A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÕES ESPACIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÕES ESPACIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÕES ESPACIAIS
Professor: Evilásio Viana

2 ORGANIZAÇÃO CENTRALIZADA ORGANIZAÇÃO AGLOMERADA
Os diferentes modos de organização das formas e/ou volumes têm o atributo de esclarecer a importância relativa dos espaços, suas funções e seus papéis simbólicos na composição arquitetônica: ORGANIZAÇÃO CENTRALIZADA ORGANIZAÇÃO LINEAR ORGANIZAÇÃO RADIAL ORGANIZAÇÃO AGLOMERADA

3 ORGANIZAÇÃO CENTRALIZADA
Composição estável (não direcional) constituída por um espaço central dominante ao redor do qual uma série de volumes (espaços) secundários são agrupados. ORGANIZAÇÃO CENTRALIZADA FUNÇÃO: Estabelecer pontos ou lugares no espaço; Rematar configurações axiais; Articular espaços secundários; Responder às condições ambientais do terreno. FORMAS: Centralizado em seu eixo, estável sobre suas faces circulares; Autocentralizadora e estável em seu centro; Estável quando repousa sobre sua base, instável quando apoiado sobre o vértice; e de equilíbrio precário quando deitado.

4 Villa Capra (Palladio, 1559)
Composição estável (não direcional) constituída por um espaço central dominante ao redor do qual uma série de volumes (espaços) secundários são agrupados. Villa Capra (Palladio, 1559)

5 Composição estável (não direcional) constituída por um espaço central dominante ao redor do qual uma série de volumes (espaços) secundários são agrupados. Panteon de Roma (25 a.C)

6 Basílica de São Pedro (Planta por Bramante, 1503)
Composição estável (não direcional) constituída por um espaço central dominante ao redor do qual uma série de volumes (espaços) secundários são agrupados. Basílica de São Pedro (Planta por Bramante, 1503)

7 Complexo de templos de Ankgor Wat, Camboja (Séc. XII)
Composição estável (não direcional) constituída por um espaço central dominante ao redor do qual uma série de volumes (espaços) secundários são agrupados. Complexo de templos de Ankgor Wat, Camboja (Séc. XII)

8 Assembléia Nacional em Dacca (Louis Khan, 1962)
Composição estável (não direcional) constituída por um espaço central dominante ao redor do qual uma série de volumes (espaços) secundários são agrupados. Assembléia Nacional em Dacca (Louis Khan, 1962)

9 Expressar uma direção, movimento, tensão e crescimento;
Seqüência de formas diretamente relacionadas ou unidas ao longo de um espaço único, linear organizador. É inerentemente flexível, podendo responder às variadas condições do terreno. ORGANIZAÇÃO LINEAR FUNÇÃO: Expressar uma direção, movimento, tensão e crescimento; Organizar espaços semelhantes em tamanho, forma e função; Estabelecer ritmo por meio da repetição; Destacar espaços. FORMAS: Crescimento linear por meio da repetição de formas; Ênfase a espaços (ou formas) por meio de sua localização;

10 Estudos de fachadas de uma basílica (Francesco Borromini)
O RITMO Movimento caracterizado por uma seqüência padronizada de elementos a intervalos regulares ou irregulares. O ritmo incorpora a noção fundamental da repetição como um recurso para organizar formas e espaços na arquitetura. a . b . a . b . a . b . a . b . a . a . a . b . a . b . a . b .a . a . A . B . C . B . C . B . C . B . A a . b . b . b . b . b . b . b . a . c . a . b . a . b . a . b . a . c . A . B . C . B . C . B . C . B . A Estudos de fachadas de uma basílica (Francesco Borromini)

11 Palácio da Alvorada (Oscar Niemeyer)
O RITMO Movimento caracterizado por uma seqüência padronizada de elementos ou motivos a intervalos regulares ou irregulares. O ritmo incorpora a noção fundamental da repetição como um recurso para organizar formas e espaços na arquitetura. Palácio da Alvorada (Oscar Niemeyer)

12 Palácio Itamaraty (Oscar Niemeyer)
O RITMO Movimento caracterizado por uma seqüência padronizada de elementos ou motivos a intervalos regulares ou irregulares. O ritmo incorpora a noção fundamental da repetição como um recurso para organizar formas e espaços na arquitetura. Palácio Itamaraty (Oscar Niemeyer)

13 Sede Editora Mondadori (Oscar Niemeyer)
O RITMO Movimento caracterizado por uma seqüência padronizada de elementos ou motivos a intervalos regulares ou irregulares. O ritmo incorpora a noção fundamental da repetição como um recurso para organizar formas e espaços na arquitetura. Sede Editora Mondadori (Oscar Niemeyer)

14 Centro Cultural (Renzo Piano, 1998)
Seqüência de formas diretamente relacionadas ou unidas ao longo de um espaço único, linear organizador. É inerentemente flexível, podendo responder às variadas condições do terreno. Centro Cultural (Renzo Piano, 1998) aAa aAa a

15 Edifício Copan (Oscar Niemeyer, 1954)
Seqüência de formas diretamente relacionadas ou unidas ao longo de um espaço único, linear organizador. É inerentemente flexível, podendo responder às variadas condições do terreno. Edifício Copan (Oscar Niemeyer, 1954)

16 Museu de Ciências de Amsterdã (Renzo Piano)
Seqüência de formas diretamente relacionadas ou unidas ao longo de um espaço único, linear organizador. É inerentemente flexível, podendo responder às variadas condições do terreno. Museu de Ciências de Amsterdã (Renzo Piano)

17 Combina aspectos de centralidade e linearidade em uma única composição
Combina aspectos de centralidade e linearidade em uma única composição. Organizações lineares se estendem a partir de um núcleo dominante. É um esquema extrovertido que se lança em direção ao seu contexto. ORGANIZAÇÃO RADIAL FUNÇÃO: Contextualizar com o entorno (desníveis, vistas, iluminação, ventilação); Enfatizar um núcleo dominante funcional ou simbólico; Estabelecer um movimento rotacional (cata-vento); FORMAS: Núcleos

18 Bauhaus Dessau (Walter Gropius, 1926)
Combina aspectos de centralidade e linearidade em uma única composição. Organizações lineares se estendem a partir de um núcleo dominante. É um esquema extrovertido que se lança em direção ao seu contexto. Bauhaus Dessau (Walter Gropius, 1926)

19 Sede da UNESCO (Marcel Breuer, 1958)
Combina aspectos de centralidade e linearidade em uma única composição. Organizações lineares se estendem a partir de um núcleo dominante. É um esquema extrovertido que se lança em direção ao seu contexto. Sede da UNESCO (Marcel Breuer, 1958)

20 Wingspread House (Frank L. Wright, 1937).
Combina aspectos de centralidade e linearidade em uma única composição. Organizações lineares se estendem a partir de um núcleo dominante. É um esquema extrovertido que se lança em direção ao seu contexto. Wingspread House (Frank L. Wright, 1937).

21 ORGANIZAÇÃO AGLOMERADA
Organização baseada na flexibilidade e proximidade física de formas distintas, podendo utilizar recursos de ordenação como simetria e dado. O significado de um espaço pode ser articulado pelo seu tamanho, forma ou orientação dentro de um padrão. ORGANIZAÇÃO AGLOMERADA FUNÇÃO: Abrigar exigências funcionais de tamanho, formato ou proximidade; Dispor espaços residuais a uma forma matriz maior; Expressar volumes como entidades individuais; Fundir volumes em uma única forma. FORMAS:

22 Fallingwater House (Frank Lloyd Wright, 1937)
Organização baseada na flexibilidade e proximidade física de formas distintas, podendo utilizar recursos de ordenação como simetria e dado. O significado de um espaço pode ser articulado pelo seu tamanho, forma ou orientação dentro de um padrão. Fallingwater House (Frank Lloyd Wright, 1937)

23 Complexo do Palácio de Akbar, Índia (1569-74)
Organização baseada na flexibilidade e proximidade física de formas distintas, podendo utilizar recursos de ordenação como simetria e dado. O significado de um espaço pode ser articulado pelo seu tamanho, forma ou orientação dentro de um padrão. Complexo do Palácio de Akbar, Índia ( )

24 Palácio do Rei Minos, Creta (1500 a.C.)
Organização baseada na flexibilidade e proximidade física de formas distintas, podendo utilizar recursos de ordenação como simetria e dado. O significado de um espaço pode ser articulado pelo seu tamanho, forma ou orientação dentro de um padrão. Palácio do Rei Minos, Creta (1500 a.C.)

25 ORGANIZAÇÕES ESPACIAIS
EXERCÍCIO DIRIGIDO ORGANIZAÇÕES ESPACIAIS

26 Basílica de São Pedro (Planta por Bramante, 1503)
Composição estável (não direcional) constituída por um espaço central dominante ao redor do qual uma série de volumes (espaços) secundários são agrupados. Basílica de São Pedro (Planta por Bramante, 1503)

27 San Carlo Alle Quattro Fontane (Borromini, 1641)
Organização baseada na flexibilidade e proximidade física de formas distintas, podendo utilizar recursos de ordenação como simetria e eixo. O significado de um espaço pode ser articulado pelo seu tamanho, forma ou orientação dentro de um padrão. San Carlo Alle Quattro Fontane (Borromini, 1641)


Carregar ppt "ORGANIZAÇÕES ESPACIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google