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FORMULÁRIO para cadastro de EMBALAGEM (verp)

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Apresentação em tema: "FORMULÁRIO para cadastro de EMBALAGEM (verp)"— Transcrição da apresentação:

1 FORMULÁRIO para cadastro de EMBALAGEM (verp)
Central de Cadastro Autor: Alessandra Araujo – Fevereiro/2015

2 BEM VINDO! Este tutorial deverá auxiliá-lo no passo a passo de como preencher o formulário para o cadastro de material tipo embalagem.

3 O que é uma Embalagem(VERP)?
Embalagem do tipo (VERP) são os produtos que fazem parte na composição para embalar o produto, podendo ser para proteger, para apresentação do produto, para seu transporte, entrega e uso. VERP é a sigla utilizada dentro do Sistema SAP para material de tipo embalagem.

4 Exemplo de Embalagens (VERP)
Laços Caixas de papelão Embalagens Berço para Ovos de Páscoa

5 Exemplos de embalagens - VERP
Você também poderá realizar uma pesquisa no SAP, para verificar quais os produtos que tem atualmente cadastros como embalagens ! Para saber como realizar a pesquisa com maiores detalhes, veja no tutorial: SAP – Transação MM03

6 1º Passo – Baixar formulário no Zendesk
Antes de iniciarmos com a explicação do formulário você deverá saber onde baixar o formulário: Acessar o link Clicar em “Formulários” Selecionar “Cadastro de Embalagem” Clique no documento para baixar o formulário

7 Dicas úteis Os campos em “branco” no formulário deverão ser preenchidos pelo solicitante. As informações inseridas no formulário são de responsabilidade do solicitante. Os formulários poderão ser atualizados na rede sempre que houver necessidade e sem aviso prévio, assim solicitamos baixar o formulário sempre que for realizar um novo cadastro, caso seja enviado um formulário desatualizado, este será devolvido e a Central de Cadastro deverá solicitar novo envio.

8 2º Passo – Preencher o Formulário
Os campos acima deverão ser preenchidos com as informações da pessoa que está solicitando o cadastro. No campo “Centro” deverá ser informado para qual empresa o item será cadastrado. O padrão é que o cadastro seja realizado na empresa “1000 – IBAC” e depois expandido para as demais empresas conforme necessidade. No campo “Expandir?” deverá ser preenchido quando o material for utilizado pelas demais empresa da Cacau Par, além da “1000 – IBAC”.

9 2º Passo – Preencher o Formulário
Preencher os campos acima com as informações do produto que será cadastrado. “Descrição do Material” – nome do produto respeitando um limite de 40 caracteres, não será cadastrado no sistema “Ç”, acentos ou caracteres especiais. “Unid.Medida básica” – preencher com unidade que o produto deverá ser consumido - Ex.: KG, UN, etc. “Grp.Mercads.” – deverá selecionar a qual grupo o produto em questão pertence, dentro do grupo criado para embalagem. Ao lado lista existente atualmente: Peso bruto: deverá ser maior ou igual que o peso líquido (produto na embalagem). Peso líquido: deverá ser preenchido com o peso apenas do produto, ou seja, sem a embalagem. Importante: Quando for realizar um cadastro onde a unidade de medida básica é KG os dois campos deverá ser preenchido com o mesmo peso: 1 KG = 1 KG

10 2º Passo – Preencher o Formulário
Em “Classificação”, informar qual é a Campanha que essa embalagem será utilizada; Ex.: Linha, Pascoa, Natal, etc. Em Comércio Exterior: Importação, no campo Código de Controle deverá ser informado o código NCM do material, esse número deverá ser adquirido com o fornecedor deste produto. Caso o solicitante não saiba informar o código no momento da solicitação, deverá preencher este campo com , a Central irá realizar o cadastro e deverá deixar o material bloqueado até que esta informação seja passada e atualizada. Os demais campos são bloqueados, pois as informações são únicas para esse cadastro. NCM significa "Nomenclatura Comum do Mercosul" e trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior.

11 2º Passo – Preencher o Formulário
*Texto de SD: Este campo deverá ser preenchido pelo solicitante quando houver qualquer informação que deverá auxiliar o Depto de Compras na aquisição do produto. Os campos são bloqueados, pois as informações são únicas para esse tipo de cadastro.

12 2º Passo – Preencher o Formulário
Em Dados Principais o solicitante deverá preencher apenas o campo destacado acima, com a quantidade do produto que compõe o material, de acordo com a unidade de compra informada anteriormente (CX, GAL, etc.) Os demais campos já deverão vir preenchidos automaticamente - Peso Bruto, Peso Líquido e Unidade de Medida. Tmp.valid.restante: neste campo o solicitante deverá informar em dias quanto tempo a CS permite a entrada deste produto antes de seu vencimento, o mesmo poderá ser calculado em 2/3 de seu vencimento, ou seja um produto com total de validade de 365 dias o Tmp.valid.restante deverá ser de 244 dias. Prazo de validade: deverá ser informado o prazo total da validade do produto da sua fabricação. Centro de lucro é uma unidade organizacional que reflete uma estrutura voltada para a administração da organização com o objetivo de controle interno.

13 2º Passo – Preencher o Formulário
Administração Depósito 1, o solicitante deverá preencher apenas o campo destacado “Unidade de medida WM”, unidade do material em qual deverá ser armazenada. Ex: Um material que a compra é feita em KG, porém ele chega na empresa em CX, “CX” deverá ser a unidade de armazenamento no campo Unidade de medida WM. Administração Depósito 2, seguindo a Unidade de medida WM, preenchida anteriormente, o solicitante deverá informar a quantidade de produto que deverá compor o Pallet. Dados Adicionais deverá ser informado as conversões necessárias para esse item e também as medidas da caixa de embarque “Comprimento”, “Largura” e “Altura”.

14 2º Passo – Preencher o Formulário
Em Contabilidade 1 o solicitante deverá preencher o campo Valor do Custo do Insumo de acordo com o preço unitário, ou seja, o preço Net informado pelo fornecedor, caso não tenha usar 0,01. Em Contabilidade 2 no campo Origem de Material o solicitante deverá informar sua origem: Nacional: quando o produto é fabricado no Brasil utilizar o “0 – Nacional” Importado: quando o produto for fabricado em outro País utiliza o “1 – Estrangeiro -import. Direta”

15 Próximos passos Finalizamos aqui as etapas referente ao formulário, próximos passos você deverá aprender como enviá-lo a Central de Cadastro para que seja cadastro no Sistema SAP. Lembramos que este material estará disponível quando quiser relembrar do processo!

16 3º Passo - Abrir chamado no Zendesk
Acessar o link Clicar “Enviar uma Solicitação” Selecionar o Tipo de Solicitação: “Central de Cadastro” e qual o assunto do chamado Inserir as informações solicitadas Anexar o formulário devidamente preenchido e validado pelas áreas responsáveis. Clicar em enviar

17 4º Passo - Cadastrar produto no SAP
A Central de Cadastro é responsável em realizar o cadastro da embalagem enviado através do Zendesk (visto no passo anterior) no Sistema SAP. A Central de Cadastro tem um prazo de 72 horas para a conclusão do atendimento do chamado aberto. Após o processo de cadastro a Central retorna o chamado com o número do produto cadastrado gerado pelo sistema.

18 1 2 3 4 Tutorial concluído! Baixar formulário no Zendesk Solicitante
Parabéns! Finalizamos aqui todas as etapas para que você possa realizar o preenchimento do formulário para o cadastro deste material. 1 Cadastrar produto (formulário) no SAP Central de Cadastro Abrir chamado no Zendesk Solicitante Preencher o formulário Solicitante Baixar formulário no Zendesk Solicitante 2 3 4 No slide seguinte deixamos nosso contato. Obrigada!

19 Ramal 9892


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