A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observações importantes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observações importantes"— Transcrição da apresentação:

1 Observações importantes
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC RELATÓRIO DA PESQUISA  Observações importantes Profa. Ms. Nicole Glock Maceno

2 Dicas importantes para o Projeto de pesquisa
O tema, a pergunta da pesquisa, os objetivos, a metodologia e a fundamentação teórica devem estas concatenadas; É recomendado que se tenha somente uma pergunta de pesquisa; O objetivo geral é a principal razão da realização da pesquisa, tem relação com a pergunta da pesquisa; Na Introdução apresenta-se a problemática, os objetivos e a justificativa da pesquisa; Quanto mais delimitada a pergunta da pesquisa, melhor para o pesquisador que tem clareza do que vai investigar e como;

3 Buscar fonte de dados que te facilite a pesquisa
Buscar fonte de dados que te facilite a pesquisa. Exemplo: Dados do site da UDESC, do vestibular, livros, entre outros; Evite o excesso de dados, focar nos dados representativos e em sua qualidade; Só considere autores para a revisão de literatura realmente necessários e que vão contribuir com a sua discussão; Busque fazer mais paráfrases do que citações diretas na revisão de literatura; É recomendado que o pesquisador tenha três fontes de dados para a sua triangulação; A análise dos dados é o coração do trabalho, é nesse momento que entra toda a sua capacidade de reflexão e de visão global sobre o problema.

4 No texto, usar termos tais como “escreve-se, destaca-se”, e não “se destaca, se escreve ...”;
Cuidado com a repetição dos mesmos termos na mesma frase, demonstrando vocabulário restrito de sua parte; Os objetivos específicos não são as etapas metodológicas que você inevitavelmente fará em sua pesquisa, mas sim são os objetivos complementares ao objetivo específico, tendo como foco a discussão que irá fazer no trabalho; Cuidado com frases muito curtas ou frases muito longas; Cuidado com afirmações muito duras ou precipitadas antes mesmo de realizar a pesquisa; Os relatórios devem estar de acordo com as normas da UDESC; Cuidado com termos que aparecem no singular e plural ao mesmo tempo.

5 Exemplos: Paráfrase: Citação indireta: Citação direta:
Em suma, uma inversão didática ocorre quando um instrumento pedagógico, idealizado para facilitar o processo de aprendizagem, passa a ser utilizado como se fosse o próprio objeto de estudo em si mesmo (PAIS, 1999). Citação indireta: Acreditava não haver aprendizado sem ação: "Nada deve ser dado à criança, no campo da matemática, sem primeiro apresentar-se a ela uma situação concreta que a leve a agir, a pensar, a experimentar (...) e daí, a mergulhar na abstração" (Azevedo, p. 27). Citação direta: Nesse sentido, um dos entrevistados afirmou: Conceitos e conteúdos não devem ter um fim em si mesmos, mas sim serem trabalhados a partir de idéias gerais que lhes dêem um contexto.

6 Partindo do princípio que a educação é uma área a ser muito melhorada no país, e para que esta melhore, os responsáveis pela educação, professores, também precisam de uma formação mais adequada, que envolva não somente a matéria na qual aquele professor irá trabalhar, mas também como lidar com o aluno e saber a melhor maneira de lhe transmitir conhecimento. 2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Realizar pesquisa bibliográfica, para entender a importância da disciplina de acordo com pesquisas já realizadas sobre o tema; Analisar os conhecimentos obtidos a fim de elaborar entrevista a ser realizada com a professora responsável pela disciplina na UDESC; Entrevistar a professora responsável pela disciplina de Psicologia da Educação na UDESC; Analisar os dados obtidos na entrevista.

7 São duas situações que são relevantes para este assunto em destaque, onde iremos trabalhar para desenvolver ações para contribuir na solução do índice alto de reprovação, são eles: reprovação por nota e reprovação por frequência. Para que seja amenizado em curto e médio prazo esta anomalia será sugerido ações onde o departamento de matemática (...) O processo de aprendizagem consiste em duas etapas, uma delas é o aluno receptor das informações transmitidas pelo professor, e outra, o aluno como próprio construtor do conhecimento, ou seja, em forma de prática do conteúdo aplicado. Percebe-se uma grande dificuldade dos ingressos no curso de licenciatura em matemática através dos números de reprovados ao fim do semestre letivo. Isso mostra a grande dificuldade que os discentes tem em relação as matérias de exatas. Com base em quê afirma isso já na introdução?

8 A Talvez se identificado os problemas (
A Talvez se identificado os problemas (?), possam ocorrer reformulação (Concordância verbal!) no método de ensino, e então reduzir o número de evasão e reprovação dos ingressos. É de interesse somente reduzir índices? E a melhoria no aprendizado?

9 Atividade 6: Selecionar um tema qualquer e fazer um esboço de:
Citação direta (ver normas da UDESC); Paráfrase (ver normas da UDESC); Citação indireta. Salvar o arquivo com nome: Atividade 6_Nomecompleto.rtf e enviar para:


Carregar ppt "Observações importantes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google