A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia e Prática do Ensino.

2 O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos e, especialmente, o método das ciências. Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”.

3 O que é método? Método 1. Caminho pelo qual se atinge um objetivo. 2. Programa que regula previamente uma série de operações que se deve realizar (...). 3. Processo ou técnica de ensino. 4. Modo de proceder; maneira de agir; meio.

4 O que consiste? Inicialmente, a metodologia era descrita como parte integrante da lógica que se focava nas diversas modalidades de pensamento e a sua aplicação. Posteriormente, a noção que a metodologia era algo exclusivo do campo da lógica foi abandonada, uma vez que os métodos podem ser aplicados a várias áreas do saber.

5 O que, onde estão e como são as “Novas” Metodologias?

6 Ambientes Informatizados - Restrições quanto aos recursos financeiros, espaço físico e capacitação profissional. Pesquisas Acadêmicas - Participação em congressos, leitura de periódicos, artigos e publicações confiáveis. Pouco Práticas - Atividades complexas, falta de conhecimento do conteúdo e ausência de significado.

7 E o que é Metodologia do Ensino ?

8 A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino- aprendizagem.

9 PARA QUE SERVE A ESCOLA? Professores e especialistas que atuam nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental precisam avançar na compreensão de seu papel de educadores e da função educativa da escola, na perspectiva da formação para a cidadania. ESCOLA socialização do saber construção da cidadania

10 Identificar possibilidades de atuação que contribuam para que a educação escolar esteja a serviço da construção da cidadania dos alunos. Identificar possibilidades de atuação que contribuam para que a educação escolar esteja a serviço da construção da cidadania dos alunos. Compreender o significado e a importância de Compreender o significado e a importância de utilizar as capacidades dos alunos como objetivos norteadores do trabalho escolar. norteadores do trabalho escolar. Compreender o significado e a importância de Compreender o significado e a importância de utilizar as capacidades dos alunos como objetivos norteadores do trabalho escolar. norteadores do trabalho escolar.

11 PROFESSORES DEVEM SER CAPAZES

12 PROFESSORES DEVEM SER CAPAZES DE: A função da instituição escolar na sociedade – o papel da escola ao lado de outras instituições sociais. A função da instituição escolar na sociedade – o papel da escola ao lado de outras instituições sociais.

13 PROFESSORES DEVEM SER CAPAZES DE: O desenvolvimento das capacidades dos alunos como objetivo do trabalho escolar. O desenvolvimento das capacidades dos alunos como objetivo do trabalho escolar. O significado do trabalho do professor na socialização do saber e na construção da cidadania. O significado do trabalho do professor na socialização do saber e na construção da cidadania.

14 SER PROFESSOR E SER ALUNO Reconhecimento de que por trás das práticas pedagógicas existem idéias que nem sempre são percebidas pelos professores; Disponibilidade para refletir e tomar posição sobre as atitudes que se tem com os alunos, seja nas situações de ensino e de aprendizagem formais ou nas demais situações de convívio escolar; Compreensão de que por trás de muitos erros dos alunos pode haver uma ação inteligente e que é preciso saber reconhecê-la para ajudá-los;

15 SER PROFESSOR E SER ALUNO Reconhecimento de que na escola se aprendem muitos conteúdos fora das atividades programadas e que existem diferentes tipos de conteúdos escolares; Compreensão da avaliação como algo contínuo e necessário para o planejamento e o desenvolvimento do trabalho do professor.

16 SER PROFESSOR E SER ALUNO Papel do professor e do aluno nas situações de ensino e de aprendizagem; Aspectos da prática do professor que precisam ser revistos ou potencializados para uma efetiva ajuda nos processos de aprendizagem dos alunos; Reconhecimento de que na escola se aprendem e se ensinam diferentes tipos de conteúdo; Necessidade de identificar concepções distorcidas e/ou inadequadas de avaliação escolar construindo alternativas adequadas.

17 A ÉTICA NA VIDA ESCOLAR AUTONOMIA MORALIDADE VALORES COERÊNCIA RESPEITO ALUNO PROFESSOR

18 METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS

19 POR QUE ENSINAR MATEMÁTICA? “É natural que nossos alunos sintam mais prazer quando estão envolvidos em atividades desafiadoras, prazerosas e que permitam a descoberta. É o que chamamos de heurística. Para isso precisam de estímulo, de motivação, de provocação.”

20 A Educação Matemática é um campo do conhecimento que se dedica a estudar questões relativas ao ensino/aprendizagem de Matemática. É um campo interdisciplinar que faz uso de teorias de outros campos teóricos, como a sociologia, a psicologia, a filosofia, etc., para a construção de seu conhecimento, além de construir suas próprias teorias

21 A Educação Matemática não se restringe a apenas estudar meios de fazer alunos alcançarem um conhecimento previamente estabelecido, mas também problematiza e reflete sobre o próprio conhecimento matemático.

22 A matemática e os medos! A matemática desde muito enreda-se num processo de angústia, receio e pânico por parte dos alunos, tornandose, por vezes, inacessível, complexa e inexplicável, e, em função disso caracteriza-se pelas dificuldades encontradas no processo de ensino/aprendizagem.

23 A Matemática pode e deve ser desvinculada desse pânico de aprender e ensinar a qual foi submetida durante tantos anos, uma vez que esse medo pode ser gerado pela maneira mecânica e decorativa pela qual foi e continua sendo ensinada. (GUELLI, Oscar. Matemática. Ática, SP: 2001)

24 NOVOS DESAFIOS PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA Refletir sobre como a Matemática pode contribuir para a formação da cidadania; Ampliar sua visão do que é proposto no PCN – Matemática; Saber selecionar os conteúdos e as abordagens didáticas necessárias para o desenvolvimento das capacidades pretendidas para os alunos; Refletir sobre a articulação que necessariamente existe entre objetos, conteúdos e orientações didáticas e incorporar alguns aspectos dessa reflexão nos momentos em que planejarem as atividades matemáticas.

25 NOVOS DESAFIOS PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA CONTEÚDOSCONTEÚDOS O papel da Matemática na formação do aluno: O papel da Matemática na formação do aluno: - Matemática e cidadania; - Matemática e cidadania; - Relações entre o conhecimento matemático, o - Relações entre o conhecimento matemático, o aluno e o professor; aluno e o professor; - Caracterização dos alunos. - Caracterização dos alunos. O papel da Matemática na formação do aluno: O papel da Matemática na formação do aluno: - Matemática e cidadania; - Matemática e cidadania; - Relações entre o conhecimento matemático, o - Relações entre o conhecimento matemático, o aluno e o professor; aluno e o professor; - Caracterização dos alunos. - Caracterização dos alunos.

26 NOVOS DESAFIOS PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA CONTEÚDOSCONTEÚDOS O processo de ensino e aprendizagem da O processo de ensino e aprendizagem da Matemática: Matemática: - Objetivos: capacidades matemáticas a serem - Objetivos: capacidades matemáticas a serem desenvolvidas; desenvolvidas; - Conteúdos a serem trabalhados; - Conteúdos a serem trabalhados; - Novas maneiras de ensinar. - Novas maneiras de ensinar. O processo de ensino e aprendizagem da O processo de ensino e aprendizagem da Matemática: Matemática: - Objetivos: capacidades matemáticas a serem - Objetivos: capacidades matemáticas a serem desenvolvidas; desenvolvidas; - Conteúdos a serem trabalhados; - Conteúdos a serem trabalhados; - Novas maneiras de ensinar. - Novas maneiras de ensinar.

27 NOVOS DESAFIOS PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA CONTEÚDOSCONTEÚDOS Análise dos pressupostos metodológicos dos Análise dos pressupostos metodológicos dos PCN – Matemática. PCN – Matemática. Discussão dediferentes pontos de vista sobre Discussão dediferentes pontos de vista sobre os temas tratados. os temas tratados. Planejamento do trabalho didático. Planejamento do trabalho didático. Análise dos pressupostos metodológicos dos Análise dos pressupostos metodológicos dos PCN – Matemática. PCN – Matemática. Discussão dediferentes pontos de vista sobre Discussão dediferentes pontos de vista sobre os temas tratados. os temas tratados. Planejamento do trabalho didático. Planejamento do trabalho didático.

28 POR QUE ENSINAR CIÊNCIAS NA ESCOLA FUNDAMENTAL? A ciência é o conhecimento claro e evidente de algo, fundado quer sobre princípios evidentes e demonstrações, quer sobre raciocínios experimentais, ou ainda sobre a análise das sociedades e dos fatos humanos.

29 CIÊNCIAS: CRIANÇA CURIOSA É CRIANÇA SABIDA Comparar diferentes propostas para o ensino de Ciências e eleger as mais adequadas; Priorizar conteúdos relevantes para a formação dos alunos, valorizando os conteúdos de Ciências propostos nos PCN para as séries iniciais do Ensino Fundamental;

30 Reconhecer o papel do educador na aprendizagem dos alunos em Ciências; Elaborar propostas inovadoras de trabalho.

31 O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS CONTEÚDOSCONTEÚDOS Papel do professor para a aprendizagem da área; Papel do professor para a aprendizagem da área; Papel do ensino de Ciências na formação do aluno; Papel do ensino de Ciências na formação do aluno; A atitude investigativa como conteúdo de ensino; A atitude investigativa como conteúdo de ensino; Análise comparativa de diferentes situações didáticas; Análise comparativa de diferentes situações didáticas; Elaboração de atividades significativas. Elaboração de atividades significativas. Papel do professor para a aprendizagem da área; Papel do professor para a aprendizagem da área; Papel do ensino de Ciências na formação do aluno; Papel do ensino de Ciências na formação do aluno; A atitude investigativa como conteúdo de ensino; A atitude investigativa como conteúdo de ensino; Análise comparativa de diferentes situações didáticas; Análise comparativa de diferentes situações didáticas; Elaboração de atividades significativas. Elaboração de atividades significativas.

32 Os professores devem trabalhar em suas classes considerando a importância da organização do espaço, do tempo e dos agrupamentos de alunos para potencializar a aprendizagem. O GRUPO CLASSE: SEU TEMPO, SEU ESPAÇO

33 O GRUPO CLASSE: SEU TEMPO, SEU ESPAÇO CONTEÚDOSCONTEÚDOS Importância da organização do tempo e do Importância da organização do tempo e do espaço; espaço; Organização do tempo e do espaço da sala de Organização do tempo e do espaço da sala de aula; aula; Organização do trabalho em grupo. Organização do trabalho em grupo. Importância da organização do tempo e do Importância da organização do tempo e do espaço; espaço; Organização do tempo e do espaço da sala de Organização do tempo e do espaço da sala de aula; aula; Organização do trabalho em grupo. Organização do trabalho em grupo.

34 ATIVIDADE PONTUADA SEMINÁRIO TEMA: SABERES DOCENTES A A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Carregar ppt "Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google