão sobre as ações referentes aos processos que fazem parte da rotina do laboratório trouxe novos olhares, o que resultou em sugestões de formas abreviadas de execução das ações, métodos de acompanhamento e controle mais integrados aos modos de execução de cada grupo. A equipe tem clara a noção de que as melhorias fazem parte de um processo de conhecimento mútuo e do autoconhecimento, elementos que somam-se às inciativas de otimização das atividades integradas que regem o dia-a-dia do BIOINOVAR.
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Assim... Como ponderou Gardner, as escolas devem resistir à padronização das análises cognitivas e à uniformidade de seus resultados. Cada estudante aprende de um modo próprio, em um tempo flutuante. Na vida adulta, as motivações são diferenciadas e inconstantes. Desse modo, esse trabalho não apresentará uma conclusão, e sim um ciclo que se repetirá de tempos em tempos, visto que o público é volante, acredita-se que o mapeamento das Inteligências Múltiplas no BIOINOVAR já cumpriu seu primeiro objetivo, que foi fazer com que as pessoas refletissem sobre si e a partir dessa reflexão, buscassem entender o processo conjunto de construção do conhecimento na prática cotidiana de convivência e de trocas.
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ANDRÉA PESTANA CAROLI DE FREITAS
OBRIGADA ANDRÉA PESTANA CAROLI DE FREITAS
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