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ARGUMENTAÇÃO TIPOS DE ARGUMENTOS.

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Apresentação em tema: "ARGUMENTAÇÃO TIPOS DE ARGUMENTOS."— Transcrição da apresentação:

1 ARGUMENTAÇÃO TIPOS DE ARGUMENTOS

2 A ARGUMENTAÇÃO A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado. No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.

3 TIPOS DE ARGUMENTOS

4 ARGUMENTO DE AUTORIDADE
É a citação de autores renomados, autoridades num certo domínio do saber, numa área da atividade humana para: Reforçar uma tese, um ponto de vista; Criar a imagem de que o falante sabe o que está falando (uma vez que já leu o que pensaram outros autores sobre ele) Tornar os autores citados fiadores de veracidade.

5 Um argumento de autoridade é um argumento baseado na opinião de um especialista. São fundamentais para a progressão do conhecimento, nomeadamente para a Ciência. Regras a ter em conta para que o argumento de autoridade possa ser considerado um bom argumento:

6 O especialista invocado deve ser muito bom no assunto em causa;
Não haver discordâncias significativas entre os especialistas quanto à matéria em discussão; Não haver outros argumentos mais fortes ou de força igual a favor da conclusão contrária; Os especialistas não terem interesses pessoais na afirmação em causa.

7 Ex: Assim parece ser porque, para Piaget, “toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras” (Piaget, 1994, p.11). A essência da moral é o respeito às regras. A capacidade intelectual de compreender que a regra expressa uma racionalidade em si mesma equilibrada.

8 ARGUMENTO BASEADO NO CONSENSO
É o argumento construído a partir de um conhecimento tomado como senso comum (consenso), tido como um saber partilhado. A educação é a base do desenvolvimento. A família é a base da organização social. Mas não em: O brasileiro é um preguiçoso. A Aids é um castigo de Deus.

9 ARGUMENTO BASEADO EM PROVAS CONCRETAS
É o argumento baseado em fatos comprobatórios (cifras e estatísticas, dados históricos, fatos da experiência cotidiana), os quais devem ser: Pertinentes Adequados Fidedignos Suficientes

10 Exemplo: "A aplicação de castigo físico a mulheres de 'mau comportamento' continua a ser vista como um dever e um direito da família. Uma pesquisa feita em com 4700 afegãs mostrou que 87% já tinha sido vítimas de espancamentos ou abusos sexuais e psicológicos – em 82% dos casos, infligidos por aparentes." Veja, 19 de maio, 2010.

11 ARGUMENTO COM BASE NO RACIOCÍNIO LÓGICO
É o argumento baseado nas relações lógicas entre proposições e provas (causa e consequência, explicação ou justificativa, conclusão, etc.). Alguns defeitos dessa argumentação: Fuga do tema Tautologia* Indicação de causa de um fato o que não é causa dele. A tautologia é , na retórica, um termo ou texto redundante, que repete a mesma ideia mais de uma vez.

12 No Brasil, toda vez que o Estado depara com uma grave crise política, motivada pela violência, lança-se uma lei para, de forma demagógica, “acalmar” a sociedade. Exemplo disso ocorreu com a Lei de Crimes Hediondos, com a Lei da Prisão Temporária, com o estatuto da Criança e do Adolescente, com a Lei de Tortura e, há pouco tempo, com o estatuto do Idoso, incentivado em novela no horário nobre. É o caso da Lei , de 23 de dezembro de 2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento, e o decreto que a regulamentou, nº 5.123, que passou a ter vigência em 2 de julho de 2004. Ora, se as autoridades brasileiras não conseguem garantir um mínimo de segurança ao brasileiro comum, papel que incumbe, legitimamente, ao Estado garantir,(então) não pode querer deixá-lo indefeso frente à violência, coibindo-lhe o direito de ter uma arma, para impedir, por exemplo, que sua casa – espaço privado inviolável que todo ser humano tem direito de preservar – seja violada por um assaltante, papel efetivamente não realizado por quem deveria realizá-lo: o poder público.

13 ARGUMENTO DA COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA
É o argumento baseado no modo de dizer, ou seja, na utilização de um vocabulário adequado à situação de interlocução, usando a norma culta da língua, o que atribui credibilidade às informações veiculadas.

14 ATIVIDADES 1. Identifique nos trechos abaixo os tipos de argumentos empregados pelo autor. a) “Uma pesquisa realizada no Brasil e em outros dez países mostra que as festas de fim de ano representam um motivo de stress para 87% das pessoas. Segundo os entrevistados, os motivos das dores de cabeça vão desde as despesas com presentes de Natal até o trabalho extra que seus chefes costumam cobrar antes das férias.” (VEJA, 27/12/2006, p.33) b) “Conforme James Lovelok (cientista inglês inventor do aparelho que permitiu detectar o acúmulo do pesticida DDT nos seres vivos, razão pela qual se interrompeu o uso da substância) o aquecimento global já passou do ponto sem volta. A situação se tornará insuportável lá por (VEJA, 25/10/2006, p. 17 – texto adaptado)

15 c) “É lícito, do ponto de vista ético, realizar uma cesariana eletiva em uma gestante sem qualquer indicação reconhecida cientificamente? Baseado na interpretação do que foi postulado no artigo “Surgery and patient choice: The ethics of decision making”, do American College of Obstetricians and Gynecologists, publicado no International Journal of Ginecology & Obstetrics em novembro de 2003, respondo que sim, há uma base teórica para um posicionamento ético-profissional a respeito da decisão de se optar por uma cesariana a despeito da falta de indicação médica reconhecida.” (Marcos Wengrover Rosa- ginecologista e obstetra. ZH, 21/01/06)

16 d) ”De acordo com o IBOPE, 83% dos brasileiros de consideraram satisfeitos ou muito satisfeitos com a vida. O número é duas vezes maior do que o total das pessoas atendidas pela rede de esgoto – 40%. Há felicidade sem esgoto.” (Diogo Mainardi. VEJA, 27/12/06, p.103)

17 e) ”Não pode ser uma vitória católica aquilo que vai contra a sua doutrina. Toda religião tem seu credo. O que se cobra dos fiéis é que sejam coerentes com ele. Ser católico não é, como pretende o nominalismo do articulista, apenas se dizer católico: é ser fiel à doutrina do magistério da Igreja. Sendo assim, não induza os leitores ao erro, criando antagonismos onde não existem. Fiéis católicos são, com toda a força do Espírito Santo e da tautologia, os que são fiéis ao catolicismo. Os que não aceitam ou discordam estejam à vontade, assumam sua condição de opositores e avante, em vez de se dizerem católicos não-católicos, façam como Lutero.” (Lincoln Meireles Tomaz. VEJA (cartas), 23/03/05)

18 f) “O alerta feito pela pedagoga Graciela Costa da Silva, em artigo publicado na última quinta-feira em Zero Hora, de que é preciso restabelecer o mais urgente possível regras de disciplina nas escolas, toca numa questão central não apenas para o ambiente escolar, mas para toda a sociedade. É nas instituições de ensino, nas quais passam – ou deveriam passar – uma parte importante de seu dia-a-dia, que os alunos precisam incorporar valores, habituar-se com limites e absorver regras de convívio social. O problema é que esses princípios foram retirados dos regimentos escolares, limitando o papel que os professores costumavam desempenhar para suprir lacunas deixadas pelas famílias, em muitos casos ausentes ou desestruturadas. Como adverte a educadora, o jovem sem a formação adequada hoje pode ser o transgressor de amanhã e essa ameaça precisa ser evitada.” (ZH, 14/09/2008)

19 2. Dada a tese, encontre no mínimo dois argumentos capazes de sustentá-la. A seguir, redija um parágrafo em que elas aparecem, bem como uma conclusão. A) Todo pai deve controlar o acesso dos filhos à internet. Argumento 1: Argumento 2:

20 B) As pequenas empresas, no Brasil, têm grandes dificuldades para se manter. Argumento 1: Argumento 2:

21 Redija textos a partir do problema, dos argumentos e da conclusão aqui sugeridos:
Conclusão (tese) A substituição do texto imprenso pelo eletrônico a) o texto impresso é um objeto concreto, real, um objeto que tem uma história de séculos; b) O jornal, o livro, podem ser folheados; é como se tivéssemos um contato verdadeiramente sensorial com a notícia, com o comentário, com as imagens; c) o texto eletrônico é um dispositivo neutro, impessoal, que jamais terá a conotação afetiva da página impressa. O texto impresso ainda terá uma longa sobrevida.

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23 1) A partir da leitura dos textos verbal e não-verbal, responda: que tese está sendo defendida pelo anúncio publicitário? Explique. 2) Que elementos – verbais e não-verbais – estão sendo utilizados para convencer os leitores daquela tese?

24 3) Que recurso linguístico é utilizado para provocar uma reflexão sobre os moradores de rua?
4) Por trás de todo texto argumentativo, existe uma polêmica, uma controvérsia. Ao se inserir nessa polêmica, o texto adota um ponto de vista (que será sua tese) e rejeita outro (que será a contratese).

25 Pensando nisso, responda: qual é o ponto de vista que o enunciador desse texto rejeita? Em outras palavras, qual é a contra tese do texto?

26 BIBLIOGRAFIA GRANATIC, Branca. Técnicas básicas de redação. São Paulo: Scipione, 1997. PLATÃO & FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996. SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever textos. São Paulo: Globo, 1997.


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