A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 4 Técnicas de comunicação oral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 4 Técnicas de comunicação oral"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 4 Técnicas de comunicação oral
Disciplina on-line de Comunicação Unidade 4 Técnicas de comunicação oral para o meio acadêmico e profissional Equipe de professores da disciplina

2 Comunicação internalizada
Ocorre quando pensamos antes de falar ou quando fazemos julgamentos internos sobre o que deve ou não ser dito; Essa comunicação é chamada de interna ou privada; É ela que dará o tom de como será a qualidade da comunicação. Pensamentos (fonte:

3 Estilos de comportamento
Passivo: é característico em pessoas tímidas, com pouca autoconfiança, com receio ou falta de habilidade de se expor ou de falar em público; A pessoa apresenta dificuldades em se expressar, expor suas opiniões, direitos, sentimentos e é fortemente influenciada pelas outras pessoas. Timidez (fonte: autopoder.com.br)

4 Estilos de comportamento
Agressivo: o indivíduo tem pouco ou nenhum interesse na opinião dos outros, fazendo valer a sua opinião, muitas vezes no berro, e expõe a sua ideia como sendo a verdade; As pessoas têm opiniões fortes e não têm medo de expressá-las; Estas ainda têm um tom de voz e olhar intimidantes. Mas agir dessa forma pode resultar em incompreensões e desentendimentos. Agressividade (fonte:

5 Estilos de comportamento
Manipulador ou passivo-agressivo: é uma junção dos estilos passivo e agressivo, combinando características de ambos. Manipulação (fonte: neuropsicvr.wordpress.com)

6 Estilos de comportamento
Assertivo: é quando a pessoa consegue expressar suas opiniões, pensamentos e sentimentos sem agredir o outro, de forma firme e tranquila; A pessoa tem autoconfiança, não sente medo de discordar e nem de perguntar. Assertividade é a qualidade de alguém fazer uma afirmação enfática; De maneira clara, direta, honesta e apropriada ao contexto; De modo a não violar o direito e respeito às outras pessoas.

7 Conclusão A comunicação oral tem grande relevância no meio acadêmico e profissional - o contato com os clientes ou uma apresentação de pesquisa não podem ser substituídos por recursos escritos.

8 Disciplina on-line de Comunicação
Dúvidas sobre a disciplina  Fórum de Dúvidas ou “Fale com o seu tutor” Dúvidas sobre o funcionamento técnico do Bb  Item “Fale com o suporte” Equipe de professores da disciplina


Carregar ppt "Unidade 4 Técnicas de comunicação oral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google