A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Globalização dos Mercados e Competição

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Globalização dos Mercados e Competição"— Transcrição da apresentação:

1 A Globalização dos Mercados e Competição

2 Tendências que Afectam os Negócios Internacionais
Políticos, tecnológicos, sociais e competitivos: Agregação Macroeconómica Abertura de Fronteiras Avanços nas tecnologias de informação e comunicação Convergência das necessidades dos consumidores Evolução dos países em vias de desenvolvimento Problemas associados com a aprendizagem 18 2

3 Benefícios da Globalização – Ponto de Vista da Empresa/Competitivo
Custo Timing Aprendizagem Arbitragem Benefícios 18 2

4 Factores Contra a Globalização
Factores Culturais – atitudes, gostos, comportamentos e códigos sociais Culturais Comerciais Técnicos Legais Riscos e Custos Factores Legais – regulamentos e questões de segurança nacional Factores Técnicos - standards, presença física, transporte, língua Factores Comerciais – distribuição, customização, capacidade de resposta 18 2

5 Identificar Principais Riscos e Custos de Entrada no Estrangeiro
Enquadramento legal Penetração nos canais Reconhecimento da marca Historial da internacionalização Análise das modalidades de internacionalização Variações cambiais Instabilidade política Diferenças culturais Defesa da marca Quantidade e capacidade dos recursos da empresa Protecção de tecnologia própria Garantia de qualidade Possibilidade de transferir as operações para o estrangeiro Especificidade do produto Custos de penetração Competitividade dos produtos nesse mercado Dimensão requerida para alcançar economias de escala Intensidade do investimento Buckley e Casson (2010) 18 2

6 Estratégias Internacionais em termos de Recursos e Capacidades
Posicionar indústrias e segmentos de acordo com a importância relativa das forças Integração Global e responsabilidade Local Situação actual e evolução ao longo do tempo 18 2

7 Construir Presença no Mercado Global – Novos Desafios
Com que produtos ou serviços se deve iniciar a globalização? O que torna certos mercados locais mais estratégicos do que outros? Como escolher o processo de entrada no mercado global? Como transplantar o “DNA” da empresa ao entrar nos novos mercados? Que abordagem deve usar na concorrência local? Com que rapidez deve avançar no processo de globalização? 18 2

8 Como Internacionalizar?
Produzir no país hospedeiro com acordos de licenciamento em empresas locais? Produzir directamente no estrangeiro? Produzir domesticamente e depois internacionalizar? 18 2

9 Globalização VIDEO 18 2


Carregar ppt "A Globalização dos Mercados e Competição"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google