A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definições de Economia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definições de Economia"— Transcrição da apresentação:

1 Definições de Economia

2 Definições antigas – Economia Política, Riqueza
Oikos nomos – arte da administração do lar (Xenofonte, Sec. IV, BC) “Política” – referindo-se ao coletivo, à nação Ciência que trata da produção, distribuição e consumo da riqueza (Jean Baptiste Say, 1803) Economia política é a ciência que traça as leis dos fenômenos da sociedade que aparecem da operação conjunta da humanidade para a produção de riqueza, ... John Stuart Mill (1844 [1967], p. 323

3 Definições antigas – Teoria Econômica - Individualismo
Economia está relacionada às atividades práticas dos homens que “economizam” Carl Menger (1871 [1976], p. 48) William Stanley Jevons e Alfred Marshall é necessário psicologia para entender os fenômenos econômicos o conceito de utilidade é introduzido, para explicar como as escolhas são feitas e também como um critério de bem-estar Economia é o cálculo do prazer e da dor (Jevons, 1871) Economia Política ou Economia é o estudo a humanidade nas atividades ordinárias da vida; examina a parte da ação individual e social que está conectada mais de perto com a obtenção e com o uso dos requisitos materiais para o bem-estar ... Portanto, de um lado é o estudo da riqueza e, do outro, e mais importante, uma parte do estudo do homem. Principles of Economics, Marshall (1890 [1920], 1.1.1–2) A ciência que estuda o comportamento humano como relação entre fins e meios escassos que têm usos alternativos. Lionel Robbins’s Essay on the Nature and Significance of Economic Science (1932 [1935

4 Definições marxistas O objeto da economia política não é simplesmente a produção, mas as relações sociais que existem entre os homens na produção, a estrutura social da produção (Lênin, 1899) A economia política ... é a ciência das leis que regem a produção e a troca dos meios materiais de subsistência na sociedade humana (Engels, 1878) A economia política é uma das ciências sociais. Estuda as leis da produção social e da distribuição dos bens materiais nos diferentes estágios de desenvolvimento da sociedade humana. A base da vida da sociedade é a produção material. Para viver, os homens devem ter alimentos, roupas e outros bens materiais. Para possuir esses bens, os homens devem produzi-los, devem trabalhar. Os homens produzem os bens materiais, isto é, travam a luta contra a natureza, não isoladamente, mas em conjunto, em grupos, em sociedades. Consequentemente, a produção sempre e em quaisquer condições é produção social, e o trabalho, uma atividade do homem social. (Manual de Economia Política, Academia de Ciências da URSS)

5 Definições modernas Economia é o estudo de como as pessoas e a sociedade acabam escolhendo, com ou sem o uso de moeda, empregar recursos produtivos escassos, que podem ter usos alternativos, para produzir várias mercadorias e distribuí-las para consumo, no presente ou no futuro, entre várias pessoas e grupos da sociedade. Ela analisa os custos e benefícios da melhoria nos padrões de alocação de recursos. (Paul Samuelson, 1976) Ciência de como uma sociedade em particular resolve seus problemas econômicos. ... Um problema econômico existe sempre que meios escassos são usados para satisfazer fins alternativos (Friedman, 1962) Estudo dos princípios que governam a alocação de recursos escassos entre fins alternativos, quando o objetivo da alocação é maximizar o atingimento dos fins (George Stigler, 1942)

6 Definições ortodoxas atuais
Economia é o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos (Mankiw, 2001, p. 4). Economia é o estudo das economias, tanto no nível dos indivíduos quando da sociedade como um todo (Krugman and Wells, 2004, p. 2). Economia é o estudo de como os seres humanos coordenam suas necessidades e desejos, dados os mecanismos de tomada de decisão, costumes sociais e realidades políticas da sociedade (Colander, 2006a, p. 4). Economia é a ciência social que estuda as escolhas que indivíduos, negócios, governos e sociedades como um todo fazem ao enfrentarem a escassez (Bade and Parkin, 2002, p. 5). Economia é o estudo do comportamento humano, com foco particular no processo de tomada de decisões. (Gwartney, Stroup, Sobel, and MacPherson 2006, p. 5). Economia é o estudo de como os agentes escolhem alocar recursos escassos e como essas escolhas afetam a sociedade. ... A característica unificadora de todas as coisas que os economistas estudam são as escolhas – não a moeda. (Acemogly, Laibson e List, 2015)


Carregar ppt "Definições de Economia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google