A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mariana Oliveira Julia Ribeiro Marília Munhoz Denize Ezaki

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mariana Oliveira Julia Ribeiro Marília Munhoz Denize Ezaki"— Transcrição da apresentação:

1 Mariana Oliveira Julia Ribeiro Marília Munhoz Denize Ezaki
PCN –Ensino fundamental II – terceiro e quarto ciclo – eixo Vida e Ambiente Mariana Oliveira Julia Ribeiro Marília Munhoz Denize Ezaki

2 Questão 1 “(...)as classificações são tomadas como unidades estanques, desconhecendo-se os atuais debates científicos deste campo de conhecimentos.” “ Se forem cobrados na aprendizagem numerosos nomes e definições, que para a maioria deles não tem o menor significado e apenas decoram para a prova, chegam a desenvolver repúdio a todo este conhecimento e a desvalorizar suas reais curiosidades acerca dos ambientes e dos seres vivos. Esse tratamento raramente acrescenta conhecimentos sobre os papéis dos diferentes seres vivos nos ambientes em que vivem, ou convida os alunos a discutir por que e para que as classificações biológicas existem.”

3 Defende que o estudo da abordagem evolutiva não se faz pela mera memorização dos nomes dos grupos, mas sim com a associação das características animais com seus ambientes e nichos ecológicos. Ativa classificação e montagem de chaves pelos próprios alunos. Usar exemplos do próprio ambiente do aluno para que o ensino não seja apenas livresco.

4 Questão 2 Introdução de espécies pelos seres humanos
Animais da fauna brasileira Animais com significância econômica Quais os animais ameaçados de extinção Explicações culturais, religiosas e científicas sobre origem do ser humano e seres vivos em geral. Estudar evolução a partir de vestígios locais

5 Questão 3 O professor critica a memorização sem sentido dos grupos animais para o vestibular, dizendo que torna o estudo massante, assim como a PCN. O professor alerta para o cuidado de não se passar a ideia de que o ser humano é melhor do que os demais seres vivos e critica a visão utilitarista dos animais pelos seres humanos. Na PCN sugere-se estudar os animais muitas vezes de um ponto de vista utilitarista e antropocêntrico.


Carregar ppt "Mariana Oliveira Julia Ribeiro Marília Munhoz Denize Ezaki"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google