A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMANA “ESCOLA EM MOVIMENTO”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMANA “ESCOLA EM MOVIMENTO”"— Transcrição da apresentação:

1 SEMANA “ESCOLA EM MOVIMENTO”
Semana de 22 a 27 de agosto. Objetivo principal: proporcionar um momento de diálogo, reflexão e planejamento coletivo das escolas, a partir da análise dos processos e resultados das avaliações externa e interna, tendo em vista a relação entre ambas.

2 DESEJOS: Que as escolas refaçam seus itinerários avaliativos, com ações coletivas para garantia do direito à aprendizagem. Que a escola construa uma proposta de intervenção para o dia da Virada Educação Minas Gerais, a realizar-se no dia 17 de setembro próximo.

3 Os resultados das avaliações serão analisados a partir dos seguintes eixos:
Direito à aprendizagem: Promover planejamento pedagógico e exames, trabalhos e atividades significativas reconhecendo o que os estudantes já sabem e o que eles poderão saber a partir do trabalho realizado; apropriar dos resultados das avaliações externas como indicativos dos diferentes itinerários para a aprendizagem.

4 Gestão democrática e participativa: Para o desenvolvimento integral da aprendizagem faz-se necessário conhecer os sujeitos que estão na escola, os atores que desenvolvem as ações escolares, o currículo e saberes e a forma como se dá a participação de todos nas decisões e escolhas da vida escolar.

5 Fortalecimento do trabalho coletivo: Conhecer os papéis e as responsabilidades de cada ator no espaço educativo, atribuindo significado ao trabalho de toda equipe escolar. Relação da Escola com a Comunidade: entender a escola como agente de articulação, de participação, possibilitando o espaço compartilhado de trocas e de convivência, garantindo a parceria entre escola e comunidade.

6 A preparação para a Semana:
Realizar Leitura: Boletim sobre os resultados das avaliações externas - “UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA DO SIMAVE”-; Das sugestões de roteiros de discussão sobre avaliação externa e interna; Das sugestões de dinâmicas e materiais de apoio.

7 Os diretores e especialistas deverão fazer a leitura dos documentos e planejarem o trabalho para a Semana. Professores de Língua Portuguesa e de Matemática, junto aos especialistas, deverão fazer uma primeira análise dos resultados das avaliações externas, para apresentarem aos demais educadores da escola.

8 Os Movimentos: As atividades devem ser organizadas de forma a garantir a maior participação de professores e estudantes. Elas devem ser planejadas para promover na escola diferentes movimentos.

9 1º Movimento: Um olhar pedagógico sobre a avaliação:
Os professores de Língua Portuguesa e Matemática, junto aos especialistas, compartilharão com o restante dos educadores uma análise pedagógica dos resultados das avaliações externas ressaltando os pontos de atenção e provocando a discussão e reflexão sobre os mesmos.

10 Os especialistas, com o apoio da direção, apresentarão os eixos das avaliações que serão abordados nos movimentos seguintes, envolvendo todo o restante da Comunidade Escolar; Apresentarão também a proposta de organização para o trabalho ao longo do restante da semana.

11 2º Movimento: Construindo um olhar coletivo sobre a avaliação e a garantia do direito à aprendizagem
Atores envolvidos: direção, especialistas, educadores e estudantes.  Direção, educadores e especialistas irão conduzir as discussões, a partir dos eixos das avaliações externa e interna. Nesse momento, a escola terá que se organizar para garantir a discussão entre educadores e também entre estudantes, com a mediação dos professores. Os Anexos 2, 3 e 4 trazem sugestões de roteiro de discussão com os diversos públicos.

12 Ao final desse movimento, para cada eixo de discussão, a escola terá que apresentar pelo menos uma proposta de ação pedagógica a ser construída e executada ao longo do semestre, ou ao longo do próximo ano, a depender do tipo de ação e dos seus objetivos. Dentre as propostas, a escola poderá incluir ações que já desenvolve e que tenham se mostrado eficazes no processo de consolidação da aprendizagem dos estudantes. É fundamental que os estudantes também proponham ações.

13 3º Movimento: Ações mobilizadoras para uma escola em movimento:
Atores envolvidos: direção, especialistas, educadores, estudantes, famílias e comunidade escolar. Neste movimento, a discussão dos movimentos anteriores deverá ser compartilhada junto ao restante da Comunidade Escolar, com especial atenção às famílias. A escola deverá preparar o momento de compartilhamento democrático que garanta que a comunidade escolar se aproprie das discussões e análises anteriores, incorporando outras contribuições às propostas desenhadas. É neste momento que haverá a definição da(s) intervenção(ões) coletiva(s) para o dia da Virada Educação Minas Gerais (ANEXO 7), pois é fundamental que a proposta seja construída com a participação de todos.

14 Construindo a proposta de ação para o dia 17 de setembro:
A Comunidade Escolar deverá construir sua proposta de ação para o dia da Virada.   É importante ressaltar que a escola não precisa sair do encontro com a comunidade, com todos os detalhes da proposta definidos, mas é fundamental que na proposta estejam definidos alguns elementos básicos:

15 o tipo de atividade que será ofertada (podendo ser mais de um tipo);
- os responsáveis pela sua construção e execução (é desejável indicar pelo menos um representante de cada segmento da Comunidade Escolar para participar e acompanhar todas as etapas de construção da ação); - as sugestões de espaços em que poderá acontecer (é desejável que não se restrinja ao espaço da escola). as indicações de nomes de pessoas e/ou grupos que possam ser convidados a contribuir com a construção da ação; as estratégias de divulgação da atividade.

16 Formato das Atividades:
a) Diálogos: atividades que envolvam discussões e debates. Ex: rodas de conversa, mesas redondas, debates etc. b) Exibições: atividades que exploram as linguagens audiovisuais. Ex: cineclubes, mostras, exposições, etc) c) Intervenções: atividades que tenham o objetivo de modificar ou provocar mudanças sobre determinada situação. Ex.: mutirões, passeatas, panfletagens etc. d) Trilhas e oficinas: atividades de caráter formativo, podendo gerar produtos. Ex.: oficinas, workshops, jogos educativos etc.

17 Formas de Registro: As atividades podem ser registradas por meio de fotografias, vídeos, áudios, portfólios, entrevistas, relatos escritos etc. ORIENTAÇÕES PARA O REGISTRO DAS AÇÕES: A) Registros para a SRE  Estes registros deverão ser entregues à Superintendência Regional de Ensino, contendo os itens abaixo (as cinco questões deverão ser respondidas para cada ação):

18 Eixo 1: Direito à aprendizagem Ações que já realizamos Por quê? Quem?
O quê? Por quê? Quem? Quando? Onde? Como? Ações que manteremos e aperfeiçoaremos Por quê Novas Ações

19 Eixo 2: Gestão Democrática e participativa Ações que já realizamos
O quê? Por quê Quem? Quando? Onde? Como? Ações que manteremos e aperfeiçoaremos. Por quê? Novas Ações

20 Eixo 3: Fortalecimento do Trabalho Coletivo Ações que já realizamos
O quê? Por quê? Quem? Quando? Onde? Como? Ações que manteremos e aperfeiçoaremos. Novas Ações

21 Eixo 4: Relação da escola com a comunidade Ações que já realizamos
O quê? Por quê? Quem? Quando? Onde? Como? Ações que manteremos e aperfeiçoaremos. Novas Ações

22 Registro da proposta de ações para a Virada em 17 de setembro*
Resumo da proposta: Tipo de atividade: Espaços para realização: Colaboradores parceiros: Responsáveis pela atividade: * para cada proposta deverá ser preenchida uma ficha de registro

23 B) Registro para a comunidade escolar
Banner produzido pela escola explicitando as seguintes ações (a Secretaria de Educação vai enviar, oportunamente, o modelo de banner a ser produzido): 1) O que já fazemos? 2) O que faremos?


Carregar ppt "SEMANA “ESCOLA EM MOVIMENTO”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google