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Pedagogia “Teoria da Prática” Equacionar Relação educador e educando Orientar Processo de ensino e aprendizagem.

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Apresentação em tema: "Pedagogia “Teoria da Prática” Equacionar Relação educador e educando Orientar Processo de ensino e aprendizagem."— Transcrição da apresentação:

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2 Pedagogia “Teoria da Prática” Equacionar Relação educador e educando Orientar Processo de ensino e aprendizagem

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4 Primeira  Prioridade à teoria sobre a prática. PEDAGOGIA TRADICIONAL

5 Segunda  Subordinam a teoria à prática. PEDAGOGIA NOVA

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9 A concepção pedagógica tradicional religiosa (1549-1759)  A pedagogia católica chegou através da “pedagogia brasílica” e depois, na versão do “Ratio Studiorum”.

10 Etnocentrismo ... para os jesuítas a religião católica era considerada obra de Deus, enquanto que as religiões dos índios e dos negros eram obras do demônio.

11 Ratio Studiorum & Pedagogia Tradicional  Essa concepção pedagógica se caracteriza por uma visão essencialista de homem.

12 Pedagogias tradicionais religiosa e leiga (1759-1932)  “Reformas pombalinas da instrução pública”  Privilégio do Estado em matéria de instrução.

13 “aulas régias”  Disciplinas avulsas  professor nomeado e pago pela coroa portuguesa com recursos do “subsídio literário” instituído em 1772.

14 Escola das primeiras letras  Após 1808 divulgação do método de ensino mútuo - lei das escolas de primeiras letras, de 15 de outubro de 1827.

15  Liberal  Progressista. As tendências

16  A adoção de uma determinada tendência ou de outra depende, diretamente, dos condicionantes sócio-políticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade. Libâneo

17  E, conseqüentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor- alunos, técnicas pedagógicas etc. Libâneo

18  Preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais  Adaptá-los aos valores e às normas vigentes Pedagogia liberal

19  Análise critica das realidades sociais;  finalidade política;  contra o autoritarismo;  valoriza a experiência vivida;  ênfase ao processo de aprendizagem grupal. Pedagogia progressista

20 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PEDAGOGIA LIBERAL PEDAGOGIA PROGRESSISTA 1 – Tradicional 1 – Libertadora 2 – Renovada Progressivista 2 – Libertária 3- Renovada Não- Diretiva 3 – Crítico–social dos conteúdos 4 – Tecnicista

21 Pedagogia Liberal  O termo liberal não tem o sentido de ‘‘aberto’;  Defende a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade;  Vem sendo dotada nas últimas décadas.

22  Centrada na figura do professor;  O professor utiliza-se da oralidade para transmitir seus conhecimentos aos alunos;  O aluno passivo. Pedagogia Liberal Tradicional

23  Acredita-se que o aluno aprende por ouvir o professor, visualizar objetos, mapas, gravuras e por realizar exercícios repetitivos. Pedagogia Liberal Tradicional

24  John Dewey – crença na relação entre a teoria e a prática;  Entende que o conhecimento é construído quando compartilhamos experiências. PEDAGOGIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA

25 A teoria Piagetiana  O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos.  Piaget diz que a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas.

26 A teoria Piagetiana A construção da inteligência dá-se portanto em etapas sucessivas; A construção da inteligência dá-se portanto em etapas sucessivas; ↓ “construtivismo sequencial”. “construtivismo sequencial”.

27 Emilia Ferreiro e o construtivismo  Pesquisou o processo mental pelo qual as crianças aprendem a ler e a escrever. Restringiu-se a desenvolver uma teoria científica.

28 Maria Montessori  Importância aos materiais didáticos com o objetivo de despertar um interesse espontâneo na criança;  Obter concentração natural nas tarefas;  Criar ambiente propício à auto- educação.

29  A escola tem o papel de formar atitudes, para tanto o professor deve ser um facilitador como diz Carl Rogers. TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA

30  O professor deve aceitar a pessoa do aluno;  Permitir o autodesenvolvimento;  Adequar a pessoa àquilo que o ambiente solicita. TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA

31  Rogers se opôs à teoria de B.F.Skinner de que o homem nasceria como uma máquina e que a sua personalidade seria moldada pelo meio através de repetições e condicionamentos. B.F.Skinner Oposição a Skinner

32 A essência da humanidade  Para Rogers todos os homens são bons na sua essência;  O aprendizado deveria ser organizado no sentido do indivíduo para o meio.

33  Baseada na técnica;  A preocupação com o mercado de trabalho;  Colaborar com a ordem vigente. TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA

34  Embasada pela análise comportamental de Skinner, o que garante a objetividade da prática escolar.  O objetivo é transmitir ao aluno “eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas. TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA

35 As Leis 5.540/68 e 5.692/71  Caracterizadas por uma visão utilitarista de educação;  reformas se inspiraram na Teoria do Capital Humano;  relação direta entre educação e sistema produtivo - “escola-empresa”;  Formação de mão-de- obra,consumidores, etc.

36 A Lei 5.540/68 - Reforma Universitária  Estabeleceu o fim da cátedra e a departamentalização;  instituiu os cursos “parcelados” através dos créditos.

37 A Lei 5.692/71  Objetivou o ensino profissionalizante - ginásios orientados para o trabalho (GOT);  profissionalização compulsória no ensino de 2º grau;  Relação com o modelo de industrialização associado ao capital estrangeiro.

38  “O termo ‘progressista’ (...) é usado aqui para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sóciopolíticas da educação” (LIBÂNEO, 1992:32). PEDAGOGIA PROGRESSISTA

39  Estas tendências analisam, criticam e discutem os aspectos sóciopolíticos e econômicos da sociedade. PEDAGOGIA PROGRESSISTA

40  Educação crítica - busca entender as relações do homem com a natureza e dos homens entre si;  interferir no processo de transformação da realidade;  esta pedagogia tem um caráter político intenso. TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA

41 O Método Paulo Freire  Consiste numa proposta para a alfabetização de adultos, que criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. alfabetização cartilha didática alfabetização cartilha didática

42 Conscientização  A partir da discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras.  Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação.

43 A conscientização  Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social. conscientização

44 As pedagogias  Paulo Freire (1921-1997) refere-se a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes e a pedagogia do oprimido, na qual a educação surgiria como prática da liberdade.

45  Objetivo de transformar a personalidade do aluno para atuar no sistema.  Tem um caráter político também, mas voltado à autogestão. TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA

46  Modificações institucionais a partir dos níveis subalternos;  “contaminar” todo o sistema;  Contra qualquer forma de poder ou autoridade. TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA

47  O conhecimento não é a investigação cognitiva do real mas, sim, a descoberta de respostas relacionadas às exigências da vida social.  acredita na liberdade total;  importância ao processo de aprendizagem grupal. TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA

48   Mudanças necessárias e profundas na educação deveriam ser feitas pela base, ou seja, pelos próprios professores.   Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos. Concepção Freinetiana

49  O objetivo primordial desta tendência é a difusão de conteúdos, mas não qualquer conteúdo, e sim de um conteúdo contextualizado TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO- SOCIAL DOS CONTEÚDOS

50 ... um conteúdo que não pode se dissociar da realidade social, porque a escola é parte integrante da sociedade, portanto, “agir dentro dela é também agir no rumo da transformação” (LIBÂNEO, 1992:39). TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO- SOCIAL DOS CONTEÚDOS

51 Demerval Saviani  Modelo que deriva de uma concepção que articula educação e sociedade  parte da constatação de que a sociedade em que vivemos é dividida em classes com interesses opostos.  Esse método apresenta cinco passos metodológicos que veremos a seguir.

52 PRÁTICA SOCIAL INICIAL  Ponto de partida de todo o trabalho docente.  Evidencia que a prática social é comum a professores e alunos.  Consiste no primeiro contato que o aluno mantém com o conteúdo trabalhado pelo professor.

53 PROBLEMATIZAÇÃO  Constitui o elo entre a prática e a instrumentalização.  “Trata-se de detectar que questões precisam ser resolvidas no âmbito da prática social e, em conseqüência, que conhecimento é necessário dominar” (Saviani, 1999, p.80).

54 INSTRUMENTALIZAÇÃO INSTRUMENTALIZAÇÃO  Consiste na apreensão, “dos instrumentos teóricos e práticos necessários ao equacionamento dos problemas detectados na prática social;  Trata-se da apropriação pelas camadas populares de ferramentas culturais necessárias à luta que travam diuturnamente para se libertar das condições de exploração em que vivem.

55 CATARSE  Parte da síncrese inicial à síntese;  momento em que ele estrutura, em nova forma, seu pensamento sobre as questões que o conduziram a construção do conhecimento.

56 CATARSE  Trata-se da constituição de uma espécie de "segunda natureza“  Formas de pensar e agir produzidas histórica e socialmente, incorporadas pelo indivíduo que as utiliza de forma natural, mas que na verdade resultam de um longo processo educativo.

57 PRÁTICA SOCIAL FINAL  Conforme Saviani (1999, p.82), a prática social inicial e final é a mesma, embora não o seja. É a mesma enquanto se constitui “o suporte e o contexto, o pressuposto e o alvo, o fundamento e a finalidade da prática pedagógica

58 PRÁTICA SOCIAL FINAL  E não é a mesma, se considerarmos que o modo de nos situarmos em seu interior se alterou qualitativamente pela mediação da ação pedagógica...”.

59 PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL Papel da Escola ConteúdosMétodos Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade Conhecimento e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. Exposição e demonstração conceitos da matéria e / ou por meios de modelos. Professor x aluno AprendizagemManifestações Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. Nas escolas que adotam filosofias humanistas clássicas ou científicas.

60 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADORA PROGRESSIVA Papel da Escola ConteúdosMétodos A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas. Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas. Professor x aluno AprendizagemManifestações O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança É baseada na motivação e na estimulação de problemas Montessori Decroly Dewey Piaget Lauro de oliveira Lima

61 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADORA NÃO-DIRETIVA TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADORA NÃO-DIRETIVA Papel da Escola ConteúdosMétodos Formação de atitudes. Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos Método baseado na facilitação da aprendizagem Professor x aluno AprendizagemManifestações Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito Aprender é modificar as percepções da realidade. Carl Rogers, "Summerhill" escola de A. Neill

62 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA Papel da Escola ConteúdosMétodos É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. São informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações Professor x aluno AprendizagemManifestações Relação objetiva onde o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las. Aprendizagem baseada no desempenho. Leis 5.540/68 e 5.692/71.

63 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA Papel da Escola ConteúdosMétodos Visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. Visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. Temas geradores. Grupos de discussão. Professor x aluno AprendizagemManifestações A relação é de igual para igual, horizontalmente Resolução da situação problema Paulo Freire.

64 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA Papel da Escola ConteúdosMétodos Transformação da personalidade num sentido libertário e de auto-gestão. Transformação da personalidade num sentido libertário e de auto-gestão. As matérias são colocadas mas não exigidas. Vivência grupal na forma de auto- gestão. Professor x aluno AprendizagemManifestações É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres Aprendizagem informal, via grupo. C. Freinet. Miguel Gonzalez Arroyo.

65 TENDÊNCIA PROGRESSISTA "CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS OU "HISTÓRICO-CRÍTICA" Papel da Escola ConteúdosMétodos Difusão dos conteúdos Difusão dos conteúdos Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber Professor x aluno AprendizagemManifestações Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. Makarenko B. Charlot Suchodoski Manacorda G. Snyders Demerval Saviani.

66 Vamos identificar as Tendências?  1. Seu método enfatiza a transmissão de conteúdos e a assimilação passiva. É ainda intuitivo, baseado na estimulação dos sentidos e na observação. Através da memorização, da repetição e da exposição verbal, o professor chega a um interrogatório (tipo socrático), estimulando o individualismo e a competição. Pedagogia Liberal Tradicional

67  2. Para essa tendência o papel da escola é o de atender as diferenças individuais, as necessidades e interesses dos alunos, enfatizando os processos mentais e habilidades cognitivas necessárias a adaptação do homem ao meio social. Sendo o aluno o centro e sujeito do conhecimento. PEDAGOGIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA

68  3. Negando os determinantes sociais, tem como princípios à racionalidade, a eficiência, a produtividade e a neutralidade científica produzindo no âmbito educacional, uma enorme distância entre o planejamento, preparado por especialistas e não por professores, seus meros executores, e a prática educativa. TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA


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