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Indicadores operacionais e de resultado

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Apresentação em tema: "Indicadores operacionais e de resultado"— Transcrição da apresentação:

1 Indicadores operacionais e de resultado
BRASIL Teleconferência 13 de outubro de 2016

2 Conteúdo As intervenções planejadas na IAP (resumo)
Os indicadores de processo ou operacionais Os indicadores analíticos ou de resultado

3 A intervenção planejada na IAP
Monitoramento e avaliação (M & A)* Indicadores – Estrutura, processo e resultado Planejamento da intervenção Interconsultas remotas entre níveis Reuniões conjuntas Educação permanente Construção e Implantação da linha de cuidado de Diabetes Componentes Capacity Building – Capacitações específicas para a intervenção Conhecimento Comunicação Confiança Contexto (macro e micro) * Visto que a Discussão conjunta de casos clínicos está associada ao processo de Construção da linha do cuidado em Diabetes, houve a necessidade de mudança na conformação do componente.

4 A intervenção planejada na IAP
A intervenção: Reuniões conjuntas Interconsultas em Diabetes Interconsultas em Saúde mental Interconsulta remota entre níveis Construção da linha de cuidado de Diabetes Implantação da linha de cuidado de Diabetes Discussão conjunta de casos clínicos Construção e Implantação da linha de cuidado em Diabetes Componentes Subcomponentes Educação Permanente Cláudia enviará as referências por . Enviar um para ela solicitando. Discussão de temas específicos (diabetes e saúde mental); Oficinas temáticas Equity-LA II.

5 Indicadores operacionais (de processo)
Componente: Interconsultas remotas entre níveis Subcomponentes: Interconsultas em diabetes e Interconsultas em saúde mental n Indicadores Fontes de informação 1 Tempo entre a realização da pergunta e sua resposta Planilha de monitoramento semanal (verificar as datas de perguntas e respostas nos s das interconsultas) 2 % de perguntas respondidas pelos matriciadores segundo especialidade Planilha de monitoramento semanal (ver nº de perguntas enviadas e nº de perguntas respondidas segundo especialidade) 3 Nº de médicos matriciados nas interconsultas segundo especialidade Planilha de monitoramento semanal (ver nº de perguntas enviadas e respondidas segundo especialidade) 4 % de interconsultas bem avaliadas pelos profissionais Formulário de avaliação individual que será enviado por aos profissionais participantes a cada três meses

6 Indicadores operativos (de processo)
Componente: Construção e implantação da linha de cuidado de diabetes Subcomponentes: Discussão conjunta de casos clínicos e construção da linha de cuidado de diabetes n Indicadores Fontes de informação 1 % de médicos da rede municipal que participaram de pelo menos uma sessão clínica por mês Atas de presença das sessões clínicas compartilhadas realizadas e lista da gestão com os profissionais da rede 2 % de sessões clínicas bem avaliadas pelos profissionais * Formulário de avaliação individual que será entregue aos profissionais ao término de cada sessão 3 Nº de profissionais participantes das oficinas para a elaboração das diretrizes da Linha de Cuidado Atas das oficinas de construção da Linha de Cuidado 4 Nº de oficinas realizadas para a elaboração de diretrizes para o funcionamento da Linha de Cuidado de Diabetes 5 Percepção dos profissionais sobre os encontros * Questionário a ser aplicado trimestralmente

7 Indicadores operativos (de processo)
Componente: Construção e implantação da linha de cuidado de diabetes Subcomponente: Implantação da linha de cuidado de diabetes n Indicadores Fontes de informação 1 Nº de profissionais capacitados para a utilização da Linha de Cuidado de Diabetes Atas das capacitações realizadas 2 * % de diabéticos com níveis adequados de hemoglobina glicada Levantamento de dados das USF 3 * % de diabéticos com níveis adequados da pressão arterial 4 * % de diabéticos com rastreamento de fundo de olho realizado no último mês 5 * % de diabéticos com clearance de creatinina calculado *Dados provenientes do levantamento realizado durante o processo de construção e implantação da Linha de cuidado.

8 Indicadores operativos (de processo)
Eixo: Educação permanente Discussão de temas específicos e Oficinas temáticas Equity – LA II n Indicadores Fontes de informação 1 Nº de profissionais participantes dos encontros para discussão de temas específicos, com foco em Diabetes* e Saúde Mental. Atas dos encontros 2 Nº de encontros realizados para discutir temas específicos, com foco na Diabetes e Saúde Mental. 3 Percepção dos profissionais sobre os encontros * Questionário que será aplicado ao fim de cada encontro 4 Nº de profissionais participantes das oficinas Atas das oficinas realizadas 5 Nº de oficinas realizadas para discutir temas específicos 6 Questionário que será aplicado trimestralmente

9 Indicadores de resultado (micro-avaliação analítica)
Fonte de informação 1 % de referências adequadas para pacientes diabéticos Médico regulador (DRAC) 2 % de referências adequadas para pacientes com transtornos mentais 3 % de contrarreferência de pacientes diabéticos recebidas pela AB Instrumento de monitoramento das contrarreferências 4 % de contrarreferência de pacientes com transtornos mentais recebidas pela AB 5 Tempo de espera dos pacientes diabéticos para consulta na AE, a partir da referência da AB Fila de espera (DRAC) 6 Tempo de espera dos pacientes com transtornos mentais para consulta na AE, a partir da referência da AB

10 Indicadores de resultado (micro-avaliação analítica)
Fonte de informação 1 Hemoglobina glicada (Hbgl) Hemoglobina (Hb) Pressão arterial (PA) Creatinina (Cr) Clearence de Creatinina calculado Levantamento de dados das USF 2 Internação por diabetes e suas complicações SIH 3 % de transferência de pacientes por complicações diabéticas da urgência para a internação 4 Satisfação dos profissionais com as interconsultas Questionário estruturado

11 ¡MUCHAS GRACIAS! Obrigada!


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