A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
2ª aula UNIDADE 2

2 Unidade 2: Tipos de pesquisa
A pesquisa tem por finalidade conhecer e explicar os fenômenos que ocorrem no mundo. Por isso, ela sempre inicia com uma interrogação, com uma grande pergunta que a estimula.

3 pesquisa pura Pesquisa aplicada
1ª grande divisão pesquisa pura Pesquisa aplicada

4 A pesquisa científica pura, também chamada de teórica ou básica, “permite articular conceitos e sistematizar a produção de uma determinada área de conhecimento.” A pesquisa científica aplicada tem como finalidade gerar soluções aos problemas humanos, entender como lidar com um problema. No TCC e nas atividades solicitadas nos Seminários os alunos realizarão, em geral, pesquisas aplicadas. No entanto, é importante lembrar que mesmo em pesquisas aplicadas é necessário um referencial teórico como base para analisar a realidade a ser estudada.

5 Classificação das pesquisas
Com base nos objetivos gerais Com base na abordagem Com base nos procedimentos (GIL, 2007)

6 exploratórias descritivas explicativas
Quanto aos objetivos exploratórias descritivas explicativas Útil no estabelecimento do marco teórico

7 Pesquisa exploratória
Tem por objetivo proporcionar maior familiaridade com o fenômeno a ser investigado Visa o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições. É muito útil quando o objeto da pesquisa é novo e pouco estudado.

8 Pesquisa Exploratória
Tem por objetivo desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias para estudos posteriores Tem menor rigidez no planejamento Envolve levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas e estudos de caso Mostra uma visão geral aproximativa É usado quando o tema é pouco explorado e torna-se difícil formular problemas precisos e hipóteses operacionalizáveis; e É a primeira etapa de uma investigação mais ampla.

9 Pesquisa descritiva Pretende “descrever com exatidão os fatos e fenômenos de determinada realidade” (TRIVIÑOS, 1987, p. 100, grifo do autor), como: distribuição de idade, sexo, procedência, nível de renda; nível de atendimento nos órgãos públicos, características de uma comunidade, condições de habitação, índice de criminalidade; e levantamento de opiniões, atitudes e crenças da população (GIL, 2007, p.42)

10 Pesquisa descritiva Visa descobrir a existência de associação entre variáveis, como: Pesquisas eleitorais que indicam a relação entre preferência política partidária e nível de rendimentos ou de escolaridade (GIL, 2007, p. 42)

11 Pesquisa explicativa Tem como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos Explica a razão, o porquê das coisas É o tipo mais complexo e delicado Pode ser a continuação de uma descritiva

12 Quanto à abordagem Qualitativa Quantitativa Mista
A escolha depende dos objetivos e nao do gosto do pesquisador, embora o pesquisador deva dominar as técnicas relacionadas à abordagem escolhida.

13 Quanto aos procedimentos
Fontes de “papel”: Bibliográfica Documental Fontes de “gente”: Experimental Ex-post-facto Levantamento Estudo de caso Estudo de campo

14 Pesquisa bibliográfica
Desenvolvida com base em fontes bibliográficas: Livros: de leitura corrente de referência: informativa e remissi Publicações periódicas Jornais revistas Impressos diversos

15 Pesquisa documental Documentos de primeira mão (não receberam tratamento analítico) Documentos de arquivos de órgãos públicos e instituições privadas Cartas pessoais, diários, fotografias, gravações, memorandos, regulamentos, ofícios... Documentos de segunda mão Relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticas ...

16 Pesquisa experimental
“Consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto” (GIL, 2007, p. 47) Constituição de dois grupos: um de experimento outro de de controle e a inclusão dos participantes é aleatória

17 “ a partir do fato passado”
Ex-post-facto “ a partir do fato passado” É uma investigação sistemática e empírica, na qual o investigador não tem controle direto sobre as variáveis independentes, por que já ocorreram suas manifestações.

18 Levantamento - surveys - sondagem
É uma pesquisa que permite a obtenção de dados ou informações sobre características, ações e opiniões de um determinado grupo de pessoas. Interrogação direta das pessoas Tem grande alcance Procura identificar as características dos componenetes do universo pesquisa Utiliza basicamente o questionário

19 Estudo de campo Semelhante aos levantamentos
Tem média profundidade e amplitude Estudo de um grupo ou comunidade Utiliza basicamente a observação direta e entrevista Desenvolvido no local onde ocorre o fenômeno Pesquisador tem maior participação Requer mais tempo para realização da pesquisa

20 Estudo de caso Estudo exaustivo de um ou poucos objetos de pesquisa, de maneira a permitir o aprofundamento do seu conhecimento. Não pode ser generalizado Proporciona visão global do problema Grande profundidade, pequena amplitude

21 Para encerrar! Não se esqueçam de fazer a leitura da apostila, bem como, as leituras adicionai. Façam também as atividades propostas e qualquer dúvida procurem os tutores para auxiliá-los!! Bom estudo!


Carregar ppt "METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google