A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTO DE DENSITOMETRIA ÓSSEA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTO DE DENSITOMETRIA ÓSSEA"— Transcrição da apresentação:

1 CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTO DE DENSITOMETRIA ÓSSEA
TNL.PATRICIA MOREIRA

2 1- Controle de temperatura igual a 18 a 25 graus para o equipamento (sem oscilação maior que 2 graus durante as 24 hs). 2- Umidade com 20 a 80 % , sem variação nas 24 hs. 3- Poeiras, fumo, névoas podem ser prejudiciais ao aparelho 4- Corpos estranhos ( que eventualmente podem cair dentro do aparelho ) 

3 5- Solventes (devem ser evitados) na limpeza 6- Disposições dos cabos com proteção 7- Corrente elétricas estáveis 8- Armazenamento de dados -backup 9- Controles de qualidade (importante para detectar alterações precoces) 10- Não deixar cair líquido no computador 1- Não usar força para manusear o braço escaneador 12- Não comer na sala de exame

4 1.2 Controle de qualidade do densitômetro A validade para determinar a quantidade da massa óssea depende da precisão de algumas medidas. Os dois fatores básicos que afetam a precisão são: a) a desempenho dos instrumentos usados para fazer as medidas b) a desempenho dos operadores que adquirem e analisam o exame. No entanto, a desempenho dos operadores e equipamentos precisa ser cuidadosamente monitorada e controlada para que se consigam informações confiáveis. Conseqüentemente o (CQ) controle de qualidade que são sempre implantados pelo fabricante para monitorar o processo e manter uma excelente qualidade de modo que todo esse conjunto consiste em um papel importante para a densitometria Óssea. Por isso que a precisão é importante, pois possui a capacidade do sistema em obter os mesmos resultados de medidas repetidas.

5 Portanto, é necessária a realização de alguns testes de qualidade: - Testes de calibração realizados pelos fabricantes antes que o equipamento seja enviado ao cliente; - Testes especiais após reparo ou calibração dos equipamentos; - Testes de controle diário Testes de Controle Diário (QA-Quality Assurance) em Equipamentos Lunares

6 Teste de controle diário nos equipamentos hologic Nos aparelhos Hologic é recomendada a scanização diária do fanton de coluna pelo fabricante. O tamanho de ROI (região de interesse) utilizado deverá permanecer igual dia a dia. Os resultados destes exames são introduzidos no banco de dados do controle de qualidade. No momento da instalação 10 scans do fanton de coluna de Hologic são realizados, e os dados arquivados no banco de dados do controle de qualidade, esses resultados são dispostos como uma linha que atravessa o gráfico do controle e servem como base para o sistema de calibração. Se ocorrer variações maiores que mais ou menos 1.5% destes resultados indicam problemas com o sistema.

7

8 1.3 Fatores que afetam a precisão - Técnica do operador para posicionamento e análise do exame - Calibração inadequada do equipamento - Presença de outras fontes de radiação no ambiente - Desconhecimento da história do paciente - Presença de artefatos (botões, zíperes, etc.). - Endurecimento do feixe de raios-X, processo que ocorre progressivamente com o tempo - Contraste oleoso (mielografia ) pode permanecer depositado no organismo por vários anos - Calcificações na Aorta abdominal

9 - Cálculos Renais e Biliares - Contrastes baritado (deve-se aguardar 5 dias para se fazer a densitometria) - Área de análise inadequadamente selecionada - Variação de temperatura na sala - Envelhecimento do detector de cintilação - Exames de Medicina Nuclear recentemente Uso recente de comprimido de cálcio - Distorções da arquitetura esquelética: doença degenerativa discal espondilolistes, cifoescoliose, fraturas vertebrais.

10 - Calcificações na Aorta abdominal - Cálculos Renais e Biliares - Contrastes baritado (deve-se aguardar 5 dias para se fazer a densitometria) - Área de análise inadequadamente selecionada - Variação de temperatura na sala - Envelhecimento do detector de cintilação - Exames de Medicina Nuclear recentemente Uso recente de comprimido de cálcio - Distorções da arquitetura esquelética: doença degenerativa discal espondilolistes, cifoescoliose, fraturas vertebrais.

11 INICIANDO O EXAME Após realização do(s) teste(s) iniciamos a rotina
INICIANDO O EXAME Após realização do(s) teste(s) iniciamos a rotina. Verificamos se a sala de exame está preparada para receber os pacientes. Observar se: Com o paciente em sala identificar o mesmo, conferindo com um documento; nome e data de nascimento. Atentar-se ao fato de não digitar como sobrenomes; Júnior, Filho, Neto etc. Não identificar o paciente antes de ele estar posicionado. Importante perguntar à paciente se já fez esse exame.

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21 BOM FINAL DE SEMANA...JUIZOOO


Carregar ppt "CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTO DE DENSITOMETRIA ÓSSEA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google