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PublicouElza da Costa de Andrade Alterado mais de 7 anos atrás
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LEITURA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E PRODUÇÃO DE TEXTOS
(LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ENEM) Professora: Isabel Lima
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ALGUMAS MUDANÇAS OCORRIDAS NO
Datas das provas: 05/11 (domingo): Linguagens; Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração 12/11 (domingo): Ciências Exatas e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração. Cadernos coloridos e personalizados Não mais tem validade para conclusão do Ensino Médio Fonte:
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MÉTODO DE CORREÇÃO DA PROVA
Teoria de Resposta ao Item (TRI). Trata-se de um sistema capaz de analisar as questões que o estudante respondeu corretamente e dar um peso específico para cada acerto. Veja como funciona: As perguntas são divididas previamente em grupos: fáceis, médias e difíceis. Elas estão misturadas ao longo da prova e não estão sinalizadas, o estudante não sabe qual questão pertence a qual grupo. Através de estatísticas e teorias matemáticas, a TRI analisa as respostas do aluno: se constata que ele errou muitas perguntas da categoria “fácil” e acertou muitas perguntas da categoria “difícil”, considera o fato estatisticamente improvável e deduz que ele chutou. Assim, a média do aluno que chutou cai. No final, a nota não depende apenas do valor absoluto de acertos. Depende também da dificuldade das questões que se acertou ou errou. Não deixe nenhuma questão em branco e COMECE PELAS QUE TIVER MAIS SEGURANÇA.
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1) Linguagens, códigos e suas tecnologias
Língua Portuguesa e Literatura: 1º lugar: Estratégias argumentativas e discursivas (12%) 2º lugar: Literatura e Escolas literárias (11%) 3º lugar: Variedades linguísticas (10%) 4º lugar: Arte e cultura (9%) 5º lugar: Textos jornalísticos: interpretação e estrutura (8%) 6º lugar: Linguagem Digital (8%) 7º lugar: Figuras de linguagem e recursos expressivos (7%) 8º lugar: Linguagem Corporal (7%) 9º lugar: Texto publicitário: interpretação e estrutura (6%) 10 lugar: Gêneros literários (4%)
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Dicas para interpretação de textos do ENEM
Comece lendo o título e a referência; Quais argumentos principais e secundários de cada texto? Como o tempo é curto, recomenda-se que leia logo o enunciado, ou seja, o que a banca quer que você saiba. Assim, é possível fazer uma leitura mais direcionada.
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VAMOS EXERCITAR?
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(2011 – 2016) Atente que praticamente TODAS as questões exigem conhecimentos prévios e interpretação. Ou seja, quanto mais tiver leituras e prática de resolução de atividades, melhor para você, querido(a) estudante.
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VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
RELEMBRANDO.... VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Um assunto muito cobrado nos processos seletivos, as variações linguísticas dizem respeito ao uso da língua consonante à “diversidade da cultura brasileira e ao contraste entre sua presença na literatura, na música e nas artes, em contraposição à norma padrão da língua.” Referência: Referência:
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História do contato entre línguas no Brasil
No Brasil, o contato dos colonizadores portugueses com milhões de falantes de mais de mil línguas autóctones e de cerca de duzentas línguas que vieram na boca de cerca de quatro milhões de africanos trazidos para o país como escravos é, sem sombra de dúvida, o principal parâmetro histórico para a contextualização das mudanças linguísticas que afetaram o português brasileiro. E processos como esses não devem ser levados em conta apenas para a compreensão das diferenças entre as variedades linguísticas nacionais. O próprio mapeamento das variedades linguísticas contemporâneas do português europeu e, sobretudo, do português brasileiro, tanto no plano diatópico quanto no plano diastrático, depende crucialmente de uma apurada compreensão do processo histórico de sua formação. LUCCCHESI, D.; BAXTER, A.; RIBEIRO, I. (orgs.). O português afro-brasileiro. Salvador: EdUFBA, 2009 (adaptado). Glossário: Autóctone: nativo de uma região. Diatópico: referente à variação de uma mesma língua no plano regional (país, estado, cidade etc.). Diastrático: referente à variação de uma mesma língua em função das diversas classes sociais. (ENEM, 2011)
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Do ponto de vista histórico, as mudanças linguísticas que afetaram o português do Brasil têm sua origem no contato dos colonizadores com inúmeras línguas indígenas e africanas. Considerando as reflexões apresentadas no texto, verifica-se que esse processo, iniciado no começo da colonização, teve como resultado: A) a aceitação da escravidão, em que seres humanos foram reduzidos à condição de objeto por seus senhores. B) a constituição do patrimônio linguístico, uma vez que representa a identidade nacional do povo brasileiro. C) o isolamento de um número enorme de índios durante todo o período da colonização. D) a separação entre pessoas que desfrutavam bens e outras que não tinham acesso aos bens de consumo. E) a supremacia dos colonizadores portugueses, que muito se empenharam para conquistar os indígenas.
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Do ponto de vista histórico, as mudanças linguísticas que afetaram o português do Brasil têm sua origem no contato dos colonizadores com inúmeras línguas indígenas e africanas. Considerando as reflexões apresentadas no texto, verifica-se que esse processo, iniciado no começo da colonização, teve como resultado: A) a aceitação da escravidão, em que seres humanos foram reduzidos à condição de objeto por seus senhores. B) a constituição do patrimônio linguístico, uma vez que representa a identidade nacional do povo brasileiro. C) o isolamento de um número enorme de índios durante todo o período da colonização. D) a separação entre pessoas que desfrutavam bens e outras que não tinham acesso aos bens de consumo. E) a supremacia dos colonizadores portugueses, que muito se empenharam para conquistar os indígenas.
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GRAMÁTICA NO ENEM: PRONOMES PESSOAIS E OBLÍQUOS
RELEMBRANDO.... GRAMÁTICA NO ENEM: PRONOMES PESSOAIS E OBLÍQUOS O pronome é a classe gramatical que engloba palavras que acompanham ou substituem substantivos (nomes). Tendo em vista os pronomes pessoais (casos reto e oblíquo), eles têm como função básica substituir nomes, referindo-se sempre a uma das três pessoas do discurso. Observe o exemplo: Flávia e Ana precisam estudar. Elas estão se preparando para o Enem. Os pronomes pessoais do caso oblíquo também substituem substantivos. Entretanto, diferenciam-se dos pronomes subjetivos por uma razão essencial: os pronomes oblíquos assumem, na maioria das vezes, a função de complemento, e não a de sujeito. Observe o exemplo: Era aniversário de João. Dei-lhe um presente bonito. Referências:
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O humor da tira decorre da reação de uma das cobras com relação
(ENEM, 2011) VERÍSSIMO, Luis F. O humor da tira decorre da reação de uma das cobras com relação ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo com a norma padrão da língua, esse uso é inadequado, pois: A) contraria o uso previsto para o registro oral da língua. B) contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto. C) gera inadequação na concordância com o verbo. D) gera ambiguidade na leitura do texto. E) apresenta dupla marcação de sujeito.
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O humor da tira decorre da reação de uma das cobras com relação ao
uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo com a norma padrão da língua, esse uso é inadequado, pois: A) contraria o uso previsto para o registro oral da língua. B) contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto. C) gera inadequação na concordância com o verbo. D) gera ambiguidade na leitura do texto. E) apresenta dupla marcação de sujeito. Serão objetos os pronomes oblíquos (como o, a, lhe, se, me…). Tal fato nos levar a concluir que construções como a da tira (“vamos arrasar eles”), comuns na oralidade, apresentam desvios em relação à norma-padrão – razão pela qual uma cobra chama a atenção da outra. “Acertar o pronome” seria no contexto em questão utilizar “vamos arrasá-los”. Referências:
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GÊNEROS TEXTUAIS NO ENEM: TEXTOS EM REVISTA E/OU JORNALÍSTICOS
RELEMBRANDO.... GÊNEROS TEXTUAIS NO ENEM: TEXTOS EM REVISTA E/OU JORNALÍSTICOS “Diferente do Gênero Literário, o Gênero Textual é o nome que se dá às diferentes formas de linguagem empregadas nos textos. Estas formas podem ser mais formais ou mais informais, e até se mesclarem em um mesmo texto, porém este será nomeado com o gênero que prevalecer. São exemplos de gêneros textuais: o artigo de opinião, o conto e a receita, que são gêneros escritos, ou ainda textos orais como a aula, o debate, a palestra, etc.” “Uma revista é uma publicação periódica de cunho informativo, jornalístico ou de entretenimento, geralmente voltada para o público em geral.” Referências:
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O que é bullying virtual ou cyberbullying?
(ENEM, 2013) O que é bullying virtual ou cyberbullying? É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por s, sites, blogs (os diários virtuais), redes sociais e celulares. É quase uma extensão do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara. Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças e os efeitos podem ser tão graves ou piores. “O autor, assim como o alvo, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos”, explica Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Disponível em Acesso em: 3 ago (adaptado). Segundo o texto, com as tecnologias de informação e comunicação, a prática do bullying ganha novas nuances de perversidade e é potencializada pelo fato de: A) atingir um grupo maior de espectadores. B) impedir a retomada de valores consolidados pela vítima. C) possibilitar a participação de um número maior de autores. D) proporcionar o uso de uma variedade de ferramentas da internet. E) dificultar a identificação do agressor incógnito.
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(ENEM, 2013) Segundo o texto, com as tecnologias de informação e comunicação, a prática do bullying ganha novas nuances de perversidade e é potencializada pelo fato de: A) atingir um grupo maior de espectadores. B) impedir a retomada de valores consolidados pela vítima. C) possibilitar a participação de um número maior de autores. D) proporcionar o uso de uma variedade de ferramentas da internet. E) dificultar a identificação do agressor incógnito. Caso tentássemos responder sem ler o texto, poderíamos acreditar que quase todas as opções estão corretas. Mas, segundo o autor, o cyberbullying aumenta a perversidade do ato, devido a dificuldade em identificar quem é o culpado.E o trecho “o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças”, confirma tal questão.
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RELEMBRANDO.... CHARGES “Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidos. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo.” Referência: Wikipedia
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ENEM, 2013 KUCZYNSKIEGO, P. Ilustração, Disponível em: Acesso em 3 ago
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O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para: a) difundir a origem de marcantes diferenças sociais. b) estabelecer uma postura proativa da sociedade. c) provocar a reflexão sobre essa realidade. d) propor alternativas para solucionar esse problema. e) retratar como a questão é enfrentada em vários países do mundo.
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a) difundir a origem de marcantes diferenças sociais.
b) estabelecer uma postura proativa da sociedade. c) provocar a reflexão sobre essa realidade. d) propor alternativas para solucionar esse problema. e) retratar como a questão é enfrentada em vários países do mundo. É importante perceber que o chargista não propõe alternativas para solucionar, nem mostra a origem das desigualdades ou retrata como tal questão é enfrentada nos mais diversos países. É preciso atentar para a diferença entre uma criança que puxa o carrinho como um lazer, brincadeira, enquanto a outra, como ferramenta de trabalho, demasiadamente pesada para seu pequeno corpo. Assim, percebemos que há uma reflexão sobre essa realidade. Segundo a Wikipedia, “Pawel Kuczynski, é um desenhista e pintor polonês especializado em sátira e critíca. Em 2002 graduou-se no Departamento de Artes Gráficas da Academia de Belas Artes de Poznan. Membro da Associação dos Artistas poloneses.”
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INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
RELEMBRANDO.... INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS Uma das habilidades exigidas na prova do ENEM é a que visa “estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.” Também em muitos dos poemas há um olhar poético acerca das relações humanas. O eu lírico, por vezes, pode trazer oposições entre o ser e o parecer, o íntimo e a aparência. Referência:
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Se a cólera que espuma, a dor que mora
ENEM, 2013 Mal secreto Se a cólera que espuma, a dor que mora N’alma, e destrói cada ilusão que nasce, Tudo o que punge, tudo o que devora O coração, no rosto se estampasse; Se pudesse, o espírito que chora, Ver através da máscara da face, Quanta gente, talvez, que inveja agora Nos causa, então piedade nos causasse!
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Quanta gente que ri, talvez, consigo
Guarda um atroz, recôndito inimigo, Como invisível chaga cancerosa! Quanta gente que ri, talvez existe, Cuja ventura única consiste Em parecer aos outros venturosa! CORREIA, R. In: PATRIOTA, M. Para compreender Raimundo Correia. Brasília: Alhambra, 1995.
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Coerente com a proposta parnasiana de cuidado formal e racionalidade na condução temática, o soneto de Raimundo Correia reflete sobre a forma como as emoções do indivíduo são julgadas em sociedade. Na concepção do eu lírico, esse julgamento revela que: a)a necessidade de ser socialmente aceito leva o indivíduo a agir de forma dissimulada. b)o sofrimento íntimo torna-se mais ameno quando compartilhado por um grupo social. c)a capacidade de perdoar e aceitar as diferenças neutraliza o sentimento de inveja. d)o instinto de solidariedade conduz o indivíduo a apiedar-se do próximo. e)a transfiguração da angústia em alegria é um artifício nocivo ao convívio social.
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a)a necessidade de ser socialmente aceito leva o indivíduo a agir de forma dissimulada.
b)o sofrimento íntimo torna-se mais ameno quando compartilhado por um grupo social. c)a capacidade de perdoar e aceitar as diferenças neutraliza o sentimento de inveja. d)o instinto de solidariedade conduz o indivíduo a apiedar-se do próximo. e)a transfiguração da angústia em alegria é um artifício nocivo ao convívio social. A discussão proposta pelo eu lírico traz à tona um dos problemas presentes na sociedade, a questão da hipocrisia, da a dissimulação (assunto presente na época do autor e nos dias atuais), tal “máscara” existe devido a exigências e normas de convivência, aceitação ou de superioridade. Desta forma, algumas pessoas usam a “máscara da face”, tornando não visíveis seus sofrimentos, vivendo de forma ilusória e com falsas alegrias.
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INTERTEXTUALIDADE OU INTERTEXTO
RELEMBRANDO.... INTERTEXTUALIDADE OU INTERTEXTO “A expressão intertextualidade se refere, basicamente, à influência de um texto sobre outro... “ Referência:
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é um pássaro que agoniza exausto do próprio grito.
Aquarela O corpo no cavalete é um pássaro que agoniza exausto do próprio grito. As vísceras vasculhadas principiam a contagem regressiva. No assoalho o sangue se decompõe em matizes que a brisa beija e balança: ο verde – de nossas matas ο amarelo – de nosso ouro ο azul – de nosso céu ο branco o negro o negro CACASO. In: HOLLANDA. H. B (Org.). 26 poetas hoje. Rio do Janeiro: Aeroplano, 2007. (ENEM 2015)
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a) as artes plásticas, deturpadas pela repressão e censura.
(ENEM 2015) Situado na vigência do Regime Militar que governou o Brasil, na década de 1970, o poema de Cacaso edifica uma forma de resistência e protesto a esse período, metaforizando: a) as artes plásticas, deturpadas pela repressão e censura. b) a natureza brasileira, agonizante como um pássaro enjaulado. c) o nacionalismo romântico, silenciado pela perplexidade com a Ditadura. d) o emblema nacional, transfigurado pelas marcas do medo e da violência. e) as riquezas da terra, espoliadas durante o aparelhamento do poder armado.
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a) as artes plásticas, deturpadas pela repressão e censura.
(ENEM 2015) Situado na vigência do Regime Militar que governou o Brasil, na década de 1970, o poema de Cacaso edifica uma forma de resistência e protesto a esse período, metaforizando: a) as artes plásticas, deturpadas pela repressão e censura. b) a natureza brasileira, agonizante como um pássaro enjaulado. c) o nacionalismo romântico, silenciado pela perplexidade com a Ditadura. d) o emblema nacional, transfigurado pelas marcas do medo e da violência. e) as riquezas da terra, espoliadas durante o aparelhamento do poder armado. Percebemos que o poema faz referência às cores da bandeira brasileira (emblema nacional) e apresenta marcas da violência: “o pássaro agonizante,” “as vísceras”, “o sangue”.
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INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
RELEMBRANDO.... INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS Uma das habilidades exigidas na prova do ENEM é a que visa “estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.” Também em muitos dos textos literários trazem questões do cotidiano, de forma a mesclar sensibilidade e crítica social. Referência:
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Angela Pralini percebeu-lhe o movimento e perguntou:
(ENEM, 2016) A partida de trem Marcava seis horas da manhã, Angela Prain pagou o táxi e pegou sua pequena valise, Dona Maria Rita de Alvarenga Chagas Souza Melo desceu do Opala da filha e encaminharam-se para os trilhos. A velha bem vestida e com joias. Das rugas que a disfarçavam saía a forma pura de um nariz perdido na idade, e de uma boca que outrora devia ter sido cheia e sensível. Mas que importa? Chega-se a um certo ponto — e o que foi não importa. Começa uma nova raça. Uma velha não pode comunicar-se. Recebeu o beijo gelado de sua filha que foi embora antes do trem partir. Ajudara-a antes a subir no vagão. Sem que neste houvesse um centro, ela se colocara do lado. Quando a locomotiva se pôs em movimento, surpreendeu-se um pouco: não esperava que o trem seguisse nessa direção e sentara-se de costas para o caminho. Angela Pralini percebeu-lhe o movimento e perguntou: -A senhora deseja trocar de lugar comigo?
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- É por causa de mim que a senhorita deseja trocar de lugar?
Dona Maria Rita se espantou com a delicadeza, disse que não, obrigada, para ela dava no mesmo, Mas parecia ter-se perturbado. Passou a mão sobre o camafeu filligranado de ouro espetado no peito, passou a mão pelo broche. Seca. Ofendida? Perguntou afinal a Angela Pralini: - É por causa de mim que a senhorita deseja trocar de lugar? LISPECTOR, C. Onde estiveste de noite. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. A descoberta de experiências emocionais com base no Cotidiano é recorrente na obra de Clarice Lispector. No fragmento, o narrador enfatiza o(a): a) comportamento vaidoso de mulheres de condição social privilegiada b) anulação das diferenças sociais no espaço público de uma estação. c) incompatibilidade psicológica entre mulheres de gerações diferentes. d)constrangimento da aproximação formal de pessoas desconhecidas. e) sentimento de solidão alimentado pelo processo de envelhecimento. resolução
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A descoberta de experiências emocionais com base no Cotidiano é recorrente na obra de Clarice Lispector. No fragmento, o narrador enfatiza o(a): a) comportamento vaidoso de mulheres de condição social privilegiada b) anulação das diferenças sociais no espaço público de uma estação. c) incompatibilidade psicológica entre mulheres de gerações diferentes. d)constrangimento da aproximação formal de pessoas desconhecidas. e) sentimento de solidão alimentado pelo processo de envelhecimento. Percebemos que a solidão alimentada pelo envelhecimento é enfatizada, conforme o seguinte trecho:"Uma velha não pode comunicar-se. Recebeu o beijo gelado de sua filha que foi embora antes do trem partir. "
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RELEMBRANDO.... Reticências (...)
SINAIS DE PONTUAÇÃO Reticências (...) As reticências servem para suprimir palavras, textos ou até mesmo indicar que o sentido vai muito mais além do que está expresso na frase. Ex: Ana gosta de comprar sapatos, bolsas, calças… Não sei… Preciso pensar no assunto. Referência:
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CONHEÇA MAIS.... MINICONTO “Miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto muito pequeno.... A ideia é que no mínimo de palavras possíveis, seja apresentado todo um contexto e uma ação em torno do pouco que é revelado por aquelas palavras. Embora a teoria literária ainda não reconheça o miniconto como um gênero literário à parte, fica evidente que as características do que chamamos de miniconto são diferentes das de um ‘conto pequeno’. No miniconto muito mais importante que mostrar é sugerir, deixando ao leitor a tarefa de ‘preencher’ as elipses narrativas e entender a história por trás da história escrita.”
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Nesse miniconto, as reticências foram utilizadas para indicar :
(ENEM, 2016) L.J.C. 5 tiros? – É. – Brincando de pegador? – É. O PM pensou que... – Hoje? – Cedinho. COELHO, M. In: FREIRE, M. (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. Os sinais de pontuação são elementos com importantes funções para a progressão temática. Nesse miniconto, as reticências foram utilizadas para indicar : uma fala hesitante. b) uma situação incoerente. c) uma informação implícita d) a eliminação de uma ideia. e) a interrupção de uma ação.
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(ENEM, 2016) Os sinais de pontuação são elementos com importantes funções para a progressão temática. Nesse miniconto, as reticências foram utilizadas para indicar : uma fala hesitante. b) uma informação implícita. c) uma situação incoerente. d) a eliminação de uma ideia. e) a interrupção de uma ação. É importante destacar que o gênero miniconto, devido às implicações naturais da forma, tem como características principais, sugestões, elipses. No texto citado, as reticências indicam uma informação que é de conhecimento de ambos personagens, porém não explicitada na fala, possivelmente pela carga semântica dessa. Exemplo de elipse: Ele gosta de Matemática; eu, de Português. Na casa dele só havia móveis antigos; na sua, só móveis modernos.
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DISSERTAÇÃO
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REDAÇÃO VALE Existem muitas dicas para tirar nota 1000 na redação do Enem, mas a principal delas é treinar. E como? + Conheça os últimos temas cobrados. + Leia redações exemplares + Aprenda as técnicas de como fazer uma introdução, como argumentar e como fazer uma conclusão + Pratique pelo menos 1 vez por semana Fonte: -duas-vezes-na-redacao-da-dicas-para-ir-bem-no-enem/
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DICAS SIMPLES E QUE PODEM AUXILIAR:
+ Dê sinônimos para as palavras que você grifou. Exemplo 01: desigualdade Sinônimo literal (ao pé da letra): desproporção, diferença, disparidade, distinção, injustiça Sinônimo contextual (depende do contexto): violência, racismo, preconceito. Exemplo 02: violência Sinônimo literal (ao pé da letra): agressão, criminalidade. Sinônimo contextual (depende do contexto): insegurança, medo, pânico. Os sinônimos são fundamentais na interpretação dos temas e ajudam na redação (para não repetir as palavras)
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ESTRUTURA PADRÃO 1 – Introdução: Apresentação da ideia principal ou tese. (01 parágrafo, tendo, em média, entre 03 e 06 linhas) 2 – Desenvolvimento: Apresentação de argumentos que sustentam a ideia principal. (01 a 03 parágrafos, tendo entre 05 e 07 linhas, cada, em média) 3 – Conclusão: Apresentação de um resumo da ideia principal ou de uma sugestão para a resolução do problema, conhecida como proposta de intervenção. (01 parágrafo, tendo, em média, entre 05 e 06 linhas)
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ENEM REDAÇÃO – TEMAS ANTERIORES 2016 2015 2014
Caminhos para combater o racismo no Brasil (2ª aplicação) Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira Publicidade infantil em questão no Brasil 2013 Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil 2012 Movimento imigratório para o Brasil no século 21 2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
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Voltando para a introdução, segundo o prof
Voltando para a introdução, segundo o prof. Marcelo Portella, tem-se diversas formas de construir uma introdução, sendo a forma mais simples por intermédio da seguinte técnica: ENUMERAÇÃO
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A enumeração ocorre da seguinte forma:
Leia o tema e pense em assuntos relativos a este. Depois, reflita em torno de três causas possíveis. Para o estudante que tem dificuldade em construir uma redação, veja uma dica: TEMA + Termos de ligação + Causa 1 + Causa 2 + Causa 3 (enumeração de causas)
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TEMA + Termos de ligação + Causa 1 + Causa 2 + Causa 3
(enumeração de causas) Tema: A favelização no Brasil (UESC) Quais as causas possíveis? Causa 1 - O histórico do déficit imobiliário - escassez, falta de imóveis; Causa 2 - O acúmulo de crescimento econômico sem a distribuição de renda devida. Causa 3 - As diferenças de desenvolvimento socioeconômico entre as várias regiões do país e seus êxodos.
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Para reduzirmos o problema da favelização no Brasil é fundamental
discutirmos o histórico do déficit imobiliário; o acúmulo de crescimento econômico sem a distribuição de renda devida e as diferenças de desenvolvimento socioeconômico entre as várias regiões do país e seus êxodos. Causa 2 - O acúmulo de crescimento econômico sem a distribuição de renda devida. O Brasil, na década de 70, acumulou índices de crescimento similares aos hoje alcançados pela China. Com a soma dos crescimentos econômicos mais tímidos, mas representativos, das décadas seguintes até os dias atuais, o natural seria alcançarmos um desenvolvimento social mais amplo e igualitário. Isso não aconteceu, e hoje temos 32 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e sem a mínima possibilidade de obter uma residência digna.
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Causa 2 - O acúmulo de crescimento econômico sem a distribuição de renda devida.
O Brasil na década de 70 acumulou índices de crescimento similares aos hoje alcançados pela China. Com a soma dos crescimentos econômicos mais tímidos, mas representativos, das década seguintes até os dias atuais, o natural seria alcançarmos um desenvolvimento social mais amplo e igualitário. Isso não aconteceu, e hoje temos 32 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e sem a mínima possibilidade de obter uma residência digna. Causa 1 - O histórico do déficit imobiliário - escassez, falta de imóveis Vê-se a presença de muros físicos e abstratos separando as pessoas de diferentes condições socioeconômicas. Os físicos são representados pelos condomínios fechados com toda infraestrutura de segurança e lazer e os simbólicos, metaforizados pela inflação presente no setor imobiliário e o constante aumento no valor dos imóveis, tanto na locação, quanto na venda. Apesar de avanços com programas como “Minha casa, minha vida”, vê-se que o histórico déficit imobiliário no país é um problema longo que gradativamente precisa ser enfrentado com propostas que estimulem e possibilitem por parte da população a aquisição do imóvel próprio, tendo em vista a moradia ser um direito inalienável de todo cidadão brasileiro, conforme pontua a Constituição Federal.
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Para que haja a redução do problema da favelização no Brasil é fundamental que a sociedade discuta a respeito do histórico do déficit imobiliário; o acúmulo de crescimento econômico sem a distribuição de renda devida e as diferenças de desenvolvimento socioeconômico entre as várias regiões do país e seus êxodos. O Brasil, na década de 70, acumulou índices de crescimento similares aos hoje alcançados pela China. Com a soma dos crescimentos econômicos mais tímidos, mas representativos, das décadas seguintes até os dias atuais, o natural seria alcançarmos um desenvolvimento social mais amplo e igualitário. Isso não aconteceu, e hoje temos 32 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e sem a mínima possibilidade de obter uma residência digna. Observa-se haver no país a presença de estruturas físicas e simbólicas separando as pessoas de diferentes condições socioeconômicas. As concretas são representadas pelos condomínios fechados de luxo com toda infraestrutura de segurança e lazer; e os abstratos, metaforizados pela inflação presente no setor imobiliário e o constante aumento no valor dos imóveis, tanto na locação, quanto na venda. Apesar de avanços decorrentes de programas como “Minha casa, minha vida”, vê- se que o histórico déficit imobiliário da nação é um problema longo que gradativamente precisa ser enfrentado com propostas que estimulem e possibilitem por parte da população a aquisição do imóvel próprio, tendo em vista a moradia ser um direito inalienável de todo cidadão brasileiro, conforme pontua a Constituição Federal.
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Desta forma, para reduzirmos a problemática da favelização no Brasil é necessário um investimento do Governo (AGENTE) em educação básica e profissional, a partir da melhoria da infraestrutura nas instituições públicas de ensino (AÇÃO), por intermédio da aquisição de novos equipamentos e contratação de profissionais especializados, bem como a valorização dos atuais docentes (MODO), considerando a importância destas para um desenvolvimento social mais amplo e igualitário (DETALHAMENTO), visando minimizar a má distribuição de renda do país e o déficit imobiliário. (EFEITO)
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Para que se haja a redução do problema da favelização no Brasil é fundamental que o alguns aspectos sejam repensados, a saber: o histórico do déficit imobiliário; o acúmulo de crescimento econômico sem a distribuição de renda devida e as diferenças de desenvolvimento socioeconômico entre as várias regiões do país e seus êxodos. O Brasil, na década de 70, acumulou índices de crescimento similares aos hoje alcançados pela China. Com a soma dos crescimentos econômicos mais tímidos, mas representativos, das décadas seguintes até os dias atuais, o natural seria alcançarmos um desenvolvimento social mais amplo e igualitário. Isso não aconteceu, e hoje temos 32 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e sem a mínima possibilidade de obter uma residência digna. Observa-se haver no país a presença de estruturas físicas e simbólicas separando as pessoas de diferentes condições socioeconômicas. As concretas são representadas pelos condomínios fechados de luxo com toda infraestrutura de segurança e lazer; e os abstratos, metaforizados pela inflação presente no setor imobiliário e o constante aumento no valor dos imóveis, tanto na locação, quanto na venda. Apesar de avanços decorrentes de programas como “Minha casa, minha vida”, vê-se que o histórico déficit imobiliário da nação é um problema longo que gradativamente precisa ser enfrentado com propostas que estimulem e possibilitem por parte da população a aquisição do imóvel próprio, tendo em vista a moradia ser um direito inalienável de todo cidadão brasileiro, conforme pontua a Constituição Federal. Desta forma, para reduzirmos a problemática da favelização no Brasil é necessário um investimento do Governo em educação básica e profissional, a partir da melhoria da infraestrutura nas instituições públicas de ensino, por intermédio da aquisição de novos equipamentos e contratação de profissionais especializados, bem como a valorização dos atuais docentes, considerando a importância destas para um desenvolvimento social mais amplo e igualitário, visando minimizar a má distribuição de renda do país e o déficit imobiliário.
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REDAÇÃO NOTAL MIL (ENEM 2014)
Tema: “Publicidade infantil em questão no Brasil” Estudante: Giovana Lazzaretti Segat, Rio Grande do Sul Criança: futuro consumidor A propaganda é a principal arma das grandes empresas. Disseminada em todos os meios de comunicação, a ampla visibilidade publicitária atinge seu principal objetivo: expor um produto e explicar sua respectiva função. No entanto, essa mesma função é distorcida por anúncios apelativos, que transformam em sinônimos o prazer e a compra, atingindo principalmente as crianças. As habilidades publicitárias são poderosas. O uso de ídolos infantis, desenhos animados e trilhas sonoras induzem a criança a relacionar seus gostos a vários produtos. Dessa maneira, as indústrias acabam compartilhando seus espaços; como exemplo as bonecas Monster High fazendo propaganda para o fast food Mc Donalds. A falta de discussão sobre o assunto é evidenciada pelas opiniões distintas dos países. Conforme a OMS, no Reino Unido há leis que limitam a
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publicidade para crianças como a que proíbe parcialmente – em que comerciais são proibidos em certos horários -, e a que personagens famosos não podem aparecer em propagandas de alimentos infantis. Já no Brasil há a autorregulamentação, na qual o setor publicitário cria normas e as acorda com o governo, sem legislação específica. A relação entre pais, filhos e seu consumo se torna conflituosa. As crianças perdem a noção do limite, que lhes é tirada pela mídia quando a mesma reproduz que tudo é possível. Como forma de solucionar esse conflito, o governo federal pode criar leis rígidas que restrinjam a publicidade de bens não duráveis para crianças. Além disso, as escolas poderiam proporcionar oficinas chamadas de “Consumidor Consciente” em que diferenciam consumo e consumismo, ressaltando a real utilidade e a durabilidade dos produtos, com a distribuição de cartilhas didáticas introduzindo os direitos do consumidor. Esse trabalho seria efetivo aliado ao diálogo com os pais. Sérgio Buarque de Hollanda constatou que o brasileiro é suscetível a influências estrangeiras, e a publicidade atual é a consequência direta da globalização. Por conseguinte é preciso que as crianças, desde pequenas, saibam diferenciar o útil do fútil, sendo preparados para analisar informações advindas do exterior no momento em que observarem as propagandas. Fonte:
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POSSÍVEIS TEMAIS PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2017
Com base na pesquisa em sites, como: Enem 2017; Guia Abril do Estudante; Imaginie e Info Enem, tem-se que alguns temas da atualidade são fortes candidatos a serem cobrados : 1) Limites entre humor e bullying: Os limites do humor é algo que tem chamado bastante atenção atualmente por causa de diversos processos a comediantes do Brasil como Rafinha Bastos, Danilo Gentili etc, e o constante uso de discriminação das minorias para fazer piada. A responsabilidade social do comediante foi discutida no documentário de Pedro Arantes, “O riso dos outros”, encontrado no Youtube. 2) Aumento da depressão entre os jovens: O aumento da depressão entre os jovens é um tema que vem ganhando destaque no noticiário, principalmente, depois da popularização do jogo Baleia Azul. No Brasil, as estatísticas científicas estimam que cerca de 17% dos jovens apresentam ocorrências de depressão. Além desses números, é importante refletir sobre o aumento da taxa de suicídio, que subiu 10% entre a população de 15 a 29 anos de 2002 a Segundo a Organização Mundial de Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídios poderiam ser prevenidos se houvesse mais informação e atenção de quem está próximo. Verifique também a Campanha Setembro Amarelo que vem ganhando cada vez mais visibilidade e que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio.
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3) O limite da estética e da saúde: A valorização do corpo humano é, muitas vezes, desconfigurada pela mídia e pelos padrões estéticos da sociedade. Isso pode causar alguns distúrbios e doenças, tanto físicas quanto psicológicas para as pessoas, o que é comum principalmente entre os jovens. Exemplos disso são doenças como anorexia e bulimia e a crescente popularização de cirurgias plásticas. Em contrapartida, a preocupação estética também pode motivar a prática de exercícios físicos e a boa alimentação que, sendo bem feitas, melhora a saúde do indivíduo. 4) A mobilidade urbana: Une sociedade e meio ambiente. A gente vive esse caos no transporte, que também contribui para a emissão de gás carbônico É um problema que afeta vários países no mundo, praticamente todas as cidades grandes, principalmente, do Brasil sofrem com o excesso de carros particulares, poucas linhas de transporte público e falta de incentivo de transportes alternativos, como as bicicletas. A prova pode pedir ao estudante indicar alternativas para melhorar a mobilidade urbana e falar sobre o conflito entre os diferentes públicos que utilizam as vias de trânsito, como o pedestre, o ciclista, o motociclista e o motorista de carro.
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5) O conceito de família no século XXI: O seu conceito, a discussão sobre as novas formas de família, a guarda compartilhada nos casos de divórcio. Pesquise sobre o projeto de lei que deu origem a essa discussão e busque ampliar seus conhecimentos sobre o assunto refletindo sobre diversas formações familiares que existem, como crianças criadas por avós, casais sem filhos, etc. 6) Deficientes físicos: Nos últimos anos, o ENEM vem trazendo propostas de redação com temas focados em alguma parcela da população que sofra algum tipo de discriminação. Por isso, um tema que discuta a inclusão dos deficientes físicos é bem provável. Segundo o IBGE, 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. A inclusão de pessoas com deficiência envolve diversas questões que o estudante precisa ficar atento, tais como: direitos humanos, estrutura urbana e mercado de trabalho.Pesquise a diferença de inclusão e integração. Reflita sobre as condições dos deficientes nos ambientes escolar e de trabalho.
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7) A valorização do índio: Segundo o Censo 2010, o Brasil possui mais de 890 mil índios, distribuídos por 274 idiomas próprios. Contudo, pouco ainda se sabe acerca dos primeiros habitantes do Brasil. Tal proposta de discussão está com base na Lei , de 2008, a qual estipula a importância de estudar a cultura e história africana e indígena. 8) Democratização da tecnologia: A tecnologia tem aumentado a democratização dos meios de comunicação, de entretenimento e educação no Brasil. Exemplos disso são as empresas WhatsApp, Netflix e plataformas online de educação, que trabalha com várias plataformas – site, página do Facebook e o recente canal do Youtube – difundindo informação e conhecimento para muitas pessoas. Essa mudança de comportamento dos usuários de internet que buscam, cada vez, conhecimento online (seja uma receita culinária até artigos acadêmicos) é um bom ponto de reflexão. 9) Preservação ambiental e desenvolvimento urbano: possível conciliação?: O que caracteriza o desenvolvimento sustentável é que ele está vinculado, em sua forma e conteúdo, a uma base ambiental e ao processo eficiente de aproveitamento dos recursos naturais. Isto se dá visando integrar ambiente e economia sem que haja conflitos entre interesses aparentemente tão distintos porque até a pouco tempo o desenvolvimento econômico não rimava com preservação do meio ambiente.
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10) A problemática da obesidade na sociedade brasileira: No mundo globalizado, a comercialização de produtos industrializados e sem valores nutricionais obtiveram um grande público consumidor por terem mais praticidade e baixo custo no cotidiano. Todavia, no Brasil, o consumo excessivo desses alimentos gera uma elevação no quadro de obesidade da população. Por conseguinte, o indivíduo poderá ter problemas em sua saúde e em sua sociabilidade com o meio. Assim sendo, convém analisar os fatores que impulsionam essa problemática na sociedade atual. 11) Como combater o cyberbullying e o bullying no Brasil: Com a chegada da internet e sua capacidade de comunicação, o bullying não mais se limitou ao espaço de antes, entrando agora, também, na própria casa da vítima. Através de mensagens e posts, que por muitas vezes são anônimas, os praticantes podem ferir, expor e constranger sua vítima. Como no aplicativo "Secrets", que ocorreram infinitos atos de cyberbullying, pelo fato do aplicativo permitir aos usuários postarem mensagens anônimas. Ou na rede social twitter, que permite ao usuário postar qualquer mensagem, sendo o comentário saudável ou não. Referências:
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TOME CUIDADO... Fonte:
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COMPETÊNCIAS AVALIADAS NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Valor: 0 a 200 Valor: 0 a 200
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Planejar o estudo (Redação)
DICAS DE ESTUDO PARA O Planejar o estudo (Redação) - Faça pelo menos um texto por semana, e procure a ajuda de uma pessoa mais experiente e/ou professor(a) para avaliá-lo. - Reflita sobre temas da atualidade. Isso contribui para desenvolver um posicionamento crítico. - Passe suas opiniões para o papel, seguindo o formato exigido na redação do Enem - Leia notícias, crônicas, livros. Assista jornais, documentários, bons debates. Pode soar como desestímulo ao estudos, mas contribui para sua formação intelectual - e produção textual * Adaptada do Site Zero Hora Há muitos sites gratuitos contendo diversas propostas de redação. Os mais conhecidos são: Projeto de redação, Imaginie e os bancos de redação, do UOL e do Brasil Escola, seguem os links:
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A proposta de intervenção, para ser bem conceituada, deve apresentar quatro elementos básicos: a AÇÃO INTERVENTIVA; o AGENTE, o MODO/MEIO de execução dessa ação e seu EFEITO, e ainda um DETALHAMENTO da ação e/ou de seu modo/meio de execução. Nesse sentido, mesmo que você apresente muitas propostas de intervenção em seu texto será avaliada a proposta mais completa a partir desses elementos. “Portanto, o Ministério da Educação (AGENTE) deve realizar a inserção de tópicos fundamentais (AÇÃO) no currículo escolar (MODO) para a formação cidadã, de modo a introduzir o estudo da história dos povos africanos (DETALHAMENTO) – essencial para o entendimento da construção social brasileira (EFEITO) [...]” (“Caminhos para combater o racismo no Brasil” – ENEM 2016)
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REFERÊNCIAS: QG, do ENEM - https://www.enem.com.br/
DESCOMPLICA - Guia Abril do Estudante - Professores no YouTube: Celso Silva, Rafael Cunha, Walace Cestari, dentre outros.
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Professora Isabel Lima
Mestre em Crítica Cultural (UNEB) Especialista em Gramática e Texto (UNIFACS) Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FAMETTIG) Graduada em Letras Vernáculas (UFBA) Professora de Língua Portuguesa e Redação, no Colégio Professora Simone Simões Neri Facebook: Isabel Lima Professora Blog:diversaslinguagens.wordpress.com
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